21/12/2025
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Alerta Xiaomi: pasta de dente não resolve tela trincada

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A pasta de dente não “cura” tela de celular trincado, alerta a Xiaomi. O truque foi viralizado na internet como uma forma de salvar o aparelho e resolver esse incômodo problema, porém a marca fez um vídeo explicando que essa solução mais atrapalha do que ajuda. 

Pasta de dente no celular

O material da Xiaomi sobre a pasta de dente em tela trincada foi publicado na sexta-feira, 9, no YouTube. Nele é exibida a demonstração de um celular com a tela trincada e em seguida alguém espalha um creme dental nele. 

Pasta de dente poderia mesmo solucionar uma tela trincada e arranhada?

Durante a demonstração, uma narração de fundo explica que segundo a dica viralizada a pasta ajudaria a polir os arranhões e preencher os vãos trincados. Porém, no final da demonstração nada disso acontece, até porque a finalidade do produto não é essa, embora seja bom ter soluções rápidas no alcance das mãos. 

Segundo a Xiaomi, mesmo a pasta de dente tendo agentes de polimento, eles não são suficientes para restaurar uma tela de celular. Ou seja, não importa a quantidade de creme dental, marca ou como é colocado, o produto não vai fazer absolutamente nenhuma diferença positiva. Confira o vídeo abaixo:

Não coloque seu celular em perigo

Porém, essa prática pode ser prejudicial ao celular. Segundo a Xiaomi, o teor alcalino da pasta pode a longo prazo destruir a resistência oleofóbica da tela do celular. Ou seja, vai tirar a substância que permite que os dedos não estraguem o aparelho, nem tenha manchas em sua superfície. 

O ideal mesmo é levar a uma assistência técnica autorizada, para que um profissional competente possa analisar o grau de comprometimento da tela e indicar a melhor solução. Sendo que em muitos casos, a melhor opção é trocar a tela e quem sabe até mudar de aparelho.

Coca-Cola dá R$ 10 mil para quem fizer áudio em formato de garrafa no WhatsApp

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O Natal da Coca-Cola continua trazendo inovações para o público. Dessa vez a empresa lançou o desafio para quem conseguir fazer áudios com a silhueta da garrafa de vidro no WhatsApp. Quem fizer o feito ganha um prêmio. 

Foto oficial da Campanha Áudios Mágicos da Coca-Cola

Marca registrada da Coca-Cola, a garrafinha de vidro tem um formato inconfundível de curvas com um estilo próprio. E nisso a empresa usou como meio para um desafio no mínimo diferente. Veja como funciona a campanha e como participar. 

Prêmios da ação da Coca-Cola no WhatsApp

Os áudios do WhatsApp tem linhas que aumentam e diminuem verticalmente conforme o volume de quem gravou. É possível notar isso em qualquer mensagem enviada. A ideia da Coca-Cola é saber quem consegue fazer um áudio em formato de garrafa. 

O nome da ação é “Áudios Mágicos”, uma campanha que mistura o dia a dia de muitos brasileiros nos envios de áudios do WhatsApp, com o Natal que é uma época especial para a maioria dos brasileiros. 

Quem conseguir fazer o desenho no WhatsApp pode ganhar gift cards de R$ 40 para consumo no iFood e concorrer a R$ 10 mil para gastar na loja online da Magalu. A ação começou em 10 de dezembro e vai até o dia 23. 

Como participar

Para participar é necessário falar com a assistente Kora da Coca-Cola. Em seguida ela vai disponibilizar três tentativas livres para enviar os áudios no formato de garrafa. 

Ao comprar uma garrafa do refrigerante é possível liberar tentativas ilimitadas por 24h. Nesse caso é preciso enviar o cupom fiscal da compra ou um print do pedido no iFood ou WhatsApp da Kora. Além disso, a compra precisa ser até dezembro de 2022. 

Essa campanha está totalmente ligada a época do ano e quem reforça isso é Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil: 

“A campanha da Coca-Cola esse ano celebra a força e a magia do Natal para superar obstáculos e unir as pessoas. Queremos exaltar os momentos de conexão com família e amigos e, por isso, abrimos mais um canal de relacionamento digital, com o objetivo de trazer inspiração para o público. Os Áudios Mágicos são uma oportunidade de conectar as pessoas de uma forma divertida e criativa.”

Juiz libera venda de imóvel da Oi por R$ 28 milhões em Santa Catarina

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A Oi está liberada para vender um imóvel por R$ 28 milhões em Santa Catarina. Quem fez essa autorização foi Fernando Viana, o juiz da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, responsável pelos processos de recuperação judicial da operadora. 

Oi

Para a Oi essa transação será vantajosa, pois supera em 60% o valor de avaliação. Essa venda foi liberada na segunda-feira, 12 e diz respeito a uma loja. 

O produto da venda fica em uma área nobre do centro de Balneário Camboriú, que fica na Av. Brasil, 1.420, onde fica uma loja da operadora, inaugurada há quatro anos, em 2018. 

Essa venda faz parte das diversas ações de estratégia para a melhoria do perfil de caixa da operadora e que ela deve fazer dentro do processo de recuperação judicial. Na decisão assinada pelo juiz, consta que a empresa tinha firmado promessa de comprar e vender nesse valor, depois de uma desistência de um dos interessados em uma tentativa de alienação na realização de um leilão. 

Pelo menos 30% do valor total da transação, que equivale a R $9,3 milhões, deve ser usado apenas para pagar créditos extraconcursais, ou seja, esse é o direcionamento exclusivo desse valor. Sendo assim o valor deve ser depositado nas contas judiciais referentes à penhora. 

Como justificativa para aprovar a venda, o juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro alegou o seguinte:

“Por fim, é cediço por todos, que as Recuperandas têm efetivado todos os esforços para conseguirem se manter em atividade e com competitividade perante as demais operadoras do sistema de telefonia no Brasil, mas é igualmente da ciência de todos, que a volatilidade de nossa economia não tem favorecido as nossas sociedades empresárias em perfeita saúde financeira, muito menos aquelas que lutam para se soerguer.”

Anatel mantém processo contra Neko, que devolveu aquisições do leilão do 5G

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A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, não aceitou o pedido de Yon Moreira, dono da Neko, sobre a execução de R$ 53 milhões em garantias em relação à devolução das licenças que comprou no leilão do 5G. E o processo segue correndo. 

Leilão 5G da Anatel

A Neko fez parte do leilão para distribuição do 5G, internet móvel de quinta geração, que aconteceu em novembro de 2021. Na ocasião ela adquiriu um lote de frequências de 26 Ghz.

Entenda a história da Neko com o 5G

A operadora deu um lance de quase R$ 9 milhões pelas licenças e ficou com o compromisso de pagar mais de R$ 53 milhões na conta do Gape, o grupo responsável pela condução de levar internet para escolas usando os recursos vindos do leilão. 

Porém, as coisas não seguiram como o esperado e a Neko resolveu devolver as licenças que havia iniciado a compra. Nisso, o relator do caso, o conselheiro Vicente Aquino aceitou o pedido da empresa, porém aplicou uma multa e solicitou o pagamento das garantias, no valor de R$ 53 milhões. 

A Neko buscou recorrer da decisão para evitar o pagamento antes do julgamento do caso, que ocorrerá, provavelmente, no início de 2023. 

E o que o assunto que corre entre os conselheiros é que provavelmente a empresa vai ser punida, e certamente sem ressalvas. 

E a Neko foi a única a desistir de algo?

Tudo isso está acontecendo graças aos rumos que a Neko tomou, diferente de uma outra empresa, a Fly Link, de Minas Gerais. A provedora mineira desistiu das licenças 5G, porém a devolução foi feita quatro dias após o leilão e antes de assinar os acordos. 

Até houve pedidos de multas, mas não era possível fazer como está sendo feito com a Neko, afinal nenhum contrato de uso das frequências adquiridas foi assinado. E no caso dela houve formalização da aquisição. 

Samsung faz sorteio de smartphones e computadores; veja como participar

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Assim como fez alguns meses atrás, em parceria com o programa Snapdragon Insiders, a Samsung vai sortear três produtos da sua linha para os integrantes da comunidade Samsung Members. O sorteio será realizado pela Loteria Federal do dia 11 de janeiro e 2023, sendo que os interessados devem se cadastrar na ação até o dia 10 de janeiro.

Essa é uma ótima oportunidade para os amantes da marca trocarem de celular, notebook e tablet, pois serão sorteados nove dispositivos para a comunidade Samsung Members: três unidades do Galaxy Z Flip 4, três tablets Galaxy Tab S8 e três notebooks Galaxy Book Go.

Como participar?

Para participar do sorteio da Samsung é bastante simples. Basta instalar o aplicativo Samsung Members, dentro do app, clicar na aba Benefícios e clicar no banner da promoção. A partir daí aparecerá um cupom para resgate.

Depois com o cupom copiado, acessa o link da promoção que também aparecerá no aplicativo e preencher os dados. Após ler o regulamento, clique em concordar e informe dados de contato. Após esses passos, será gerado um número de sorte para concorrer aos produtos. O participante poderá também conseguir mais números de sorte ao seguir o perfil da Snapdragon nas redes sociais: Instagram, Twitter e YouTube.

Vale ressaltar que não é necessário fornecer outros dados pessoais, como dados bancários, assim como não é preciso fazer nenhum tipo de pagamento, sendo a participação na ação totalmente gratuita.

A premiação

O Galaxy Z Flip 4 é o atual smartphone da Samsung dobrável que conta com uma principal de 6,7 polegadas, 8 GB de RAM e é comandado pelo chip Snapdragon 8+ Gen 1. O Galaxy Tab S8 também vem com Snapdragon 8 Gen 1 “normal”, além de ter uma tela LTPS LCD de 11 polegadas e 8 GB de RAM.

Já o Galaxy Book Go é um notebooks de 14 polegadas e também vem com Snapdragon 7c Gen 2. O laptop já vem com o Windows como sistema operacional instalado.

Anatel avaliará migração da Oi Móvel em pesquisa de satisfação e qualidade

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai dedicar uma abordagem especial à 8ª edição anual da pesquisa de satisfação e qualidade percebida para os clientes da Oi Móvel, para saber como está o processo de transição e migração para as operadoras TIM, Vivo e Claro. Por meio de entrevistas, que vão até o dia 31 de janeiro, a agência usará os dados para o selo de qualidade das prestadoras.

De acordo com a Anatel, 88 mil consumidores serão entrevistados para avaliar os serviços de telecomunicações, como telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura da Algar, Brisanet, Claro, Gigabyte, Mob Telecom, Oi, SKY, TIM, Unifique, Valenet e Vivo.

“O resultado irá integrar os indicadores, índices e selo de qualidade dessas empresas de transição e, ainda, será utilizado para acompanhamento da satisfação e da percepção de qualidade desses consumidores em transição da antiga Oi Móvel para as empresas compradoras”, diz a agência em comunicado.

Os consumidores irão avaliar a satisfação geral com as empresas que prestam serviços de telecom e a qualidade de atendimento, das informações, do funcionamento e da cobrança/recarga. Pelo questionário, será calculado o Índice de Satisfação Geral (ISG), que vai compor o selo de qualidade para as prestadoras, representando o Índice de Qualidade Percebida (IQP) – que tem ainda os índices de qualidade do serviço (IQS) e de reclamações (IR).

De acordo com a agência, as entrevistas serão realizadas via telefone, com duração média de dez minutos. Além dos questionamentos referentes aos serviços de telecomunicações e a migração da Oi Móvel, os entrevistados também terão que responder perguntas sobre sua idade, renda e escolaridade.

A Anatel ressalta que não haverá qualquer tipo de solicitação de dados, como número de documentos, email, endereço, cartão de crédito, dados bancários ou senhas. E reforça também que seguirá todas as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LPGD).

É importante ter cuidados com as informações que são passadas para terceiros, especialmente com golpistas que têm usado a agência para roubar dados de consumidores. Por isso, na dúvida, sempre procure os contatos oficiais do órgão e não compartilhe dados pessoais para pessoas duvidosas.

Natal da Coca-Cola vira série no Prime Video; confira como assistir de graça

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Os tradicionais comerciais de Natal da Coca-Cola, agora viraram uma série de contos natalinos. A grande empresa de alimentos fechou parceria com o Prime Video e as campanhas publicitárias que acontecem todos os anos, agora terão um novo modelo de exibição. 

Caminhão da Coca-Cola que viaja durante o Natal

A ideia permanece a mesma de passar a mensagem de um feliz fim de ano, Natal em família e com a Coca-Cola presente sempre nos melhores momentos. Com isso o especial seriado se chama “O Natal Sempre Encontra o Caminho“. E a série da Coca-Cola no Prime Video narra três diferentes contos natalinos. 

O Natal da Coca-Cola como série do Prime Video

Em cada episódio, uma história é contada em estilo de curta-metragem e foram feitos com a colaboração da Imagine Entertainment. Os títulos das três partes são: “Alma”, “Pequeno Natal” e “Mordidas de Natal”. 

Vale ressaltar que o episódio um, o “Alma”, foi dirigido pelo brasileiro Vellas e é ambientado em uma vila Mexicana, Tlalpujahua, que é conhecida por produzir enfeites natalinos e exportar para todos os lugares do mundo. Porém, eles não conseguem viver a magia do Natal. 

O site Meio & Mensagem entrou em contato com o brasileiro que dirigiu um dos episódios do especial de Natal da Coca-Cola no Prime Video. Vellas disse que esse pode ser uma data vista como desculpa do capitalismo para o consumo, porém ainda existe uma magia para muitas pessoas ao redor do mundo:

“Hoje em dia, muitas pessoas veem o Natal como uma criação capitalista. Até pode ser, na maioria das vezes. Mas ainda existe um espírito, uma pequena magia que o Natal revela em muitas partes do mundo, e que ainda está presente. E é sobre isso que trata a nossa história.”

O diretor comentou que ficou muito feliz em ter que trabalhar com tempo suficiente para contar uma história maior. Afinal, no mercado publicitário há sempre uma corrida contra o tempo para entregar a melhor narrativa sobre algo em um tempo de 30 a 60 segundos. 

“Fiquei super empolgado com a possibilidade de contar uma autêntica história mexicana e explorar a cultura – e essa história me tocou desde o momento em que a li.”

Como assistir 

Além de Vellas, os outros episódios foram dirigidos por JB Braud e Alex Buono. Sendo eles um francês e um estadunidense. Os contos estão disponíveis no Prime Video, exclusivo para assinantes, bem como no canal do YouTube da Coca-Cola. Veja abaixo o primeiro episódio da série de três sobre o Natal.

Primeiro episódio da série de três sobre o Natal.

Netflix e HBO Max dominam indicações para o Globo de Ouro 2023

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No dia 10 de janeiro de 2023, o Globo de Ouro voltará a ser presencial desde que estourou à pandemia no mundo, embora tenha ocorrido uma versão não presencial. A 80ª edição do evento, que será apresentado por Jerrod Carmichael, já teve os indicados divulgados, e há vários títulos originais de plataforma de streaming que foram indicados para a premiação.

Entre os serviços de streaming, Netflix e HBO Max são os que mais tiveram indicação de títulos, fazendo com que esse mercado ganhe cada vez mais credibilidade no segmento cinematográfico.

Além de filmes, que são as produções mais tradicionais para o Globo de Ouro, também foram indicados séries. Confira uma lista dos indicados e suas respectivas categorias.

Filmes indicados ao Globo de Ouro 2023

Netflix

  • Pinóquio (Animação): trilha sonora original (Alexandre Desplat) e canção original (“Ciao Papa”, Guillermo del Toro & Roeban Katz).
  • Nada de Novo no Front: filme estrangeiro (Alemanha).
  • Blonde: atriz em filme de drama (Ana de Armas).
  • O Enfermeiro da Noite: ator coadjuvante em filme (Eddie Redmayne).
  • RRR: Revolta, Rebelião, Revolução: filme estrangeiro (Índia) e canção original (“Naatu Naatu”, Kala Bhairava, M. M. Keeravani, Rahul Sipligunj).

HBO Max

  • Elvis: ator em filme de drama (Austin Butler) e direção (Baz Luhrmann).
  • Um Lugar Bem Longe Daqui: canção original (“Carolina,” Taylor Swift).

Disney+

  • Red: Crescer é uma Fera: animação.

Amazon Prime Video

  • Argentina, 1985: filme estrangeiro (Argentina).

Séries indicadas ao Globo de Ouro 2023

Netflix

  • Better Call Saul: série de drama e ator em série de drama (Bob Odenkirk).
  • The Crown: série de drama; ator coadjuvante em série de drama ou comédia (Jonathan Pryce); atriz em série de drama (Imelda Staunton) e atriz coadjuvante em série de drama ou comédia (Elizabeth Debicki).
  • Ozark: série de drama; atriz em série de drama (Laura Linney) e atriz coadjuvante em série de drama ou comédia (Julia Garner).
  • Wandinha: série de comédia ou musical e atriz em série de comédia ou musical (Jenna Ortega).
  • Dahmer: Um Canibal Americano: série limitada, antológica ou filme para TV; ator em série limitada, antológica ou filme para TV (Evan Peters); ator coadjuvante em série limitada, antológica ou filme para TV (Richard Jenkins) e atriz coadjuvante em série limitada, antológica do filme para TV (Niecy Nash-Betts).
  • Atlanta: ator em série de comédia ou musical (Donald Glover).
  • Inventando Anna: atriz em série limitada, série antológica ou filme para TV (Julia Garner).

HBO Max

  • The Staircase: ator em série limitada, série antológica ou filme para TV (Colin Firth).
  • Euphoria: atriz em série de drama (Zendaya).
  • The Flight Attendant: atriz em série de comédia ou musical (Kaley Cuoco).
  • A Casa do Dragão: série de drama e atriz em série de drama (Emma D’arcy).
  • Hacks: série de comédia ou musical; atriz em série de comédia ou musical (Jean Smart) e atriz coadjuvante em série de drama ou comédia (Hannah Einbinder).
  • The White Lotus: série limitada, série antológica ou filme para TV; ator coadjuvante em série limitada, série antológica ou filme para TV (F. Murray Abraham) e atriz coadjuvante em série limitada, série antológica ou filme para TV (Jennifer Coolidge e Aubrey Plaza).
  • Barry: ator em série de comédia ou musical (Bill Hader) e ator coadjuvante em série de drama ou comédia (Henry Winkler).

Apple TV+

  • Ruptura: série de drama; melhor ator em série de drama (Adam Scott) e ator coadjuvante em série de drama ou comédia (John Turturro).
  • Black Bird: série limitada, série antológica ou filme para TV; ator em série limitada, série antológica ou filme para TV (Taron Egerton) e ator coadjuvante em série limitada, série antológica ou filme para TV (Paul Walter Hauser).

Star+

  • Abbott Elementary: série de comédia ou musical; ator coadjuvante em série de drama ou comédia (Tyler James Williams); atriz em série de comédia ou musical (Quinta Brunson); atriz coadjuvante em série de drama ou comédia (Janelle James e Sheryl Lee Ralph).
  • O Urso: série de comédia ou musical e ator em série de comédia ou musical (Jeremy Allen White).
  • Only Murders in the Building: série de comédia ou musical; ator em série de comédia ou musical (Steve Martin e Martin Short) e atriz em série de comédia ou musical (Selena Gomez).
  • Pam & Tommy: série limitada, série antológica ou filme para TV; ator em série limitada, série antológica ou filme para TV (Sebastian Stan); ator coadjuvante em série limitada, série antológica ou filme para TV (Seth Rogen) e atriz em série limitada, série antológica ou filme para TV (Lily James).
  • The Dropout: série limitada, série antológica ou filme para TV e atriz em série limitada, série antológica ou filme para TV (Amanda Seyfried).
  • The Old Man: ator em série de drama (Jeff Bridges) e ator coadjuvante em série de drama ou comédia (John Lithgow).
  • Em Nome do Céu: ator em série limitada, série antológica ou filme para TV (Andrew Garfield) e atriz coadjuvante em série limitada, série antológica ou filme para TV (Daisy Edgar-Jones).

Paramount+

  • Yellowstone: ator em série de drama (Kevin Costner).

Lionsgate+

  • Gaslit: atriz em série limitada, série antológica ou telefilme (Julia Roberts).

Disney+

  • Andor: ator em série de drama (Diego Luna).

L5 Networks firma parceria com a Oi Soluções para modernização de PABX

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A Oi Soluções e a L5 Networks firmaram parceria comercial para disponibilizar serviços de Cloud PBX, Unified Communication, soluções de Contact Center e Omnichannel, integrados de forma nativa com Microsoft Teams e Google Workspace. A iniciativa é a continuidade do processo de modernização do parque instalado de PABX dos clientes corporativos da Oi.

Foto: Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks.

Um dos destaques da parceria é a realização, não apenas da migração de base telefônica para o sistema em nuvem, mas também a possibilidade de integração do serviço de voz com as aplicações mais utilizadas pelas corporações. Segundo comunicado das empresas, no Brasil, a Oi foi a primeira a incluir telefonia ao Microsoft Teams e na América Latina, a única a integrar voz ao Google Workspace.

Com o novo recurso de comunicação integrada 100% cloud, empresas públicas e privadas, dos mais variados segmentos, podem atualizar seus sistemas para melhorar a experiência de interação entre seus colaboradores e clientes.

Para Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, a novidade faz parte do plano de expansão da empresa.

“Nós temos uma solução robusta e bem estruturada, pioneira e líder no segmento de telefonia em nuvem. E eles possuem prestígio e clientes corporativos que buscam inovação e melhoria contínua nos serviços. Dessa maneira, conseguimos oferecer nosso know-how e qualidade de estrutura para que a transformação digital dos serviços de PABX da Oi Soluções seja muito mais rápida e eficiente, agregando valor à Oi Soluções”, destaca.

Adriana Viali, VP da Oi e Head da Oi Soluções, fala da importância da solução para o mercado, que oferece facilidades, qualidade e acessibilidade com bases tecnológicas para que as operações possam evoluir sem barreiras geográficas”.

“A Oi Soluções é provedora e integradora de soluções de TIC para o mercado corporativo. Estamos sempre promovendo inovação e desenvolvimento de novos serviços digitais para atender às atuais demandas das empresas, com as melhores soluções do mercado. Cada vez mais, as pessoas estão trabalhando de forma descentralizada […]”.

A Oi Soluções foi uma das primeiras integradoras a digitalizar seus serviços de telefonia., cujo processo foi iniciado antes mesmo da pandemia, permitindo atender a crescente demanda por soluções descentralizadas, que pudessem ser acessadas por colaboradores em qualquer local com auxílio da internet de forma madura e eficiente, durante o período pandêmico.

Para nível de conhecimento, PABX vem da sigla em inglês “Private Automatic Branch Exchange” (Troca Automática de Ramais Privados) e viabiliza uma rede interna de telefonia, oferecendo facilidade e eficiência à rotina de trabalho. De forma mais popular, se trata de uma central telefônica.

Furto e roubo de cabos deixam mais de 4 milhões clientes sem serviços de telecom

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O roubo e furto de cabos de telecomunicações está entre as principais preocupações do setor, uma vez que além de causar prejuízo para as empresas, também afeta e interrompe o serviço para os consumidores. Embora esteja presente em todos os estados brasileiros, sempre há um que é mais afetado pela prática. De acordo com o Conexis Brasil Digital, entidade que representa as empresas de telefonia móvel do país, São Paulo é o estado mais afetado.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram levados quase 491 mil metros de cabos de telecom em São Paulo, registrando um aumento de 16% no volume comparado com o semestre anterior.

O segundo estado com o maior número de furtos e roubos de cabos é o Paraná, onde houve quase 488 mil roubos do tipo, registrando um aumento de 29% frente ao semestre ano e alta de 113% na comparação com o primeiro semestre de 2021. Em seguida vem Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Em todo os pais, foram levados mais de 2,3 milhões de metros de cabos de telecom, o que equivale a quantidade suficiente para cobrir duas vezes a distância em linha reta entre as cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre. A entidade explica que esse número representa uma alta de quase 30% em relação ao segundo semestre do ano passado.

Conforme dados da Conexis, além do prejuízo financeiro causado às empresas de telecomunicações, os furtos e roubos de cabos de telecom deixaram mais de 4 mil clientes sem acesso aos serviços de telefonia e internet. Daniela Martins, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e de Comunicação da entidade, afirma que essa alta vem causando preocupação tanto na Conexis quanto nas empresas.

Com isso, ela afirma que tem levado ao estreitamento do diálogo com as autoridades da área de segurança e do judiciário. Daniela Martins ainda afirma que tanto a entidade quanto as teles defendem a aprovação urgente de um projeto de Lei Federal, para tipificar e aumentar as punições de tal prática.

Além disso, a executiva ainda ressalta que é preciso discutir uma punição mais exemplar para as empresas e pessoas físicas que compram cabos proveniente da prática de furto e roubo, além de alterar a regra que penaliza as operadoras quando ocorre a interrupção do serviço causado por tais práticas criminosas.

O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, afirma que “O setor de telecomunicações reconhece o esforço conjunto das autoridades estaduais, por meio das secretarias de segurança pública e das polícias, na implementação de iniciativas de combate a furtos, roubos e receptação de cabos e equipamentos“.

“Defendemos políticas públicas de combate aos furtos, roubos e receptação de cabos e equipamentos e a aprovação urgente do PL 5846/16, que aumenta a punição para esses crimes”, completou.