20/12/2025
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Anatel debate celulares irregulares e reclamações no Congresso

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Representantes da agência participaram de audiência em comissões da Câmara dos Deputados para explicar o posicionamento sobre os temas. 

Nesta terça-feira, 17, o gerente de regulamentação e superintendente de planejamento e regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali, participou de uma audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, para debater o bloqueio de celulares irregulares no Brasil. 

Pasquali explicou que os celulares irregulares trazem prejuízos a população, por não serem seguros e terem uma qualidade inferior, apesar de serem mais baratos, colocando o consumidor em risco. O executivo garantiu que a Anatel vem discutindo com a Receita Federal para que a entrada destes aparelhos no país seja barrada. 

Os membros da comissão ressaltaram que é importante realizar ações para evitar prejuízos aos consumidores. Humberto Barbato, presidente da Abinee (Associação Brasileira de Indústria Eletroeletrônica), destacou que mais de 20 países já implantaram o bloqueio, citando como exemplo Índia e Argentina. 

Em outra audiência na Congresso, a superintendente de relações com os consumidores da Anatel, Elisa Vieira Leonel, debateu as reclamações dos serviços de telefonia. A executiva destacou que nos últimos três anos, a agência registrou queda no volume de reclamações de serviço e ressaltou que a tendência de diminuição de queixas se mantenha em 2017. 

Os últimos dados sobre reclamações da Anatel apontam que em julho deste ano foram registrados 281,1 mil reclamações, uma queda de 11,1% comparando com o mês de julho do ano passado. Elisa também destacou que a agência obteve uma grande índice de resolução das reclamações feitas à agência. Apenas 10% das queixas não tiverem solução após o primeiro contato dos consumidores.

Por outro lado, a executiva enfatizou que o atendimento das operadoras é de baixa qualidade, o que gera descrédito. A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, Ana Carolina Guimarães, afirmou que não entende o porquê das operadoras não resolverem as reclamações dos consumidores, o que leva o usuário a recorrer a outras entidades. 

Durante a audiência, a campanha “Cadê Meu Crédito?” promovida pela Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) foi citada. Rafael Zanatta, pesquisador em telecomunicações do Idec, afirmou que mais de 80% das reclamações se devem as cobranças indevidas de serviços de valor agregado (SVAs). 

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Claro lança vídeo com seu novo slogan

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“Vem ser gigante” foi substituído nesta terça-feira. Será que você adivinha qual é o novo slogan da operadora?

Após ultrapassar a TIM e se tornar a segunda maior operadora móvel do Brasil, a Claro publicou, nesta terça-feira (17), em seu canal do YouTube, o vídeo que divulga seu novo slogan e posicionamento de marca: “Claro: Você Merece o Novo”.


O novo posicionamento substitui o “Vem ser Gigante”, lançado em maio de 2016. Na época, a intenção era se apresentar junto com a NET como sendo uma só empresa. Agora, com Paulo César Teixeira no comando, que afirma, inclusive, querer a liderança de mercado, a abordagem passa a ser “o novo”:


“É maravilhoso tirar um smartphone novo da caixa. 
Agora imagina tirar da caixa com uma rede móvel novinha. 
Uma cobertura incrível, novinha. 
O 4G mais rápido e novinho. 
Um ilimitado para qualquer operadora do pré ao pós-pago novinho. 
Na Claro tudo é novinho. 
Até as ideias. 
E aí, tá dentro? 
Claro: Você Merece o Novo.”

O CEO afirma que a Claro tem o compromisso com o novo e com o cliente, tendo a inovação sempre presente e levando “sempre uma proposta moderna e imbatível”. “Chegou a hora de dar um passo além e reconhecer que as pessoas querem e merecem mais: mais serviços, mais inovação, mais respeito e mais transparência”, afirma Paulo César Teixeira.

Com “novo”, a operadora destaca ter sido a primeira a lançar as tecnologias 3G e 4G, a primeira a disponibilizar o 4.5G – rede com velocidade 10 vezes mais rápida do que a do 4G convencional – nas principais capitais do país, e pioneira nos planos com ligações ilimitadas para qualquer operadora. Recentemente, também tem trabalhado em um novo modelo de loja.

O comercial ainda não foi lançado oficialmente pela empresa, mas, se você quiser ser uma das primeiras pessoas a assistir, é só clicar no play:

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Caminhão derruba poste e deixa cidade sem internet e telefone

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Veículo ficou preso em cabos de telefonia e ninguém se feriu. Já no começo do mês, um fio de telefonia decepou a cabeça de uma mulher no RS.

