15/06/2024

Brasil TecPar e Telecom Argentina se unem para ofertar internet no RS

Em um acordo inédito de cooperação internacional, as empresas, inicialmente, irão conectar as cidades de Santo Tomé e São Borja.

Com o intuito de ajudar as comunidades afetadas pelas enchentes nos Rio Grando do Sul e assegurar serviços de comunicação, Brasil TecPar e a Telecom Argentina uniram forças em um acordo inédito de cooperação internacional para fornecer acesso à internet de emergência em uma ampla zona do sul do Brasil.

Foto: Brasil Tecpar/Divulgação

Inicialmente, serão interconectadas as cidades de Santo Tomé e São Borja, permitindo que as comunidades afetadas de toda a região da fronteira tenham acesso a serviços vitais durante essa crise climática.

Co-CEO da Brasil TecPar, Magnum Foletto, lembra que a empresa já havia estabelecido acordos com empresas no Brasil para restaurar as conexões afetadas. “Estamos enfrentando uma tragédia sem precedentes no Rio Grande do Sul. Estabelecemos acordos com nossas empresas colegas aqui no Brasil para restaurar as conexões afetadas. Agora estamos profundamente agradecidos pelo esforço e rápida resposta de nossos irmãos da Telecom Argentina“, afirma.

A Brasil TecPar explica que o serviço de FTTH nas cidades onde atua já estão restabelecidas e reconectadas ao backbone. No entanto, uma boa parte das rotas são rodoviárias, e há muitas pontes e percursos em obras, o que pode causar instabilidade. “Neste momento estamos com todas as cidades onde atendemos com FTTH restabelecidas e reconectadas ao backbone e com mais de 96% dos acessos no Rio Grande do Sul no ar”.

“Porém, como boa parte das rotas de backbone são rodoviárias, e há muitas pontes e percursos em obras e em recuperação, o número de rompimentos é muito grande, e isso gera instabilidades dos serviços. As conexões e apoio tanto da Antel (pelo Uruguai) como pela Telecom Argentina (pela Argentina) nos ajudam a manter a estabilidade e resiliência da rede durante este período de recuperação do RS”, completa.

Já o CTO da Telecom Argentina, Miguel Fernandez, diz que a colaboração entre as empresas durante a situação atual possibilita o fortalecimento dos serviços de Internet no Brasil e na Argentina, mostrando um caminho para que os serviços de telecomunicações sigam sendo o motor do crescimento nos dois países.

Além de reforçar a infraestrutura de telecomunicações nesse momento crítico, a colaboração entre Brasil TecPar e a Telecom Argentina, estabelece um precedente para futuras ações conjuntas em situações de emergência. As duas empresas estão monitorando o caso de perto e trabalhando para garantir que as comunidades afetadas recebam o suporte necessário.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários