21/12/2025
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Organizações sociais recebem computadores por meio do Governo Federal

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O Ministério das Comunicações, em parceria com o Instituto Gustavo Hessel, doou 30 computadores a dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a um instituto no Pará. Os beneficiados foram o CRAS – Complexo VI, CRAS Santana do Aurá e o Instituto Raimundo Farah.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que a doação é crucial para garantir acesso a serviços sociais e promover a inclusão digital de famílias carentes, melhorando a infraestrutura e a qualidade do serviço público.

“Essa doação é importante para garantir acesso a serviços sociais e para promover a inclusão digital de famílias pobres. Para que um CRAS ou instituto faça seu trabalho, ele também precisa de infraestrutura. Com isso, teremos mais pessoas atendidas e um serviço público de melhor qualidade”.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Complexo VI e de Santana do Aurá oferecem serviços essenciais como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Nesses centros, os cidadãos recebem orientações sobre benefícios assistenciais e podem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, facilitando o acesso a diversas políticas públicas.

O Instituto Raimundo Farah, por sua vez, é uma entidade sem fins lucrativos que presta serviços de assistência social com foco em ações educativas, esportivas e cursos profissionalizantes. Esses programas são voltados para capacitar indivíduos e facilitar seu acesso ao mercado de trabalho, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social.

O programa Computadores para Inclusão é uma iniciativa do Governo Federal, gerenciada pelo Ministério das Comunicações, com o objetivo de disponibilizar computadores para estudantes, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social.

Esses computadores são provenientes de instituições e empresas públicas que não podem mais utilizá-los devido à obsolescência ou danos. Em vez de descartá-los, esses equipamentos são enviados para Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), onde passam por um processo de preparação para serem reutilizados.

Até o momento, o programa já doou 40 mil computadores, distribuídos em 2,6 mil Pontos de Inclusão Digital localizados em 805 municípios em todo o Brasil. Além disso, mais de 150 cursos foram oferecidos através desses Pontos de Inclusão Digital, capacitando mais de 36,4 mil alunos para lidar com as demandas da era digital. Segundo o Mcom, essa iniciativa não apenas reduz o descarte de equipamentos eletrônicos, mas também promove a inclusão digital e oferece oportunidades de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade.

Quanto custa assinar os principais streamings hoje? Veja os preços atuais

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O início da popularização do streaming tinha como um de seus principais pilares o valor pago pelo serviço, principalmente se comparado com produtos como a TV por assinatura. No entanto, com o passar dos anos e o surgimento de novas plataformas, cada vez mais o preço da assinatura dos serviços de streaming vem passando por aumentos.

Será que ainda vale a pena assinar? Neste artigo, o Minha Operadora listou os preços das principais plataformas e somou quanto custa assiná-las atualmente. 

Confira a seguir o valor mais recente das principais plataformas de streaming que operam por aqui. Ou seja, encontre neste texto o valor mais recente que está já está sendo praticado no mercado ou será atualizado nos próximos dias. 

Quanto custa assinar os serviços de streaming em 2024?

O mercado de streaming no mundo todo teve muita mudança nos últimos anos. Houve o fim do compartilhamento de senhas, a fusão de algumas plataformas e a inserção de planos mais baratos com a consequência de inclusão de anúncios. 

Com isso, se em dezembro você costumava ter a maioria das marcas nas suas telas, agora certamente vai sentir no bolso a diferença. Mas, caso se enquadre naquelas pessoas que estão na busca por opções e precisa saber de valores atualizados, saiba também que a diferença entre o final de 2023 para o meado de 2024.

Aqui está a tabela com as informações sobre os preços dos serviços de streaming:

Serviço de streamingNome do planoPreço MensalPreço Anual
NetflixPadrão com anúnciosR$ 20,90
PadrãoR$ 44,90
PremiumR$ 59,90
Assinante extraR$ 12,90
Prime VideoMensalR$ 19,90
AnualR$ 166,80
MaxBásico com anúnciosR$ 29,90R$ 226,80
StandardR$ 39,30R$ 358,00
PlatinumR$ 55,90R$ 478,80
Disney PlusPlano Padrão (a partir de 26/06/24)R$ 43,90R$ 368,90
Plano Premium (a partir de 26/06/24)R$ 62,90R$ 527,90
Apple TV+Plano MensalR$ 21,90
GloboplayGloboplayR$ 24,90R$ 238,80
Globoplay + Canais ao VivoR$ 49,90R$ 514,80
Paramount+Plano BásicoR$ 14,90
Plano PremiumR$ 34,90

Hoje, caso alguém deseje ter essas plataformas pelo preço mais baixo de cada uma delas, pagará R$ 176,30. Portanto, esse é o custo médio atual. E para quem busca uma experiência completa pagando os planos mais caros, o valor total fica R$ 305, 30. Ou seja, saí esse valor com o cliente tendo acesso aos planos Premium, por exemplo.

Há de se avaliar que existem maneiras de buscar meios mais econômicos para cada assinatura. Algumas plataformas dão descontos para assinaturas anuais, outras tem ofertas especiais a partir de outros serviços como uso do programa Meli+ do Mercado Livre, ou ainda combos especiais entre as próprias marcas, como o Globoplay oferece. 

Mas o que mudou para que acontecesse o aumento?

Como já foi mencionado acima, o mercado de streaming vem passando por transformações cada vez mais rápidas e intensas. Se antes o consumidor tinha acesso a um serviço diferente por um preço relativamente baixo se comparado a TV por assinatura ou semelhantes, agora precisa lidar com um mercado cheio de demanda e, por consequência, mais caro. 

A Netflix não teve nenhuma mudança drástica, porém no começo do ano compartilhou com o mercado a expectativa de alterações de preços. Você pode conferir mais detalhes sobre esse assunto aqui.

O mesmo pode se dizer do Globoplay, Paramount+, Apple TV+ e Prime Video. Assim como a plataforma do TuDum, essas também não tiveram nenhuma mudança especial no serviço que explique de imediato a mudança nos planos. 

Ou seja, houve a mudança periódica, como se espera em qualquer prestação de serviço desse modelo.

Por outro lado, a Max e o Disney+, no Brasil, passaram e estão passando por um processo de fusão. Para as empresas, essa é a justificativa de mudança nos preços. 

Embora nos Estados Unidos o HBO Max e Discovery+ já tenham se unificado há algum tempo, essa junção (que é conhecida como Max) só chegou por aqui neste ano. Com essa fusão, a plataforma reformulou os preços de todos os clientes, desde os antigos, até os novos e também os promocionais. 

Os antigos clientes do HBO Max foram automaticamente convertidos em clientes Max, passando a ter acesso aos conteúdos da plataforma anterior e também aos do Discovery+. 

Já o Disney+ vai se fundir ao Star+. No mês de junho vai acontecer a conclusão desse processo e a companhia já divulgou os novos preços que serão praticados. Ainda não há notícias sobre como eles vão manejar os clientes promocionais, a exemplo de quem tem o serviço por meio do Meli+. Porém, os novos planos já foram divulgados.

Fim do compartilhamento de senhas

Assim como a Netflix colocou fim ao compartilhamento de senhas e hoje cobra por acessos extras, as outras plataformas estão indo pelo mesmo caminho. Max e Disney+ já compartilharam interesse neste sistema.

Ou seja, em breve será cada vez mais raro poder compartilhar uma conta com outras residências, como era possível até pouco tempo. E vale ressaltar que o Disney+ já está “taticamente” pronto para avançar nesse sentido.

Portanto, além dos comuns aumentos de preços, será cada vez mais normal lidar com taxas extras tal qual a da Netflix.

Brasil recebe agência reguladora de telecomunicações de Moçambique

Na manhã de segunda-feira, dia 27 de maio, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu uma delegação técnica do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), que é a autoridade reguladora dos setores postal e de telecomunicações em Moçambique. O encontro ocorreu a pedido do INCM e faz parte de uma missão mais ampla que inclui outros compromissos em Brasília.

Durante a visita, que foi acompanhada pela Assessoria Internacional (AIN), os reguladores moçambicanos foram recebidos por funcionários das Superintendências de Controle de Obrigações (SCO) e de Outorga e Recursos à Prestação (SOR). Durante esse encontro, foram abordados diversos temas importantes para o setor de telecomunicações.

Primeiramente, discutiu-se a qualidade dos serviços de telecomunicações oferecidos, um aspecto crucial para garantir que os consumidores recebam serviços eficientes e confiáveis. Além disso, foram detalhados os critérios e procedimentos relacionados ao selo de qualidade, que é uma certificação importante para assegurar que os serviços e equipamentos de telecomunicações atendam a determinados padrões de excelência.

Outro ponto de discussão foi a gestão do espectro, que envolve a administração das frequências de rádio utilizadas para a transmissão de sinais de telecomunicações. Uma gestão eficiente do espectro é essencial para evitar interferências e maximizar a utilização desse recurso limitado.

Por fim, abordou-se o processo de certificação e homologação de equipamentos, que garante que os dispositivos utilizados nas redes de telecomunicações estejam em conformidade com as regulamentações técnicas e de segurança estabelecidas.

Essas discussões visaram compartilhar conhecimentos e práticas que podem contribuir para o aprimoramento das telecomunicações em Moçambique.

Na sequência, os servidores do INCM foram recebidos pelo superintendente de Fiscalização (SFI), Marcelo Alves da Silva. Durante o encontro, a delegação ouviu relatos detalhados sobre as iniciativas da Anatel no combate à prestação ilegal de serviços de televisão por assinatura. Foi dado destaque ao Plano de Ação para Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), que visa coibir o uso de equipamentos ilegais que permitem o acesso não autorizado a esses serviços.

Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o laboratório antipirataria da Anatel, que foi inaugurado em setembro do ano passado. Esse laboratório é um espaço dedicado ao desenvolvimento de tecnologias e estratégias para combater a pirataria de sinais de televisão por assinatura.

A reunião com a SFI também contou com a participação de uma delegação do Paraguai, que está realizando uma missão similar à Agência nesta semana. Essa cooperação internacional demonstra o esforço conjunto entre os países para enfrentar desafios comuns relacionados à fiscalização e regulação dos serviços de telecomunicações.

Desde a assinatura de um memorando de entendimento em 2008, a Anatel e o INCM têm mantido uma sólida interação bilateral, trocando experiências e boas práticas.

Claro tv+ lança nova interface e muda experiência do usuário; confira

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A Claro tv+ lançou recentemente uma nova interface para os seus clientes, tanto da TV por assinatura quanto do serviço de streaming. Esta atualização tem como objetivo proporcionar aos usuários uma experiência de navegação mais intuitiva e personalizada. Uma das principais novidades é a integração de uma busca de conteúdo que abrange todos os serviços de streaming disponíveis na plataforma da operadora.

Isso significa que os clientes poderão encontrar facilmente o que desejam assistir, seja em um serviço específico ou em vários ao mesmo tempo. Essa mudança visa tornar a experiência de assistir TV e consumir conteúdo ainda mais conveniente e agradável para os usuários da Claro tv+.

Na página inicial do serviço, os usuários encontrarão imediatamente uma variedade de opções de entretenimento disponíveis. Isso inclui conteúdos transmitidos ao vivo, filmes e séries recomendados pela plataforma, os quais estão atualmente populares entre os usuários.

Além disso, há a facilidade de navegar rapidamente através de guias específicos para acessar diferentes categorias de conteúdo, como TV, filmes, séries, esportes, programas infantis, música, aplicativos e a seção “Minha Claro”. Essa organização facilita a busca e o acesso aos diferentes tipos de conteúdo oferecidos pela plataforma.

Mudança na interface da Claro tv+

Entre as mudanças que houve no hub de conteúdo da Claro tv+estão:

  • Recomendações Personalizadas;
  • Busca Integrada;
  • Busca por Interesse;
  • Menu Esportes;
  • Integração com Alexa;
  • Trilho “Continuar Assistindo”;
  • Menu Replay TV;
  • Menu de Música;
  • Apps do Youtube e Youtube Kids.

Para que entenda melhor as mudanças, a partir de agora a Claro tv+ usa suas preferências para sugerir conteúdos, como canais ao vivo, vídeos on-demand e aplicativos populares, tornando mais fácil encontrar novos conteúdos na plataforma.

A plataforma também oferece uma busca integrada para encontrar todos os seus conteúdos em um único lugar, indicando em qual canal ou aplicativo está passando sua série, filme, jogo do seu time ou programa de TV favorito. Além disso, já é possível buscar conteúdos de interesse específico, como por ator favorito, personagens infantis ou de acordo com o seu estado de espírito.

Vale destacar também que com o novo menu esportes, é simples localizar jogos de futebol, tênis e outros eventos esportivos. O cliente pode até programar alertas para o início dos jogos ou agendar gravações digitais na nuvem.

Outro ponto importante é que com a integração com Alexa, você pode perguntar facilmente em qual canal vai passar o jogo do seu time. Além disso, o trilho “Continuar Assistindo” permite retomar de onde parou em canais, vídeos on-demand ou aplicativos assistidos recentemente. Com o Menu Replay TV, você pode encontrar e assistir conteúdos exibidos na TV até 7 dias atrás, enquanto o Menu de Música oferece uma seção dedicada a conteúdos musicais, reunindo canais de áudio, rádios, músicas sob demanda e canais de música da Claro tv+ em um único lugar.

Nokia conclui infovia no Peru que chega na fronteira com Brasil

A Nokia revelou hoje, dia 28, que concluiu um projeto pioneiro de infraestrutura digital na região da bacia do rio Amazonas, no Peru. Esse projeto consiste na instalação de uma infovia, uma rede de comunicação digital, que atravessa as águas da região.

Utilizando tecnologia de fibra óptica subaquática, essa rede se estende desde a cidade de Iquitos até o distrito de Santa Rosa de Yavarí. Este último localiza-se na tríplice fronteira entre Peru, Colômbia (representada pela cidade de Letícia) e Brasil (representada por Tabatinga, no estado do Amazonas).

Por meio de um comunicado oficial, a empresa finlandesa destacou que além de conectar Iquitos a Santa Rosa de Yavarí, a rede também interliga os municípios colombiano e brasileiro.

Isso representa um marco significativo na expansão da conectividade digital nessa área geograficamente desafiadora, proporcionando uma infraestrutura de comunicação mais robusta e confiável para as comunidades locais, bem como promovendo oportunidades de desenvolvimento econômico e social na região.

Como parte do programa Norte Conectado, o Brasil está expandindo sua infraestrutura de comunicações para áreas remotas da região amazônica. Uma das iniciativas notáveis é a Infovia 02, que está sendo desenvolvida para conectar cidades como Tefé e Atalaia do Norte, no estado do Amazonas, com o centro urbano de Tabatinga. Este projeto não apenas visa melhorar a conectividade dentro do país, mas também estabelecer conexões transfronteiriças. O governo brasileiro já firmou um acordo com a Colômbia para estender essa rede de comunicação até o país vizinho.

Na bacia peruana do Amazonas, a empresa Nokia desempenhou um papel fundamental em um projeto semelhante. Em colaboração com a Global Fiber Peru, uma operadora de fibra óptica subsidiária do Grupo Satelital, a Nokia trabalhou para implantar infraestrutura de comunicações na região. A implementação desse projeto também contou com o apoio da FYCO, uma empresa local especializada em redes de telecomunicações. Essas parcerias são essenciais para garantir o sucesso e a sustentabilidade dessas iniciativas de conectividade em áreas remotas da Amazônia.

A infovia, estabelecida no território do Peru, é composta por uma rede de fibra óptica, protocolo de internet (IP) e tecnologia XGS-PON. A implantação desta rede tem como objetivo beneficiar aproximadamente 400 comunidades ao longo do seu alcance, abrangendo uma população de mais de 500 mil indivíduos.

Em termos práticos, a Global Fiber Peru está se encaminhando para se tornar a pioneira ao oferecer o serviço de banda larga FTTH (fibra até a casa) nessa área geográfica, promovendo assim a conectividade de alta velocidade e confiabilidade para os habitantes da região.

A CEO do Grupo Satelital, Rocío Castilla, informou que a primeira etapa do projeto, conectando Yurimaguas a Iquitos, foi finalizada há dois anos. A parceria com a Nokia permitiu a expansão da rede subaquática. Castilla enfatizou a importância do projeto para a empresa, devido ao seu impacto no desenvolvimento social, econômico e educacional, proporcionando acesso à internet de alta qualidade para milhares de pessoas.

Zapping disponibiliza 12 novos canais após acordo com Warner

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A plataforma Zapping está adicionando uma nova adição ao seu conjunto de conteúdos: o grupo Warner Bros. Discovery. Ao longo das próximas semanas, os usuários terão acesso a doze novos canais que oferecem uma variedade de documentários, séries e programas educativos abrangendo temas como ciência, tecnologia, história, meio ambiente e geografia.

A disponibilização dos canais será gradual, começando com o Discovery Channel, Discovery Home & Health, Food Network e Discovery Turbo a partir de quarta-feira, 29 de maio. Além desses, a grade da plataforma será enriquecida com a inclusão do Discovery Kids, TLC, Animal Planet, ID (Investigação Discovery), HGTV, Discovery Science, Discovery Theater e Discovery World.

O grupo WBD está equipando seus 12 canais com uma série de recursos tecnológicos fornecidos pela Zapping. Entre esses recursos está o modo replay, que permite aos usuários assistir aos programas dos últimos dois dias, oferecendo uma flexibilidade maior em relação ao horário de exibição.

Além disso, a tecnologia HEVC está sendo implementada, possibilitando uma qualidade de imagem mais alta enquanto consome menos dados de internet. Isso significa uma experiência de visualização mais agradável para os espectadores, com menos preocupações com consumo excessivo de dados.

Os canais mencionados estarão acessíveis para todos os assinantes do pacote Full. Este pacote oferece um período de teste gratuito por sete dias para novos usuários que se registrarem no site da operadora de TV. Durante esse período de teste, os novos usuários têm acesso completo aos canais incluídos no pacote Full, permitindo-lhes explorar e desfrutar dos serviços oferecidos pela operadora de TV antes de tomar uma decisão de assinatura.

No primeiro mês de assinatura, o plano oferece mais de 100 canais por R$ 79,90. A partir do segundo mês, o preço sobe para R$ 89,90. Não haverá aumento no valor mesmo após a inclusão dos canais WBD. Após assinar, o usuário pode começar a utilizar o serviço imediatamente de qualquer lugar no Brasil, pois não requer instalação de equipamentos ou cabos. Além disso, o cancelamento não implica em multa e pode ser feito a qualquer momento.

Ministério das Comunicações lança programa para ampliar a oferta de TV Digital

O Ministério das Comunicações lançou o programa Brasil Digital para expandir a TV Digital em 250 municípios. A iniciativa instalará estações de transmissão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Câmara dos Deputados, além de permitir o uso da infraestrutura de emissoras privadas, aumentando a diversidade da programação de TV aberta e gratuita.

O investimento inicial de R$ 150 milhões será feito até 2026, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Juscelino Filho afirmou que o Governo vai incluir digitalmente as pessoas com pouca ou nenhuma oferta de TV Digital, assim como as que vivem nos grandes centros. Segundo ele, esta é uma política pública para levar informação de qualidade para quem mais precisa.

“Nós vamos atender as pessoas que dispõe de pouca ou nenhuma oferta de TV Digital. Elas precisam ser incluídas digitalmente, assim como a população que mora nos grandes centros. Essa é mais uma política pública para levar informação de qualidade para aqueles que mais necessitam”.

A portaria nº 13.345 foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). O Ministério das Comunicações lançará um chamamento público para selecionar entidades parceiras que ofereçam locais para a instalação de estações de TV Digital. Podem participar órgãos e entidades da administração pública em todos os níveis, incluindo prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas e universidades. Após a aprovação do local e da infraestrutura, a instituição parceira assinará um Termo de Adesão com o ministério.

O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, afirmou que a iniciativa visa promover a inclusão digital através da radiodifusão pública e privada. O objetivo é ampliar o alcance do sinal de TV Digital da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e da Rede Legislativa, além de compartilhar essas estações com radiodifusoras comerciais para garantir a sustentabilidade do projeto. Wellisch destacou a importância de oferecer acesso gratuito a conteúdo de qualidade para as regiões mais necessitadas do país.

O Ministério das Comunicações adquirirá os equipamentos necessários para a transmissão de TV digital e implantará a infraestrutura básica onde for necessário. Será incentivado o compartilhamento de infraestrutura para garantir a manutenção dos equipamentos. O Novo PAC aprovou a instalação de estações de transmissão, incluindo torres, abrigos, antenas e transmissores, para fortalecer a radiodifusão estatal e educativa.

Fiscalização de celulares é uma fake news feita por forças anti-governo, diz China

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As autoridades chinesas declararam nesta terça-feira (28) que as alegações sobre a implementação de verificações obrigatórias em celulares de todos os viajantes que entram na China, a partir de 1º de julho, são falsas. Segundo essas autoridades, tais alegações são distorções da verdade promovidas por “forças anti-China”.

Eles esclareceram que não há nenhuma medida oficial que imponha esse tipo de fiscalização a todos os visitantes do país, e reforçaram que as informações circuladas não passam de desinformação.

No dia 26 de abril, o Ministério da Segurança do Estado divulgou documentos que, conforme explicado pelo próprio ministério, têm como objetivo ampliar o alcance dos regulamentos de aplicação da lei e fortalecer a luta contra atividades ilegais que ameaçam a segurança nacional.

Em um comunicado publicado na sua conta oficial no WeChat, o ministério comentou sobre a reação de certos grupos externos. De acordo com o comunicado, “algumas forças hostis anti-China no exterior aproveitaram a oportunidade para distorcer a verdade, fazendo alegações escandalosas e falsas”.

Em outras palavras, o ministério está acusando esses grupos de manipularem a situação e de propagarem informações incorretas com o intuito de desacreditar as ações do governo chinês.

O governo ainda rejeitou enfaticamente a alegação de que todos os visitantes do país seriam obrigados a passar por verificações telefônicas ao entrarem, classificando essa ideia como “absolutamente absurda”.

Ele explicou que a nova regra de segurança nacional recebeu grande atenção do público e foi bem acolhida. Além disso, destacou que a lei de contraespionagem, recentemente atualizada, inclui disposições claras sobre a inspeção legal de equipamentos e dispositivos eletrônicos, estabelecendo diretrizes específicas para esse processo.

Os alvos dessa inspeção incluem indivíduos ou organizações envolvidos em atividades de contraespionagem, como suspeitos de espionagem que tiram fotos ou gravam vídeos em áreas militares restritas ou locais confidenciais, conforme declarou o ministério.

Esse incidente ocorre no contexto de uma recente mudança legislativa na China, onde os legisladores revisaram a Lei de Segredos de Estado pela primeira vez desde 2010. Essa alteração expandiu a definição de informações confidenciais, passando a incluir também os chamados “segredos de trabalho”.

CVM concede registro de companhia aberta na categoria ‘B’ para Brasil TecPar

Nesta segunda-feira (27), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) concedeu a Brasil TecPar o registro de companhia aberta na categoria “B”. Com isso, o provedor pode negociar valores mobiliários em mercados regulamentados, que sejam ações ou equivalentes a ações, como títulos de dívida e debêntures. A autorização faz com que a empresa fique mais próxima de uma possível abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) no futuro.

Crédito: Divulgação

Além disso, é mais um passo para a Brasil TecPar, que busca potenciais investidores como parte de seu plano estratégico de crescimento, permitindo o ingresso de novos recursos com ajuda das novas obrigações de transparência e reporte de informações financeiras auditadas.

O diretor financeiro e de relações com investidores da Brasil TecPar, André Valente, afirma que “O registro nos permite emitir dívidas mais estruturadas, incluindo com emissores qualificados não tão grandes e mesmo pessoas físicas. Isso abre um leque maior para captações que nos permitam continuar financiando a jornada de crescimento“.

Estando agora na categoria “B”, a Brasil TecPar terá que cumprir obrigações definidas pela autarquia que fiscaliza, normatiza e disciplina o mercado de valores mobiliários. Por exemplo, divulgação de balanços financeiros auditados dentro dos prazos previstos, que compreende até 45 dias após o encerramento do trimestre e 90 dias após o término do exercício anual.

Segundo André Valente, o processo de listagem na CVM começou em março com suporte do escritório de advocacia Pinheiro Neto e da multinacional de auditoria KPMG. Constituído em três etapas, o procedimento é finalizado com resposta positiva.

“Chegamos a uma maturidade de governança que nos permitiu dar esse passo”, disse o CFO. “Vamos ter um leque maior de investidores. Inclusive, alguns têm como premissa só investir em companhias abertas. Passamos, então, a fazer parte desse menu. Além disso, os nossos próprios investidores passam a estar mais confortáveis, pois sabem que estão investindo em uma empresa com mais confiança e menos exposta ao risco”, acrescenta.

Quanto a abertura de capital, que é a empresa migrar para a categoria “A”, onde poderá negociar qualquer tipo de valor mobiliário, inclusive ações não previstas para o curto prazo. “Não almejamos fazer IPO no curto prazo, mas era importante fornecer esse tipo de governança e gestão para potenciais investidores. Emitimos uma debênture em maio do ano passado e temos a possibilidade de fazer outras emissões ainda esse ano”, assinalou Valente.

Embora seja para possibilidades futuras, a migração para a categoria “A”, de acordo com o executivo, “é um processo relativamente rápido”. “Já fizemos um material muito preparado para tomar a decisão de migrar para a categoria ‘A’”, assegurou.

Setor de telecomunicações investiu R$ 35 bilhões em 2023, segundo Conexis

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 28, pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa as principais operadoras do País, o setor de telecomunicações investiu, em 2023, R$ 35 bilhões, uma queda de 5,2 bilhões em relação ao ano anterior em que os investimentos foram de R$ 40,2 bilhões. Já em 2021, esse número foi de R$ 40,8 bilhões.

Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

É possível observar uma queda nos números, mas de acordo com a entidade, essa diferença está relacionada ao cumprimento das metas do edital do 5G. O resultado de 2023 é o fim de um ciclo de três anos em que o setor investiu no desenvolvimento do 5G no país.

O avanço do 5G também contribuiu para o aumento do número de antenas, que fechou 23 com 91,1 mil sites, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Isto porque, a tecnologia demanda um número maior de equipamentos para atingir seu potencial e eficiente funcionamento.

Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, afirma que “Em 2023, a tecnologia 5G foi ativada em 352 cidades, onde moram 54% da população brasileira”. “Em 2024, nosso compromisso é manter os investimentos necessários e defender ajustes e reformas que colaborem para aumentar o acesso à conectividade, como a Reforma Tributária”, completa o executivo.

De acordo com a Conexis, a expansão da rede deixou o Brasil mais conectado, com destaque para o crescimento no acesso de banda larga fixa e móvel, apresentando um crescimento de 4% no acesso às redes no ano passado.

O Brasil terminou 2023 com 282,8 milhões de acessos em banda larga, fixa e móvel, um aumento de 11,3 milhões no comparativo com 2022, com destaque para crescimento em cobertura e qualidade. Segundo a entidade, desde 2019, a velocidade média dos acessos aumentou mais de 5x, chegando a 335Mbps. O aumento nos acessos via fibra óptica, que representam 74% da base, também contribui para esse crescimento na velocidade média.

Em relação à telefonia móvel, foram registrados 256 milhões de acessos ano passado, sendo 21 milhões em rede 5G. Somente no último trimestre de 2023, foram mais de 14 milhões de acessos na nova rede, alcançando o patamar do 2G e do 3G.

“Desde 2021, há uma tendência natural de troca de tecnologia, com a redução do número de acessos 4G e o crescimento em 5G”.

Receita

Dados da Conexis apontam que em 2023, o setor registrou uma receita bruta real (valores corrigidos pelo IPCA) de R$ 279,4 bilhões, uma queda de 5% em relação à média dos últimos quatro anos. O crescimento na receita foi impactado pela competitividade por clientes 5G no móvel e pela concorrência na banda larga fixa.

Entretanto, é esperado um crescimento no segmento, principalmente por conta do avanço do 5G nos setores produtivo e inovação.

“Acreditamos que o 5G tem potencial de criar novas fontes de receita para o setor, a partir da aplicação da tecnologia em diferentes setores da indústria. Além disso, existem investimentos consistentes em inovações como o Open Gateway, iniciativa voltada para o desenvolvimento de soluções padronizadas com o uso das redes das operadoras”, afirma Ferrari.