Moradores de Francisco Macedo, município localizado no estado do Piauí, ficaram sem sinal de internet e telefonia no último domingo (15). O motivo foi um caminhão caçamba que colidiu com um poste pela madrugada e deixou a cidade até mesmo sem energia por cerca de 10 horas. 

O motorista não teria respeitado a altura da carga que transportava e ficou preso em cabos de telefonia instalados em postes da Eletrobras Piauí, fazendo com que o poste caísse e fosse partido ao meio. Apesar do susto, ninguém se feriu no acidente.
A empresa emitiu uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, afirmando que seria responsável pela volta dos serviços ainda no mesmo dia. Tentamos contato com a Prefeitura da cidade, mas não tivemos retorno.
Mulher morre atingida por fio de telefonia
Um outro caso envolvendo fio de telefonia acabou em tragédia na cidade de Sapiranga, no Rio Grande do Sul. No domingo do dia 1º de outubro, quando ia trabalhar de carona com seu marido em uma moto, uma mulher teve a cabeça decepada pelo fio de telefonia, que era de um poste que havia sido derrubado pelo vendaval que tomou Porto Alegre no início do mês. Segundo fontes do G1, o marido, que dirigia a moto e não se feriu, ficou em estado de choque com a situação.
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Vivo dobra internet para uso de apps como YouTube e Spotify

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Chamado de “Double Play”, benefício oferece franquia extra que faz planos pós chegarem a 100GB mensais, mas com metade limitada para apps de streaming.

Conforme o Minha Operadora adiantou há dez dias, a Vivo vai reformular todos os seus planos pós-pago a partir do próximo domingo (22). Além da novidade de planos com ligações ilimitadas para qualquer operadora e o pacote de dados que aumenta em várias opções, assim como o preço, há ainda uma outra grande mudança nesse novo portfólio: franquia de internet dobrada para uso dos aplicativos de streaming como YouTube e Spotify.

O benefício, chamado de “Double Play”, vai valer para os planos Vivo Família a partir de 10GB. Se o seu plano for de 10GB (de R$ 269,99), por exemplo, você terá mais 10GB para usar exclusivamente com aplicativos de streaming de vídeo ou música, que geralmente são os responsáveis por esgotar a internet antes do fim do mês. Se tiver um plano de 15GB (de R$ 389,99), mais 15GB. Um plano de 50GB (de R$ 589,99), no caso, chegará a 100GB de franquia mensal de internet.


Mas, é claro, não são todos os apps de streaming que se encaixam nessa parceria. Netflix, por exemplo, fica de fora. Entram no Double Play o YouTube, Spotify, Vivo Música, Studio +, NBA e Watch Music. Além disso, a navegação será grátis nos aplicativos de transporte Cabify e Easy.

Para a revista Exame, o diretor de marketing móvel da Vivo, Gustavo Nóbrega, afirmou que os planos podem mudar de valor de acordo com a região que o cliente estiver no Brasil. O próprio plano Vivo Família de 10GB, que custará R$ 269,99, por exemplo, terá este valor em São Paulo, mas no Rio de Janeiro fica R$ 120 mais barato, saindo por R$ 149,99. O motivo seria “pura estratégia comercial”.


A partir da próxima semana, as mais de 200 opções de planos pós-pago da Vivo serão transformadas em apenas 32. Veja todos os valores, o que muda em franquia, nome e minutos para cada plano!

Mais ‘gratuidade’


Aplicativos da Vivo como Studio+. Vivo Sync, Vivo Educa, NBA, PlayKids e Família Online também passam a ser gratuitos para clientes de planos pós-pago com franquia a partir de 6GB.

* Com informações de Exame

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Chineses devem apoiar plano de recuperação judicial da Oi

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Banco de Desenvolvimento Chinês, um dos maiores credores da Oi, deve assinar acordo aceitando o novo plano de recuperação judicial da operadora. 

Segundo informações do Bloomberg, o Banco de Desenvolvimento Chinês (CDB, sigla em inglês) deve assinar nesta terça-feira, 17, um termo que formaliza a aceitação do novo plano de recuperação judicial da Oi. 

