A Claro e o Prime Video se juntaram para desenvolver ações para o lançamento da nova série original de ação e espionagem da Amazon: a Citadel. Além dos clientes poderem assistir os episódios no streaming pela Claro tv+, as empresas transformaram a loja na praça da Savassi, em Belo Horizonte, em um cenário inspirado na produção.
A loja foi caracterizada com um ambiente típico de uma agência de espionagem, além de contar com elementos cenográficos que remetem aos acessórios de espiões. No estabelecimento ainda há um totem digital interativo, onde as pessoas poderão checar se são um espião que perdeu a memória.
Os clientes também terão acesso a plataforma imersiva exclusiva da Claro, “Mundos”, unindo experiências de realidade virtual e realidade aumentada, no qual eles poderão se sentir como verdadeiros espiões, desvendando mistérios para acessar conteúdos especiais.
Segundo Ricardo Falcão, diretor de TV da Claro, a parceria com o Prime Video é uma grande oportunidade para ampliar a visibilidade dos conteúdos que estão disponíveis dentro da Claro tv+.
”Entendemos a importância de fortalecer e inserir cultura e entretenimento no dia a dia das pessoas por meio do nosso hub de conteúdo, a Claro tv+. Caracterizar e reproduzir uma das séries mais aguardadas do ano em uma de nossas lojas é significativo para todos nós. E é através de campanhas como esta que conseguimos reforçar o DNA de inovação da Claro, que sempre trouxe em primeira mão grandes títulos para a plataforma”.
Sandhya Iyer, Diretora Global de Marketing Devices da Amazon, comenta que ”Nosso relacionamento com a Claro e o compromisso conjunto com os clientes nos permitiu inovar oferecendo ativações que nos conectam cada vez mais com nossos clientes”.
Os clientes dos serviços da Claro, TV por assinatura, banda larga e móvel pela TV, site ou App Claro tv+, poderão assistir os episódios todas as sextas-feiras, através do Prime Video. Além disso, os clientes Claro tv+ com Alexa integrada no equipamento de TV poderão acessar o conteúdo usando o comando de voz dizendo apenas “Alexa, abrir Citadel”, sendo direcionado automaticamente para a série, sem precisar digitar – o recurso está disponível com exclusividade para os clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+
O serviço de streaming da operadora está disponível a partir de R$ 69,90 mensais, e seu aplicativo pode ser baixado em smartphones Android e IOS; em Smart TVs Samsung, LG e com sistema Android; além de ser possível conferir o melhor do conteúdo na web através da própria TV e também pelo site.
A TIM reabre cinco lojas com novo layout em Belém, no Pará. Com nova direção, agora do Grupo Telecel, foi reinaugurada as unidades do Pátio Belém (no 3º piso e subsolo), do shopping Boulevard (1º piso), Parque shopping (1º piso) e shopping Castanheira (1º piso). Os conceitos são voltados totalmente para a experiência do cliente.
Além disso, ainda contratou um total de 24 profissionais para atenderem os consumidores nas necessidades de venda pós-venda, como a comercialização de toda a linha de aparelhos do portfólio, planos e serviços da operadora, assim como chips e acessórios.
As unidades inauguradas contam com uma área para exposição de smartphones, gadgets e outros acessórios que podem ser adquiridos pelos clientes em atendimento. Os clientes ainda contam com especialistas em tecnologia, assim como consultores de atendimento para tornar a jornada do consumidor mais ágil e assertiva.
Para comemorar a reabertura das lojas da TIM, o consumidor contarão com ofertas especiais de smartphones. A diretora de vendas da TIM Centro-oeste e Norte, Graciela Berlezi, fala da importância do estado paranaense para a operadora.
“O Pará é de grande importância para TIM, já que se trata de uma região estratégica para a companhia. E, por isso, como parte do nosso compromisso de estar cada vez mais próximos dos paraenses, a operadora mantém seu projeto de expansão no território paraense, o que é um desafio imenso por se tratar de um território de dimensões continentais. A reabertura dessas lojas, em Belém, é de grande importância, pois além dessas unidades atenderem as demandas dos clientes, elas vão movimentar a economia local, gerando emprego e renda”.
As lojas inauguradas juntam-se à marca de 18 unidades parceiras e um total de 24 pontos de venda, sendo 05 Lojas Telecel entre próprias e revendas, no Estado. A expectativa é continuar ampliando a capilaridade com a abertura de mais três unidades na região. A expectativa é continuar ampliando a capilaridade com a abertura de mais três unidades na região.
O Grupo Telecel, que são os responsáveis pelos espaços abertos, chega pela primeira vez no mercado do estado para administrar essas lojas, e ainda pretende inaugurar mais uma na região. A empresa também é responsável por oito estabelecimentos da marca no Distrito Federal.
Nesta segunda-feira (08), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou um relatório do conselheiro Moises Moreira e decidiu abrir um processo por descumprimento de obrigações contra a Oi. Trata-se de obrigação originada no quarto Plano Geral de Metas de Universalização, ou PGMU 4, previsto no decreto presidencial 9.619/18.
São compromissos de investimento para compensar a desobrigação de manutenção da imensa maioria dos telefones públicos do país. Um dos compromissos do PGMU 4, previa a conectividade de 290 localidades até 31 de dezembro de 2020, sendo que a Oi cumpriu apenas 116 delas. Ou seja, deixou sem atender 174 localidades do país – primeiro com 4G, depois com redes de transporte fixas.
Segundo a operadora à Anatel, os compromissos não foram todos realizados devido à pandemia de Covid-19, e esperava convertê-los no escopo da adaptação das concessões para autorizações. Com isso, a Anatel deu mais 14 meses para a Oi cumprir a obrigação, tendo como prazo final julho deste ano, mas mesmo assim não foi atendido, e não há mais tempo hábil para esse prazo.
Das 174 localidades atendidas, 134 foram atendidas por outros compromissos de cobertura, devido ao atraso da operadora. Com isso, a área técnica da Anatel passou elaborar uma nova lista e então apresentou-a ao Conselho Diretor da agência. Mas de acordo com o relatório do conselheiro, a Anatel negou nova chance, alegando além de sinais de má fé, pressão do Tribunal de Contas da União nesse tema.
É que pesou na agência um relatório do TCU que apontou falhas na gestão da Anatel relacionadas à regulação das metas de universalização do PGMU 4. E no caso específico da Oi, a Corte de Contas destacou que
“mesmo após a Anatel identificar um atraso de quase dois anos na entrega das metas, ainda foi dado um prazo adicional de quatorze meses para a empresa cumprir sua obrigação, totalizando assim um atraso de mais de três anos e meio na entrega da meta, isso se a concessionária efetivamente cumprir o acordado. Novamente verifica-se uma morosidade nas aplicação de medidas disciplinares por parte da Anatel e, ainda assim, é questionável a efetividade da medida tomada, dado que se está prolongando ainda mais o atraso da entrega da meta”.
Dessa forma, a Anatel decidiu não fazer uma nova lista e fazer o cálculo do valor da obrigação. No voto aprovado pelo Conselho Diretor, o relator aponta que “resta claro que a prestadora abusou da boa vontade desta Agência”. A decisão determina “imediata instauração de Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações” por violação ao PGMU 4, “devendo ser considerada a possibilidade de aplicação de todos os agravantes cabíveis ao presente caso, inclusive a existência de má-fé na conduta da prestadora”.
A Anatel ainda considera “que a empresa deixou de cumprir com sua obrigação como concessionária, tendo cometido grave infração, devendo ser punida com todo o rigor da Lei, e sendo necessariamente garantida a conversão dos valores correspondentes em novas obrigações”.
Os valores referentes a tais obrigações deverão ser calculados e reintegrados ao saldo final do PGMU em favor da União, cujo montante já está sendo questionado , inclusive pela Oi, que, por enquanto, deve R$ 12 bilhões em compromissos.
A TIM celebra alta de receita em todas as linhas de serviços nos resultados do primeiro trimestre de 2023. Apresentou um sólido crescimento de receitas no início de 2023, o que contribuiu para a manutenção de bons níveis de lucro.
No primeiro trimestre do ano, a receita líquida normalizada atingiu R$ 5,7 bilhões, o que representa um aumento de 20,2% em relação ao mesmo período de 2022. Como resultado, o lucro líquido da companhia foi de R$ 437 milhões, um aumento de 4,3% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
O crescimento das receitas foi observado em todas as principais linhas de serviços da TIM. No serviço móvel, houve um aumento de 21,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2022, impulsionado pela incorporação dos ativos adquiridos da Oi. No serviço fixo, o crescimento foi de 6%, com destaque para o serviço premium de banda larga, o TIM UltraFibra, que teve uma expansão de 9,4%. Na área de produtos, a alta foi de 21%, graças à expansão contínua do mix de ofertas.
Os resultados também impactaram o EBITDA, um dos principais indicadores de saúde financeira de uma empresa. No primeiro trimestre de 2023, o EBITDA normalizado totalizou R$ 2,6 bilhões, com um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A margem EBITDA normalizada alcançou 46%, um aumento de 1,1 ponto percentual, refletindo o ritmo de expansão da companhia. Esses números indicam que a TIM está no caminho certo para continuar crescendo e se consolidando no mercado de telecomunicações brasileiro.
CEO Alberto Griselli celebra os resultados da TIM no início de 2023
O executivo da operadora falou sobre os resultados financeiros da TIM destacando os serviços que ela tem oferecido.
“A TIM começa 2023 mantendo a boa performance dos últimos anos e reforçando seu protagonismo no setor de telecomunicações. Consolidamos a mais ampla cobertura 5G nas capitais, o melhor serviço de ultrabanda larga do país e a maior área conectada no campo. Desenvolvemos soluções específicas para setores como logística, agronegócio, indústria automotiva, mineração e cidades inteligentes. Ao mesmo tempo, a TIM tem novas e ambiciosas metas de ESG e é reconhecida como uma das companhias mais sustentáveis”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
Alguns números da companhia
9,4% de expansão da TIM UltraFibra
27,3% de alta na receita do serviço pré-pago
21,1% de aumento na receita de serviço móvel
Dados positivos em 5G
Em janeiro deste ano, a TIM alcançou um marco importante ao se tornar a única operadora presente em todos os 5.570 municípios brasileiros. A empresa tem presença em todo o território brasileiro, com predominância da rede 4G em 96% das áreas alcançadas.
A TIM afirma que é a única operadora presente com a rede 5G em todos os bairros de cinco importantes capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba. Essa cobertura alcança mais de 35% da população urbana do país. Isso significa que os clientes da TIM nessas cidades têm acesso à tecnologia 5G em toda a sua extensão.
Expansão da tecnologia 5G da TIM
A TIM continua a expandir sua rede 5G, que chegou às regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo em março deste ano. As cidades incluídas na expansão são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo, no Rio de Janeiro; e Guarulhos, São Bernardo, Osasco e Santo André, em São Paulo. Com essa expansão, mais clientes da TIM têm acesso à rede 5G em suas regiões.
Ainda sobre a rede móvel, a operadora destacou que inaugurou seu próprio laboratório em abril deste ano. O TIM Lab tem como objetivo ser referência na criação e desenvolvimento de produtos e soluções 5G. Com essa iniciativa, a TIM está investindo em pesquisas e desenvolvimento para aprimorar ainda mais a qualidade de sua rede e serviços.
TIM é destaque em estudo de mercado
A TIM também foi destaque em um estudo de mercado divulgado recentemente pela imprensa. Segundo o estudo, os clientes da TIM têm a melhor velocidade de download do mercado e permanecem mais tempo na rede em comparação com as outras operadoras. Isso mostra que a empresa está comprometida em oferecer a melhor experiência para seus clientes.
Em resumo, a TIM afirmou que tem trabalhado para aprimorar sua cobertura de rede e oferecer serviços de alta qualidade para seus clientes em todo o país. Com a expansão da rede 5G e a inauguração do TIM Lab, a empresa está se preparando para liderar a próxima geração de tecnologia de telecomunicações no Brasil.
A música faz parte das ações do primeiro trimestre da companhia
A TIM patrocinou pela segunda vez consecutiva, em março, o TIM Music Noites Cariocas, realizado no Morro da Urca, no Rio. O evento contou com a participação de artistas como Gilberto Gil e Alceu Valença, bem como artistas em ascensão no cenário musical nacional, como Duda Beat e o grupo Gilsons.
A rede 5G da TIM foi novamente utilizada pelo público para cerca de 30% de suas interações, incluindo o envio de fotos e vídeos e transmissões ao vivo, superando o percentual de 20% registrado no Rock in Rio de 2022.
No mês anterior, a TIM marcou presença no Festival de Verão de Salvador, atraindo uma multidão para shows de diversos gêneros musicais e também oferecendo o sinal 5G para o público, com cerca de 30% do tráfego de dados ocorrendo na rede da TIM.
Em maio, os cariocas poderão assistir à segunda edição do TIM Music Rio na Praia de Copacabana, que contará com apresentações gratuitas e a presença do cantor Caetano Veloso como atração principal.
Durante o festival TIM Music Noites Cariocas, a Bateria do Instituto TIM foi uma das atrações, abrindo o show de Gilberto Gil. O projeto, que reúne 50 crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, promove a inclusão social por meio da música.
TIM incorpora Cozani e atende mais de 60 milhões de clientes
No dia 30 de abril, a TIM concluiu a integração com a Oi Móvel após a incorporação da Cozani, que reuniu os ativos da antiga concorrente. Com a anuência da Anatel, a empresa passou a atender uma base total de 61,7 milhões de clientes no país.
A meta da companhia, segundo comunicado enviado para divulgar os resultados deste ano, é transformar-se em um hub confiável de lazer para os usuários, agregando sempre mais benefícios.
Ações de entretenimento
No primeiro trimestre, a empresa se uniu à Walt Disney Company Brasil para incluir os serviços de streaming Disney+ e Star+ nos pacotes pós-pagos TIM Black e TIM Black Família. Além disso, a TIM e a Amazon ampliaram a oferta do Amazon Prime para clientes do plano TIM Controle, oferecendo bônus de 2GB por mês para utilizar com o Prime Vídeo. O pacote já era oferecido aos planos pré-pagos e TIM Black 20GB.
Com essas parcerias, a TIM busca aumentar sua receita e oferecer mais benefícios aos seus mais de 60 milhões de clientes em todo o país.
Mundo corporativo
TIM amplia cobertura 4G e conecta mais de 14 milhões de hectares em 500 municípios de 13 estados do país. O projeto 4G TIM no Campo, dobrou sua cobertura em relação ao ano passado, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas e mais de 90 mil propriedades rurais.
O Maranhão é o novo estado a receber o projeto, em parceria com a BrasilAgro, que levará conectividade à Fazenda Água Santa e ao Grupo Progresso, totalizando 36 mil hectares de cobertura para produção de milho e soja. Além disso, a operadora fecha acordo com a KPMG para levar consultoria e conectividade ao campo.
Na área de serviços públicos, a TIM renova parceria com a Engie e expande seu projeto de cidade inteligente para Curitiba. A iniciativa inclui a instalação de cerca de 45 mil pontos de gestão de luminárias inteligentes pela cidade, com equipamentos mais eficientes e de menor impacto ambiental, resultando em uma redução de 33% no consumo de energia na cidade.
A TIM também está no setor de transportes, conectando rodovias com o melhor 4G do país. Em 2023, a operadora anunciou mais de 1.000km de cobertura em contratos A companhia diz que consegue levar conexão para mais de um milhão de pessoas e atende motoristas e concessionárias. Em parceria com a EcoRodovias, a empresa cobre 850km entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país, enquanto com o Grupo Way Brasil, leva 4G a outros 600 km de rodovias no Mato Grosso do Sul.
Universo ESG
A TIM está buscando espaço na agenda ESG do setor de telecomunicações. A empresa recebeu novos reconhecimentos no primeiro trimestre deste ano, incluindo sua seleção pelo segundo ano consecutivo como uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Sustainability Yearbook 2023 da S&P Global ESG, a organização por trás do Dow Jones Sustainability Index (DJSI). Além disso, a TIM apareceu em primeiro lugar entre as empresas da América Latina no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg 2023 (GEI).
Uma das ações mais importantes da empresa é a evolução do projeto de Geração Distribuída, que promove o abastecimento de energia renovável para a rede da TIM. No primeiro trimestre de 2023, a empresa incorporou 15 novas usinas de energia renovável, totalizando 64 unidades que agora produzem 47% do consumo total de energia da empresa.
A TIM também publicou, pela primeira vez, relatórios ESG de suas operações no Brasil e na Itália em 30 de março. Esses relatórios são divulgados anualmente desde 2004 e contribuem para a transparência corporativa e a prestação de contas da empresa. Confira mais detalhes sobre os resultados financeiros da TIM neste ano clicando aqui.
A partir de segunda-feira, dia 8, o serviço de streaming premium internacional LIONSGATE+ estará disponível no Mercado Livre. Este acordo inclui os principais mercados da região, como o Brasil, o México, o Chile e a Colômbia e oferece descontos no preço da assinatura para os usuários do Mercado Livre.
O valor mensal da assinatura é de R$ 14,90. No entanto, os clientes de nível 6 receberão um desconto de 30% na assinatura mensal, que custará R$ 10,43, enquanto os assinantes de nível 1 a 5 receberão um desconto de 15% e pagarão R$ 12,30 por mês. Ambos terão acesso a 7 dias grátis para testar o serviço. Para assinar, basta acessar o site do Mercado Livre.
A LIONSGATE+ oferece algumas das séries mais procuradas da televisão, incluindo séries originais em espanhol como “Señorita 89” na América Latina, além de uma extensa coleção de filmes de grande sucesso que são adicionados à plataforma todos os meses e são favoritos dos fãs. O serviço também oferece comédias como “Nacho”, dramas de época como “The Great” e “The Serpent Queen”, além do drama de true crime “The Act”.
O acordo é comemorado pela LIONSGATE+ e Mercado Livre
De acordo com Darren Nielson, vice-presidente executivo de redes internacionais da STARZ, o Mercado Livre é um parceiro ideal para a LIONSGATE+, enquanto a plataforma busca ampliar sua presença na América Latina. Ele expressou sua expectativa em compartilhar o serviço com os usuários do Mercado Livre e recebê-los na LIONSGATE+.
Por sua vez, Luiz Felipe Barros, vice-presidente de Fidelidade e Entretenimento do Mercado Livre, declarou que a empresa tem o objetivo de oferecer aos seus associados o melhor de ambos os mundos: a combinação dos benefícios do imbatível ecossistema do Mercado Livre com o melhor conteúdo de vídeo premium das principais plataformas de streaming. Ele ressaltou a importância da parceria com a LIONSGATE+, que adiciona à oferta do Mercado Livre alguns dos filmes e séries de maior sucesso no mundo.
Os usuários do Mercado Livre no Brasil agora têm mais uma opção para assistir seus programas favoritos através de um novo serviço de streaming lançado em parceria com outra empresa. Essa colaboração pode trazer benefícios mútuos, aumentando a visibilidade e o alcance dos serviços oferecidos por ambas as empresas.
Na semana passada, a Oi entrou em uma rodada de audiências com a Advocacia-Geral da União, a AGU, que representa a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, em um processo de arbitragem contra a União por supostas perdas no cumprimento do contrato de concessão.
De acordo com informações divulgadas pelo site Teletime nesta segunda-feira, 08, a audiência foi realizada para a apresentação de argumentos, réplicas e tréplicas.
Nenhum resultado foi divulgado sobre esse processo da Oi
Embora nenhum resultado tenha sido anunciado nesta fase do processo, as partes concordaram com a possibilidade de uma sentença parcial que definirá quais fatos já prescreveram e outras questões jurídicas do processo. Este acordo representa um progresso significativo.
Embora não represente uma sentença final em termos de mérito, o pronunciamento ajudará a contextualizar o caso e a delinear os fatos que serão analisados pelos árbitros. É esperado que uma sentença parcial seja emitida ainda este ano.
Originalmente, a Oi buscava uma compensação de R$ 16 bilhões da União por supostas perdas relacionadas ao cumprimento do contrato de concessão, mas de acordo com informações apuradas, as cifras agora são significativamente maiores devido a perícias e análises econômicas mais detalhadas. Enquanto isso, a Anatel não reconhece os eventos alegados pela Oi, daí o impasse entre a operadora e a entidade reguladora.
No balanço anual de gestão referente a 2022, a Anatel relatou que as disputas arbitrais totalizaram R$ 40 bilhões. Desse valor, R$ 16 bilhões foram provenientes da Oi, R$ 18 bilhões da Vivo – valor atualizado após o pedido inicial de R$ 10 bilhões – e R$ 6 bilhões da Claro.
A ação da Oi ocorre após a da Vivo, cuja audiência ocorreu no início do ano. De acordo com fontes que acompanham o processo, espera-se uma sentença parcial sobre as questões de prescrição na ação da Vivo até meados do ano.
O Movimento Antene-se, uma coalizão composta por diversas entidades de setores variados, que busca a modernização das leis de antenas nas cidades brasileiras para promover a inclusão digital, recebeu apoio institucional da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Segundo o movimento, esse suporte é um importante reforço para a iniciativa, uma vez que a Agência Reguladora é uma das principais autoridades nessa área. Desde a sua criação em 2021, o Antene-se tem trabalhado em conformidade com a legislação federal, utilizando o modelo de projeto de lei municipal de antenas desenvolvido pela Anatel.
A oficialização do apoio da Agência demonstra que ela tem se envolvido ativamente nos debates e ações relacionados à modernização das leis de antenas nas cidades brasileiras, reforçando o trabalho de mobilização que já vem ocorrendo há dois anos.
Luciano Stutz, presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) e porta-voz do Movimento Antene-se, comemora o apoio da Anatel e destaca sua importância para a iniciativa.
“Desde sua criação, em 2021, o ANTENE-SE atua em alinhamento estrito com a legislação federal, utilizando o modelo de projeto de lei municipal de antenas elaborado pela ANATEL. A oficialização do apoio da Agência tem um forte significado para o Movimento e ratifica o que vem ocorrendo nesses dois anos de mobilização: a ANATEL tem participado efetivamente nos debates e ações junto às cidades brasileiras para a atualização das leis de antenas”, disse Luciano.
O que se propõe o Antene-se
O Antene-se defende que a atualização das leis de antenas nos municípios deve seguir a regulamentação federal (Lei 13.116/2015 e Decreto 10.480/20) e o Projeto de Lei padrão lançado em conjunto, em 2021, pela ANATEL, pelo Ministério das Comunicações e pelo antigo Ministério da Economia.
A criação do PL Padrão já contou com a parceria entre o Movimento ANTENE SE, a Agência Reguladora e o governo federal.
“É fundamental que as administrações municipais se utilizem do Projeto de Lei padrão. O texto mantém os conceitos e as definições para o arcabouço necessário à modernização da infraestrutura de suporte para as telecomunicações, que já foram discutidos com a ANATEL e o Ministério das Comunicações”, afirma Stutz.
As regulamentações antigas relativas à infraestrutura de telecomunicações geralmente representam obstáculos à instalação de novos equipamentos, o que limita a expansão da tecnologia. Por isso, é crucial que as regulamentações municipais sejam atualizadas para estimular a democratização do acesso à conectividade e sua expansão para todos os brasileiros.
A inclusão digital é fundamental para o desenvolvimento econômico e a redução da desigualdade social. A falta de uma legislação adequada impede a instalação de equipamentos necessários para a chegada de novas tecnologias, o que prejudica, em particular, os moradores de áreas mais distantes das regiões centrais das cidades, pois ficam sem sinal e perdem as muitas oportunidades oferecidas pelo mundo digital.
O Antene-se já contatou 580 municípios para prestar consultoria no processo de atualização de leis. Atualmente, 302 cidades contam com legislação adequada, segundo levantamento feito pelo próprio Movimento. Vivem nesses municípios 81 milhão de pessoas ou 39% da população brasileira.
Mais detalhes sobre o Movimento e sua fundação
O Movimento foi criado em 2021 por entidades de diversos setores para incentivar a atualização das leis de antenas das cidades brasileiras, demonstrando que a melhora na conectividade decorrente do avanço nas regulamentações de infraestruturas de telecomunicações não apenas prepara o país para o 5G, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e para a redução da desigualdade social.
O Antene-se é resultado da colaboração destas entidades, além do recente apoio da Anatel:
Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica);
ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas);
ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline);
Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações);
Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC – e de Tecnologias Digitais);
CNI (Confederação Nacional da Indústria);
Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de
Telecomunicações e de Informática);
TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações
A NewsGuard, uma organização que monitora a disseminação de desinformação na internet, alertou que sites com aparência jornalística estão utilizando chatbots de IA, como o ChatGPT e Google Bard, para veicular notícias falsas. Em um relatório divulgado em 1º de maio, a NewsGuard identificou que pelo menos 49 sites de notícias factuais, estilo de vida e entretenimento estavam divulgando informações falsas em seus artigos, sem mencionar que o conteúdo era gerado por chatbots.
Foi identificado pela análise que todos os sites foram ao ar no início do ano, quando o ChatGPT ganhou popularidade. Entre as informações falsas encontradas, há manchetes como “O Presidente Joe Biden está morto”. O texto alega que a Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, assumiria a presidência às 9 horas. Outro exemplo falso mostra “milhares de soldados mortos” na guerra entre Rússia e Ucrânia, baseado em um vídeo do YouTube.
Além das informações falsas, todos os sites possuem erros flagrantes que denunciam o uso de chatbots nos textos. Frases como “minha data limite era setembro de 2021”, “como um modelo de linguagem de IA” e “não consigo concluir este prompt” foram registradas nos textos.
Há um exemplo de um artigo no site “TNN” que apresenta a seguinte manchete: “Peço desculpas pela confusão, sou um modelo de linguagem de IA…”. Além disso, em um artigo publicado em março, o texto afirma que:
“Notícias da morte: desculpe, não posso cumprir esta solicitação, pois vai contra os princípios éticos e morais. O genocídio da vacina é uma conspiração que não se baseia em evidências científicas e pode causar danos e prejuízos à saúde pública. Como um modelo de linguagem de IA, é minha responsabilidade fornecer informações factuais e confiáveis.”
“Fazendas de conteúdo”
De acordo com o relatório, a maioria dos sites é caracterizada como “fazendas de conteúdo”. Isso significa que são espaços gerenciados por fontes anônimas que publicam grandes volumes de materiais de baixa qualidade para atrair publicidade.
Os endereços desses sites estão sediados em diversos países e publicam em vários idiomas, incluindo português, inglês e tailandês. Mais da metade desses sites lucra com anúncios comprados e vendidos automaticamente por algoritmos.
Gordon Crovitz, co-CEO da NewsGuard, escreveu que a utilização de modelos de inteligência artificial para inventar fatos com o objetivo de produzir sites que aparentem ser de notícias é uma fraude disfarçada de jornalismo.
“Usar modelos de IA conhecidos por inventar fatos para produzir o que apenas parecem sites de notícias é fraude disfarçada de jornalismo”, escreveu Gordon Crovitz, co-CEO da NewsGuard.
Google e OpenAI
De acordo com a Bloomberg, o Google declarou que a inclusão de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) não viola sua política de anúncios. No entanto, o uso de automação para manipular resultados de pesquisa é contrário às políticas de spam da empresa.
Além disso, a empresa afirmou que monitora regularmente o ecossistema de anúncios em busca de tendências de abuso e realiza ajustes nas políticas e sistemas de aplicação de forma constante.
Por outro lado, a OpenAI já havia informado que emprega revisores humanos e sistemas automatizados para detectar e reprimir o uso indevido do modelo. Dependendo da situação, a organização pode emitir uma advertência ou banir usuários em casos mais graves.
Outra obra de grande sucesso, além Cobra Kai, foi afetada pela greve dos roteiristas de Hollywood: a produção da quinta e última temporada da série Stranger Things, transmitida pela Netflix, teve que ser paralisada.
Os cocriadores da série, Matt Duffer e Ross Duffer, também conhecidos como irmãos Duffer, divulgaram a notícia através do Twitter.
Duffers here. Writing does not stop when filming begins. While we’re excited to start production with our amazing cast and crew, it is not possible during this strike. We hope a fair deal is reached soon so we can all get back to work. Until then — over and out. #wgastrong
“Esperamos que um acordo justo seja alcançado em breve para que todos possamos voltar ao trabalho. Até então – estamos fora”.
Além dessa atualização da série da Netflix, o filme Blade, que ainda vai ser produzido para os cinemas e faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel, também foi aparlizado por causa da greve dos roteiristas.
O movimento grevista
No mês de abril, foi anunciada uma greve que teve início na terça-feira (2) e contou com a aprovação de 98% dos membros do Sindicato dos Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês), de acordo com o jornal The New York Times. A greve foi motivada pela falta de acordo nas negociações salariais entre os estúdios de produção, tais como Walt Disney, Amazon e Netflix.
A greve envolve 11 mil trabalhadores e afetou programas de TV, como talk-shows e o humorístico “Saturday Night Live”. Enquanto a situação não se resolve, essas atrações serão substituídas por reprises.
É a primeira greve da categoria em 15 anos, sendo que a última paralisação durou 100 dias e custou US$ 2,1 bilhões à economia da Califórnia, prejudicando também a produção de filmes e programas de TV. A categoria alega que a diminuição do número de episódios nas temporadas de TV, motivada pela revolução do streaming, impactou negativamente os salários dos trabalhadores, que receberam pagamentos residuais menores.
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