06/04/2024

Estudo mostra qual operadora deixou seus clientes mais tempo sem sinal após migração

Pesquisa da OpenSignal também aponta a experiência dos 5G dos usuários em relação a velocidade nas mudanças de operadora.

Nesta terça-feira (04), a OpenSignal divulgou uma pesquisa relacionada onde analisou a experiência dos usuários de smartphones que mudaram para outras operadoras no último trimestre de 2022. Foi analisada a qualidade do serviço da TIM, Vivo e Claro e sua relação com o índice de perda de clientes, mais conhecido como churn.

Conforme apontam os dados, os usuários que mudaram para outras operadoras ficaram mais tempo sem sinal do que a experiência média de todos os usuários da rede da operadora de telefonia móvel de origem. Os usuários que mudaram para outras operadoras na TIM, Vivo e Claro ficaram muito mais tempo sem sinal do que a média. Mas os que saíram da TIM ficaram ainda mais tempo sem sinal do que os usuários que saíram da Claro e Vivo, com um aumento de 2,4% para 3,5%.

Para chegar a esses dados, obtidos entre os dias 1º de outubro e 29 de dezembro, a OpenSignal analisou a experiência de seus usuários nos últimos dias na rede da operadora de origem, e depois comparou com os dados do primeiro mês na nova operadora. Inclusive, após a mudança, os clientes da Claro e Vivo notaram melhorias significativas no percentual de tempo sem sinal, de 1,2 e 1,4 pontos percentuais, respectivamente.

Enquanto a velocidade com a experiência do 5G, os que mudaram entre as três operadoras viram velocidades significativamente mais lentas antes da mudança, com diferenças variando de velocidades de 2,4% abaixo da média da rede para usuários TIM, a 4,6% e 6% abaixo da média para Claro e Vivo, respectivamente.

Conforme os dados, os usuários 5G que deixaram a rede da TIM tiveram velocidades de download 17,2% mais lentas do que a média de todos os usuários TIM 5G. Para a Vivo, as velocidades dos migrados foram 22,3% mais lentas. No caso da Claro, a OpenSignal explica que não foram observadas diferenças estatísticas entre a experiência dos usuários de 5G que deixaram essa operadora e a média da rede na operadora de origem.

Média de tempo nacional

No geral, a média nacional de tempo sem sinal no Brasil foi de 3,1%, embora os usuários da Claro e da Vivo que mudaram para outras operadoras tenham ficado 4,3% e 4,7% do tempo sem sinal, respectivamente.

Nas maiores cidades brasileiras, Brasília e todas as capitais dos 26 estados – mais de 10% de todos os usuários ficam sem conexão de celular por pelo menos 5% do tempo em todas as operadoras, sendo deste número a proporção variou entre 8,5% dos usuários da rede da TIM a 12,4% entre os da Claro e 13,7% da Vivo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários