26/02/2024

Usuários do ‘Meu Correios’ devem fazer troca de senha; entenda o motivo

Segundo a própria estatal, houve um vazamento de dados dos usuários do aplicativo "Meu Correios", que ajuda no rastreio de encomendas.

Os Correios divulgou que houve vazamento de dados na plataforma, desde número de celular até o CPF de usuários que têm cadastro no aplicativo “Meu Correios”, que serve para auxiliar no rastreio de envio e entrega de encomendas. A estatal informou que já notificou a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, sobre o caso. 

Senha dos Correios

A instituição avisou publicamente nesta semana, na última segunda-feira, 20. Houve uma brecha através do aplicativo Meus Correios e através dela houve o vazamento. O app é usado para rastreio de entregas. 

Os Correios não deu informações sobre o número de usuários que teriam sido atingidos, também não explicou como de fato aconteceu o vazamento e os dados foram parar em mãos erradas. 

A estatal recomendou que todos trocassem a senha do aplicativo, que é o procedimento padrão para qualquer falha de segurança que leva à exposição  de dados. Essa é uma maneira simples e rápida de interromper o vazamento. 

A instituição também emitiu um alerta via SMS, segundo o que foi relatado pelo site Tecnoblog. Porém, esse aviso foi feito ainda mais cedo, no dia 18, no último sábado. Era um alerta avisando que era necessário fazer a troca da senha de acesso ao serviço. 

“Novas medidas de segurança foram adotadas para assegurar a privacidade dos dados pessoais no referido aplicativo”, dizia a mensagem. 

Conforme o que está previsto no 48º artigo da Lei Geral de Proteção de Dados (lei 13.709 de 2018), quem controla os dados de terceiros deve informar quando houver incidentes desse tipo para as autoridades nacionais e ao titular das informações. Como foi no caso do vazamento de informações como CPF e número de celular dos usuários do aplicativo da estatal brasileira.

“Vale destacar que a estatal é responsável por algumas das plataformas de serviços digitais mais acessadas do país – Portal Correios, Rastreamento, Busca CEP, Busca Agência, Pré-Postagem, entre outros – que estão operando normalmente”, disse Os Correios.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários