21/12/2025
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Claro lança plano de internet de 750 Mega com modem Wi-Fi 6

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A Claro amplia sua oferta de internet banda larga e passa a ofertar pacote com 750 Mega, uma opção entre os planos de velocidade de 500 Mega e 1 GB. O plano que já está disponível para contratação no site da operadora, conta com upload de até 50 Mbps e inclui modem com suporte a Wi-Fi 6, mas ainda não está disponível nas áreas com fibra óptica pura (FTTH), somente nas regiões com cabo coaxial (HFC).

O interessante é que a velocidade de upload nominal do plano de 750 Mbps é menor do que é oferecido no pacote de 500 Mbps, que é de até 100 Mbps. Entretanto, a inclusão do modem com comodato com tecnologia Wi-Fi 6 é um diferencial, pois o padrão, também conhecido como 802.11ax, permite velocidades maiores e melhor desempenho na frequência de 2,4 GHz.

Dentre os planos ofertados pela Claro, somente a nova opção conta com equipamento com Wi-Fi. O que é bastante curioso, pois o mais caro da operadora, de velocidade de 1 GB, custando R$ 299, ainda está no Wi-Fi Plus, nome dado pela operadora para o modem dual band com redes de 2,4 GHz e 5 GHz.

Os pacotes de internet da tele são:

  • 250 Mega: upload de até 25 mbp, por R$ 99,90
  • 500 Mega: upload de até 100 Mbps, por R$ 139,90
  • 750 Mega: upload de até 50Mbps por 169,90
  • 1 GB: upload de até 100, por R$ 299,90.

Concorrência

Em termos de velocidade, o novo plano da Claro é competitivo com o plano da Vivo Fibra, que custa R$ 200 mensais. Entretanto, em relação, não consegue ser mais acessível com o plano de 1 Giga da TIM Ultrafibra, que custa R$ 151,90.

Outro ponto é que, além da Claro agora, somente a TIM possui planos com modem com suporte a Wi-Fi 6, pois a Vivo Fibra e Oi Fibra entregam equipamento compatível apenas com o padrão Wi-Fi 5.

SKY lança nova campanha com dois filmes inspirados em ‘pessoas plantas’; veja

Para reforçar seu posicionamento com provedora completa e líder de conteúdo e diversão nos segmentos de TV por assinatura no Brasil, a SKY lançou nova campanha de marketing composta por dois filmes publicitários para a televisão. Assinada pela FCB, ambos vídeos trazem o conceito “A SKY tem tudo o que você gosta!”, com o mote “pessoa planta”.

Nos dois filmes publicitários, duas pessoas que se transformam em plantas conversam sobre o fato de não terem assinado a SKY, o que resultou em ambos se transformando em plantas. Com tempo de 30 segundos, cada vídeo traz a mesma abordagem em situações diferentes de relação social: um retrata a relação entre irmãos e outro entre casal.

Em ambos casos, mostra a falta que faz uma assinatura SKY, que dá acesso aos melhores conteúdos da TV por assinatura e da DGO, plataforma que une TV ao vivo e streaming.

De acordo com a operadora de TV por assinatura, os filmes dirigidos por Thiago Vieira, serão veiculados nas principais emissoras de televisão aberta do país, com linguagem visual única.

Débora Pinto, gerente de Branding e Mídia OFF da SKY, diz que “A questão central da campanha está no acesso a uma programação rica e completa para que ninguém seja uma pessoa de conteúdo limitado. Atrelado a isso, entendemos que o brasileiro é um povo múltiplo e diverso, que assiste de novelas a filmes, maratona séries e acompanha as partidas do time do coração, e, na SKY, tem a possibilidade de passear do linear ao on demand de forma prática, simples e a qualquer hora”.

Enquanto que a diretora de Atendimento e de Operações da FCB Brasil, Claudia Schneider, fala da estratégia de comunicação da SKY, afirmando que “sempre busca reforçar a variedade de conteúdos que a marca oferece, como solução para não ficar de fora de nenhum assunto. Aproveitamos este momento em que o termo “planta” está sendo pauta de muitas conversas, para novamente reforçar a SKY como a solução para a falta de assunto”.

Confira os vídeos:

Estudo mostra qual operadora deixou seus clientes mais tempo sem sinal após migração

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Nesta terça-feira (04), a OpenSignal divulgou uma pesquisa relacionada onde analisou a experiência dos usuários de smartphones que mudaram para outras operadoras no último trimestre de 2022. Foi analisada a qualidade do serviço da TIM, Vivo e Claro e sua relação com o índice de perda de clientes, mais conhecido como churn.

Conforme apontam os dados, os usuários que mudaram para outras operadoras ficaram mais tempo sem sinal do que a experiência média de todos os usuários da rede da operadora de telefonia móvel de origem. Os usuários que mudaram para outras operadoras na TIM, Vivo e Claro ficaram muito mais tempo sem sinal do que a média. Mas os que saíram da TIM ficaram ainda mais tempo sem sinal do que os usuários que saíram da Claro e Vivo, com um aumento de 2,4% para 3,5%.

Para chegar a esses dados, obtidos entre os dias 1º de outubro e 29 de dezembro, a OpenSignal analisou a experiência de seus usuários nos últimos dias na rede da operadora de origem, e depois comparou com os dados do primeiro mês na nova operadora. Inclusive, após a mudança, os clientes da Claro e Vivo notaram melhorias significativas no percentual de tempo sem sinal, de 1,2 e 1,4 pontos percentuais, respectivamente.

Enquanto a velocidade com a experiência do 5G, os que mudaram entre as três operadoras viram velocidades significativamente mais lentas antes da mudança, com diferenças variando de velocidades de 2,4% abaixo da média da rede para usuários TIM, a 4,6% e 6% abaixo da média para Claro e Vivo, respectivamente.

Conforme os dados, os usuários 5G que deixaram a rede da TIM tiveram velocidades de download 17,2% mais lentas do que a média de todos os usuários TIM 5G. Para a Vivo, as velocidades dos migrados foram 22,3% mais lentas. No caso da Claro, a OpenSignal explica que não foram observadas diferenças estatísticas entre a experiência dos usuários de 5G que deixaram essa operadora e a média da rede na operadora de origem.

Média de tempo nacional

No geral, a média nacional de tempo sem sinal no Brasil foi de 3,1%, embora os usuários da Claro e da Vivo que mudaram para outras operadoras tenham ficado 4,3% e 4,7% do tempo sem sinal, respectivamente.

Nas maiores cidades brasileiras, Brasília e todas as capitais dos 26 estados – mais de 10% de todos os usuários ficam sem conexão de celular por pelo menos 5% do tempo em todas as operadoras, sendo deste número a proporção variou entre 8,5% dos usuários da rede da TIM a 12,4% entre os da Claro e 13,7% da Vivo.

Prime Video investe no futebol e contrata ex-narrador da Globo

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O Prime Video investe no futebol brasileiro e contrata Cléber Machado, após narrador ser desligado da Rede Globo. No dia 22 do mês passado ele foi dispensado da gigante da televisão brasileira. 

Prime Video

O narrador foi contratado pela plataforma de streaming da Amazon, o Prime Video, para transmitir jogos da Copa do Brasil. Ele já havia acertado um contrato com a Record para narrar apenas as partidas finais do Campeonato Paulista e também fará parte da equipe da emissora no próximo domingo, dia 9. A estreia de Cléber Machado no Prime Video está marcada para o dia 11.

Após 35 na Globo, Cléber Machado segue a carreira no Prime Video, plataforma de streaming que tem investido no futebol

Segundo a plataforma de streaming, Machado estará encarregado de narrar um jogo por dia nos dias 11, 12 e 13 de abril. Ele e Rômulo Mendonça vão se revezar nas transmissões das partidas correspondentes à terceira rodada da Copa do Brasil, enquanto Rafael Oliveira fará os comentários.

“Narrar os jogos da Copa do Brasil com exclusividade para o Prime Video é uma grande honra para mim. Estou extremamente feliz e empolgado em fazer parte deste time, viver um mundo vibrante e proporcionar aos espectadores a melhor experiência em transmissão de futebol. Vamos juntos nessa!”, disse o narrador, em comunicado oficial do Prime Video. 

Globo e Amazon no futebol 

A Globo e a Amazon possuem um contrato de sublicenciamento para exibir 54 jogos da Copa do Brasil até 2026. Dentre estes jogos, 40 deles são exclusivos, incluindo partidas de grandes clubes como o Corinthians e o Flamengo. Esse acordo ajuda a cobrir os custos da competição, que são elevados.

Em conjunto, a Globo e a Amazon desembolsam cerca de R$ 520 milhões anualmente pela transmissão da Copa do Brasil, com a possibilidade de bônus por atingimento de metas e desempenho de vendas publicitárias, podendo elevar o valor do contrato para até R$ 600 milhões ao ano.

Em outras palavras, a emissora líder e a empresa de Jeff Bezos concordaram em gastar até R$ 2,4 bilhões pelo torneio de futebol mais valioso do Brasil durante um período de quatro temporadas. Há também planos de expandir essa parceria para o Brasileirão a partir de 2025, quando um novo ciclo de contrato para a liga nacional começa.

Recentemente, Cléber Machado foi dispensado da Globo em meio a um processo de renovação na área esportiva, após trabalhar na empresa por 35 anos. A Globo afirmou que o contrato fixo de Machado com a empresa chegou ao fim, mas que as portas da empresa estão abertas para novos projetos no futuro. Durante seus anos na emissora, Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro.

“O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro. Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro”, disse a Globo.

Passagem na Record

A Record anunciou sua contratação oito dias depois do desligamento da Globo. Ele assinou um contrato pontual como “freelancer” para cobrir apenas as finais do Paulistão 2023.

Durante sua estreia na partida entre Água Santa e Palmeiras, a Record obteve uma média de 17 pontos de audiência em São Paulo, com picos de 20, superando a Globo, que marcou apenas 11 pontos.

Agora, o trabalho fixo do narrador será junto ao Prime Video, se dedicando aos jogos da Copa do Brasil, durante o ano de 2023.

Warner planeja série sobre Harry Potter para novo streaming

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A Warner Bros. Pictures Discovery está próxima de fechar um acordo que levará um grande sucesso dos anos 2000 para a sua nova plataforma de streaming que será a união do HBO Max com o Discovery+: a série de Harry Potter. Assim como foram a saga de filmes baseados nos livros, será um seriado exclusivo da plataforma. 

Harry Potter

Segundo os rumores, cada temporada da série será inspirada em um dos sete livros de JK Rowling, prometendo muitos anos de novidades baseadas nas amadas histórias. 

A empresa pretende que a série seja um dos pilares de sua nova estratégia de streaming, que será anunciada na próxima semana pela controladora da HBO, Warner Bros. 

Embora o diretor executivo da empresa, David Zaslav, e o chefe da HBO, Casey Bloys, tenham trabalhado para persuadir Rowling a produzir uma nova série, o acordo não foi finalizado.

A Warner quer trilhar novas possibilidades com uma série sobre o universo de Harry Potter

A possibilidade de criar uma série permite que os escritores explorem ainda mais o vasto mundo criado por Rowling em seus livros, muitos dos quais possuem mais de 500 páginas. 

A Warner Bros., que anteriormente transformou cada um dos sete livros em um filme de sucesso, inclusive com um último filme dividido em duas partes, agora está ansiosa para expandir ainda mais essa franquia literária, uma das mais vendidas de todos os tempos. 

Embora Rowling tenha abençoado uma adaptação teatral e um parque temático baseados em seus livros, ela ainda não concordou com novos filmes ou programas de TV. A Bloomberg entrou em contato com a Warner Bros. para comentar a respeito da possibilidade de uma série, mas um porta-voz da empresa se recusou a se manifestar sobre o assunto.

Os rumores também afirmam que, embora a autora esteja envolvida na série para assegurar a fidelidade do conteúdo em relação ao seu material original, ela não terá controle diário sobre a produção ou atuará como criadora principal. Recentemente, Rowling atraiu controvérsia por seus comentários controversos em relação à comunidade trans.

Série sobre Harry Potter pode ser o grande lançamento do novo streaming da Warner

A Warner Bros. está se preparando para apresentar uma nova estratégia de streaming que inclui o nome Max como seu principal serviço online, anteriormente lançado como HBO Max. 

A chave para o sucesso dessa estratégia será fornecer novos conteúdos, especialmente filmes e programas de TV baseados em histórias e personagens já conhecidos pelos espectadores.

A empresa tem uma vasta biblioteca de programas que se encaixam nessa proposta, incluindo o Mundo Mágico de Rowling, material do Senhor dos Anéis e uma liga de super-heróis que inclui Batman, Superman e Mulher Maravilha.

O CEO David Zaslav decidiu que a empresa deveria investir menos em filmes e programas de TV, mas garantir que aqueles que a empresa produz sejam de alta qualidade. Em fevereiro, ele anunciou que a empresa está trabalhando em uma nova série de filmes baseada em O Senhor dos Anéis, embora ainda precise definir os detalhes.

Gape finaliza vistoria em 696 escolas do programa Aprender Conectado

O Gape, Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas presidido pelo o conselheiro Vicente Aquino comunicou nesta terça-feira (04), que já concluiu a vistoria em 696 escolas do total de 2.323 escolas nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba, representando quase 30% da segunda fase do projeto Aprender Conectado.

A visita é a primeira etapa do programa, que fornecerá internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática para instituições públicas de ensino de todo o Brasil. Segundo o grupo, das instituições que foram vistoriadas até agora, 9% não têm internet, 21% têm velocidade de internet suficiente, 70% apresentam velocidade de internet insuficiente e nenhuma dispõe de wi-fi, inviabilizando assim o uso da internet para fins pedagógicos.

Agora, outras 967 escolas no Amazonas, nas cidades de Manaus, Manicoré e Tabatinga, 1.059 no Pará, nos municípios de Afuá, Breves, Portel, Porto de Moz e Santarém, e 297 em João Pessoa, capital da Paraíba, serão vistoriadas nesta etapa, completando 2.323 escolas públicas no Norte e Nordeste do Brasil.

Conforme explica o Gape, nos critérios de escolhas são considerados municípios com maior número de escolas sem acesso a internet, (até as sem eletricidade), além da disponibilidade da estrutura de rede em fibra.

Vicente Aquino explica que

“Com essas novas visitas, estamos indo para a segunda etapa do Aprender Conectado, um projeto que vai transformar a vida dos alunos, dos professores e da comunidade como um todo, ao permitir que crianças de escolas públicas recebam uma educação conectada. Com Internet banda larga, kits de informática, capacitação dos professores, vamos mudar a realidade desses jovens e a história da educação no Brasil”.

Projeto Aprender Conectado

O projeto o projeto Aprender Conectado surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.

A fase piloto está sendo finalizada, que contempla dois municípios em cada uma das cinco regiões do país, totalizando 177 escolas públicas e aproximadamente 32 mil alunos, que receberão equipamentos de informática e terão melhores condições de aprendizagem com rede wi-fi e internet de alta velocidade.

Nessa fase estão sendo contempladas escolas nas seguintes localidades: No Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO); no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE); no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO); na região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ), e na região Sul, Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR).

Amazon afirma que destruiu mais de 6 milhões de produtos piratas em 2022

A Amazon contra a pirataria: empresa divulgou que durante o ano passado destruiu 6 milhões de produtos. O grupo Amazon divulgou seu relatório anual de proteção de marcas nesta terça-feira, anunciando que a quantidade milionária de produtos falsificados foi destruída em todo o mundo em 2022, o dobro da quantidade destruída no ano anterior. 

Amazon

Dharmesh Mehta, vice-presidente da Amazon e responsável pela coordenação com vendedores parceiros da empresa, destacou que os falsificadores atuam em uma ampla gama de produtos, desde artigos de luxo até itens de uso diário. 

A empresa garante que tem trabalhado ativamente para combater a venda de produtos piratas em sua plataforma e o relatório de proteção de marcas reforça o compromisso da Amazon em manter a integridade do seu marketplace e garantir a segurança e satisfação dos seus clientes.

Amazon comemora que os controles contra pirataria de produtos tem funcionado 

Em 2020, a Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, identificou e destruiu quase dois milhões de produtos falsificados. 

Já em 2021, esse número aumentou para três milhões, indicando um aumento significativo no número de produtos falsificados oferecidos no mercado online.

Para combater esse problema, a Amazon também aumentou seus esforços para prevenir a criação de contas de vendedores fraudulentos. No ano passado, mais de 800.000 tentativas de criação de contas de vendedores foram bloqueadas pela empresa. 

Em 2021, esse número subiu para 2,5 milhões, o que representa um aumento significativo em relação ao ano anterior. Além disso, em 2020, a empresa impediu a criação de seis milhões de contas de vendedores fraudulentos.

A Amazon destacou que seus controles preventivos estão funcionando e que a empresa está comprometida em proteger seus clientes e a integridade do seu mercado. 

A empresa afirma que continuará investindo em tecnologias e medidas de segurança para garantir que apenas produtos genuínos e vendedores confiáveis estejam disponíveis em seu site.

Como tem feito o controle nas vendas

A empresa enfatizou que exige informações detalhadas sobre a identidade, endereço e contas bancárias de seus vendedores associados. 

Além disso, eles organizam entrevistas em vídeo entre funcionários da Amazon e seus vendedores para verificar as informações fornecidas. 

No último ano, a Amazon processou mais de 1.300 supostos falsificadores nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa e China em conjunto com as autoridades competentes. Para combater as falsificações, a empresa investiu mais de US$ 1,2 bilhão (em comparação com US$ 700 milhões em 2020) e contratou mais de 15.000 pessoas, incluindo especialistas em inteligência artificial e pesquisadores especializados.

Centro de Informática da UFPE lança laboratório aberto para o 5G

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Nesta segunda-feira (03), o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), anunciou o lançamento do projeto 5G Open Labs Brasil, o primeiro laboratório aberto para desenvolvimento de aplicações e testes de software da tecnologia no Brasil. A iniciativa será financiada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O projeto conta também com a coordenação do CIn e a participação do INES (Instituto Nacional para Engenharia de Software). O lançamento do 5G Open Labs Brasil ocorreu nesta terça-feira (04), em um evento no Anfiteatro do Centro de Informática da UFPE. Autoridades governamentais, representantes do setor de telecomunicações e de outras indústrias, bem como pesquisadores do CIn e do INES marcaram presença.

O Open Labs faz parte da Agenda 5G, programa que vem sendo elaborado pelo governo com o objetivo de desenvolver um ecossistema nacional para aplicações integradas das novas tecnologias nos setores público e privado.

O objetivo do projeto é promover a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de software para aplicações baseadas em 5G, assim como a concepção de laboratórios para desenvolvimento e testes. Por isso que o 5G Open Labs Brasil vem com um modelo aberto, com a implantação de laboratórios em parceria com a indústria, operadoras de telecomunicações, provedores de conteúdo e serviços, vendedores de equipamentos de telecomunicações, startups e demais atores do setor de desenvolvimento de software.

O projeto buscará desenvolver soluções de software para setores como a indústria 4.0, agronegócios, saúde, finanças, segurança, setor automotivo, educação, mineração, óleo e gás, assim como os órgãos governamentais.

O 5G Open Labs terá 20 bolsistas dedicados ao desenvolvimento de uma aplicação 5G a ser definida nas próximas semanas. O MDIC solicitou a órgãos do governo federal ideias de soluções tecnológicas para suas respectivas áreas e aguarda o retorno das propostas para decidir, em conjunto com o Ines, qual delas será desenvolvida e testada. A entrega da solução está prevista para novembro deste ano.

O professor Kelvin Dias, coordenador da pesquisa e pesquisador do CIn, acredita que “A iniciativa do MDIC chega no momento certo. Com o avanço na implantação das redes móveis de quinta geração no Brasil, é fundamental que os atores do ecossistema 5G fomentem o desenvolvimento de aplicações para os diversos setores da sociedade e da economia”.

Kevin também falou da importância da expansão do projeto para outras localidades do país.

“A nossa expectativa é que a partir desse projeto tenhamos mais laboratórios espalhados pelo país e soluções de software que atendam não apenas ao mercado interno, mas que também sejam competitivos internacionalmente”, conclui.

Saiba quando foi feita a 1ª ligação de celular e quanto custou o aparelho

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Os aparelhos celulares se tornaram uma extensão do corpo humano, a ponto de ser um elemento essencial para diversos aspectos da sociedade, sendo que hoje é a coisa mais banal. Mas você sabe quando surgiu a primeira ligação de celular e quanto custou o dispositivo portátil?

Martin Cooper

Em um aparelho desenvolvido pela Motorola, o DynaTAC 8000x, a primeira ligação de um celular da história, aconteceu em 3 de abril de 1973, há 50 anos atrás. A descrição do dispositivo era “Um telefone de mão totalmente portátil que permitirá ao usuário fazer ou receber chamadas telefônicas de praticamente qualquer lugar em uma área metropolitana“.

O fato histórico foi realizado por Martin Cooper, que era engenheiro da Motorola, para Joel Engel, que era o chefe da Bell Labs, uma das principais concorrentes da Motorola, na época. O DynaTAC 8000x pesava cerca de 1,4 quilo, com quase 25 centímetros de altura e uma antena extensível no topo para melhorar o sinal durante chamadas.

Por causa disso, a empresa se consolidou como líder no segmento móvel, na época, além de ter sido o responsável por iniciar uma corrida acirrada para que aparelhos menores, mais leves e com baterias mais duradouras fossem produzidos.

Comercialização

Entretanto, o protótipo usado por Cooper só ficou ao alcance dos consumidores cerca de 10 depois do fato histórico, com o lançamento do DynaTAC 8000x no dia 21 de setembro de 1983, com sugerido de US$ 3.995, o equivalente a US$ 11.500 nos dias de hoje, ou quase R$ 58 mil.

Esse valor é praticamente inimaginável hoje, uma vez que os aparelhos celulares não são mais considerados um artigo de luxo, que além dos avanços tecnológicos, tornou-se acessível para os brasileiros. Entretanto, na época, era considerado um artigo de luxo, sendo que poucas pessoas poderiam ter um, por isso um preço tão elevado.

No modelo disponível para o consumidor, a Motorola conseguiu reduzir seu peso para 1,4 kg, além de introduzir uma tela LCD para identificar o número em chamada recebida, oferecer memória interna para salvar até 30 contatos e manter a bateria com duração de 30 minutos de conversa.

Desde o fato histórico até o momento, houve muitos avanços tecnológicos no setor de telefonia móvel, e a tendência é que ao passar do tempo, novas inovações nas configurações e funções dos smartphones aconteçam. Até porque o mercado competitivo faz com que as empresas queiram sempre estar à frente da outra, buscando novidades e inovações.

MCom anuncia novas tarifas para os Correios; Governo Federal aprova

Os Correios passará por aumento de tarifa que já foi autorizado pelo Governo Federal. O reajuste foi de 5,5% nas para o envio de cartas e telegramas nacionais e internacionais foi liberado pelo Ministério das Comunicações, o MCom

Correios

A autorização entrou em vigor e foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira. Conforme informado pelo governo, o acréscimo será baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre os meses de janeiro e dezembro de 2022, com o fator de produtividade subtraído. Vale ressaltar que o último ajuste desses serviços foi realizado em maio do ano passado.

O valor para o envio de uma carta nacional com peso de até 20g subiu de R$2,35 para R$2,45. Para cartas com peso entre 450g e 500g, o preço aumentou de R$12,55 para R$13,25. O envio de um telegrama nacional também ficou mais caro, passando de R$14,13 para R$14,90.

As tarifas para envio de cartas para o exterior variam de R$2 a R$3, dependendo do país de destino e do peso do pacote.

O aumento nas tarifas é uma medida adotada pelos Correios para acompanhar a inflação e garantir a qualidade dos serviços prestados. A empresa oferece serviços essenciais, incluindo envio de correspondências, encomendas e documentos importantes.

A elevação das tarifas postais pode impactar o orçamento dos consumidores, especialmente daqueles que dependem frequentemente do envio de correspondências. Contudo, é crucial lembrar que os Correios são uma entidade pública que precisa manter a estabilidade financeira para sustentar a prestação de serviços de qualidade à população brasileira.

Com o aumento de preços, é esperado que os Correios possam preservar a eficiência e qualidade dos serviços, mantendo a confiança dos seus clientes e assegurando a rapidez e segurança no envio de correspondências em todas as regiões do país.