26/04/2024

País tem 1,2 mil pontos de internet por meio do Programa Wi-Fi Brasil

Segundo o MCom, desse total, 63,2% dos pontos de conectividade foram instalados em área urbana e 36,7% em zona rural.

De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do Programa Wi-Fi Brasil, somente este ano já foram instalados 1.287 pontos de internet em 613 municípios de todas as regiões do país. Desse total, 63,2% das instalações foram em área urbana e 36,7% em zona rural.

O objetivo do programa do Governo Federal é promover a inclusão digital dos brasileiros. O ministro Juscelino Filho explica que “Com o Wi-Fi Brasil estamos levando internet aos quatro cantos do Brasil e, com isso, vamos promover a inclusão social que a nossa população tanto necessita. Esse é um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministério das Comunicações não está medindo esforços para atingir as metas estabelecidas”.

Com o Programa Wi-Fi Brasil em 2023, cerca de 1.215 novas escolas públicas passaram a contar com acesso à internet para seus alunos e para a comunidade local, o que representa 94,4% do total de instalações.

“Possibilitar que as escolas públicas tenham internet nas regiões em que têm os menores índices de desenvolvimento do nosso país é um dos principais objetivos do programa”, afirma o ministro.

Pelo Wi-Fi Brasil, o governo leva conectividade via fibra óptica e satélite. A internet satelital é fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com apoio da Telebras e fica em órbita sobre o Equador a 36 mil quilômetros de altitude.

O artefato é o primeiro satélite brasileiro concebido exclusivamente para a transmissão de dados com alta velocidade na banda Ka cobrindo todo o Território Nacional e a Amazônia Azul.

Além de atender as instituições de ensino, o programa ainda instala gratuitamente antenas e roteadores em locais como delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), assentamentos, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, e telecentros comunitários, por exemplo.

Segundo o MCom, a maior parte dos novos pontos de internet está na Região Nordeste, beneficiando 408 cidades com a cobertura do Wi-Fi Brasil. Foram 930 pontos instalados, sendo 54,4% deles em áreas urbanas e 45,5% na zona rural. Além disso, 902 desses pontos de conectividade estão contemplando escolas públicas de educação básica.

Juscelino Filho explica que iniciar a inclusão digital pelas crianças é fundamental para que elas tenham educação de qualidade. Além disso, ele diz que “Vamos promover o desenvolvimento e garantir oportunidades para os estudantes e suas famílias“.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários