19/12/2025
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66 mil chips de internet móvel foram entregues a estudante do ensino superior pela RNP

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De acordo com o relatório de atividades desenvolvidas pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em 2021 foram distribuídos 66.269 mil chips de banda larga móvel para estudantes da rede ensino superior.

O projeto do Ministério da Educação (MEC), apoiado pela RNP, foi estendido e o número de estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) da rede federal de todo o país beneficiados com internet gratuita quase dobrou no ano. Houve um crescimento de 43,7% no número de chips entregues, em comparação com o ano anterior.

Foram distribuídos chips em todas as regiões do Brasil, sendo que o Nordeste foi a que mais recebeu, com 24.468 chips entregues, seguida do Norte, com 19.402 e Sudeste, com 11.764. O Centro-Oeste recebeu 7.024 chips, enquanto foram entregues 3.611 chips na região Sul.

Segundo o levantamento realizado pelo MEC na época, apontou que existiam cerca de 906 mil estudantes vinculados a essas instituições de ensino que estão em situação de vulnerabilidade econômica, sem poder ter acesso à internet devido a aparência do covid-19.

O relatório também aponta a ampliação do número de Unidades de Saúde da Família (USFs) conectadas à internet gratuita em todo o Brasil. Foram adicionadas 375 novas USFs conectadas, total online 1.687, no projeto de conexão apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Saúde (MS).

Novo Contrato de Gestão para o período de 2021-2030

No relatório, foi revelado a renovação do contrato de gestão existente entre o governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). De acordo com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação (CAA), o contrato foi renovado pela com duração inédita de dez anos (2021-2030)

No novo contrato foram estabelecidos sete objetivos:

  • Apoiar a pesquisa e promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação em TIC orientados à criação e oferta de serviços e negócios digitais;
  • Prover ciberinfraestrutura avançada ubíqua, segura, de alta disponibilidade e desempenho para educação, pesquisa, inovação e transformação digital;
    Promover a capacitação profissional e o desenvolvimento de competências para o uso intensivo das TIC;
  • Ofertar plataformas, serviços, suporte técnico especializado e aplicações digitais para educação, pesquisa e inovação;
  • Apoiar as políticas públicas em educação, ciência, tecnologia e inovação, e suas aplicações setoriais, associadas ao Programa Interministerial para o Desenvolvimento e Manutenção da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PRO-RNP), visando a consolidação e sustentação do Sistema RNP;
  • Promover o fomento e a cooperação com a comunidade científica e setores público e privado, mediante parcerias e prestação de serviços, articulando arranjos globais, nacionais, regionais e locais.

Carlos Baigorri aguarda decisão do TCU para assumir a presidência da Anatel por 5 anos

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Nesta quarta-feira (13), foi publicado pelo Presidente Jair Bolsonaro o Decreto de nomeação para os cargos de diretores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde Carlos Baigorri foi nomeado presidente da agência por cinco anos, ocupando a posição de Leonardo de Morais. No entanto, a gestão está subordinada à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Carlos Baigorri. Foto: Pedro França/Agência Senado

Por sua vez, foi nomeado para o conselho diretor da Anatel, com mandato até 2024, Artur Coimbra, que ocupa a vaga decorrente da renúncia de Carlos Baigorri.

O decreto confirma a intenção do governo de manter Baigorri no cargo por um mandato pleno, mesmo que o acórdão do TCU tenha apontado que esse prazo não atende ao estabelecido pelas agências reguladoras, pois extrapola o tempo máximo para permanência de um dirigente. No entanto, o governo ainda não deu por finalizadas a disputa no âmbito do TCU, e deverá entrar com recurso perante a decisão já tomada pelo Tribunal.

