18/06/2024

Operadoras da China lançam serviço de roaming 5G entre redes

Com a tecnologia, os usuários podem alternar entre as redes das operadoras quando a cobertura da sua não estiver disponível.

Na semana passada, durante o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação de 2024 (sexta-feira, 17), as empresas China Telecom, China Mobile, China Unicom e China Broadcast Network se uniram para lançar o serviço de roaming 5G entre redes. A parceria permitirá que os usuários alternem entre as redes das operadoras quando a cobertura de sua própria tele não estiver disponível.

Crédito: Freepik

O serviço se aplica principalmente a dois cenários, de acordo com Dong Xiaoya, diretora executiva da empresa de pesquisa de mercado China Insights Consulting. Em lugares em que a cobertura 5G é limitada, como as áreas remotas, e em momento de pico, evitando congestionamentos nas redes.

O roaming entre redes é uma forma de evitar a duplicação de recursos de rede, especialmente em regiões distantes. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação defende o conceito desde 2016.

O primeiro serviço piloto de roaming 5G entre redes foi lançado no ano passado na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, e foi ampliado em larga escala este ano. Durante esse período, mais de 34 mil usuários por dia utilizaram o serviço, consumindo mais de 2 terabytes de dados e registrando 200 horas de chamadas, confirmando a viabilidade do projeto.

Entretanto, Dong Xiaoya explica que ainda há muitos desafios que precisam ser superados. Ela alerta que é necessário promover a co-construção e compartilhamento de infraestrutura de comunicação e estabelecer padrões industriais. Além do custo, que é um fator crucial, a viabilidade e estabilidade da tecnologia já estão sendo testadas em laboratório e de campo.

Em janeiro, a China Mobile lançou um esquema de compra em massa de equipamentos de engenharia de roaming 5G, e todas as partes envolvidas chegaram a um consenso sobre questões-chave. A China Telecom e China Unicom já construíram conjuntamente a maior e mais rápida rede 5G SA do mundo, compartilhando a rede de frequência intermediária 4G.

A construção e compartilhamento de redes 5G na banda de 700MHz estão sendo feitas pela China Mobile e China Broadcast Network. Além disso, as operadoras chinesas estão propondo capacidades de roaming internacional em seus cenários de roaming entre redes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários