06/04/2024

Amazon diz que protótipo de satélites Kuiper estão operando com sucesso

Equipamentos foram lançados como um teste para a rede de internet do Projeto Kuiper, que deverá competir com a Starlink, de Elon Musk.

Nesta quinta-feira (16), a Amazon anunciou que os dois protótipos de satélites para sua planejada rede de acesso à internet, chamado Projeto Kuiper, estão operando com sucesso em órbita, e o empreendimento segue seu caminho para iniciar o lançamento de satélites operacionais até meados de 2024.

A rede de Internet Kuiper deverá competir com a Starlink do bilionário Elon Musk, a maior operadora de satélite do mundo, para oferecer serviços de Internet de banda larga globalmente a consumidores, empresas e governos.

A Amazon afirmou ter alcançado uma taxa de sucesso de 100% nos primeiros 30 dias do lançamento dos protótipos por meio de um foguete Atlas 5, da United Launch Alliance. Além disso, disse que utilizou os protótipos de satélites para breves videochamadas bidirecionais, transmitindo um filme em alta definição no Prime Video e encomendando itens no site da gigante do varejo.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e escalar para a produção em massa não será fácil”, disse Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia do Projeto Kuiper.

Segundo reportagem da agência Reuters, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA exigiu que a Amazon implantasse metade de sua constelação de mais de 3.000 satélites planejados até 2026. Com o sucesso dos protótipos, a empresa deve começar a construir satélites prontos para produção no próximo mês para lançamento no segundo trimestre de 2024, disse Badya, que nos revelou quantos satélites serão lançados por foguete.

A Vodafone (VOD.L) e a Verizon (VZ.N) deverão ser as primeiras empresas de telecomunicações a testar a versão beta do serviço, prevista para iniciar no início de 2025. A Amazon anunciou no ano passado um acordo de lançamento em massa para 83 lançamentos – a maior aquisição comercial de foguetes de todos os tempos – de várias empresas de foguetes, incluindo Blue Origin de Jeff Bezos, ULA e Arianespace da Europa.

Os protótipos satélites foram lançados no início de novembro, no foguete Atlas 5 da United Launch Alliance. A empresa prometeu investir US$ 10 bilhões em seu projeto Kuiper, que foi anunciado em 2019, ano em que a SpaceX começou a implantar sua primeira espaçonave operacional Starlink.

FonteReuters
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários