19/12/2025
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País tem 1,2 mil pontos de internet por meio do Programa Wi-Fi Brasil

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De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do Programa Wi-Fi Brasil, somente este ano já foram instalados 1.287 pontos de internet em 613 municípios de todas as regiões do país. Desse total, 63,2% das instalações foram em área urbana e 36,7% em zona rural.

O objetivo do programa do Governo Federal é promover a inclusão digital dos brasileiros. O ministro Juscelino Filho explica que “Com o Wi-Fi Brasil estamos levando internet aos quatro cantos do Brasil e, com isso, vamos promover a inclusão social que a nossa população tanto necessita. Esse é um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministério das Comunicações não está medindo esforços para atingir as metas estabelecidas”.

Com o Programa Wi-Fi Brasil em 2023, cerca de 1.215 novas escolas públicas passaram a contar com acesso à internet para seus alunos e para a comunidade local, o que representa 94,4% do total de instalações.

“Possibilitar que as escolas públicas tenham internet nas regiões em que têm os menores índices de desenvolvimento do nosso país é um dos principais objetivos do programa”, afirma o ministro.

Pelo Wi-Fi Brasil, o governo leva conectividade via fibra óptica e satélite. A internet satelital é fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com apoio da Telebras e fica em órbita sobre o Equador a 36 mil quilômetros de altitude.

O artefato é o primeiro satélite brasileiro concebido exclusivamente para a transmissão de dados com alta velocidade na banda Ka cobrindo todo o Território Nacional e a Amazônia Azul.

Além de atender as instituições de ensino, o programa ainda instala gratuitamente antenas e roteadores em locais como delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), assentamentos, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, e telecentros comunitários, por exemplo.

Segundo o MCom, a maior parte dos novos pontos de internet está na Região Nordeste, beneficiando 408 cidades com a cobertura do Wi-Fi Brasil. Foram 930 pontos instalados, sendo 54,4% deles em áreas urbanas e 45,5% na zona rural. Além disso, 902 desses pontos de conectividade estão contemplando escolas públicas de educação básica.

Juscelino Filho explica que iniciar a inclusão digital pelas crianças é fundamental para que elas tenham educação de qualidade. Além disso, ele diz que “Vamos promover o desenvolvimento e garantir oportunidades para os estudantes e suas famílias“.

TIM pretende terminar o ano com 100 usinas de fontes renováveis

Nesta quarta-feira (17), a TIM falou sobre suas expectativas para este ano referente a geração distribuída de energia da empresa. A operadora espera terminar o ano de 2023 com 100 usinas de energia de fontes renováveis abastecendo suas operações em diversas partes do país. Atualmente, já conta com 64 usinas que produzem 50% do seu consumo total de energia no território brasileiro.

No primeiro trimestre do ano, a operadora já incorporou 15 novas unidades alugadas de parceiros, além de ter expandido sua atuação para diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Essas usinas produzem um total de 3.000 MWh, o suficiente para abastecer mais de 1,6 mil antenas de telecomunicações da TIM.

A iniciativa prioriza o uso de plantas solares, que representam cerca de 80% do total da planta, além de contar também com usinas hídricas e de biogás. Ao todo, a operadora trabalha com 18 parceiros, entre grandes produtoras (como Faro Energy, Gaswatt Energia e Hy Brazil Energia) e fornecedores menores, como Fotossíntese Tecnologia Solar e Progressul Sistemas de Energia.

Em nota, Bruno Gentil, vice-presidente de Recursos Corporativos da operadora, destacou o protagonismo da empresa no setor de telecomunicações nesse aspecto. “Investimos em energia renovável desde 2017 e já temos usinas em 18 Estados e no Distrito Federal. Até o fim do ano, seremos a operadora com maior autogeração, o que reforça ainda mais a sólida agenda ESG da TIM”.

Segundo o executivo, a companhia alcançou a marca de 100% de energia limpa em seu consumo total em 2021 e continua mantendo esse patamar. Além disso, a tele ainda complementa sua produção energética por meio da aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável.

Além das usinas de fontes renováveis, a TIM complementa sua produção energética por meio da aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável. Cada certificado garante que 1 MWh foi injetado no sistema interligado nacional a partir de uma fonte de geração de energia renovável.

Além da sustentabilidade e do meio ambiente, essas usinas ainda trazem benefícios para as comunidades locais, pois a produção de energia é compartilhada com a população dos municípios onde as plantas estão localizadas. O projeto também impulsiona a criação de postos de trabalho, tanto na construção quanto na manutenção das usinas. Estima-se que cada megawatt de energia solar instalada demanda uma força de trabalho de 30 novos empregos, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Xiaomi faz parceria com a Disney para lançar edição especial de smartphone

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Nesta quarta-feira (17) anunciou que fechou uma parceria com a Disney para apresentar uma edição especial do 100º aniversário do Xiaomi Civi Disney. Com isso, a empresa lançará um smartphone CIVI de marca conjunta, que será inspirado em um dos personagens do conglomerado de mídia.

Esse será o primeiro produto colaborativo entre a Xiaomi e a Disney, com um IP de personagem selecionado para a joint venture. No entanto, a data exata de lançamento ainda não foi divulgada.

A Xiaomi não deu detalhes do negócio, mas é possível que o primeiro smartphone a ser lançado no âmbito desta parceria seja o Xiaomi CIVI 3. O aparelho provavelmente terá um design inspirado em um personagem da Disney e pode incluir acessórios e embalagens personalizadas. A possibilidade de uma interface de usuário personalizada também não pode ser descartada.

O aparelho provavelmente terá um design inspirado em um personagem da Disney e pode incluir acessórios e embalagens personalizadas. A possibilidade de uma interface de usuário personalizada também não pode ser descartada, de acordo com a Gizmo China.

Embora também não tenha detalhes sobre o aparelho celular, há rumores que diz que o Xiaomi CIV 3 virá equipado com com um processador Dimensity 8200 e contará com uma configuração de câmera dupla frontal, com ambos os sensores sendo sensores Samsung S5KGD2 de 32MP. Na parte traseira, o aparelho utilizará uma Sony IMX800 como câmera principal.

Entre as suposições, segundo a Gizmo China, a tela do smartphone suportará uma taxa de atualização de 120Hz e provavelmente será suportada por uma bateria interna de 4500mAh com suporte para carregamento rápido de 67W.

Lançar aparelhos personalizados parece estar na tendência da marca, quando no início de março anunciou Redmi Note 12 Turbo edição Harry Potter, com símbolos e obras de arte da popular franquia de filmes da atual Warner Bros. Discovery.

O dispositivo foi realmente personalizado para os amantes da saga que acompanha a vida do bruno Harry Potter. Além de vir com o icônico logotipo de Hogwarts no centro das costas do smartphone. Outro aspecto interessante é que a empresa projetou o módulo da câmera de uma forma que lembra os óculos de Harry Potter.

Claro lança versão de plataforma de autoatendimento para Apple Watch

Nesta quarta-feira (17), a Claro informou que a sua plataforma Minha Claro Residencial já está disponível para os dispositivos da linha Apple Watch. De acordo com Albervan Luz, diretor de tecnologia e transformação da operadora, a ferramenta foi disponibilizada há três semanas e já acumula 60 mil usuários.

A Minha Claro Residencial é a área em que clientes podem consultar serviços em forma de autoatendimento. Inicialmente, os usuários do relógio inteligente podem acessar funções de consulta de fatura com pagamento via PIX e consulta de sinal para TV e banda larga fixa.

Albervan Luz diz que “Quem adquire um smartwatch está inclinado a migrar funções, que antes fazia no notebook e no celular, para o relógio. Então, nada mais justo que trazer a gestão dos seus produtos à comunidade de um toque no pulso”.

“O importante é que o consumidor tenha o poder de escolha de como e onde vai administrar e monitorar o que contrata”, acrescenta.

Na parte de consulta de fatura, segundo a operadora, o cliente pode verificar o status atual da conta residencial. Se solicitar o pagamento via PIX, um QR Code é gerado automaticamente na tela do Apple Watch. Já na opção de consulta de sinal, o dispositivo mostra o status dos produtos de internet fixa e TV por assinatura ativos e vinculados ou contrato. Pelo disposto, o usuário pode ficar informado da situação e previsão de tempo para a normalização de algum serviço, quando houver caso de instabilidade.

Por enquanto, o Apple Watch está limitado a estas funcionalidades citadas, mas segundo a operadora, o objetivo é disponibilizar todas as funções essenciais para tornar o dispositivo um acessório que o cliente possa ter acesso às informações de forma mais rápida.

Ou seja, outras funções como consulta de saldo e previsão de pontos a expirar, devem ser disponibilizadas em breve nos dispositivos. No ano passado, a Claro disponibilizou recursos similares na Alexa, assistente virtual da Amazon. Não há uma versão Android, mas Luz afirma que ainda será lançada.

Anatel abre processo e Oi pode perder concessão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em anúncio realizado nesta quarta-feira (17) à Reuters, afirmou ter iniciado um processo para averiguar a possível inobservância de obrigações por parte da companhia de telefonia fixa Oi, o que poderia levar a uma eventual revogação da concessão da empresa.

Oi

Importante mencionar que a Oi se encontra atualmente em um recente processo de recuperação judicial, o qual foi acatado pela Justiça no mês de março deste ano, após ter conseguido sair de uma das maiores recuperações judiciais do continente.

Segundo do Jornal Folha S. de Paulo, em nota divulgada, a Oi expressou a sua compreensão em relação às “especulações” em torno de ações por parte da entidade concedente, reforçando o dever fiduciário da agência em monitorar as operações das empresas concessionárias. Para além disso, a companhia afirmou que, até o momento, não há justificativas para qualquer tipo de consideração adicional além desse acompanhamento mencionado.

A empresa de telecomunicações Oi, por meio de comunicado oficial, reportou que manifestou demandas relativas à insustentabilidade e ao desequilíbrio econômico e financeiro inerentes à concessão fixa, as quais requerem, obrigatoriamente, medidas adequadas para a solução. Ademais, a abertura do processo em questão foi previamente divulgada pelo periódico O Estado de S.Paulo no início da presente quarta-feira.

Em dezembro, a Oi encerrou sua primeira recuperação judicial após vender sua unidade de telefonia móvel para seus concorrentes Claro, Telefônica Brasil e TIM.

De acordo com a empresa, a conclusão do processo de recuperação judicial não afetou suas operações, serviços prestados aos clientes, vendas, instalações, operações de campo e atendimento.

Atualmente a operadora vive um processo de reestruturação e tem focado na venda de um serviço em especial que é a internet por fibra óptica. O produto tem sido a linha de frente da companhia, tanto para clientes residenciais, quanto para quem precisa de instalações empresariais.

JBL lança mais uma caixa de som no Brasil: Go 3 Eco; saiba mais

A JBL, marca da Harman, lançou no mercado brasileiro a caixa de som Go 3 Eco. A empresa destaca a durabilidade e sustentabilidade do produto, que é feito principalmente com materiais reciclados, sendo 90% de sua estrutura de plástico e o revestimento em tecidos do mesmo tipo. A embalagem também é considerada “verde”, feita com papel certificado pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC).

JBL

O modelo Go 3 Eco da JBL oferece até 5 horas de autonomia de reprodução graças à sua bateria de 2,775Wh e pode ser recarregado em 2,5 horas. O produto tem como destaque graves fortes, devido à sua potência de saída e resposta de frequência. Além disso, a conectividade do produto é um ponto positivo, já que possui suporte ao Bluetooth 5.1.

Entre as especificações da JBL Go 3 Eco, destacam-se o transdutor de 43 x 47mm, potência de saída de 4,2WRMS, resposta de frequência de 110Hz a 20kHz e relação sinal-ruído maior que 85Db. O produto é compacto e leve, com dimensões de largura de 8,75 cm, altura de 7,5 cm e profundidade de 4,13 cm e pesa cerca de 200 gramas.

Disponibilidade e valores do lançamento da JLB

A caixa de som possui resistência contra respingos de água, tornando-se uma excelente escolha para pessoas que desejam levá-la consigo à praia ou à piscina. Atualmente, o produto está disponível para compra no site do fabricante, com opções de cores em azul e verde por R$299,00. No entanto, ainda não é possível adquiri-lo por meio de varejistas ou parceiros de comércio eletrônico.

Confira as especificações completas do alto-falante JBL Go 3 Eco:

  • Potência de saída (W RMS): 4,2
  • Resposta de frequência dinâmica: 110 Hz – 20 kHz
  • Dimensões (cm): 8,75 x 7,5 x 4,13
  • Peso (kg): 0,209
  • Perfis de conectividade Bluetooth: A2DP 1.3, AVRCP 1.6
  • Faixa de frequência do transmissor Bluetooth: 2400 MHz – 2483,5 MHz
  • Modulação do transmissor Bluetooth: GFSK, ?/4 DQPSK, 8DPSK
  • Potência de transmissão Bluetooth: ? 8 dBm (EIRP)
  • Versão Bluetooth: 5.1
  • Tempo de carregamento (horas): 2,5
  • Tempo máximo de reprodução de música (horas): 5
  • Cabo de carregamento incluído
  • Resistente a respingos d’água
  • Bateria recarregável

Analise do Marco Civil da Internet foi adiada pelo STF

A análise de dois recursos que questionam a responsabilidade de plataformas digitais por danos causados por conteúdo ilegal gerado por usuários, de acordo com o Marco Civil da Internet, foi adiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido dos relatores. 

Internet

O julgamento estava programado para ocorrer em 17 de maio, mas agora deve ocorrer em junho. O artigo 19 do Marco Civil da Internet estabelece que os provedores de aplicativos de internet só podem ser responsabilizados por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se não tomarem as providências após uma ordem judicial específica. 

O Facebook é o alvo de um dos recursos (RE 1.037.396), que exige a remoção de um perfil falso e de conteúdo da rede, sob a relatoria do ministro Dias Toffoli. O outro caso (RE 1.057.258) é contra o Google e examina a responsabilidade da empresa em fiscalizar e retirar conteúdo ofensivo, relatado por Luiz Fux.

No mês de março, o Supremo Tribunal Federal realizou dois dias de debates a respeito do assunto, nos quais empresas, órgãos públicos e entidades setoriais tiveram a oportunidade de apresentar os principais pontos de divergência. Durante o evento, os relatores anteciparam que é necessário estabelecer regras que responsabilizem as grandes empresas de tecnologia.

Da mesma forma que na audiência pública sobre o assunto, o julgamento recebeu diversas solicitações de participação de entidades e empresas afetadas pelo tema. Além dos réus Facebook e Google, também foram incluídos para manifestação em um futuro julgamento:

  • Tik Tok
  • Mercado Livre
  • Wikimedia
  • Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
  • Associação Internetlab de Pesquisa em Direito e Tecnologia (Internetlab)
  • Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Escolade Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Cepi/FGV), 
  • Instituto De Tecnologia E Sociedade Do Rio De Janeiro (ITS)
  • Instituto Brasileiro De Direito Civil (IBDcivil) 
  • Associação Brasileira De Emissoras De Rádio E Televisão (Abert) 
  • Educafro Brasil

Desde a semana passada, a inclusão dos recursos na pauta foi vista como uma forma de pressão por parte do judiciário para que o Congresso Nacional debata o tema. Isso se deve ao fato de que a sessão desta quarta-feira, 17, já estava previamente destinada à leitura de um relatório de outro processo, o qual conta com 200 páginas.

A Câmara está atualmente se empenhando em articular a atualização do parecer sobre o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como o “PL das fake news”. Este projeto aborda de forma ampla os direitos dos usuários, deveres dos provedores, formas de responsabilidade e sanções. Apesar de ter tido o regime de urgência aprovado, ainda não há uma previsão exata de quando o texto será votado.

TIM anuncia ampliação do 4G no interior de São Paulo

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Nesta quarta-feira, 17, a TIM anunciou que instalou novas antenas 4G em duas das principais estradas que levam ao litoral norte do estado de São Paulo. As antenas foram colocadas nas rodovias SP-125 (Oswaldo Cruz) e SP-99 (Tamoios), que possuem trechos na Serra do Mar.

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De acordo com a TIM, a Oswaldo Cruz, que conecta Taubaté, no Vale do Paraíba, a Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, agora possui sete novas antenas na frequência de 700 Mhz. Com isso, a cobertura 4G da operadora abrange 90% da estrada, que tem 91 km de extensão.

A TIM Brasil também afirma que instalou dez equipamentos na mesma frequência ao longo da rodovia Tamoios, que liga São José dos Campos ao litoral de Caraguatatuba, cobrindo cerca de 95% dos 83 Km da pista. 

De acordo com Homero Salum, diretor de Mobile Access & Backhaul Engineering da TIM Brasil, a Tamoios e a Oswaldo Cruz apresentavam áreas de baixa cobertura, o que causava dificuldades para os usuários em algumas situações. Salum acrescentou que a TIM está ciente da demanda dos clientes que se dirigem anualmente às praias do Litoral Norte paulista e, por isso, instalou os sites 4G ao longo dessas estradas.

“A Tamoios e a Oswaldo Cruz tinham diversos locais com baixa cobertura, gerando dificuldades para os usuários em algumas situações. Anualmente, essas pistas levam centenas de pessoas às praias do Litoral Norte paulista e a TIM está atenta a esta demanda e à necessidade de seus clientes, com a instalação dos sites 4G”, disse Homero Salum, diretor de Mobile Access & Backhaul Engineering da TIM Brasil.

A operadora divulgou recentemente que estabeleceu acordos para expandir a cobertura móvel em fazendas localizadas na região Nordeste do Brasil. Um dos parceiros é o Grupo Progresso, que possui propriedades rurais no estado do Piauí. Além disso, a empresa foi contratada pela BrasilAgro para fornecer conectividade a duas fazendas situadas no estado do Maranhão.

CEO da OpenAI está preocupado com efeitos negativos da AI

O líder da OpenAI, Sam Altman, emitiu uma declaração de preocupação sobre os efeitos potencialmente negativos da Inteligência Artificial no mundo. Falando em um depoimento de três horas perante o Subcomitê de Privacidade, Tecnologia e Direito na Câmara do Senado dos EUA nesta terça-feira (16), Altman destacou a necessidade de regulamentação global ou nacional para impedir que essas tecnologias causem danos irreparáveis. 

OpenAI

Ele expressou particular preocupação com o ChatGPT, uma criação da OpenAI. O testemunho do CEO foi dado no contexto de esforços legislativos para regulamentar a Inteligência Artificial nos Estados Unidos. A audiência teve como objetivo discutir as possíveis implicações da tecnologia para a privacidade e os direitos humanos. A declaração de Altman é um lembrete de que, apesar do grande potencial da Inteligência Artificial, também é importante considerar seus possíveis riscos e implementar medidas de segurança adequadas.

O que preocupa o CEO do ChatGPT?

Altman está preocupado com o potencial impacto da Inteligência Artificial generativa, que se refere a algoritmos capazes de gerar conteúdo, como imagens, textos e vídeos, em várias áreas do mundo. 

“Estamos trabalhando para construir ferramentas que um dia nos ajudem a fazer descobertas e enfrentar os maiores impactos da humanidade, como aquecimento global ou a cura do câncer.”

Embora a equipe do ChatGPT esteja trabalhando para construir ferramentas que possam ajudar a enfrentar grandes desafios da humanidade, como o aquecimento global e a cura do câncer, o CEO reconhece que essa tecnologia também pode ter consequências negativas, como a eliminação de carreiras inteiras, violação de direitos autorais e impactos na democracia.

“À medida que esta tecnologia avança, entendemos que as pessoas ficam inseguras diante de como isso pode mudar o jeito que nós vivemos. Nós também estamos”, afirmou.

A regulamentação

Ele defendeu a criação de agências de regulamentação em escala global ou nacional para estabelecer padrões neste campo. Essa posição contrasta com a maioria dos líderes de empresas de tecnologia, que são contra a regulamentação e minimizam os riscos de suas ferramentas.

Apesar disso, o CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT, afirmou no Congresso dos EUA que a empresa continuará atualizando suas ferramentas. Ele acredita que lançar versões incompletas (e potencialmente prejudiciais) do ChatGPT permitirá que tanto os usuários quanto o governo interfira e guiem as ferramentas antes que elas sigam na direção errada.

Anatel destaca combate a fake news no Dia Mundial das Telecomunicações

No dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, 17 de maio, a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, emitiu um pronunciamento ressaltando o seu trabalho diante da regulação do setor e como tem buscado combater as fake news. 

O comunicado da entidade foi publicado no site oficial e ressalta também alguns pontos que a agência considera importante diante da data relevante para o setor. 

O que disse a Anatel sobre o Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação 

A agência reiterou seu compromisso em utilizar as telecomunicações como meio de desenvolvimento e união. Além disso, disse estar empenhada em combater o discurso de ódio e a propagação de desinformação na internet.

Telecomunicações

O Dia Mundial das Telecomunicações foi instituído em 1969 para homenagear a fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em 1865. Em 2005, a Organização das Nações Unidas declarou o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Sociedade da Informação, e, em 2006, as duas celebrações foram unificadas.

Destaque para o combate a desinformação 

O texto também aborda a atuação da Anatel, órgão de representação do Brasil na UIT, tanto em nível internacional quanto nacional. No âmbito internacional, a Anatel participa de debates na UIT sobre temas emergentes, como Inteligência Artificial e metaverso, liderando discussões para obtenção de diretrizes globais. 

No Brasil, a Anatel atua na proteção do consumidor no ambiente digital, executando bloqueios de sites e aplicativos que distribuem Fake News com base em decisões judiciais, estabelecendo requisitos de segurança cibernética, combatendo o mercado de equipamentos clandestinos que representam risco ao consumidor, especialmente quanto à proteção de seus dados pessoais, e empoderando o usuário no combate às chamadas abusivas de telemarketing.

Por fim, a agência destaca o que já fez no que diz respeito à conectividade no Brasil:

“Além disso, a Agência promove projetos de conectividade de escolas brasileiras e de criação de infovias no País, realizados a partir dos recursos obtidos com o Leilão de 5G, além de zelar pelos cumprimentos de obrigações de expansão da tecnologia de banda larga móvel em cidades e rodovias”.