19/12/2025
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Oi chega a 277 cidades com internet fixa banda larga por fibra óptica

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A Oi ampliou a cobertura em banda larga fixa através de fibra óptica. A operadora fez a expansão do serviço em 20 cidades de uma só vez em outubro de 2022 e divulgou na última quarta-feira, 04. Segundo a empresa, o serviço agora está presente em 277 cidades. 

Pessoa usando banda larga da Oi

Agora a Oi, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, atingiu 4 milhões de clientes e possui 19 milhões de casas passadas. Ou seja, essa quantidade de residências pode solicitar o serviço. 

No mês de outubro 32,9 mil casas foram conectadas com Oi Fibra. Se for considerar o acumulado de 2022, de janeiro a outubro, esse dado chega a quase meio milhão de novas residências com banda larga. 

A Oi afirma que a ativação desse serviço em 20 cidades simultaneamente só foi possível graças ao modelo de contração de rede neutra. A operadora destaca isso pois é sócia e cliente da V.tal que fornece infraestrutura de fibra óptica. 

As cidades que receberam banda larga fixa com fibra óptica Oi no mês de Outubro de 2022 foram: Arapongas (PR), Bento Gonçalves (RS), Campo Bom (RS), Campo Mourão (PR), Coronel Fabriciano (MG), Corumbá (MS), Fazenda Rio Grande (PR), Flores da Cunha (RS), Francisco Beltrão (PR), Lavras (MG), Matinhos (PR), Muriaé (MG), Pinheiral (RJ), Santiago (RS), São José dos Campos (SP), Sapucaia do Sul (RS), Saquarema (RJ), Taquara (RS), Timon (MA) e Umuarama (PR).

Esses dados sobre expansão do serviço de banda larga em fibra óptica são uma verdadeira vitória para a companhia, visto que esse tem sido um dos serviços que ela tem focado e vai ter como centro nos próximos anos.

O processo de recuperação judicial que ela passou nos últimos seis anos, um dos mais longos da história, resultou na venda de muitos braços da operadora, inclusive a atuação em serviços como a oferta de rede móvel, quando fatiou sua unidade para Claro, Vivo e TIM. 

Hoje, mais enxuta, a Nova Oi, foca em serviços fixos, tais como internet fixa banda larga. E para conferir a disponibilidade do serviço por cidades, basta acessar o site da companhia.

Paulo Pimenta defende separação entre comunicação pública e do governo

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O Ministro Paulo Pimenta, responsável pela Secom, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, afirmou que é importante haver separação entre a comunicação pública e governamental. Ele deu declarações quando visitou a sede da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, em Brasília

Paulo Pimenta

Na ocasião, Paulo Pimenta disse que acha importante que a população compreenda que a comunicação governamental é sobre prestação de serviços e posicionamento do governo. Já a pública tem objetivos mais específicos. 

Ao longo de sua fala o responsável pela Secom, que agora tem status de ministério, deu mais detalhes sobre sua visão de como acredita que deve ser a divisão entre esses dois tipos de comunicação. 

“Quando falamos de comunicação pública, também estamos falando da comunicação governamental. Logo, não dá para imaginar que não haverá reflexos quando houver uma mudança [política], quando a população escolher um projeto [político] diferente. O que temos é que preservar [separar] as questões que são de Estado das que são de governo. Evidentemente, cada governo tem focos específicos, aquilo que considera prioritário.”

Paulo Pimenta acrescentou que em um regime democrático, como é o do Brasil, sempre deve haver alguma influência política em meio essa questão da comunicação. 

Ele citou também temas que são de interesse público, exemplificando o argumento dele. Questões de saúde pública, como por exemplo as campanhas de vacinação. 

O presidente Lula pediu que Paulo Pimenta tenha um olhar especial para a EBC

Criada em 2007, a EBC foi feita com o objetivo de implantar uma rede nacional de comunicação pública, além de gerenciar a radiodifusão pública federal. Fazem parte da Empresa a TV Brasil, as rádios Nacional do Rio de Janeiro, Brasília, Amazônia e Alto Solimões, as rádios MEC do Rio de Janeiro e Brasília, Agência Brasil e a Radioagência Nacional. 

Antes, na gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, a EBC estava vinculada ao Ministério das Comunicações. Agora, o atual presidente, Lula da Silva, vinculou a Secom. 

Segundo Paulo Pimenta, o presidente Lula pediu que desse uma atenção especial à EBC. Disse que ele pediu para que fosse trabalhado o resgate da credibilidade do governo federal. 

“Ele me pediu para construirmos, com muito diálogo, um processo de transição para que a empresa possa não só ser fortalecida, mas também integrar um projeto que tenha por objetivo resgatar a credibilidade do governo federal como um difusor de informações com credibilidade”.

Pimenta também disse que haverá um esforço para que a emissora NBR e a TV Brasil, ambas estatais, voltem a ter papéis específicos dentro da comunicação do país. Sendo que a primeira deve focar em atos do governo e a segunda em uma agenda informativa, cultural, artística e científica.

Terra Fibra fecha 2022 lançando seu serviço em Vargem Grande do Sul-SP

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O Terra Fibra, modelo de franquia de internet de ultravelocidade da Vivo para levar fibra óptica a mais localidades do país por meio de franqueados, fechou o ano de 2022 lançando seu serviço na 30ª cidades: Vargem Grande do Sul, em São Paulo. De acordo com a empresa, no último ano, o número de clientes atendidos pelas franquias aumentou em mais de 50%.

Foram adicionados nove novos municípios no portfólio de atuação – Duque de Caxias, no RJ, e Casa Branca, Vargem Grande Paulista, Aguaí, São Pedro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Rio das Pedras, Vargem Grande do Sul em SP.

No total, os franqueados cobrem mais de 500 mil domicílios nas cidades em que atuam, um crescimento de 31% em relação ao ano anterior. O modelo está presente em cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins).

A rede de franqueados cresceu em 2022 e conta com quatro empresas que atuam em parceria na expansão das unidades pelo país. A expectativa do Terra Fibra para 2023 é continuar investindo na expansão do serviço pelo Brasil.

Por meio de franqueados, a Telefônica (dona das marcas Vivo e Terra) amplia sua capilaridade, oferecendo o serviço de banda larga por fibra, com o foco de atuar em cidades ou bairros estratégicos dos grandes centros urbanos, onde a Vivo não está presente, aproveitando a força da marca e o parque da telefonia móvel.

Como fornecedora dos serviços, a Vivo disponibiliza o conhecimento técnico na implementação de uma rede de fibra, e experiência na comercialização de seus produtos e serviços, permitindo ao franqueado usar toda a capacidade técnica da empresa, assim como a força da marca.

Além de comercializar os produtos, o franqueado é responsável por toda gestão do negócio e manutenção da qualidade dos serviços para os seus clientes. A escolha pelo Terra para liderar essa expansão, se deu pelo poder e relação que a marca tem com internet e tecnologia há mais de vinte anos.

TIM lança nova proposta de preços para a venda de ERBs da Oi Móvel

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Na tentativa de conseguir vender as estações radiobase recebidas da compra da Oi Móvel, a TIM lançou nova oferta da estrutura no mercado, mas dessa vez, os novos preços estão com desconto de 75%. Essa é a segunda proposta da operadora, sendo que na primeira, apresentada em junho de 2022, não obteve muito sucesso nas negociações.

Essas estruturas estão sendo colocadas à venda, pois a TIM as considera redundantes ou obsoletas para sua rede atual. No documento consta que a venda é por estação individual e por código de área. Além disso, a nova proposta modifica a política de descontos sugerida em 2022.

Na primeira versão, quanto mais estações radiobase o interessado comprasse, mais desconto a TIM daria. Por exemplo: o comprador teria 25% de descontos na compra de 50 ERBs, assim como desconto de 75% na compra de mais de 500 ERBs de uma vez só.

Na nova proposta, já tem o desconto de 75% na compra de qualquer quantidade de estações. “Os preços acima definidos refletem os melhores esforços da TIM para melhorar as condições comerciais aplicáveis durante o Período Adicional de Vigência”, justifica a empresa ao Cade. Lembrando que se trata de um compromisso da operadora firmando com o órgão na compra da Oi Móvel.

Além disso, a empresa interessada na compra ainda tem a escolha de manter ou não contrato de uso das torres com as empresas de infraestrutura passiva onde estão instalados. Sendo que nesse caso, caberá aos compradores arcar com as despesas de retirada.

No total, a TIM colocou à venda 3.610 unidades, nas tecnologias 2G, 3G, 4G ou 5G. A maioria das antenas é de fabricação da Huawei, mas há também unidades da Nokia e da Ericsson. No entanto, na quinta geração de internet, somente 185 antenas (5%) são capazes de conectar a nova rede.

Os novos preços propostos pela TIM são:

  • 2G – preço por ERB R$ 6.546,76
  • 3G – preço por ERB R$ 12.470,02
  • 2G e 3G – preço por ERB R$ 18.211,97
  • 2G e 4G – preço por ERB R$ 27.454,46
  • 3G e 4G – preço por ERB R$ 27.454,46
  • 2G, 3G e 4G – preço por ERB R$ 36.888,29
  • 2G, 4G e 5G – preço por ERB R$ 71.776,58
  • 3G, 4G e 5G – preço por ERB R$ 71.776,58
  • 2G, 3G, 4G e 5G – preço por ERB R$ 80.573,31

Looke lança promoção Férias 2023 com desconto de 50% na assinatura

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Com a expectativa de levar mais conteúdo para o período de férias e atrair novos assinantes para sua plataforma, a Looke, serviço de streaming brasileiro de filmes e séries, lançou a promoção Férias 2023, onde os consumidores poderão fazer a assinatura com desconto de 50% no valor do plano mensal.

Com a mensalidade saindo pela metade do preço, os assinantes da plataforma pagarão apenas R$ 8,45 durante três meses para aproveitar um catálogo com mais de 10 mil vídeos, entre títulos originais Looke, conteúdos exclusivos, filmes, séries, animações e documentários, além do Looke Kids.

A promoção ficará disponível até o dia 15 de fevereiro, e é válida tanto para novos assinantes quanto antigos.

Entretanto, vale ficar atento para o período do desconto após o resgate da oferta. O desconto de 50% é válido apenas para os três primeiros meses da assinatura, a partir do quarto mês, se o plano não for cancelado pelo usuário, poderá ser cobrado o valor vigente, que atualmente é de R$ 16,90.

O Looke, embora tenha uma assinatura paga, o seu conteúdo pode ser conferido sem a necessidade de fazer um plano. Basta acessar o site do serviço e navegar, sem a necessidade de fazer login antes. Além disso, o aplicativo do streaming também pode ser encontrado nas lojas de apps das Smart TVs, smartphones e tablets, incluindo aparelhos da LG e da Samsung e dispositivos como Roku Express e Fire TV Stick.

Com a oferta Férias 2023, a plataforma separou uma seção especial e dedicada para a criançada. Como o motivo da promoção é o período de férias escolares, o espaço na Looke ganhou o nome de Maratona Férias Kids, com cerca de 46 séries e filmes para entreter as crianças.

Nesta lista, os pequeninos poderão aproveitar títulos como:

  • O Rei Macaco
  • Meus Amigos Dinossauros
  • Bons Pra Cachorro
  • O Garoto Formiga 1 e 2
  • As Aventuras dos 7 Anões
  • A Lenda do Rei Salomão
  • Jumbo
  • Meu Pequeno Macaco
  • O Reino Gelado 2
  • Charlie e Lola

CDR defende o fim do bloqueio de internet móvel no pré-pago

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Nesta quarta-feira (04), a Coalizão Direitos na Rede (CDR) protocolou no Ministério da Justiça um pedido para que seja impedido o bloqueio de internet no fim da franquia nos planos pré-pagos. O documento pede que as secretarias de Defesa do Consumidor e de Assuntos Digitais adotem atos político-regulatórios para adequar os planos de acesso à Internet móvel à legislação vigente.

As entidades que compõem o CDR entendem que a prática de bloqueio da internet ao fim da franquia nos planos é ilegal, uma vez que a legislação já considera como um serviço essencial, assim como a água e luz. Com isso, deve ser prestado de forma contínua e garantido pelo Estados a toda a população.

De acordo com Flávia Lefèvre, uma das advogadas que assina o documento enviado ao MJ e conversou com o portal Mobile Time, atualmente, existem dois tipos de internet no país: dos ricos e dos pobres. Enquanto um tem acesso à banda larga fixa, o outro não tem.

“Hoje, no Brasil, existe a Internet dos ricos e a Internet dos pobres. Os ricos têm banda larga fixa e os pobres não têm. A franquia de dados do pré-pago por mês não dá para fazer nada. Não dá para ver um filme, não dá para assistir às aulas online. Nós questionamos esse modelo pré-pago. Se a lei diz que é um serviço essencial para a cidadania, e serviço essencial não pode ser interrompido, como admitir que a cidadania de uma pessoa fique restrita à sua capacidade econômica?”.

Ela também explica que mesmo que a renda média no país seja de R$ 2,5 mil por pessoa, a maior parte da população ainda vive com apenas R$ 450 por mês. Ela ainda fala do acesso dessa população aos auxílios governamentais que para ter acesso é preciso estar conectado.

“[…] Não tem condição de garantir que uma pessoa exerça sua cidadania plenamente se não se garante que ela tenha um acesso digno e sem limites à Internet. Hoje, para fazer inscrição no Fies, para conseguir auxílio emergencial e para acessar mais de 1,5 mil serviços públicos, você precisa estar conectado. Na pandemia isso ficou muito evidente”.

A advogada ainda lembra que um serviço essencial só pode ser interrompido quando não há pagamento da conta pelo consumidor. Cabe ao Estado garantir o acesso universal a serviços essenciais. Isso pode ser viabilizado, por exemplo, através de subsídios para bancar tarifas sociais, como acontece no caso da eletricidade.

No documento enviado ao MJ, as entidades também criticam o zero rating, que é a disponibilidade de serviços, como Facebook e WhatsApp, sem descontar da franquia ou mesmo após o término dos dados. O argumento é que da forma que é oferecida hoje, o zero rating fere a neutralidade de rede estabelecida pelo Marco Civil da Internet.

“Se antes havia dúvida sobre a interpretação do zero rating à luz da neutralidade de rede, hoje o entendimento predominante na Comunidade Europeia é que, sim, ele fere a neutralidade da rede. Houve uma série de decisões recentes nesse sentido. Ou seja, não se trata de nenhuma jabuticaba: estamos seguindo o entendimento da Comunidade Europeia”, diz a advogada.

Além disso, Flávia Lefèvre conta ser a favor da oferta de zero rating para serviços públicos em caso de eventual suspensão do acesso à Internet por falta de pagamento da conta. “Era assim na telefonia fixa. Se você ficasse sem pagar, ainda podia ligar para o 190, por exemplo”, relembra.

Seis cidades de Minas Gerais são contempladas no Internet Brasil

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O Programa Internet Brasil, que leva internet banda larga gratuita para estudantes da rede pública de ensino, inicia seu processo de expansão pelo país e vai chegar em Minas Gerais. Foi publicada uma portaria interministerial que amplia os municípios elegíveis para a primeira fase da Prova de Conceito (PoC) do programa, contemplando as cidades de Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia.

O documento foi assinado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e Ministério da Educação (MEC). Com a publicação da portaria, os seis municípios mineiros poderão aderir ao Internet Brasil.

Nesse início, a expectativa é que sejam distribuídos cerca de 900 chips a estudantes, integrantes de famílias inscritas no CadÚnico que cursem o Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, ou Ensino Médio na rede pública de ensino. Cada aluno que receber um chip, contará com 20 gigabytes mensais para acessar a internet móvel. O projeto-piloto é executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Sobre o Programa Internet Brasil

O Internet Brasil é um programa que foi criado para democratizar o acesso à conectividade no país e promover a inclusão digital. Por meio da distribuição de chips, estudantes e famílias do CadÚnico poderão ter acesso a recursos educacionais digitais, ampliar a participação em atividades pedagógicas remotas, além de apoiar políticas públicas, incluindo ações do Governo Digital.

A primeira fase, que ocorreu na rede básica de ensino no Nordeste, já foram distribuídos 6,2 mil chips a alunos de 15 escolas. Nessa rodada, foram contemplados estudantes de instituições educacionais localizadas nas cidades de Mossoró (RN), Caicó (RN), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB). Haverá uma próxima rodada de distribuição de chips nestes municípios, com a previsão de distribuir em torno de 3 mil novos chips.

ABC e América/RN podem lançar streaming para transmissão de jogos

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O mercado de streaming no Brasil com conteúdos esportivos vai ficar cada vez mais competitivo, uma vez que vários eventos de esportes estão trabalhando e lançando plataformas para a transmissão de competições. De acordo com o repórter Rodrigo Ferreira, da 96 FM de Natal, ABC e América estão em processo de finalização de um projeto para transmissão de seus jogos por streaming.

A proposta, segundo o repórter, é um aplicativo próprio para cada clube, que seria idealizado por um potiguar que participou da construção do projeto do serviço de streaming do Flamengo, o Fla TV.

Na plataforma, caso vá para frente, a ideia é fazer as transmissões já do Campeonato Potiguar de 2023, mas ainda não tem nada confirmado. Segundo site Esporte e Mídia, ABC e América exigiram que a Band, que comprou os direitos do Estadual pelos próximos dois anos (2023 e 2024), abrisse mão da exclusividade no streaming para assinar o contrato. O que foi acatado pela emissora. Deixando margem para a criação de uma plataforma.

Rodrigo Ferreira conta que para acessar os conteúdos do streaming, o torcedor faria uma assinatura pagando um valor mensal. “Ficando pronta, a plataforma terá um custo simbólico de assinatura mensal e os torcedores poderão assistir a todos os jogos do seu clube, com narração própria, num modelo pay-per-view. Esse projeto está bastante adiantado e pode ser lançado a qualquer momento”.

O Campeonato Potiguar de 2023 começa no dia 11 de janeiro, com três jogos. O primeiro clássico entre ABC e América-RN será na segunda rodada, no dia 15 de janeiro, no Frasqueirão. Confira a tabela das três primeiras rodadas:

Primeira rodada

11/1 – Santa Cruz x Potiguar (A definir)
11/1 – América-RN x Potyguar (Arena América)
11/1 – Alecrim x Globo FC (A definir)
12/1 – Força e Luz x ABC (A definir)

Segunda rodada

14/1 – Globo FC x Santa Cruz (Barretão)
15/1 – ABC x América-RN (Frasqueirão)
15/1 – Potyguar CN x Força e Luz (Bezerrão)
15/1 – Potiguar x Alecrim (Nogueirão)

Terceira rodada

18/1 – América-RN x Santa Cruz (Arena América)
18/1 – Globo FC x ABC (Barretão)
19/1 – Força e Luz x Alecrim (A definir)
22/1 – Potiguar x Potyguar CN (Nogueirão)

Santander reduz preço-alvo das ações da Oi e recomenda a venda

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Em um relatório divulgado recentemente pelo Santander sobre o setor de telecomunicações, após revisar as ações da Oi, a empresa decidiu classificar de “Manutenção” para “Abaixo do mercado”, ou seja, recomenda a venda. Além disso, também reduziu o preço-alvo dos papéis para o final de 2023 para 15 centavos, um centavo a menos do valor de fechamento desta quarta-feira (4).

Os analistas do Santander argumentam que “A redução em nosso preço-alvo é explicada principalmente pelo consumo de caixa acima do esperado nos nove primeiros meses de 2022 e menores estimativas operacionais de curto a médio prazo“.

A Oi, que saiu ano passado do processo de recuperação judicial, irá enfrentar desafios operacionais nos próximos anos para manter a queima de caixa elevada. No entanto, o Santander considerou também a existência de “risco de alta”. Entre eles, a Oi conseguir ter um resultado favorável no processo de arbitragem com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que pode gerar créditos tributários.

Outro risco de alta é na possibilidade de uma reavaliação da V.tal, empresa de rede neutra, onde ainda tem participação acionária de 34%.

TIM e Vivo?

Em relação às outras operadoras (TIM e Vivo), o relatório aponta que a TIMS3 é a melhor escolha dentre as empresas de telecomunicações no país, tendo atualmente o preço-alvo de R$ 18, oque representa um potencial de alta de 51% da ação. O Santander espera que a operadora tenha um impulsionamento no crescimento orgânico, proveniente de uma dinâmica de preço favorável no segmento móvel.

Para a Vivo (VIVT3) , embora o Santander tenha recomendado a compra das ações, ela cortou o preço-alvo de R$ 57 para R$ 55. Em comparação ao valor cotado na quarta-feira (04), de R$ 36,44, é um potencial crescimento de 51%.

Segundo os analistas, os papéis da operadora tiveram um desempenho significativamente inferior ao Ibovespa ano passado, o que pode ter sido motivado pelas preocupações com os resultados financeiros e seu potencial impacto na capacidade da empresa de distribuir dividendos.

Unifique compra as empresas Tknet Telecom e ViaWebRS

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Nesta semana, a Unifique anunciou a aquisição de duas empresas: Tknet Telecom e ViaWebRS, uma no dia após a outra. A mais recente foi anunciada nesta terça-feira (3), onde a empresa adquiriu a Tknet Telecom, que atende clientes corporativos e órgãos governamentais via contratos de prestação de serviços.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Tknet contabiliza apenas 149 acessos, sendo que a empresa contava com 14,9 mil em julho de 2021 – ou seja, até antes da aquisição do Grupo pela Unifique. A empresa também é gaúcha e que faz parte do Grupo Tknet, que atuava no mercado de provedor de internet e que foi adquirido pela Companhia em agosto de 2021.

Segundo informações, a operação foi avaliada em R$ 1,5 milhão, sendo constituído por R$ 700.000 em caixa líquido a ser assumido pela Companhia e Preço Base de Aquisição “Equity Value” de R$ 800 mil. O pagamento será do preço cheio em parcela única, tendo em contrapartida que os vendedores assumam a obrigação de não concorrência.

A Companhia entende que a aquisição da totalidade do capital social da sociedade não caracteriza um investimento relevante, tampouco o preço da aquisição ultrapassa (1,5x) uma vez e meia o valor patrimonial por ação da adquirida.

Na segunda-feira (02), a Unifique também anunciou aquisição da empresa gaúcha ViaWebRS, em um operação avaliada em R$ 76,937 milhões, sendo que desse total, R$ 35,775 milhões são de dívida líquida a ser assumida pela Unifique, e R$ 41,162 milhões de “preço base de aquisição ‘equity value'”.

Focada mais no Rio Grande do Sul, atendendo a 17 cidades do estado, a ViaWebRS atua no mercado desde 2008. A sede é em Sapucaia do Sul, mas há lojas físicas em Canoas, São Leopoldo e Taquara.

De acordo com a Unifique, a aquisição representa 18% da base atual no Rio Grande do Sul e “faz parte de sua estratégia de crescimento e consolidação de uma base relevante de clientes atendidos com a tecnologia fibra óptica no mercado gaúcho”.