O banco chinês vem tentando reaver uma dívida de US$ 1,2 bilhão emprestados através de um financiamento a Oi, seis meses antes da companhia entrar com o pedido de recuperação judicial. Os chineses foram responsáveis por travar o Programa de Acordo com Credores da operadora na justiça, o que atrasou o acordo da empresa com pequenos credores. 

O apoio do banco é um alívio para os executivos da Oi, já que a nova versão do plano de recuperação judicial foi rejeitada pelos dois maiores grupos de credores da operadora. A dívida da companhia com a Anatel também não está perto de uma solução, o que vem aumentando a pressão do governo sob a pressão, com expectativa de intervenção. 

A Oi não comentou o assunto. A Assembleia Geral de Credores da operadora está marcada para a próxima segunda-feira, 23, no Rio de Janeiro.

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Técnico Virtual evitou mais de 1 milhão de chamadas ao suporte da Oi

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Aplicativo de atendimento virtual chegou a 1 milhão de downloads.


O aplicativo “Técnico Virtual”, lançado pela Oi em maio deste ano para solucionar o problema dos consumidores de forma virtual, continua sendo motivo de destaque para a empresa. Nesses cinco meses, 1,2 milhão de chamadas ao suporte com atendentes de telemarketing foram evitadas por conta do app, de acordo com a operadora.

Em agosto, esse número era de 700 mil ligações, o que mostra um crescimento na procura pelo atendimento mesmo quando não há um atendente. E se nos últimos dois meses, o aplicativo foi baixado 500 mil vezes, hoje, ele já chega a 1 milhão de downloads totais.

O Técnico Virtual atua como uma forma de atendimento rápido aos clientes de banda larga, TV ou fixo da Oi (só fica de fora quando o assunto é o celular). Se encontrar alguma dificuldade com sinal, lentidão na banda larga ou fixo com problema, o assinante pode, ao invés de ligar para o call center da operadora, acessar o aplicativo pelo celular e pedir a solução por ali mesmo.
A ideia do aplicativo é oferecer a solução ao usuário de forma mais prática e rápida, com uma análise instantânea na qualidade do serviço e, se necessário, envio de sinal, solicitação para reiniciá-lo ou outras recomendações para solucionar os problemas. Veja como utilizar o app!
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Pesquisadores querem usar antenas suspensas para uso do 5G

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Nova tecnologia serviria para evitar a queda de sinal do 5G, que é muito mais provável do que no 4G, além de diminuir custo e tempo de infraestrutura.


Ainda faltam uns anos para a quinta geração da comunicação móvel, o famoso 5G, chegar aos usuários de telecomunicações, independentemente de onde estejam no globo. Mas nem por isso as pesquisas deixam de acontecer. Nos Estados Unidos, na Ohio State University, pesquisadores estão trabalhando em “antenas suspensas”, que poderiam facilitar a chegada da tecnologia.


Além de utilizar as ondas milimétricas, já usadas na rede 5G, eles decidiram fazer com que as antenas “pairassem” para transmitir dados de alta velocidade em altas frequências, de forma que auxiliaria tanto para evitar interrupções de sinal, quanto para criar infraestrutura mais rápida e, também, no custo, já que seria uma tecnologia mais econômica.
Conforme explicaram os pesquisadores em comunicado de imprensa, apesar da maior quantidade de dados, o sinal do 5G certamente será mais sensível e suscetível a quedas do que o 4G, que usamos atualmente. “Hoje em dia, usamos celulares para todos os tipos de comunicação sem fio para transmissão de voz e vídeo, e há uma necessidade maior a cada ano. Todos os anos precisamos de muito mais sinal para enviar e receber mais dados. Estamos tentando alcançar uma frequência 50 vezes maior para alcançarmos uma banda larga 50 vezes maior. Então, a ideia é criar dispositivos que transmitam e recebam dados nessas frequências mais altas”, disse a professora Nima Ghalichechian.
É por isso que até mesmo a impressão 3D desse tipo de nova antena está sendo trabalhada, com o intuito de encontrar um material que auxilie na propagação de ondas sem resistência.
Ainda não há muitos detalhes sobre o funcionamento dessas antenas suspensas, mas talvez elas possam ser uma alternativa no futuro em relação às antenas de telefonia atuais, que fariam a construção de redes 5G ser muito mais cara.
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Após 13 anos, Vivo anuncia mudanças no Teatro Vivo

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Espaço já teve 54 espetáculos, apresentados para mais de 250 mil pessoas.


A Vivo anunciou, nesta segunda-feira (16), diversas mudanças para o Teatro Vivo, que completa 13 anos no bairro do Morumbi, em São Paulo, como um espaço cultural da operadora na cidade. Entre as principais novidades, estão os novos horários e espetáculos, a criação de um espaço multicultural, uma reforma e o novo curador, ator, diretor e produtor, André Acioli.


À frente do Teatro Vivo, que já apresentou 54 espetáculos para mais de 250 mil pessoas, Acioli deixou a agenda do local mais flexível, com sessões às 20h de sexta-feira, 21h aos sábados e 18h aos domingos.
Quanto à reforma, vai incluir a iluminação e sonorização do teatro, com um novo café e um ambiente adaptado para exposições e shows. A capacidade continua a mesma, de 274 lugares.
Daqui a dez dias, em 27 de outubro, entra em cartaz o primeiro espetáculo com a nova proposta e curadoria. A peça “Céus”, de drama, tem direção de Aderbal Freire Filho, produção de Felipe de Carolis e participação de Rodrigo Pandolfo, Marco Antônio Pâmio, Karen Coelho e Isaac Bernat.
Outros espetáculos confirmados são: “Num Lago Dourado”, “Um Bonde Chamado Desejo”, “Fulaninha e Dona Coisa”, “Os Vilões de Shakespeare” e “Master Class”. E para expandir a cultura pelo Brasil, a Vivo afirma que, além dos espetáculos em cartaz em São Paulo, vai promover apresentações em várias cidades, como Rio de Janeiro, Manaus, Vitória, Porto Alegre e Belo Horizonte, sendo que produções de outros estados também devem ter espaço no Teatro Vivo.
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SKY lança seis novos canais em alta definição

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Novos canais estreiam hoje na grade de programação da operadora. 

Nesta terça-feira, 17, a SKY anunciou a estreia de seis novos canais em alta definição. Com a adição dos canais, a operadora passa a ter 95 canais em HD na sua grade de programação. 

Como já noticiado pelo Minha Operadora, o novo canal infantil da Globosat, o Gloobinho (canal 451) chega a SKY nesta terça, assim como o concorrente Nat Geo Kids (canal 449), novo canal infantil da FOX. Ambos os canais terão sinal aberto para todos os assinantes da operadora até o dia 27 de outubro. 

Após ter estreia adiada, o canal Futura (canal 434) finalmente ganha sua versão em HD na SKY. A emissora brasileira tem uma programação recheada de conteúdo educativo e cultural. 

Na linha de documentários, os assinantes podem aproveitar a estreia do Discovery Science (canal 474) e do Discovery Civilization (canal 475) e acompanhar um conteúdo voltado ao mundo da ciência e a história da humanidade. 

As afiliadas da Rede Globo TV TEM Sorocaba e TV Vanguarda Taubaté também passam a estar disponíveis para os clientes da operadora em sua região de cobertura.

O canal DOG TV (canal 480) também é uma novidade e será comercializado a la carte pela operadora. O conteúdo do canal é totalmente voltado para os cães. 

O Canal do Cliente da SKY também passa a ser exibido em HD para os assinantes com equipamento compatível com a tecnologia.

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Algar Telecom faz reparos de telefonia e banda larga em até 4 horas

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Nova solução lançada pela operadora faz reparos de telefonia e banda larga em até quatro horas para clientes corporativos. 

Nesta terça-feira, 17, a Algar Telecom anunciou a solução Fast Support, que permite a operadora atender chamados de reparo dos serviços de telefonia fixa em até quatro horas, para os clientes de micro e pequenas empresas. O serviço também ajuda a prevenir erros e problemas técnicos, e custa R$ 39,90 por mês. 

Além de prover visitas técnicas em curto prazo, os clientes da companhia também contam com um canal de atendimento exclusivo para acompanhar todo o procedimento de reparo. O produto já está disponível nas cidades de Divinópolis (MG), Franca (SP), Nova Serrana (MG), Pará de Minas (MG), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG). 

Até o fim desse mês, o serviço já deve estar liberado em todas as 336 cidades atendidas pela Algar Telecom.  A operadora nesta segunda-feira, 16, anunciou um pedido de oferta pública de ações. O capital vindo da operadora será revertido para investimentos na rede da operadora nos estados onde já opera e para levar seus serviços para as regiões Nordeste e Sul. No 3° trimestre, o lucro da operadora cresceu 28% em relação a variação anual.

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