29/04/2024

Paulo Pimenta defende separação entre comunicação pública e do governo

Responsável pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta visitou a EBC e comentou sobre essa pauta.

O Ministro Paulo Pimenta, responsável pela Secom, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, afirmou que é importante haver separação entre a comunicação pública e governamental. Ele deu declarações quando visitou a sede da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, em Brasília

Paulo Pimenta

Na ocasião, Paulo Pimenta disse que acha importante que a população compreenda que a comunicação governamental é sobre prestação de serviços e posicionamento do governo. Já a pública tem objetivos mais específicos. 

Ao longo de sua fala o responsável pela Secom, que agora tem status de ministério, deu mais detalhes sobre sua visão de como acredita que deve ser a divisão entre esses dois tipos de comunicação. 

“Quando falamos de comunicação pública, também estamos falando da comunicação governamental. Logo, não dá para imaginar que não haverá reflexos quando houver uma mudança [política], quando a população escolher um projeto [político] diferente. O que temos é que preservar [separar] as questões que são de Estado das que são de governo. Evidentemente, cada governo tem focos específicos, aquilo que considera prioritário.”

Paulo Pimenta acrescentou que em um regime democrático, como é o do Brasil, sempre deve haver alguma influência política em meio essa questão da comunicação. 

Ele citou também temas que são de interesse público, exemplificando o argumento dele. Questões de saúde pública, como por exemplo as campanhas de vacinação. 

O presidente Lula pediu que Paulo Pimenta tenha um olhar especial para a EBC

Criada em 2007, a EBC foi feita com o objetivo de implantar uma rede nacional de comunicação pública, além de gerenciar a radiodifusão pública federal. Fazem parte da Empresa a TV Brasil, as rádios Nacional do Rio de Janeiro, Brasília, Amazônia e Alto Solimões, as rádios MEC do Rio de Janeiro e Brasília, Agência Brasil e a Radioagência Nacional. 

Antes, na gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, a EBC estava vinculada ao Ministério das Comunicações. Agora, o atual presidente, Lula da Silva, vinculou a Secom. 

Segundo Paulo Pimenta, o presidente Lula pediu que desse uma atenção especial à EBC. Disse que ele pediu para que fosse trabalhado o resgate da credibilidade do governo federal. 

“Ele me pediu para construirmos, com muito diálogo, um processo de transição para que a empresa possa não só ser fortalecida, mas também integrar um projeto que tenha por objetivo resgatar a credibilidade do governo federal como um difusor de informações com credibilidade”.

Pimenta também disse que haverá um esforço para que a emissora NBR e a TV Brasil, ambas estatais, voltem a ter papéis específicos dentro da comunicação do país. Sendo que a primeira deve focar em atos do governo e a segunda em uma agenda informativa, cultural, artística e científica.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários