26/04/2024

Ministério das Comunicações começa projeto que promete melhorar a TV Digital

Por meio do Brasil Digital, o Ministério das Comunicações afirma que a cobertura da TV Aberta Digital será ampliada e melhorada.

A nova era da TV aberta Digital está para começar com o “Brasil Digital”. Isso porque, nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, o Ministério das Comunicações (MCom) formalizou uma parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para dar início ao projeto piloto do Brasil Digital em 2023. O Brasil Digital é uma iniciativa voltada para a expansão da TV aberta e gratuita por meio da tecnologia digital.

MCom

O MCom propôs a colaboração com a EBC com o intuito de instalar estações de TV Digital em 21 municípios brasileiros. O principal objetivo desse projeto piloto é testar as sinergias entre o Ministério das Comunicações, a EBC e outras entidades públicas, com o intuito de otimizar recursos e compartilhar infraestrutura.

Aprovada no contexto do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a implementação dessas estações em 250 municípios está programada para começar em 2024. Essa expansão tem como foco áreas que têm uma oferta limitada de programação, contribuindo assim para uma maior cobertura e acesso à TV digital em regiões com menor disponibilidade de serviços televisivos.

De acordo com o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, a iniciativa tem como objetivo impulsionar a inclusão digital por meio da radiodifusão pública. O plano visa expandir a cobertura do sinal de TV Digital da RNCP e da Rede Legislativa, contribuindo para a construção da cidadania. A ideia é proporcionar acesso gratuito a conteúdos de qualidade e credibilidade em áreas remotas do país, beneficiando especialmente as pessoas mais necessitadas.

O Novo PAC aprovou a implementação de estações de transmissão, que incluem torres, abrigos, antenas e transmissores, visando fortalecer a radiodifusão estatal e educativa. Um aspecto importante da iniciativa é o estímulo ao compartilhamento de infraestrutura, envolvendo emissoras públicas como a EBC e a rede legislativa. Esse esforço conjunto busca otimizar recursos e promover uma maior eficiência na expansão da cobertura, maximizando o impacto positivo da radiodifusão nessas comunidades.

ViaMCom

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários