Bloqueio começará a ser implementado no primeiro semestre do ano que vem.
Em reunião nesta quinta-feira, 23, o Conselho Diretor da Anatel aprovou, por unanimidade, a implementação do bloqueio de celulares irregulares no país, a partir de 2018. Os conselheiros definiram o cronograma de implantação do projeto, que deve começar ainda no primeiro semestre.
O projeto piloto começará em 22 de fevereiro de 2018, com o envio de mensagens aos usuários de aparelhos irregulares do Distrito Federal e de Goiás. O bloqueio dos aparelhos deve passar a acontecer, a partir de 9 de maio de 2018.
Cronograma do bloqueio de celulares irregulares
1° Fase: Como já dito acima, os usuários com celulares irregulares no Distrito Federal e em Goiás receberão mensagens no fim de fevereiro e o bloqueio começa a acontecer no início de maio. Entre 8 de agosto de 2018 e 22 de setembro de 2018, as medidas restritivas usada no bloqueio serão avaliadas.
2° Fase: A partir de 23 de setembro de 2018, as mensagens começarão a ser enviadas para usuários do Acre, Rondônia, Tocantins, São Paulo e para os demais estados da região Centro-Oeste e região Sul. O bloqueio começará a ser realizado a partir de 8 de dezembro de 2018.
3° Fase: Os usuários da região Nordeste e demais estados da região Norte e Sudeste começam a receber mensagens sobre os aparelhos irregulares a partir de 7 de janeiro de 2019. O bloqueio dos celulares começa a partir de 24 de março de 2019.
O bloqueio dos celulares vai atingir apenas os aparelhos habilitados, ou seja, aqueles que os usuários receberem a mensagem avisando sobre a irregularidade.
Já no ano passado, empresa foi investigada por contratos injustos com operadoras de celular.
A Apple, que está lançando a sua mais recente novidade na Coreia do Sul – o iPhone X –, teve seus escritórios “invadidos” por autoridades sul-coreanas no início desta semana. Entre aspas, porque a ação, claro, está dentro da lei. Mas o motivo das investigações seria a análise das práticas de negócios da empresa, que já no ano passado foi questionada quanto aos contratos injustos que fazia com as operadoras de celular.
As informações são da publicação Metro, que levanta a questão se as autoridades da Coreia do Sul estão tentando dificultar o sucesso do aparelho a ser lançado pela Apple nesta semana, e que, em menos de 5 minutos, teve reservas esgotadas no país.
Há uma outra referência de 2015, que marcou a data em que a Apple conquistou a participação de 33% no mercado de smartphones da região, e também quando a Comissão Coreana de Comércio Justo, a mesma que abriu a investigação em defesa das operadoras, lançou uma força-tarefa para descobrir se empresas estrangeiras estavam prejudicando o mercado de aparelhos celulares.
A Coreia do Sul é conhecida como um “lar” para várias empresas gigantes da tecnologia, como a Samsung e LG. Com o lançamento oficial do iPhone X nesta sexta-feira (24), as concorrentes de fato teriam com o que se preocupar, o que deixa no ar se o governo estaria auxiliando a Samsung, por exemplo, com mais esta investigação.
De agosto para setembro, redução nas linhas fixas foi de 117 mil, com cancelamentos principalmente de clientes da Oi e da Vivo.
Em um ano, o Brasil registrou a queda de 1 milhão e 135 mil linhas fixas, de acordo com o último levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgado nesta sexta-feira (24). De agosto para setembro, a perda foi de 117.493 linhas fixas, redução de -29%.
Ainda há, no Brasil, 41.106.021 linhas de telefone fixo em funcionamento. Muitas vezes, os consumidores fecham o serviço para ganhar um benefício adicional de outro segmento em telecomunicações, que é o famoso “combo” oferecido pelas operadoras.
Entre Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, a TIM foi a que mais se destacou nos últimos 12 meses entre as autorizadas, com acréscimo de 199.651 linhas (+38,57%). Em sequência vem a Algar Telecom(70.283 – 28,55%) e a Oi(15.279 – 9,68%).
As concessionárias que mais apresentaram crescimento no mesmo período foram a Algar Telecom, com 21.035 novas linhas (+2,87%), e a Claro, com adição de 177 novos números (+10,79%). Neste caso, Oi, Sercomtel e Vivo registraram redução.
De agosto para setembro, a Oi foi a que mais perdeu clientes, um total de 83.164 linhas (-0,61%), e a Vivo também teve o cancelamento de 53.148 clientes (-0,56%). Já o aumento da Algar foi de 4.390 novas linhas (+1,41%) em apenas um mês.
POR ESTADO
De agosto para setembro, o estado de Minas Gerais foi o que apresentou maior crescimento das autorizadas no Brasil, com quase 4.800 linhas, representando um aumento de 0,35%. Rio de Janeiro, por outro lado, teve queda de 4.439 linhas fixas (-0,21%). Das concessionárias, o Acre foi o único com aumento, que chegou a apenas 79 linhas (0,13%).
Comparando setembro de 2016 com setembro de 2017, o maior crescimento de linhas fixas foi em Santa Catarina, e a maior redução em São Paulo, representados, respectivamente, pelo aumento de 47.098 novas linhas (+6,91%) e pela queda de 80.995 (-1,38%).
Claro oferece o dobro de internet no pós e no controle, garante bônus no pré-pago, smartphones por R$ 29 e faz campanhas ao vivo nas redes sociais.
A Claro foi a primeira a gerar expectativas do consumidor quanto à Black Friday 2017, já que, em outubro, lançou uma página exclusiva de cadastro das suas promoções. A operadora também foi a única a lançar, além de descontos em smartphones, ofertas para todo o segmento de celular: pré-pago, controle e pós-pago.
Veja abaixo as ofertas completas da Claro para este ano:
PRÉ-PAGO
Apesar do suspense, a Claro finalmente anunciou qual é a vantagem do cliente pré-pago. Entre os dias 24 e 26 de novembro, aqueles que realizarem recargas de R$ 20 nos canais eletrônicos da operadora (*555, *555#, App Minha Claro ou pelo site) ganharão um bônus de internet de 1GB.
Se a recarga aumentar para R$ 30, consequentemente o bônus aumenta para 2GB, válidos por sete dias. De toda forma, é necessário colocar o valor cheio na linha, de R$ 20, R$ 30, R$ 40, R$ 50 e R$ 100, sem acúmulo de recarga.
O valor do Prezão Ilimitado da Claro, que garante ligações ilimitadas para qualquer operadora em todo o Brasil, está saindo por R$ 14,99 por semana, com acesso gratuito ao WhatsApp, Claro música, Claro vídeo, Banca Digital e SMS.
CONTROLE
Para o segmento controle, a Claro está oferecendo o dobro de internet pelo mesmo preço em duas de suas três opções do portfólio. A oferta é válida até domingo (26) ou até às 8h do dia 27/11 pelo site, e o benefício é válido por 12 meses. Veja como ficam os preços e pacote de dados:
Claro Controle 2GB + 100 minutos (SEM BÔNUS)
Claro Controle 3GB + 3GB bônus por R$ 54,99 (R$ 51,99 no débito automático)
Claro Controle 4GB + 4GB bônus por R$ 79,99 (R$ 69,99 no débito automático)
Ao assinar o Claro Controle 3GB ou 4GB, que recebem o bônus de internet, o cliente também se beneficia com WhatsApp à vontade, Claro vídeo, Claro música, Banca digital e SMS.
PÓS-PAGO
A Black Friday do Claro Pós foi lançada junto com as novidades para o Claro Controle, uma vez que o benefício é o mesmo: o dobro de internet. Desta vez, válido para todas as faixas, também por 12 meses (permanência mínima do contrato) e inclusive para clientes antigos.
Mas, cuidado, porque se você já for cliente da Claro e estiver cumprindo o prazo de permanência mínima do plano, aderir à nova oferta vai significar, também, que você precisará quitar os valores correspondentes ao período não cumprido do contrato anterior, a famosa fidelização.
As opções do Claro Pós na Black Friday partem de 12GB mensais por R$ 99 e chegam a 50GB por R$ 299 no débito automático. Veja os preços para a maioria dos estados brasileiros:
Claro Pós 6GB + 6GB bônus por R$ 109,99 (R$ 99,99 no débito automático)
Claro Pós 8GB + 8GB bônus por R$ 129,99 (R$ 119,99 no débito automático)
Claro Pós 10GB + 10GB bônus por R$ 159,99 (R$ 149,99 no débito automático)
Claro Pós 15GB + 15GB bônus por R$ 209,99 (R$ 199,99 no débito automático)
Claro Pós 25GB + 25GB bônus por R$ 309,99 (R$ 299,99 no débito automático)
Já para os DDDs 13, 14, 15, 21, 22, 24, 27, 31, 32, 34, 41, 43, 47, 48, 71, 79, 81, 85, 91, 92 e 98, as condições são diferenciadas e a franquia de internet pode chegar a 120GB mensais. Entenda na tabela divulgada pela Claro:
Quem é Claro Pós também tem direito a WhatsApp à vontade, Claro vídeo, Claro música, Banca digital Premium, Hero Super e ligações ilimitadas para qualquer operadora. Ainda é possível contratar uma linha adicional e compartilhar a internet do plano, variando na quantidade de acordo com a opção contratada.
Ainda há uma última vantagem especial: até o último dia do mês, 30 de novembro, o cliente que adquirir o Passaporte Américas terá 6 meses grátis para usar o serviço, que permite utilizar o plano contratado no exterior como se estivesse no Brasil, incluindo as chamadas ilimitadas para qualquer telefone do Brasil ou do país visitado. Depois dos seis meses gratuitos, o cliente pagará R$ 9,99 por mês.
SMARTPHONES EM PROMOÇÃO
Desde quinta-feira (23) e até o próximo domingo (26), consumidores podem adquirir smartphones nas lojas da Claro (físicas ou on-line) com descontos de até 97% no preço final. Assim como acontece com as outras operadoras, também é necessário atrelar a compra a um plano pós-pago, mas, que no caso da Claro, vem agora com o dobro de internet.
Os principais destaques são o Samsung Galaxy J5 Prime, que de R$ 999 passou para R$ 29 (com o plano 10GB+10GB), e o LG K4, que de R$ 609 baixou para R$ 99 (com o plano 6GB + 6GB). Veja os comerciais lançados pela Claro e, abaixo, mais aparelhos com desconto:
Samsung Galaxy S7: por R$ 499 (Claro Pós 15GB) – 82% de desconto
Samsung Galaxy J7 Prime: por R$ 49 (Claro Pós 15GB) – 96% de desconto
Moto C Plus: por R$ 199 (Claro Pós 6GB) – 72% de desconto
Alcatel IDOL4: por R$ 79 (Claro Pós 10GB) – 93% de desconto
Moto G5 Plus: por R$ 69 (Claro Pós 10GB) – 92% de desconto
Samsung Galaxy A5: por R$ 299 (Claro Pós 15GB) – 81% de desconto
AÇÕES DA CLARO NA BLACK FRIDAY
De longe, a Claro parece ser a operadora que mais investe na Black Friday, principalmente por ser a única a lançar ofertas para toda a base de clientes. Seu site ganhou um novo visual, com tema todo preto e logo também especial na cor preta e branca.
Além das campanhas para a TV, a operadora também está presente nas redes sociais. Nesta sexta-feira (24), dia oficial da Black Friday, escalou o youtuber Christian Figueiredo para fazer vídeos no Instagram da Claro diretamente da loja física do Shopping Vila Olímpia, em São Paulo.
Desde manhã até a publicação desta matéria, o youtuber está falando com os seguidores da Claro através do recurso “stories”, tirando fotos com funcionários e divulgando as ofertas da Black Friday tanto para quem está assistindo quando para clientes da loja. Uniformizado especialmente para a ocasião, atua como “vendedor por um dia”.
Apesar de todas as ações, muitos consumidores não gostaram tanto das ofertas apresentadas pela Claro, uma vez que, há dois anos, a operadora chegou a oferecer 18GB bônus em um plano de 2GB. Em 2016, o bônus chegou a 45GB no plano de 5GB, ou seja, 50GB por R$ 149,99. Em 2017, alcançar essa franquia significaria ter que fechar o plano de R$ 309, um acréscimo de R$ 160.
Ao contrário de Claro, TIM, Oi e Nextel, Vivo decide ficar de fora da Black Friday para planos de celular, mas garante descontos em smartphones e acessórios.
Muita gente questionou, mas a assessoria de imprensa da Vivo confirmou, nesta quinta-feira (23), que de fato não haverá nenhuma promoção de Black Friday nos planos da operadora em 2017. Diferentemente do ano passado, quando ofereceu 1GB de internet para clientes pré-pago na ocasião, neste ano as ofertas são todas relacionadas aos descontos de smartphones e acessórios.
Você pode conhecer abaixo todos os descontos, válidos somente para esta sexta-feira, 24 de novembro!
SMARTPHONES EM PROMOÇÃO
A Vivo escolheu aparelhos mais caros para colocar em promoção e atrair mais clientes para sua base com fidelização. Ou seja, comprou o celular, aproveitou o desconto? Ótimo, mas terá que permanecer na operadora por pelo menos um ano ou pagar uma multa proporcional ao cancelamento.
Os descontos vão 40% a 80% e chegam a até R$ 1.200 a menos na compra atrelada ao plano de celular. Alguns celulares chegam a custar apenas R$ 19. Veja:
Galaxy S7 no Plano Família 15GB de R$1.499,00 por R$ 299,00 (80% de desconto)
iPhone SE 16GB no Plano Família 10GB de R$ 899,00 por R$ 599,00 (33% de desconto)
LG G6 no Plano Família 15GB de R$ 999,00 por R$ 179,00 (80% de desconto)
Moto E4 no Plano Família 10GB de R$ 99,00 por R$ 19,00 (80% de desconto)
Galaxy S7 Edge no Plano Família 15GB R$1.799,00 por R$ 1.079,00 (40% de desconto)
Acessórios:
Sandisk Wireless Stick 16GB de R$169,00 por R$99,00 (41% de desconto)
Headphone JBL E40 Bluetooth de R$ 429,00 por R$ 349,00 (19% de desconto)
Quanto ao preço dos planos – necessários para adquirir o desconto -, o de 10GB + 10GB Double Play é de R$ 269,99 por duas linhas (R$ 134,99 cada) e o de 15GB + 15GB Double Play fica R$ 389,99 com direito a três linhas (R$ 129,99 por linha). Clique e veja a matéria completa com todos os detalhes do novo portfólio pós-pago da Vivo.
A oferta é válida para os DDDs 11, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 22, 24, 27, 28, 31, 32, 35, 37, 38, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 71, 73, 74, 75, 77, 79, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 99. Nos demais DDDs, só valem no plano 20GB Família.
30 DIAS DE APLICATIVOS GRÁTIS
Fora os descontos na compra de smartphones e acessórios, a Vivo concedeu aos clientes experimentação gratuita de 30 dias a alguns de seus aplicativos, como o GoRead, o Vivo Sounds, Vivo Apps Clube e Vivo Protege. Neste último, o valor promocional da assinatura é de R$ 3,90 por mês, com 16GB de armazenamento no Vivo Sync e licença de antivírus no Vivo Segurança online e no Vivo WiFi seguro.
Todas as ofertas podem ser acessadas e adquiridas na loja on-line da operadora ou também no Vivo App Store.
E O PRÉ-PAGO, CONTROLE E PÓS-PAGO?
A Vivo vai ficar devendo essa. Nem mesmo o pós-pago, muito menos o pré-pago e o controle, a operadora não facilitou para os clientes neste ano, apenas beneficiando quem realmente precisa comprar um celular novo.
Apesar de ser líder em telefonia celular, com uma base de 74 milhões clientes, de acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras que vêm logo em seguida, TIM (59 milhões), Claro (60 milhões) e Oi (41 milhões), todas realizaram promoções exclusivas para a Black Friday, incluindo smartphones em promoção.
A pergunta que fica é: será que a Vivo conseguirá levar mais clientes para a sua base apenas com as ofertas de smartphone? De fato, se o consumidor achar vantajosa a promoção, ele terá que ser “da Vivo” por pelo menos um ano.
Recargas a partir de 20 reais já dão internet extra. Oferta Recarga com Bônus do Claro Pré vai até domingo.
Depois de muito suspense, a Claro finalmente anunciou qual a sua cartada no segmento pré-pago para a Black Friday 2017. A operadora dobrou a quantidade de bônus que o usuário ganha ao recarregar a partir de R$ 30 na linha Claro Pré. Ao invés de 1GB, são 2GB válidos por 7 dias.
Quem colocar R$ 20 de crédito também ganha bônus, sendo que nesse casa a franquia extra é de 1GB de dados.
A promoção começou a valer nesta sexta de Black Friday (24/11) e vai até domingo (26). São válidas créditos comprados pelos canais: *555, *555#, SMS 555, Minha Claro e site Claro Recarga.
Não vale acumular recarga, ou seja, o cliente deve colocar o valor cheio na linha, sendo que estão disponíveis créditos de R$ 20, R$ 30, R$ 40, R$ 50 e R$ 100.
Projeto Educação Conectada deve chegar a todas as escolas públicas do país até 2024.
Nesta quinta-feira, 23, o Ministério da Educação lançou o programa Educação Conectada, que promete levar internet em alta velocidade a todas as escolas públicas do país até 2024. O projeto começa a ser implantado ainda neste ano e deve custar cerca de R$ 271 milhões.
Confira a apresentação do programa:
O ministro da educação, Mendonça Filho apresentou o projeto. O evento também contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e do presidente da república, Michel Temer.
O objetivo é que as instituições de educação possam fazer o uso eficiente da tecnologia como auxílio aos estudos. O projeto deve ser implantado em 22.400 escolas, chegando a cerca de 12,8 milhões de alunos. No período de implantação do projeto, novas plataformas de recursos educacionais serão lançadas. A velocidade de internet deve variar entre 10 e 100 Mbps e a qualidade será monitorada em parceria com o Comitê Gestor de Internet (CGI).
Nova regra obriga operadoras britânicas a serem mais específicas nos anúncios de pacotes de banda larga.
Nesta semana, a ASA (Advertising Standards Authority), entidade que fiscaliza o mercado de publicidade no Reino Unido, determinou que os anúncios de pacotes de banda largasejam mais precisos, a partir de 2018.
A nova regra obriga as operadoras e provedores de internet britânicos a serem mais específicos nas propagandas, principalmente em relação a velocidade de internet que está sendo oferecida. As empresas devem se adaptar ao novo sistema até o dia 23 de março de 2018, dia em que a nova determinação entra em vigor.
Pela dificuldade em suprir às demandas, a ASA destaca que as operadoras devem indicar aos consumidores, a velocidade média diária de download.e também a velocidade de internet disponível para clientes em horários de pico.
Entre outros pontos, pelo menos 50% dos usuários devem ter acesso à velocidade de download contratada em horários de pico e um indicador deve mostrar aos clientes, a média de velocidade da internet. Pelas regras atuais do país, as empresas tinham obrigação de entregar a velocidade contratada para apenas 10% dos clientes.
Novo membro do conselho da agência, Emmanoel Campelo, defende que operadora busque saídas com a iniciativa privada.
Nesta quinta-feira, 23, durante a cerimônia de posse, o novo conselheiro da Anatel, Emmanoel Campelo, afirmou que a Oi deve buscar soluções com o setor privado e que a recuperação da operadora não deve ter interferência do governo.
Campelo destacou que a solução para a Oi é encontrar uma saída de mercado, recebendo investimentos externos de outras companhias, sem necessidade de contar com a ajuda do poder público.
O novo conselheiro também admitiu que a empresa tem uma grande parte de suas dívidas ligadas a Anatel e outras instituições públicas, principalmente por contas de multas aplicadas, mas mesmo assim acredita que a saída não deva ser proposta pelo governo.
Ainda em junho, antes das indefinições e da maior interferência da Anatel no processo de recuperação judicial da Oi, o ministro Gilberto Kassab também declarou que o governo deve apoiar a operadora a buscar recursos no setor privado, como o meio mais curto para sua recuperação financeira.
A saída ideal para a situação seria um aporte de capital na empresa, o que deve acontecer após a aprovação do plano de recuperação judicial.
Após cobrar transparência da Anatel, Abrint quer se inteirar de ajustes no TAC da Vivo.
Nesta quinta-feira, 23, a Abrint (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações) enviou ofício à Anatel, pedindo para participar, como terceira interessada, dos ajustes no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com a Telefônica Vivo.
O pedido foi feito, uma semana depois da entidade divulgar uma nota, na qual cobra mais transparência da Anatel em relação ao acordo com firmado com a operadora. Para a aprovação do TAC, acordo que troca multas por investimentos, o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que algumas correções deveriam ser feitas para autorizar o termo.
O presidente da Anatel, Basílio Perez, afirmou que após mais de 45 dias da decisão do TCU, a Anatel não deu a visibilidade necessária aos ajustes e por isso a Abrint pede para participar da definição de novos termos do contrato.
O executivo também ressaltou que é muito importante definir onde serão feitos os investimentos, direcionando a maior parte dos valores para as regiões mais remotas. Perez indica que há alguns aspectos que devem ser observados para que o acordo melhore a vida da população.
A solicitação da Abrint tem como objetivo cuidar dos interesses dos seus associados, provedores regionais de internet que atuam em todo o Brasil. Como terceira interessada, a entidade poderá se manifestar sobre qualquer decisão em relação ao TAC da Telefônica Vivo.