Por meio de uma parceria com a IBM, a TIM passou a usar inteligência artificial na sua assistente virtual de atendimento ao consumidor, Tais. Segundo informou a operadora nesta segunda-feira (13), a Tais “passa a contar com voz 100% sintetizada e realista, combinando padrões de emoção e entonação humana, em seus canais de atendimento telefônico“.
A ideia é deixar o atendimento mais “humanizado” em vez da conversa tipicamente robótica, o que possibilita uma aproximação maior com o cliente. O recurso foi desenvolvido a partir do uso da Inteligência Artificial da Microsoft Azure, combinada com a solução “neural text-to-speech” (TTS), recurso do Azure Speech integrado ao IBM Watson.
Além de tornar o atendimento mais humanizado, a tecnologia ainda customiza o atendimento, como voz, velocidade de fala, idioma, etc, de acordo com público-alvo da empresa, personalizando e atendendo diferentes perfis de pessoas. A tecnologia utiliza mais de 400 vozes em 140 idiomas no banco de dados.
Argus Cavalcante, Associate Partner da IBM Consulting Brasil, afirma que “A alteração da voz da URA Cognitiva é mais um passo importante em nossa busca incansável por entregar o que há de melhor para os clientes da TIM, fazendo com que se sintam cada vez mais próximos da TAÍS”.
A operadora diz que é a primeira empresa brasileira a utilizar a plataforma, que possibilita transformar textos em diálogos naturais removendo o aspecto robotizado no atendimento do SAC. A TIM explica que a solução já está implantada no serviço de atendimento ao consumidor, tanto para os clientes móveis quanto para os de banda larga fixa.
Segundo a tele, desde o início do ano que os atendimentos da operadora são 100% com voz neural personalizada na Inteligência Artificial da Azure. Desde o lançamento da tecnologia de assistente virtual em 2020, foram mais de 107 milhões de chamadas no contact center, sendo que 45 milhões somente em 2022.
A operadora destacou que preparou ações ao longo do mês com iniciativas nas mais de 1,8 mil lojas da empresa, em seus canais online, App Vivo, clube de benefícios exclusivos para seus clientes.
Será uma semana repleta de ofertas especiais para aquisição de smartphones, acessórios de áudio e vídeo, e-health, notebooks e produtos de Casa Inteligente, com parcelamento em até 21 vezes sem juros e cashback de até 10% para pagamento com o cartão Vivo Itaú. Veja abaixo as promoções.
Promoções de smartphones na Vivo durante a semana do Consumidor
É possível encontrar smartphones a partir de R$ 999, como o Samsung Galaxy A13, que sai por 21 parcelas de R$ 48. O aparelho conta com 128GB de capacidade de armazenamento interno, expansível até 1TB com cartão MicroSD, numa tela infinita de 6,6”, conjunto de quatro câmeras traseiras com resolução 50MP + 5MP + 2MP + 2MP, além da frontal com 8MP, e processador Octa-Core de 2GHz, que recebe suporte de uma bateria de 5.000mAh com carregamento rápido.
Entre as opções de smartphones prontos para a rede 5G, a Vivo traz o Samsung Galaxy S21FE de 128GB em oferta por 21x de R$ 134, com o dobro de memória, ou seja, o consumidor adquire o aparelho com 128GB de memória e leva o Samsung Galaxy S21FE de 256GB para casa.
E ainda o motorola edge 30 fusion (por 21x de R$ 167), com recursos de câmera avançados com resolução para vídeos em 4K na câmera frontal e até 8K na captura com as câmeras traseiras.
Já o moto g42 sai por 21x de R$ 54 (ou R$ 1.129 à vista), e vem embarcado com o processador Snapdragon® 680, que permite pagamento por aproximação, tela com resolução FullHD+, recursos de áudio imersivos graças ao Dolby Atmos® e alto-falantes estéreo, com carregamento ultrarrápido com o carregador TurboPower®.
E é possível ainda garantir o iPhone 12 de 64GB por R$ 4.199, ou em até 21x de R$ 200. O smartphone vem com processador A14 Bionic, com tela Super Retina XDR de 6,1”, com proteção IP68, que garante proteção em imersão a líquidos até 6 metros de profundidade por 30 minutos.
Caso o consumidor opte por adquirir os smartphones nas lojas físicas da Vivo, é possível ainda aproveitar as ofertas incluindo o benefício dos planos de telefonia, ressaltou a operadora.
Ofertas nos produtos de áudio, vídeo, trabalho estudo e mais
A Vivo diz ter diversos produtos com preços especiais. Mas, escolheu ressaltar um produto em especial. A empresa destacou o Headphone Pulse Flow (por 21x de R$ 7, ou R$ 129 à vista).
Esse dispositivo tem autonomia de até 12 horas de reprodução via Bluetooth 5.1, que serve para ouvir produtor como podcasts, playlists, acompanhar na prática esportiva ou em reuniões e aulas, sem perder a comunicação com o dispositivo conectado.
Tem oferta também para a Smart Câmera BOT Wi-Fi 2ª geração Positivo por 21x de R$ 13 (ou R$ 269 à vista). A resolução de imagem em 1080p Full HD e recurso de áudio bidirecional permite monitorar a segurança e interagir com as crianças, pets, família, ou mesmo com a equipe de trabalho remotamente.
E quem quer aproveitar as ofertas em homenagem ao consumidor para adquirir o primeiro ou trocar o notebook tem o Lenovo IdeaPad 3i i5 por R$ 3.199 à vista, ou em até 21x sem juros de R$ 153. O processador Intel Core i5 de 2.4GHZ e 8GB de memória RAM, dão velocidade e precisão necessários para uso diário do notebook que tem armazenamento SSD de 256GB, e é equipado com tela 15,6” com resolução FulHD antirreflexo.
A inclusão digital para comunidades mais afastadas foi assunto debatido pelo Ministro responsável pelo Ministério das Comunicações, o MCom. Juscelino Filho, em Congresso no Maranhão nesta segunda-feira,13, afirmou que o Governo Federal vem estruturando um Plano Nacional para atingir o objetivo.
Juscelino Filho esteve presente em São Luís durante a primeira edição do Congresso Estadual Municipalista Maranhense promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Durante o evento, ele enfatizou a influência das tecnologias de informação e comunicação nas relações institucionais para o desenvolvimento da sociedade.
Ministro citou a importância da inclusão digital para comunidades afastadas
O ministro ressaltou a importância do Plano Nacional de Inclusão Digital, em fase de elaboração pelo Ministério das Comunicações, e a necessidade de ampliar a conectividade em comunidades que ainda não tiveram acesso à tecnologia.
Ele destacou que o objetivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é promover a inclusão digital em todo o país, gerando emprego, renda e impactando positivamente a vida das pessoas.
Foi destacado também o esforço do Governo Federal em parceria com estados e municípios para desenvolver habilidades de letramento digital, permitindo que mais pessoas tenham acesso a serviços na internet.
“De mãos dadas, cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir construir uma sociedade melhor, com mais conectividade. E estamos determinados a fazer isso, com a ampliação do acesso dos maranhenses à internet e o aprimoramento da conectividade em escolas públicas, na saúde, no agronegócio e no turismo”, afirmou.
A política pública de conectividade tem como prioridade a região Nordeste, uma vez que apresenta os índices mais baixos de utilização da internet no Brasil, conforme os dados obtidos pela pesquisa TIC Domicílios 2021, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Os filmes da Dreamworks, as animações como “Shrek” e “Gato de Botas” vão deixar a Netflix. Os assinantes da plataforma que são fãs desses títulos clássicos vão precisar lidar com essa ausência pelos próximos meses. A mudança vale a partir de 1 de abril.
Ou seja, filmes como “Megamente” e “Kung fu Panda”, assim como os que foram citados anteriormente, vão deixar a Netflix no dia 31 de março. Portanto, você tem até o final do mês para ver as animações da Dreamworks no streaming vermelho.
Veja abaixo a lista de todos os filmes da Dreamworks que vão sair da Netflix
No total são 11 títulos que vão sair da Netflix. Todas as animações e a maioria de franquias famosas, muito conhecidas e que ajudaram a fazer o nome do estúdio ao longo dos anos. Confira a lista de títulos abaixo:
Shrek 1
Shrek 2
Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Kung Fu Panda
Kung Fu Panda 2
Gato de Botas
Megamente
Bee Movie
Como Treinar o Seu Dragão 1
O Poderoso Chefinho
Monstros Vs Alienígenas
Se você é fã das animações clássicas da Dreamworks e ainda não assistiu algumas delas ou gostaria de assistir novamente, é melhor se apressar. Isso porque esses filmes só estarão disponíveis na Netflix até 31 de março.
No entanto, é possível que eles voltem a ser exibidos na plataforma em outra data, possivelmente com novos filmes adicionados, como o recentemente lançado “Gato de Botas 2: O Último Pedido”.
Quem está acostumado a acompanhar os conteúdos dos streamings já deve ter entendido que as produções não originais das plataformas estão entrando e saindo todos os dias. Portanto, nunca é um adeus definitivo e nunca se sabe quando a Netflix pode retomar o acordo com a Dreamworks.
Existe outra plataforma que também apresenta animações de séries como Shrek e Como Treinar o Seu Dragão, e essa plataforma é o Prime Video.
Até o momento, não se sabe se a Dreamworks tem planos de assinar um contrato para concentrar suas produções em uma única plataforma ou se os filmes da empresa continuarão sendo disponibilizados em diversos serviços de streaming.
O Alexandre de Moraes defende que as empresas de tecnologia sejam categorizadas como empresas mistas e não mais big techs. O ministro falou sobre o assunto nesta segunda-feira, 13, durante um debate promovido pela Fundação Getúlio Vargas e a Rede Globo.
Para Alexandr de Moraes, empresas como Google, Meta e Twitter, que até então são consideradas apenas de tecnologia, precisam ser reclassificadas.
“Não é mais possível que as big techs sejam consideradas, juridicamente, empresas de tecnologia. Elas, no mínimo, são empresas mistas: de imprensa, comunicação, ou se não quisermos comunicação, de publicidade”, afirmou o ministro.
O magistrado menciona que este é um dos pontos que ele discutiu com o Legislativo em relação à moderação de conteúdo em plataformas digitais no Projeto de Lei (PL) 2630/2020. O ministro planeja apresentar sugestões para o texto, e o governo federal também está se preparando para dar sua opinião.
Moraes reiterou sua posição, expressa durante o debate no STF no mês passado, durante o julgamento sobre o compartilhamento de dados para fins de investigação.
Ele enfatizou que a principal recomendação para as autoridades é fazer uso dos mecanismos que as plataformas já possuem para prevenir crimes como a pedofilia.
“Eu proponho, primeiramente, uma autorregulação […] Nós precisamos pegar esse modelo que eles próprios já construíram e aperfeiçoar voltado para defesa da democracia, pro fim do discurso de ódio. Um aperfeiçoamento apostando também na autorregulação. Se não, nós vamos enxugar gelo”.
Segundo Alexandre de Moraes, desde “que houve algum apoio [da plataforma digital] – algoritmos, impulsionamento ou monetização – não se pode mais falar de neutralidade”. Por isso, ele julga importante e urgente tratar da autorregulação e responsabilidades para essas empresas.
Já oministro Gilmar Mendes recomendou que o debate sobre a regulação das big techs se concentre no mecanismo utilizado por elas, em vez de focar no conteúdo em si, seguindo a abordagem adotada em legislações estrangeiras, especialmente a europeia.
Segundo o ministro, esse é um caminho importante a ser considerado. O debate também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que defendeu um equilíbrio na regulação das plataformas digitais para garantir a liberdade de expressão.
Ele reiterou o compromisso da Câmara em trabalhar para encontrar uma solução pacífica para os desafios urgentes e importantes da sociedade relacionados a esse tema.
O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, trouxe uma semana de promoções para a Vivo. A operadora está promovendo diversas ofertas nos planos controle, Vivo Selfie e pós-pago familiar, com bônus de internet que podem chegar até 20 GB por mês.
As promoções do Dia do Consumidor na Vivo já estão valendo e são válidas até 20 de março de 2023, às 18h, tendo limite de uma adesão por CPF. Veja abaixo mais detalhes sobre as ofertas e confira aqui o regulamento das promoções.
Promoção da semana do consumidor no Plano Vivo Controle
Os pacotes Vivo Controle são mais econômicos, o que resulta em um bônus menor durante a Semana do Consumidor – um acréscimo de apenas 6 GB de internet. Apesar disso, esses pacotes se tornam mais atraentes do que os pacotes regulares.
O crédito do bônus da Semana do Consumidor estará disponível durante 12 meses e os planos oferecidos não possuem fidelidade, permitindo que os clientes possam cancelar ou alterar seus planos sem qualquer cobrança de multa.
Além disso, o serviço inclui ligações e SMS ilimitados para todas as operadoras no Brasil, assim como o uso ilimitado do WhatsApp, Waze e Moovit.
Por um acréscimo de R$ 5 mensais, é possível adquirir um pacote adicional exclusivo para uso em aplicativos como Instagram, YouTube, TikTok, Twitter, Facebook, Pinterest e Tinder.
A franquia de internet é equivalente à quantidade do plano principal, por exemplo, quem adquire o serviço mensal de R$ 52 tem direito a 6GB de internet.
Planos pós-pagos
Os pacotes de celular pós-pagos têm um custo mais elevado, no entanto, oferecem bônus maiores em comparação aos planos pré-pagos.
Por exemplo, o plano individual Vivo Selfie pós-pago inclui um bônus de 20 GB de internet, enquanto que os pacotes da Vivo Família oferecem um adicional de 20 GB de internet para aqueles que contratarem durante a Semana do Consumidor.
A Vivo oferece em todos os seus planos pós-pagos ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora, além de acesso ilimitado ao WhatsApp, Waze e Moovit e roaming internacional, com a cobertura variando de acordo com o pacote selecionado.
Se você escolher o plano Vivo Selfie, ainda terá uma franquia extra para utilizar com serviços de streaming.
Além disso, não há fidelidade nos planos, o que significa que é possível cancelar ou mudar de pacote sem ter que pagar multa.
Os usuários também têm acesso a diversos aplicativos, que variam de acordo com o plano escolhido, tais como GoRead, NBA Básico, Hube Jornais, Atma, NFL Básico, Super Comics, Skeelo Premium, Vivo BTFIT, Forbes Brasil, Casa do Saber, Vivo HomeFix, McAfee e Ubook Plus.
A Claro está repercutindo a presença das mulheres em seu projeto de tecnologia. Sendo o mês de março lembrado como o período de representatividade desse grupo, por causa do dia internacional da mulher, comemorado no dia 08, a operadora destacou nomes femininos que buscam espaço nesse setor.
Elaine Cruz (à esquerda) e as idealizadoras do aplicativo Rede Tabela.
Durante esse mês está acontecendo o Campus Mobile, um projeto de responsabilidade social, onde a operadora incentiva e capacita jovens talentos na área de tecnologia.
Dentro disso, a Claro destacou que o público feminino representa mais de 33% dos participantes do Campus Mobile na última edição e 60% do total de formandos do programa Dupla Escola nos últimos 9 anos.
Na área das ciências, o número de mulheres representa menos de 30% dos cientistas, segundo dados da ONU e da UNESCO de 2020.
“Atenta à necessidade de engajar os jovens no processo de desenvolvimento de novas tecnologias, a Claro tem reforçado suas iniciativas voltadas para esse público, com olhar especial para as mulheres que participam desses projetos”, declarou a operadora.
Mais detalhes sobre o programa Dupla Escola fomentado pela Claro
O programa Dupla Escola, iniciativa que oferece Ensino Médio integrado ao curso técnico-profissionalizante em telecomunicações no Rio de Janeiro, oferece diferenciais para que jovens possam aprimorar seus conhecimentos na prática e historicamente conta com uma grande adesão entre o público feminino.
Segundo a operadora, o Dupla Escola formou mais de 300 meninas, número que corresponde a 60% do total de formandos que concluíram a formação no ensino técnico.
Em 2023, 200 mulheres estão matriculadas. Dentre elas está Emylli Santos Da Conceição, que afirma que durante toda a sua trajetória no programa, foi possível crescer como mulher e conquistar um lugar de respeito.
“Ser mulher no mundo da ciência é muito difícil, pois mesmo estando no século XXI as pessoas acreditam que ciência não é para mulheres, e que só homens devem seguir esse caminho. Aos poucos, pude descobrir que, por maiores que fossem as limitações em relação aos homens, a ciência pode e deve ser ocupada por mulheres”- afirma a estudante.
Outra jovem mulher que a Claro destacou foi Luana Ferreira, de 16 anos, e estudante do 3° ano do Ensino Médio do colégio Hebe Camargo, aluna do programa Dupla Escola, a forma de aprendizado no ensino técnico a possibilitou encontrar diferentes formas de exercitar seu conhecimento e enfrentar o sentimento de ser uma mulher na área de telecomunicação.
Além dos conteúdos teóricos e práticos, o programa permite que os alunos conheçam o mercado de trabalho por meio de visitas a empresas do ramo.
“Acredito que eu e muitas meninas do colégio já refletimos como é difícil ser mulher nesse meio, como somos vistas e ouvidas. Ao mesmo tempo, vejo cada vez mais meninas desejando ingressar na área da tecnologia”- diz Luana.
Rayca Oliveira Gomes, também aluna do Dupla Escola, concorda que poder partilhar e falar sobre suas conquistas na ciência traz à tona um sentimento de reconhecimento e força da mulher no meio científico.
“Sentir a experiência, por mais que pequena, de estar na liderança de um grupo em sala de aula, por exemplo, é poder mostrar que isso também é possível para nós mulheres em um mundo que teve seu desenvolvimento e crescimento machista. Nós carregamos um fardo dobrado ao nascer por conta do desprezo e preconceito da misoginia, que por diversas vezes tentou nos camuflar na história da ciência e tecnologia, mas a persistência é nossa maior demonstração de força”.
O Campus Mobile
Durante o ano de 2022, o Campus Mobile, concurso universitário que incentiva a criação de aplicativos mobile com foco na transformação social, contou com mais de 60 mulheres, número que demonstra a força da participação feminina em projetos nas áreas de pesquisa.
Ao longo das 10 edições, já passaram pelo programa mais de 340 mulheres, número que representa a porcentagem de 25% do total de participantes. Na presente edição, 33% das participantes são mulheres.
Para Elaine Cruz, participante da 10º edição do Campus Mobile e que teve o aplicativo vencedor da categoria Diversidade, as trocas de aprendizado realizadas durante sua atuação no projeto fez com que ela e outras mulheres inseridas no contexto da ciência se sentissem confortáveis para explorar o senso de criatividade e liderança e conquistassem maturidade de forma rápida e empolgante.
O aplicativo Rede Tabela, idealizado por ela e mais duas universitárias, conecta mulheres interessadas em jogar futebol na região metropolitana de Recife e as auxilia nos encontros e organização dos jogos.
Elaine afirma que o envolvimento ativo e senso de colaboração criado pelo espaço fez com que, mesmo abordando temas predominantemente dominados por homens, como o futebol, elas pudessem desenvolver projetos com uma sensação de autonomia e pertencimento.
“Pudemos conhecer e nos conectar com várias pessoas que acreditaram e auxiliaram o projeto, nos integrando em uma rede de apoio e articulação. Além disso, enxergo o Campus Mobile como um espaço catalisador e potencializador, não apenas de ideias de impacto, como também de pessoas. O crescimento que o programa nos proporcionou e nos motiva a buscar, enxergar e construir futuros mais inclusos, feitos por e para mulheres”- afirma a estudante.
O Poco X5 Pro é um smartphone impressionante que oferece recursos de ponta a um preço intermediário. Ele possui uma tela FHD+ AMOLED de 6,67 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, tornando-o perfeito para jogadores, criadores de conteúdo e muito mais. O dispositivo é alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 860 que garante um desempenho suave e sem atrasos. Ele também vem com 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno.
Um dos recursos de destaque do Poco X5 Pro é a configuração da câmera. Ele possui um sistema de câmera quádrupla na parte traseira, composto por um sensor principal de 48 MP, uma lente ultra grande angular de 8 MP, uma lente macro de 2 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Essa configuração é ótima para capturar ótimas fotos e vídeos em uma variedade de condições de iluminação. A câmera frontal é um sensor de 16MP que tira selfies nítidas.
Outra grande característica do Poco X5 Pro é a duração da bateria. O dispositivo vem com uma bateria de 5.160mAh que suporta carregamento rápido de 33W. Isso significa que você pode carregar seu telefone de 0% a 100% em pouco mais de uma hora, perfeito para quem está sempre em movimento.
O Poco X5 Pro também vem com uma variedade de opções de conectividade, incluindo 5G, Wi-Fi, Bluetooth 5.1 e NFC. Ele também possui entrada para fone de ouvido, o que é cada vez mais raro em smartphones hoje em dia.
No geral, o Poco X5 Pro é um excelente smartphone pelo dinheiro. Possui um design elegante e moderno, um processador poderoso, uma tela impressionante, uma excelente configuração de câmera e uma bateria de ótima duração. Se você está comprando um novo smartphone, definitivamente vale a pena considerar o Poco X5 Pro.
No lançamento, o Poco X5 Pro custará cerca de R$ 1.631 para a variante de 6 GB/128 GB e R$ para a variante de 8 GB/256 GB. Essa é uma condição ótima para um smartphone com recursos tão impressionantes!
Observe que esta oferta termina em 30 de março de 2023, portanto, faça seu pedido antes que a oferta expire.
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Principais características
Smartphone versão global POCO X5 Pro 5G com carregador original da UE!
CPU: 6nm Snapdragon® 778G Octa-core
RAM+ROM-6+128GB/8+256GB
Cor: preto/azul/amarelo
Tela: 6,67″ 2400×1080 FHD+ Flow AMOLED DotDisplay, taxa de atualização de 120 Hz
Bateria: Bateria maciça de 5000mAh, carregamento turbo de 67W
Câmera: câmera traseira tripla de 108 MP + 8 MP + 2 MP, câmera frontal de 16 MP
SO: MIUI 14 para POCO, versão global, suporte para vários idiomas e Google Play, sensor de impressão digital lateral, reconhecimento facial
Outros: NFC, WIFI, Bluetooth 5.2, GPS, fone de ouvido de 3,5 mm
Rede: Full Netcom, Dual SIM, dual standby: 5G+5G
5G: n1/3/5/7/8/20/28/38/40/41/77/78
4G: LTE FDD: Banda 1/2/3/4/5/7/8/20/28/66 (60MHz)
4G: LTE TDD: Banda 38/40/41
3G: WCDMA: Banda 1/2/4/5/8
2G: GSM: 850/900/1800/1900MHz
* B66(60MHz): TX: 1710-1770MHz RX: 2110-2170MHz e desativar B66 para o mercado mexicano.
* A conectividade 5G pode variar de acordo com a disponibilidade da região e o suporte da operadora local.
A Segurança digital é um assunto importante, mas que nem todos conseguem ter acesso e entendimento. Recentemente saiu uma pesquisa que revela que um a cada três brasileiros diz acreditar ser rastreado online durante o tempo todo.
De acordo com uma recente pesquisa realizada pela empresa de segurança cibernética NordVPN, 33% dos brasileiros acreditam que estão sendo constantemente rastreados. Sem contar que 88% dos entrevistados afirmaram estar preocupados com a possibilidade de serem monitorados online.
Os resultados da pesquisa também mostraram que os brasileiros estão especialmente preocupados com a segurança de suas senhas (60%) e informações financeiras (58%), temendo que essas informações possam ser hackeadas.
Além disso, eles também têm medo de terem suas contas de e-mail (23%), mídias sociais (21%) e fotos e vídeos pessoais ou íntimos (21%) comprometidos.
Segundo a pesquisa realizada, a maioria dos brasileiros acredita que são rastreados principalmente por criminosos (68%) e gigantes de mídia social, como o Facebook (33%). Além disso, mais da metade dos brasileiros (59%) acha que os aplicativos solicitam informações desnecessárias, enquanto Facebook (67%), WhatsApp (52%) e Instagram (50%) são considerados os principais coletores de dados.
Embora os brasileiros tenham receio de que seus dados financeiros sejam hackeados, quase metade (47%) armazena suas informações de login bancário em diversos dispositivos.
Muitos brasileiros estão preocupados com as gigantes das mídias sociais (33%), seguidas pelo governo (32%), empresas de agregação de informações e publicidade, como o Google (28%), e marcas ou agências de publicidade (16%), enquanto monitoram suas atividades on-line.
Com a popularização de dispositivos eletrônicos, a maioria dos brasileiros (84%) acredita que os celulares são a melhor forma de serem rastreados on-line, seguidos por laptops ou desktops (66% e 56%, respectivamente), e tablets (49%).
Quase metade dos brasileiros (40%) sente que seus eletrodomésticos inteligentes estão ouvindo suas conversas, o que reforça a preocupação de que os dispositivos possam estar espionando as pessoas.
No que se refere à utilização de dados online, a maioria dos brasileiros acredita que as plataformas de mídia social os utilizam para encontrar informações relevantes sobre eles (50%) e que anúncios direcionados são feitos com base nesses dados (44%).
Os brasileiros têm a percepção de que seus dados são analisados por sites para uso interno (44%) e que são comercializados para outras empresas (38%).
O estudo também revelou que cerca de um quarto dos brasileiros (22%) sempre aceitam cookies, enquanto 26% o fazem apenas “a menos que pareça suspeito” e somente 5% nunca os aceitam.
Você passa muito tempo nas redes sociais? Uma pesquisa revelou que o brasileiro passou 46 horas por mês nesse tipo de aplicativo durante o ano de 2022. Em comparação com 2020, houve um aumento de 31%.
De acordo com um estudo realizado pela Comscore, as redes sociais são a categoria online preferida pelos brasileiros, colocando o país em terceiro lugar mundial em consumo desses aplicativos, atrás apenas da Índia e da Indonésia e à frente dos Estados Unidos, México e Argentina.
Os dados revelados na análise “Tendências de Social Media 2023” indicam que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil estão gastando cada vez mais tempo na internet, principalmente nessas plataformas.
Em dezembro de 2022, a categoria de redes sociais foi a mais consumida, totalizando 356 bilhões de minutos, o que equivale a 46 horas de conexão por usuário no mês e representa um aumento de 31% em relação a janeiro de 2020.
Além disso, o tempo gasto pelo público nessas plataformas superou o tempo gasto em diversas categorias, incluindo serviços, entretenimento, trabalho, presença corporativa, varejo, serviços financeiros e outras.
“Há anos, as redes sociais têm representado um espaço relevante no ambiente digital. A posição de destaque aumenta a competitividade das marcas nesses canais e requer estratégias inteligentes para aumentar e reter engajamento. Por isso, a Comscore se propõe a entender como o usuário se comporta neste ambiente, trazendo insights que ajudam no direcionamento de novas ações”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.
De acordo com a Comscore, os usuários brasileiros acessam principalmente o YouTube, Facebook e Instagram, com alcances de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente. Em seguida vêm TikTok, Kwai e Twitter.
Quanto ao tempo de consumo da audiência, os usuários dedicam mais minutos ao Instagram e YouTube. Além disso, o estudo analisou quais plataformas têm mais sobreposição no consumo dos usuários e constatou que o Instagram e TikTok se destacam em relação ao YouTube, com 99,1% dos usuários que acessam ambas também acessando o canal de vídeos.
Diferentes categorias despertam interesse em consumidores nas plataformas de redes sociais. Aqueles que usam o Facebook têm mais afinidade com viagens e telecomunicações, enquanto usuários do Instagram preferem assuntos relacionados a viagens e saúde. Já os interesses dos usuários do TikTok estão focados em telecomunicações e games.
Além disso, uma análise da Comscore revelou que durante o período de janeiro a dezembro de 2022, Facebook, Twitter e Instagram somaram 15,6 bilhões de ações – um crescimento de 17% em relação ao período anterior. Houve também 10 milhões de conteúdos (2% a mais do que a média produzida em 2021) e 230,8 milhões de compartilhamentos – um índice que caiu 20% em comparação com 2021.
De acordo com a análise da Comscore, o Instagram é a rede social mais volátil em relação às ações e continua sendo a plataforma líder em termos de compartilhamentos e comentários entre marcas e publishers.
Enquanto as postagens sobre publicidade, mídia e entretenimento se destacam no Facebook, o Instagram registra maior interesse dos consumidores em publicações sobre mídia e esportes.
A análise também revela que os conteúdos promovidos por influenciadores continuam a gerar alto engajamento.
Em 2022, esses criadores geraram 22,3 bilhões de ações, o que representa 59% do total de engajamento e 9% do total de conteúdos publicados no ano.
Entre as categorias de influenciadores, aqueles que abrangem TV e filmes são responsáveis por 30% do share de engajamento.