O imbróglio dessa situação está no fato de que Baigorri tomou posse como conselheiro da Anatel em outubro de 2020, ou seja, já possui quase 2 anos de casa. Como o tempo máximo de permanência na agência é de apenas 5 anos, ele só poderia assumir a presidência por mais 3 anos. Isto é, seu mandado deveria terminar em novembro de 2024, já que após essa data contrário “acarretaria a permanência por período superior a seis anos”.

De acordo com o TCU, isso não pode acontecer, pois estaria ferindo a lei 9.986/2000 e as alterações promovidas pela nova lei das agências reguladoras, de 13.848/2019, para os casos de recondução.

No entanto, o governo entende que a nova lei das agências deu um novo caráter ao cargo de presidente, e, como foi publicada depois da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), ela teria prevalência frente às leis anteriores. Além disso, segundo a Advocacia Geral da União (AGU), os cargos são de natureza jurídica distinta, sendo assim, o tempo de mandato não pode ser somado.

Gaispi mantém o prazo limite de ativação do 5G até o fim de julho

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Nesta quarta-feira (13), o Gaispi, grupo responsável pelo acompanhamento e orientação da limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G realizou reunião, onde importantes decisões foram tomadas. Uma das principais foi a reiteração dos prazos determinados no edital para a limpeza do sinal, que deverá estar limpo e pronto para uso até 30 de junho, para que as operadoras possam ativar a rede nas capitais no mês seguinte.

Segundo o site Tele.Sintese, o presidente do grupo, Moisés Moreira, afirmou que a decisão foi unânime e teve o consenso dele, assim como de Maximiliano Martinhão, do Ministério das Comunicações. Embora tenha tido apreensão sobre as datas, devido a dificuldade de encontrar estoque para atender toda a demanda de kits de banda Ku dos usuários do Cadastro Únicos, houve tranquilidade após a apresentação realizada pelos diretores da EAF.

“A reunião foi consensual e todos concordaram com importância de manter todos os prazos. A EAF mostrou que já tem negociações avançadas para a compra do estoque de kits no Brasil, a fabricação continua e há a possibilidade de importação”, afirma Moreira.

No entanto, caso a EAF encontre alguma dificuldade com os prazos, essa deverá informar imediatamente o Gaispi. A entidade criada pelas operadoras que compraram a faixa de 3,5 GHz é a responsável operacional pela limpeza da frequência para a chegada da 5G nas capitais e resto do Brasil.

Também foi esclarecido a quantidade de kits Ku que serão necessários para a distribuição até o fim de julho. “As capitas têm aproximadamente 300 mil usuários de TVRO, um pouco menos que isso, registrados do Cadastro Único que deverão ser atendidos”, frisou Moreira.

O grupo espera que a distribuição dos kits comece em junho. Os kits vão usar padrão de compressão de vídeo h265, o utilizado na indústria atualmente.

“A escolha do h264 foi analisada, mas chegou-se ao consenso de que no futuro esses equipamentos teriam de ser trocados novamente, então decidiu-se pelo decodificador com h265”, observa ainda o presidente do Gaispi.

Justiça descobre que Vivo instalou ERBs sem licença em Bela Vista, na Serra-ES

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Após denúncia feita pela Associação de Moradores do bairro Bela Vista, na Serra, a Justiça descobriu que a Vivo instalou antenas de telefonia móvel (Estações de Rádio Base) sem licença. Com isso, a operadora foi condenada a regularizar as estruturas. Como era responsabilidade da Prefeitura fiscalizar, ela também foi condenada e deve exigir as licenças das ERBs da operadora.

Antena da Vivo em Bela Vista. Foto: Arquivo/Edson Reis

De acordo com o líder comunitário do bairro, Edson Reis, tudo começou em 2007.

“Naquela época a antena da vivo ficava no terreno onde será construído o atual prédio administrativo da Prefeitura, na Serra Sede. Então a atena foi retirada de lá e trazida para o nosso bairro. Mas foi colocada em um ponto onde atrapalha a vista do Mestre Álvaro. Reclamamos e ficamos sabendo que a Vivo não tinha licença, mas acho que a gestão da prefeitura da época, que era a do Audifax, fez vista grossas”, afirmou.

Com isso, foi solicitado que a ERB da Vivo fosse colocada em outro ponto, mas as queixas não surtiram efeito, fazendo com que a comunidade acionasse o judiciário. O processo acabou virando uma Ação Civil Pública. Durante o inquérito, foi descoberto que além das antenas de Bela Vista, outras estruturas da operadora na Serra também estavam sem licenças.

Embora a decisão judicial só tenha vindo em agosto do ano passado, por meio da sentença da Juíza Telmelita Guimarães, da Vara da Fazenda Pública da Serra, somente na última sexta-feira (08), que o líder comunitário ficou sabendo da condenação da Vivo e da Prefeitura.

“A antena continua no mesmo lugar em Bela Vista. Vou procurar o Fórum da Serra para saber o que foi feito após essa decisão” afirma Edson.

Segundo o portal Tempo Novo, a sentença determina que a Vivo faça a relocação da estrutura de Bela Vista, assim como as demais estruturas sob pena de multa diária de R4 1 mil, com valor máximo da dívida acumulada de R$ 10 milhões, caso não cumpra com a decisão.

O portal afirma que tentou contato com a Vivo e com a Prefeitura de Serra. A operadora apenas respondeu dizendo que não comentaria a decisão judicial, enquanto que a prefeitura não deu resposta.

Nokia vai parar de fazer negócios na Rússia; funcionários serão demitidos

Após a Ericsson se despedir da Rúsia, agora, a fabricante de equipamentos de telecomunicações Nokia está saindo do mercado russo, disse o CEO Pekka Lundmark. Centenas de empresas estrangeiras estão cortando relações com a Rússia após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro e após as sanções ocidentais contra Moscou.

Logomarca da Nokia com o escrito "Connecting People"
Foto: Reprodução Internet

Embora vários setores, incluindo telecomunicações, tenham sido isentos de algumas sanções por motivos humanitários ou relacionados, a Nokia disse deixar a Rússia era a única opção.

“Simplesmente não vemos nenhuma possibilidade de continuar no país nas atuais circunstâncias”, disse o CEO Pekka Lundmark em entrevista.

Ele acrescentou que a Nokia continuará apoiando os clientes durante sua saída, e não foi possível dizer nesta fase quanto tempo a retirada levaria.

A Nokia está solicitando as licenças relevantes para apoiar os clientes em conformidade com as sanções atuais, disse em comunicado.

Tanto a Nokia quanto a Ericsson tiveram uma porcentagem baixa de um dígito nas vendas na Rússia, onde empresas chinesas como Huawei e ZTE têm uma participação maior.

A Nokia não espera que essa decisão afete suas perspectivas para 2022, mas disse que levaria a uma previsão no primeiro trimestre de cerca de 100 milhões de euros (R$ 500 milhões).

A Rússia também está em desacordo com a Finlândia e a Suécia, países de origem da Nokia e da Ericsson, respectivamente, por causa de seu interesse em ingressar na aliança militar da OTAN.

A Rússia também vinha pressionando para que as empresas começassem a construir redes usando apenas equipamentos russos, buscando persuadir a Nokia e a Ericsson a instalar fábricas no país.

Lundmark disse que a Nokia não implementaria um plano anunciado em novembro para estabelecer uma joint venture com a russa YADRO para construir estações base de telecomunicações 4G e 5G.

A decisão da Nokia de deixar a Rússia afetará cerca de 2.000 trabalhadores, e alguns deles podem receber ofertas de trabalho em outras partes do mundo, disse Lundmark.

A Nokia tem cerca de 90.000 funcionários em todo o mundo.

“Muito teria que mudar antes que seja possível considerar novamente fazer negócios no país”, disse Lundmark.

Bilionária Luiza Trajano é vítima do golpe do WhatsApp

A bilionária Luiza Trajano, dona das lojas de varejo Magazine Luiza, foi a mais nova vítima do golpe do WhatsApp. O golpe de clonagem do WhatsApp, que se tornou bastante comum nos últimos anos, usa a foto da vítima com um número diferente para enviar mensagens para conhecidos solicitando transferências.

Foto: Reprodução Internet

O golpista, muitas vezes tenta se passar pela vítima dizendo que mudou seu número e pedindo aos contatos para adicioná-lo à sua agenda. A partir daí, ele começa a dizer que teve dificuldade ao usar o aplicativo do banco para pagar uma fatura futura e precisa de ajuda.

Luiza usou sua conta oficial do Instagram para alertar os amigos e familiares que um golpista estava se passando por ela pedindo dinheiro.

luiza
Foto: Reprodução Instagram

Como evitar a clonagem do WhatsApp?

Para evitar esse tipo de golpe, é importante tornar sua foto de perfil visível apenas para seus contatos. Isso porque o criminoso copia sua imagem e usa outro número para pedir que as pessoas transfiram dinheiro para ele.

Essa medida impede que um estranho inicie uma conversa com você apenas para obter sua foto de perfil – considere também restringir quem pode ver sua foto em outras redes sociais.

Veja como alterar esta opção:

  • Abra o menu do WhatsApp (o ícone de três pontinhos na tela inicial);
  • Clique em Configurações;
  • Selecione a opção Conta;
  • Privacidade de Acesso;
  • Clique em Foto do perfil e escolha Meus contatos.

Para entender se o número que está te mandando mensagem é realmente quem diz ser, existem alguns cuidados:

  • Desconfie de mensagens incomuns;
  • Desconfie se alguém com sua foto enviar uma mensagem de um número desconhecido;
  • Se uma pessoa pediu dinheiro pelo aplicativo, use o número dela que você salvou na sua lista de contatos para verificar se a transferência é realmente necessária.

Me clonaram, o que fazer?

Há duas coisas que você pode fazer se sua conta for clonada: alertar seus contatos sobre o golpe e denunciar a conta fraudulenta.

Veja como denunciar um contato:

  • Abra a conversa com o usuário que você deseja denunciar.
  • Toque em Mais opções > Mais > Relatório.
  • Marque a caixa exibida para bloquear o usuário e excluir mensagens da conversa.
  • Toque em RELATÓRIO.
  • Além disso, você pode denunciar um contato mantendo uma mensagem de chat com ele, para exibir o menu de opções. Com isso, você poderá denunciar o usuário e também bloqueá-lo na notificação de confirmação exibida.

Saiba como e onde assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio e de SP

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Por causa da pandemia do Covid-19, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, foram adiados de março para abril. Para quem não puder ir ou para quem ainda não se sente confortável em locais cheios, a boa notícia é que os desfiles serão exibidos ao vivo na TV e no streaming.

carnaval
Foto: Reprodução Internet

A TV Globo exibirá todos os desfiles, ao vivo, entre os dias 20 e 23. O Globoplay, streaming da emissora, também irá liberar aos assinantes e não assinantes todos os desfiles, ao vivo. Bata clicar na aba “Agora na TV” da plataforma.

Para assistir, basta realizar o cadastro no streaming. Será necessário informar nome completo, gênero, data de nascimento, cidade, estado e país em que mora, além de um e-mail válido e uma senha que será usada no site. Depois da confirmação por e-mail, seu acesso estará liberado.

Nos dias 20 e 21 (quarta e quinta), a Globo irá exibir apenas os desfiles do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro, localmente. Já nos dias 22 e 23 de abril (sexta e sábado), será realizado os desfiles dos Grupos Especiais de São Paulo e Rio de Janeiro.

O desfile de São Paulo ficará em exibição apenas na região de São Paulo, enquanto o do Rio de Janeiro será transmitido em todo o país.

A Globo vai transmitir a apuração dos desfiles de Carnaval no domingo, dia 24 de abril. A exibição seguirá o mesmo padrão, apuração de São Paulo apenas nas televisões de São Paulo, e a do Rio de Janeiro vai ser transmitida em todo o Brasil.

No dia 26 de abril, terça-feira, está prevista para acontecer o desfile das campeãs.

Confira abaixo a programação e clique nos links para acompanhar a cobertura:

Quarta-feira (20)
22h: Desfile da Série Ouro do Rio

Quinta-feira (21)
22h: Desfile da Série Ouro do Rio

Sexta-feira (22)
22h: Desfile do Grupo Especial do Rio
22h: Desfile do Grupo Especial de São Paulo

Sábado (23)
22h: Desfile do Grupo Especial do Rio
22h: Desfile do Grupo Especial de São Paulo

Terça-feira (26)
16h: Apuração do Carnaval 2022 em São Paulo
16h: Apuração do Carnaval 2022 no Rio

Desfile das campeãs

O desfile das campeãs do Grupo Especial do Rio será transmitido no sábado (30 de abril), às 21h30, exclusivamente pelo canal pago Multishow.

Proposta da Anatel quer reprimir mercado de celulares irregulares comercializados online

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Nesta quarta-feira (13), a Anatel abriu a consulta pública da proposta de metodologia de cálculo de multas relativas ao uso de equipamentos não homologados, focando nos celulares. O prazo de contribuição deve ser feito através do site Participa em até 45 dias.

Anatel apreende 1 milhão de aparelhos 'TV box', carregadores e celulares piratas
Foto: Reprodução Internet

O objetivo da Anatel é reprimir o mercado de produtos irregulares comercializados online. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações , aparelhos do chamado “mercado cinza” normalmente não atendem a quesitos de produtos regularizados.

Como diferenciar um produto regularizado?

Os celulares regularmente importados são aparelhos originais de fábrica e com configurações adaptadas aos países a que se destinam. Além do direito à assistência técnica, a certificação e homologação de acordo com a regulamentação da Anatel garantem ao consumidor a qualidade e segurança do aparelho.

Como a multa é calculada?

São diversos os itens que fazem parte do cálculo da multa proposta na consulta pública. Um deles, é o valor unitário do produto irregular, além do porte da empresa e da presença de produtos em estoque.

Para a determinação do valor final da punição, são examinados os atenuantes e agravantes do caso de acordo com o Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas da Anatel.

A Lei Geral de Telecomunicações estabelece que a Anatel pode aplicar multas de até R$ 50 milhões por infração.

Apreensões

No dia 21 de março de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os resultados da segunda fase da Operação “Depois da Folia” que foi realizada no dia 10 no Rio de Janeiro (RJ) em parceria com a Receita Federal. Nessa segunda fase foram apreendidos 343 aparelhos celulares irregulares no Mercado cinza.

A ação conjunta de fiscalização tinha como alvo a comercialização de celulares que não são homologados pela Anatel, e faz parte das atividades do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) do órgão regulador.

Segundo a Anatel, os celulares apreendidos na Operação são importados e possuem indícios de falsificação. Para serem considerados aparelhos irregulares (ou piratas), é levado em consideração os critérios como certificação e a homologação da agência, cujo documento é indicador de que os smartphones apresentam os requisitos mínimos de qualidade e segurança exigidos pela legislação brasileira.

Na primeira fase da Operação “Depois da Folia”, que aconteceu também no Rio de Janeiro, no dia 3 de março no centro de distribuição e nas lojas da varejista, foram apreendidos cerca de 200 celulares, que foram avaliados em R$ 300 mil. Com a segunda fase de fiscalização, o total de aparelhos irregulares apreendidos chega a 543, com um valor estimado de R$ 800 mil.

Usuário poderá assinar versão digital e impressa da Nat Geo + serviço de streaming Disney+

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Não há muitas ofertas de assinatura que combinem uma marca de revista impressa de 134 anos com um serviço de streaming de vídeo de 3 anos, mas a National Geographic e a The Walt Disney Co. estão prestes a estrear a novidade.

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Foto: Reprodução Internet

A National Geographic, que tem a Disney como proprietária majoritária, está lançando um novo acordo de assinatura que combina uma associação digital Nat Geo, edições impressas da publicação e o serviço de streaming Disney+ em uma única oferta.

O acordo, chamado National Geographic Premium With Disney+, será lançado esta semana por US$ 10,99 (cerca de 52 reais) por mês ou US$ 109 por ano (há também um plano de dois anos por US$ 190).

A oferta está sendo lançada antes do Dia da Terra, em 22 de abril, com a Nat Geo apostando que pode gerar um novo interesse em torno da enxurrada de conteúdo exclusivo no Disney + que a Nat Geo planejou, incluindo documentos como Explorer: The Last Tepui (foto acima).

“É como o nosso Super Bowl”, diz Julie Galvin, vice-presidente de marketing da National Geographic Media.

A oferta destina-se a unir as diferentes cadeias da National Geographic e permitir que os usuários leiam, assistam ou consumam o conteúdo Nat Geo no formato mais útil para eles.

“Vimos uma oportunidade de tornar mais fácil e acessível reunir o melhor da National Geographic. Isso dá às pessoas a oportunidade de explorar mais tópicos quando e como quiserem, mas também, devido à profundidade e amplitude do nosso conteúdo, realmente mergulhar nos tópicos que são interessantes para elas”, diz Galvin. “É algo que permite que alguém que assista a um programa, talvez você assista a um documentário da Nat Geo no Disney+, e depois mergulhe muito mais fundo online.”

National Geographic Premium Com Disney+ inclui, é claro, Disney+ e uma assinatura digital da National Geographic, com acesso ao aplicativo, newsletters exclusivas para assinantes e conteúdo. Mas também inclui a edição impressa anual “Year in Pictures” da National Geographic e 10 edições do Nat Geo Kids para assinantes anuais.

E a marca familiar da Nat Geo abre as portas para uma ampla gama de potenciais compradores. O Nat Geo já é uma peça central do Disney+, com seu próprio “bloco” de conteúdo no aplicativo. Em fevereiro, a Nat Geo anunciou mais de uma dúzia de programas que estrearão exclusivamente no serviço de streaming este ano. A nova oferta é vista como uma forma de os fãs da marca garantirem o acesso a todo esse conteúdo.

“Como uma marca que faz parte da família de marcas da Disney, há muitas oportunidades para nós”, diz Galvin. “O aspecto único da marca para o Nat Geo específico é que criamos conteúdo para pessoas de todas as idades, em uma variedade de plataformas. Isso nos dá uma vantagem, com certeza, mas então você pode trabalhar com a Disney e outras marcas dentro da Disney em colaborações de conteúdo e acesso a novas inovações, o que nos coloca em posição de buscar ofertas novas e exclusivas no futuro que atingir uma variedade de ofertas-alvo.”

O acordo também destaca o grau em que a Disney está começando a alavancar seu serviço de streaming para beneficiar outras partes de seus negócios.

Com o Disney+ em alta (tem 43 milhões de assinantes apenas nos EUA e Canadá e 130 milhões em todo o mundo), a empresa está começando a lançar outras ofertas que se apóiam no serviço de streaming. Até agora, o Disney+ estava disponível apenas como um serviço autônomo ou como parte do “Disney Bundle” com Hulu e ESPN+. Mas dada a sua popularidade, a Disney parece ter a intenção de expandir sua acessibilidade.

Por exemplo, em 5 de abril, a Disney também revelou outro acordo Disney+, desta vez vinculado a seus negócios críticos de parques temáticos. Será a primeira vez que os resorts da Disney apresentam descontos vinculados à associação ao Disney+.

Do início de julho até o final de setembro, os assinantes do Disney+ que vincularem suas assinaturas às contas dos parques temáticos da Disney poderão acessar descontos em quartos de hotel de até 25% no Walt Disney World.

O analista da LightShed, Rich Greenfield, disse que ampliar os benefícios do Disney+, seja por meio de uma promoção de parque temático ou tornando o Dancing With the Stars um exclusivo de streaming, é enviar “um sinal importante para os investidores”.

“Nenhum investidor da Disney está investindo na receita e nos lucros da TV linear; todos estão focados no crescimento de assinantes, ARPU e lucratividade do Disney+”, acrescentou.

Embora haja pouca sobreposição nos negócios de revistas impressas, parques e hotéis, a Disney está claramente apostando que o Disney+ pode se tornar uma cola que os une. E talvez a magia do Disney + possa aumentar muito a base de assinantes do Nat Geo ou ajudar os parques temáticos a retornar aos ganhos pré-pandemia muito mais rapidamente.

DIRECTV GO lança DSports, o novo canal esportivo do streaming

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A DIRECTV GO anunciou que a partir de 16 de abril irá disponibilizar para os seus assinantes um novo canal de esporte: o DSports. Serão disponibilizados na programação as partidas da Série C do Campeonato Brasileiro, PFL (organização de MMA que rivaliza com Bellator e UFC), a competição de ciclismo Giro d’Italia e muitos outros eventos da luta do mundo.

De acordo com entrevista dada ao UOL Esporte, Gustavo Fonseca, o chefe de Marketing da Vrio, (holding do Grupo Werthein, que opera a marca da DIRECTV GO no Brasil), esses conteúdos foram escolhidos para integrarem a grade do canal por não ter uma cobertura muito grande no Brasil. A Série C do Brasileirão também terá transmissão da DAZN (serviço de streaming), da Band (TV aberta) e os jogos do Vitória, em casa, no Grupo Globo (SporTV e Premiere, na TV paga).

“Para escolher os produtos que vão passar no DSports nós tratamos de entender, entre os assinantes do Brasil, o que estava faltando de cobertura, o que as pessoas não conseguem assistir em outros lugares e o que eles gostam de assistir. O Brasil é um país que gosta muito de lutas, desde o início com os Gracie. É um nicho muito forte, quando começam a assistir não param mais, foi a primeira modalidade que nós pensamos”, afirmou.

Fonseca também falou sobre o interesse das pessoas pelo futebol, pois viu uma oportunidade com a Série C do Campeonato, já que tem clubes com praças muito grandes. “Por exemplo, o Pará, que tem 8 milhões de habitantes, e tem Remo e Paysandu na Série C. As lutas e o futebol são nossos produtos âncoras“, acrescentou.

Embora as transmissões da Série C tenham uma forte concorrência, o executivo afirmou que dos 10 jogos por rodada da competição, dois ou três serão exclusivos. Ele falou também que a PFL teve um crescimento em sua popularidade por causa do formato inspirado em ligas esportivas americanas, que também será exclusivo.

“Nós descobrimos que as pessoas estão cansadas de assinar e pagar vários serviços. Acreditamos que elas querem tudo em um lugar só, pagando um único valor. Ninguém tem tudo, mas estamos tentando dar tudo aos nossos clientes. PFL é exclusivo. A Série C tem 10 jogos por rodada, nós vamos ter 5 jogos, alguns com transmissões parceiras, e 2 ou 3 exclusivos da DirecTV Go”, explicou.

Para os interessados no serviço da DIRECTV GO, pode contratar o plano mensal de R$ 79,90 ou o anual por R$ 799 a vista sem parcelamento, sendo que ganhará dois meses de acesso grátis. Vale ressaltar que o canal DSport está incluso na assinatura.