05/05/2024

Pesquisa afirma que brasileiros acreditam ser rastreados online o tempo todo

Muitos brasileiros desconfiam da vida online por isso acreditam que a rotina na internet não é nada confiável.

A Segurança digital é um assunto importante, mas que nem todos conseguem ter acesso e entendimento. Recentemente saiu uma pesquisa que revela que um a cada três brasileiros diz acreditar ser rastreado online durante o tempo todo.

Online

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela empresa de segurança cibernética NordVPN, 33% dos brasileiros acreditam que estão sendo constantemente rastreados. Sem contar que 88% dos entrevistados afirmaram estar preocupados com a possibilidade de serem monitorados online.

Os resultados da pesquisa também mostraram que os brasileiros estão especialmente preocupados com a segurança de suas senhas (60%) e informações financeiras (58%), temendo que essas informações possam ser hackeadas. 

Além disso, eles também têm medo de terem suas contas de e-mail (23%), mídias sociais (21%) e fotos e vídeos pessoais ou íntimos (21%) comprometidos.

Segundo a pesquisa realizada, a maioria dos brasileiros acredita que são rastreados principalmente por criminosos (68%) e gigantes de mídia social, como o Facebook (33%). Além disso, mais da metade dos brasileiros (59%) acha que os aplicativos solicitam informações desnecessárias, enquanto Facebook (67%), WhatsApp (52%) e Instagram (50%) são considerados os principais coletores de dados. 

Embora os brasileiros tenham receio de que seus dados financeiros sejam hackeados, quase metade (47%) armazena suas informações de login bancário em diversos dispositivos.

Muitos brasileiros estão preocupados com as gigantes das mídias sociais (33%), seguidas pelo governo (32%), empresas de agregação de informações e publicidade, como o Google (28%), e marcas ou agências de publicidade (16%), enquanto monitoram suas atividades on-line. 

Com a popularização de dispositivos eletrônicos, a maioria dos brasileiros (84%) acredita que os celulares são a melhor forma de serem rastreados on-line, seguidos por laptops ou desktops (66% e 56%, respectivamente), e tablets (49%). 

Quase metade dos brasileiros (40%) sente que seus eletrodomésticos inteligentes estão ouvindo suas conversas, o que reforça a preocupação de que os dispositivos possam estar espionando as pessoas.

No que se refere à utilização de dados online, a maioria dos brasileiros acredita que as plataformas de mídia social os utilizam para encontrar informações relevantes sobre eles (50%) e que anúncios direcionados são feitos com base nesses dados (44%). 

Os brasileiros têm a percepção de que seus dados são analisados por sites para uso interno (44%) e que são comercializados para outras empresas (38%).

O estudo também revelou que cerca de um quarto dos brasileiros (22%) sempre aceitam cookies, enquanto 26% o fazem apenas “a menos que pareça suspeito” e somente 5% nunca os aceitam.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários