17/12/2025
Início Site Página 309

TV Digital: Ministério das Comunicações libera o serviço em 25 cidades

0

Na última sexta-feira (17), o Ministério das Comunicações (MCom) publicou no Diário Oficial da União (DOU) portarias autorizando a liberação do sinal do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV). Com a nova autorização, mais de 762 mil brasileiros serão contemplados e contarão com uma melhor experiência de programação em alta definição da TV Digital.

O Maranhão foi o estado que obteve o maior número de autorização, beneficiando, no total, 333.511 habitantes dos municípios de Centro Novo do Maranhão, Fernando Falcão, Feira do Maranhão, Duque Bacelar, Dom Pedro, Conceição do Lago – Açu, Itaipava do Grajaú, Palmeirândia, Igarapé Grande, São Mateus do Maranhão, Belágua, Tuntum, Joselândia e Açailândia.

No Pará, o sinal da TV digital foi liberado nos municípios de São Sebastião da Vista, Tomé-Açu e Curuçá. Além das cidades de Alpinópolis e Pará de Minas, localizadas em Minas Gerais. Se juntam a esta lista os municípios de Jaguarari (BA), Mondaí (SC), Agudo (RS), Pato Branco (PR), Maurilândia (GO) e Major Isidoro (AL).

A partir da publicação desta portaria, a autorizatária deve obter a autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação. O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, destaca que a pasta vem atuando para ampliação do serviço no país.

“Ao expandirmos o sinal de TV Digital, não só garantimos uma maior grade de programação com qualidade de som e imagem, mas possibilitamos o acesso à informação, cultura e lazer para ainda mais brasileiros”, afirmou.

Confira a lista de municípios e canais:

  • Centro Novo do Maranhão (MA) – 42
  • Fernando Falcão (MA) – 38
  • Feira do Maranhão (MA) – 38
  • Duque Bacelar (MA) – 42
  • Dom Pedro (MA) – 42
  • Conceição do Lago – Açu (MA) – 38
  • Itaipava do Grajaú (MA) – 38
  • Palmeirândia (MA) – 32
  • Igarapé Grande (MA) – 38
  • São Mateus do Maranhão (MA) – 38
  • Belágua (MA) – 28
  • Tuntum (MA) – 26
  • Joselândia (MA) – 39
  • Açailândia (MA) – 45
  • Açailândia (MA) – 42
  • Jaguarari (BA) – 32
  • Tomé- Açu (PA) – 49
  • Agudo (RS) – 19
  • Agudo (RS) – 38
  • Pato Branco (PR) – 17
  • Maurilândia (GO) – 26
  • Curuçá (PA) – 26
  • Major Isidoro (AL) – 25
  • São Sebastião da Vista (PA) – 35
  • Pará de Minas (MG) – 25
  • Alpinópolis (MG) – 42

Anatel nega anuência prévia sobre transferência de controle da Surf Telecom

0

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em reunião realizada na semana passada, trouxe mais um desfecho para a disputa societária que se arrasta há anos sobre a transferência do controle de Surf Telecom para a sua sócia minoria, a Plintron, multinacional de Cingapura. Acontece que a agência negou o pedido de mudança no quadro societário da empresa de telecom.

Ou seja, sem anuência prévia da Anatel, a Plintron não pode exercer o controle da empresa. A decisão foi na contramão da sentença arbitral da Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC), que autorizou a mudança.

O acórdão, aprovado por unanimidade e relatado pelo conselheiro Vicente Aquino, cita como motivo para indeferir a mudança o fato de haver “risco à prestação do serviço em virtude da constatação de afronta intencional e direta aos direitos dos usuários do serviço de telecomunicações e sua possível manutenção após a realização da operação societária“.

O desentendimento entre a Surf Telecom e a Plintron ocorreu por causa do cumprimento das cláusulas do acordo, onde a telecom se negou a permitir a conversão das ações do sócio e argumentou que não poderia haver mudança no quadro societário sem a autorização da Anatel, já que a Surf presta um serviço regulado de telecomunicações.

Inclusive, durante a disputa, a Plintron chegou a desligar a plataforma tecnológica que a Surf havia contratado para prestar o serviço móvel celular, gerando um apagão temporário entre os usuários de celular. O caso rendeu denúncias do Ministério Público contra a multinacional por ter agido de forma proposital para causar danos à empresa e aos usuários. O caso foi para arbitragem na CCBC.

A decisão da Anatel garante a permanência de Yon Moreira, que é fundador da empresa, no comando da Surf Telecom, deixando para trás a sentença arbitral, já que se trata de um mercado regulado por lei. “A mudança de controle precisa de autorização da Anatel, que não deu autorização. E a decisão arbitral não se sobrepõe à lei”, disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Segundo Yon, a decisão “serviu para lavar a alma, mostrar a soberania nacional e o respeito à lei”. O empresário também apontou que a decisão evidenciou os equívocos da sentença arbitral e que vai buscar reparos pelos danos que considera que a Surf sofreu.

Já a Plintron diz que “recebeu com surpresa e preocupação a decisão da Anatel. A Plintron está avaliando os termos da decisão e tomará as medidas legais disponíveis perante a Anatel para trazer os fatos verdadeiros à tona e proteger seus interesses. Como provedor mundial de MVNO, a Plintron reforça seu compromisso com as leis brasileiras e seu contínuo interesse em desenvolver o mercado de telecomunicações brasileiro“.

Justiça combate plataformas de seguidores e curtidas no Instagram

2

A Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital de São Paulo está atualmente em processo de movimentar um conjunto composto por 20 ações legais direcionadas a plataformas online que comercializam serviços de aumento de engajamento em redes sociais, tais como seguidores, curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos no Instagram. A prática dessas transações é caracterizada como enganosa pela promotoria, que visa a interrupção completa dessas atividades comerciais em todo o estado.

Instagram

De acordo com o Ministério Público, esses sites oferecem serviços de engajamento artificial para as contas de usuários, o que resulta na criação de métricas falsas relacionadas à popularidade de uma conta. Isso pode levar os usuários a terem uma percepção distorcida da realidade e a tomarem decisões de consumo que podem ser prejudiciais.

Um exemplo disso é quando alguém decide contratar um profissional com base em sua popularidade nas redes sociais, correndo o risco de a popularidade ter sido artificialmente inflada. Nesse caso, o consumidor pode erroneamente acreditar que o profissional é mais qualificado ou confiável do que realmente é.

Além disso, essa prática também pode ser utilizada para manipular a opinião pública, através da disseminação de notícias falsas ou propaganda enganosa.

A promotoria está propondo uma série de medidas para lidar com os sites que comercializam seguidores e curtidas, buscando impor sanções significativas para desencorajar essa prática. Algumas das principais medidas incluem:

  1. Renúncia à Propriedade do Domínio do Site:
  • A promotoria está sugerindo que os responsáveis pelos sites que vendem seguidores e curtidas renunciem à propriedade do domínio dessas plataformas. Essa medida visa a dissuadir os operadores desses sites, retirando a propriedade que lhes confere controle sobre a plataforma.
  1. Multa de R$ 20 mil por Dia de Descumprimento:
  • Como forma de impor uma penalidade significativa, a promotoria propõe uma multa de R$ 20 mil para cada dia em que as medidas estabelecidas não forem cumpridas. Essa abordagem visa criar um incentivo financeiro para a conformidade imediata, visando desestimular a continuidade das atividades ilícitas.
  1. Pagamento de Indenização ao Fundo Especial de Despesa de Reparação de Interesses Difusos Lesados:
  • Além das multas diárias, a promotoria busca que os responsáveis pelos sites paguem uma indenização ao Fundo Especial de Despesa de Reparação de Interesses Difusos Lesados. Essa medida destina-se a compensar os danos causados à sociedade em geral devido à disseminação de práticas ilegais de obtenção de seguidores e curtidas.

Adicionalmente, a promotoria está conscientizando os consumidores sobre a ilegalidade e os potenciais danos financeiros e morais associados à compra de seguidores ou curtidas artificiais. Esta orientação visa educar o público e desencorajar a participação em atividades ilícitas, contribuindo assim para a promoção de práticas éticas nas redes sociais.

HBO Max lança plano promocional de R$ 9,90; saiba como resgatar

0

A plataforma de streaming HBO Max também entrou na campanha de Black Friday e está com mensalidade de R$ 9,90. Essa ação é redirecionada para o Brasil e especial para novos assinantes e quem desejar retomar a assinatura.

Black Friday

Enquanto o streaming não muda de nome para os lados de cá, saiba mais detalhes aqui, confira abaixo se vale a pena aproveitar essa oferta de última hora que a HBO Max preparou.

Detalhes sobre a Black Friday da HBO Max

A oferta válida no Brasil de 17 a 27 de novembro de 2023, direcionada a novos e inativos interessados em retomar a assinatura da HBO Max. Além disso, a inscrição deve ser feita exclusivamente através do site HBOMax.com e do provedor de assinatura participante, Amazon Prime Video Channels. E é importante citar que para ter acesso a oferta é necessário ter o cupom promocional: Blackfriday2023.

Os clientes elegíveis que aderirem a esta oferta promocional terão acesso ao plano mensal multitelas da HBO Max por R$ 9,90 por mês, mais impostos aplicáveis, nos dois primeiros meses. A promoção é restrita ao território brasileiro, podendo ser resgatada uma única vez e não sendo acumulativa com outras ofertas promocionais ou períodos de teste gratuito da HBO Max.

Vale lembrar que o regulamento da promoção também explica que a assinatura da HBO Max requer idade mínima de 18 anos e a disponibilidade de um método de pagamento válido. Após o período promocional, a assinatura será automaticamente renovada mensalmente pelo preço vigente do plano multitelas (atualmente BRL$34,90/mês, mais impostos aplicáveis), a menos que seja cancelada antes da renovação.

O cancelamento pode ser efetuado nas Configurações de assinatura da conta HBO Max. Qualquer alteração de plano durante a promoção resultará na perda do benefício oferecido. Em caso de cancelamento, o acesso à HBO Max será mantido pelo período já pago.

Saiba como encontrar ofertas da Apple durante o mês de novembro

1

A Apple anunciou oficialmente as ofertas que estarão disponíveis em sua loja digital durante a Black Friday, que acontecerá na próxima sexta-feira, 24 de novembro.

Apple iPhone

Infelizmente, o Brasil não está incluído na lista de países que receberão descontos especiais da Apple. No entanto, em várias outras regiões, será possível encontrar dispositivos como celulares, tablets, laptops, fones de ouvido e acessórios com preços reduzidos.

Para adquirir produtos da Apple a preços mais baixos no Brasil, será necessário procurar ofertas em revendedores autorizados e grandes varejistas. De acordo com o site MacMagazine, a última vez que houve descontos oficiais da Apple na Black Friday para o público brasileiro foi em 2013.

Ao invés de reduzir os preços dos produtos, a estratégia da Apple para a Black Friday de 2023 consiste na introdução de cartões-presente “bônus” de diversos valores ao adquirir determinados itens do catálogo, sendo a maioria destes produtos não os mais recentes lançados pela empresa. Essa abordagem busca oferecer aos clientes uma alternativa atrativa, incentivando a compra de produtos específicos por meio da inclusão desses cartões-presente como uma vantagem adicional.

Os montantes associados aos vales-presente destinados a despesas pessoais ou a presentear alguém na loja digital dos Estados Unidos são os seguintes:

  1. Apple Watch Series 9 ou Apple Watch SE — vale de $50
  2. Apple TV 4K ou Home Pod — vale de $50
  3. Magic Keyboard, Magic Keyboard Folio, Apple Pencil 2ª Geração ou Smart Keyboard Folio — vale de $50
  4. Beats Studio Pro, Beats Solo3 Wireless, Powerbeats Pro, Beats Fit Pro, Beats Studio Buds+, Beats Studio Buds ou Beats Flex — vale de $50
  5. iPhone 14, iPhone 13 ou iPhone SE — vale de $75
  6. AirPods 2ª Geração, AirPods 3ª Geração, AirPods Pro 2ª Geração ou AirPods Max — vale de $75
  7. iPad Pro, iPad Air, iPad 10ª Geração ou iPad mini — vale de $100
  8. MacBook Air ou Mac mini — vale de $200

Ministério das Comunicações começa projeto que promete melhorar a TV Digital

1

A nova era da TV aberta Digital está para começar com o “Brasil Digital”. Isso porque, nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, o Ministério das Comunicações (MCom) formalizou uma parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para dar início ao projeto piloto do Brasil Digital em 2023. O Brasil Digital é uma iniciativa voltada para a expansão da TV aberta e gratuita por meio da tecnologia digital.

MCom

O MCom propôs a colaboração com a EBC com o intuito de instalar estações de TV Digital em 21 municípios brasileiros. O principal objetivo desse projeto piloto é testar as sinergias entre o Ministério das Comunicações, a EBC e outras entidades públicas, com o intuito de otimizar recursos e compartilhar infraestrutura.

Aprovada no contexto do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a implementação dessas estações em 250 municípios está programada para começar em 2024. Essa expansão tem como foco áreas que têm uma oferta limitada de programação, contribuindo assim para uma maior cobertura e acesso à TV digital em regiões com menor disponibilidade de serviços televisivos.

De acordo com o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, a iniciativa tem como objetivo impulsionar a inclusão digital por meio da radiodifusão pública. O plano visa expandir a cobertura do sinal de TV Digital da RNCP e da Rede Legislativa, contribuindo para a construção da cidadania. A ideia é proporcionar acesso gratuito a conteúdos de qualidade e credibilidade em áreas remotas do país, beneficiando especialmente as pessoas mais necessitadas.

O Novo PAC aprovou a implementação de estações de transmissão, que incluem torres, abrigos, antenas e transmissores, visando fortalecer a radiodifusão estatal e educativa. Um aspecto importante da iniciativa é o estímulo ao compartilhamento de infraestrutura, envolvendo emissoras públicas como a EBC e a rede legislativa. Esse esforço conjunto busca otimizar recursos e promover uma maior eficiência na expansão da cobertura, maximizando o impacto positivo da radiodifusão nessas comunidades.

Vivo lança campanha Black Friday e tem smartphones a partir de R$ 899

1

A Vivo lançou uma campanha de ofertas da Black Friday, válida tanto para clientes atuais quanto para não-clientes da operadora. As ofertas incluem produtos relacionados a games, áudio, saúde & bem-estar, casa inteligente, notebooks, tablets e acessórios Ovvi.

Vivo

Segundo a companhia, esses produtos estão disponíveis em condições especiais em todos os canais de venda até o dia 27 de novembro, com a opção de parcelamento estendido até 18 vezes sem juros.

As compras feitas com o cartão Vivo Itaú têm a vantagem de receber cashback de até 10%, além de dobrar o limite para a primeira compra nas lojas da Vivo após a emissão do cartão. Para quem optar por comprar na Loja Online da Vivo, o frete é gratuito para todas as cidades brasileiras.

Mais detalhes sobre a Black Friday

Na Black Friday da Vivo, há opções de smartphones com tecnologia 5G a preços acessíveis. O moto g53 5G, com 128GB de armazenamento, está disponível por R$ 899, enquanto o Samsung Galaxy A54 5G, com 256GB de memória interna e resistência à água, está em oferta por R$ 1.599, podendo ser parcelado em até 18x de R$ 89 com o cartão Vivo Itaú.

Para quem busca os lançamentos mais recentes, o motorola edge 40 neo 5G está por R$ 2.399 (ou 18x de R$ 134), e o Samsung Galaxy S23 Ultra 5G de 256GB tem uma condição especial por R$ 5.399 à vista, ou em até 18x sem juros de R$ 300. Além disso, a Vivo oferece a possibilidade de combinar os benefícios dos planos e da rede Vivo diretamente em suas lojas físicas.

Condições especiais para marca Ovvi, da Vivo

A marca Ovvi, de acessórios premium da Vivo, oferece descontos de R$ 100 em compras a partir de R$ 300 e abatimento de R$ 50 para compras acima de R$ 200. Esses produtos podem ser encontrados nas lojas físicas da Vivo e também na Loja Online, com frete gratuito.

A Vivo expande seu portfólio para a Black Friday, incluindo o Samsung The Freestyle 2ª geração, um projetor portátil com sistema de som 360º, por R$ 3.099 (ou 18x de R$ 173). Para quem busca opções para estudos, trabalho e entretenimento, a Vivo oferece o Notebook Positivo Duo C4128B HD por R$ 1.199, o Samsung Galaxy Tab S6 Lite de 128GB por R$ 1.899, e o PlayStation®5 por R$ 3.699 (ou em até 18x de R$ 206).

Além disso, a Vivo disponibiliza produtos para equipar casas e empresas, como a Caixa de Som JBL Boombox 3 por R$ 2.299 (ou em até 18x de R$ 128) e o fone Bluetooth Samsung Galaxy Buds FE por R$ 399. A Amazon Echo Pop com Alexa, por R$ 199, possibilita integrar dispositivos conectados e gerenciar tudo por meio da assistente inteligente. Na Black Friday da Vivo, também estão disponíveis produtos voltados para monitoramento e melhoria da qualidade de vida, como o Samsung Galaxy Watch6, a partir de R$ 1.649.

Além das ofertas em smartphones e acessórios, nesta Black Friday, o Vivo Valoriza, programa de relacionamento da Vivo, está trazendo benefício diferenciados que os clientes elegíveis poderão resgatar e aproveitar em mais de 40 parceiros durante todo o mês de novembro. São descontos de até 80%, combos de produtos leve 4 pague 2, gratuidades em parceiros de vinhos, artigos de esporte, produtos de autocuidado e beleza, gastronomia, entre outros. Para resgatar, basta acessar o App Vivo, entrar na aba do programa Vivo Valoriza e escolher entre tantos benefícios. 

Ainda no clima da Black Friday, o Vivo Play, plataforma de entretenimento da Vivo preparou um especial em parceria com a Warner Bros Discovery para os amantes do cinema. De 15 a 30 de novembro, diversos títulos ‘on demand’ dos estúdios na plataforma estarão com até 50% de desconto. 

Brisanet anuncia inauguração de quatro novas lojas na Bahia e no Piauí

0

A Brisanet, operadora regional de telecomunicações por fibra óptica no Nordeste, reafirma seu compromisso com a inovação e a conectividade ao anunciar a inauguração de quatro novas lojas neste mês de novembro.

Brisanet

Essa expansão física é uma busca da companhia em fortalecer ainda mais a presença na região. A empresa afirma que desempenha um papel fundamental na transformação digital do Nordeste, pois busca oferecer acesso à internet de alta qualidade por meio de sua avançada rede de fibra óptica.

A companhia também afirma que tem um foco centrado no cliente e um comprometimento sólido com a qualidade. Além disso, destaca que continua liderando o setor ao fornecer serviços de telecomunicações inovadores e eficientes.

Onde serão as novas lojas da Brisanet

No decorrer deste mês, a empresa estará abrindo quatro novas lojas e afirma que elas estão em locais estratégicos, visando atender de maneira mais eficaz às necessidades dos seus clientes.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da Brisanet em proporcionar soluções acessíveis e confiáveis, consolidando sua posição como líder no mercado de telecomunicações na região Nordeste”, diz a companhia.

As cidades beneficiadas por essas inaugurações da Brisanet são:

Parnaíba (PI):

Endereço: Av. Governador Chagas Rodrigues, 751, Centro.

Ribeira do Pombal (BA):

Endereço: Av. Dr. Oliveira Brito, 312, Centro.

Alagoinhas (BA):

Endereço: Av Lauro de Freitas, 243, Centro.

Dias d’ávila (BA):.

Endereço: Avenida Raul Seixas 12, Centro

A companhia afirma que todas essas lojas forma pensadas para estarem em uma localização estratégica.

“Essas novas lojas foram estrategicamente escolhidas para oferecer uma experiência acessível e conveniente aos clientes, além de fortalecer ainda mais a presença local da Brisanet.”

Em 2023, a Brisanet celebra a inauguração de 17 novas lojas, elevando o número total para mais de 120 unidades de lojas físicas da telecom em todo o Nordeste.

“Este crescimento reflete o compromisso contínuo da Brisanet em expandir sua presença para atender às crescentes demandas por conectividade de alta qualidade. Afinal, já são mais de 1,26 milhão de clientes que confiam na telecom em todo o Nordeste”.

Amazon diz que protótipo de satélites Kuiper estão operando com sucesso

0

Nesta quinta-feira (16), a Amazon anunciou que os dois protótipos de satélites para sua planejada rede de acesso à internet, chamado Projeto Kuiper, estão operando com sucesso em órbita, e o empreendimento segue seu caminho para iniciar o lançamento de satélites operacionais até meados de 2024.

A rede de Internet Kuiper deverá competir com a Starlink do bilionário Elon Musk, a maior operadora de satélite do mundo, para oferecer serviços de Internet de banda larga globalmente a consumidores, empresas e governos.

A Amazon afirmou ter alcançado uma taxa de sucesso de 100% nos primeiros 30 dias do lançamento dos protótipos por meio de um foguete Atlas 5, da United Launch Alliance. Além disso, disse que utilizou os protótipos de satélites para breves videochamadas bidirecionais, transmitindo um filme em alta definição no Prime Video e encomendando itens no site da gigante do varejo.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e escalar para a produção em massa não será fácil”, disse Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia do Projeto Kuiper.

Segundo reportagem da agência Reuters, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA exigiu que a Amazon implantasse metade de sua constelação de mais de 3.000 satélites planejados até 2026. Com o sucesso dos protótipos, a empresa deve começar a construir satélites prontos para produção no próximo mês para lançamento no segundo trimestre de 2024, disse Badya, que nos revelou quantos satélites serão lançados por foguete.

A Vodafone (VOD.L) e a Verizon (VZ.N) deverão ser as primeiras empresas de telecomunicações a testar a versão beta do serviço, prevista para iniciar no início de 2025. A Amazon anunciou no ano passado um acordo de lançamento em massa para 83 lançamentos – a maior aquisição comercial de foguetes de todos os tempos – de várias empresas de foguetes, incluindo Blue Origin de Jeff Bezos, ULA e Arianespace da Europa.

Os protótipos satélites foram lançados no início de novembro, no foguete Atlas 5 da United Launch Alliance. A empresa prometeu investir US$ 10 bilhões em seu projeto Kuiper, que foi anunciado em 2019, ano em que a SpaceX começou a implantar sua primeira espaçonave operacional Starlink.

Ministério das Comunicações autoriza o sinal de TV digital em 19 municípios

0

Nesta quinta-feira (16), o Ministério das Comunicações (MCom) concedeu novas autorizações do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) para 19 municípios do país, que recebem o sinal de TV digital. Com isso, os moradores dessas cidades poderão acompanhar os programas televisivos com qualidade e imagem digital.

Os mais beneficiados com a autorização, de acordo com a pasta, são os mais de 400 mil habitantes dos municípios de Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde e Pesqueira, em Pernambuco. Foram contemplados também os paraibanos de Cajazeiras, Guarabira, Monteiro e Patos.

No Pará, quatro municípios recebem autorização para o sinal de TV digital: Santa Maria do Pará, São Sebastião da Boa Vista, São Domingues do Araguaia e Capitão Poço. Além dos mineiros de Pará de Minas, Iturama e Porteirinha, os alagoanos de União dos Palmares e as cidades de Alfredo Wagner (SC) e Canindé de São Francisco (SE).

O MCom explica que as entidades autorizadas deverão observar os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação para dar início ao uso do referido serviço.

O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, explica a missão do Ministério das Comunicações em relação ao sinal analógico no país. “Nossa missão é deixar no passado o uso do sinal analógico e democratizar o acesso do canal digital no país, oferecendo, portanto, melhoria no cotidiano das pessoas que acompanham informação e entretenimento diariamente pela TV”.

Confira a lista dos municípios e os canais liberados:

  1. União dos Palmares (AL) – 31
  2. Iturama (MG) – 31
  3. Pará de Minas (MG) – 20
  4. Porteirinha (MG) – 18
  5. Capitão Poço (PA) – 33
  6. Santa Maria do Pará (PA) – 22
  7. São Domingues do Araguaia (PA) – 23
  8. São Sebastião da Boa Vista (PA) – 35
  9. Cajazeiras (PB) – 45
  10. Guarabira (PB) – 26
  11. Monteiro (PB) -27
  12. Patos (PB) – 18
  13. Afogados da Ingazeira (PE) – 38
  14. Arcoverde (PE) – 38
  15. Belo Jardim (PE) – 38
  16. Garanhuns (PE) – 50
  17. Pesqueira (PE) – 38
  18. Alfredo Wagner (SC) – 44
  19. Canidé de São Francisco (SE) – 16