22/04/2024

Furto e roubo de cabos deixam mais de 4 milhões clientes sem serviços de telecom

Segundo o Conexis Brasil, entidade que representa as empresas de telefonia móvel do país, São Paulo é o estado mais afetado pelo crime.

O roubo e furto de cabos de telecomunicações está entre as principais preocupações do setor, uma vez que além de causar prejuízo para as empresas, também afeta e interrompe o serviço para os consumidores. Embora esteja presente em todos os estados brasileiros, sempre há um que é mais afetado pela prática. De acordo com o Conexis Brasil Digital, entidade que representa as empresas de telefonia móvel do país, São Paulo é o estado mais afetado.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram levados quase 491 mil metros de cabos de telecom em São Paulo, registrando um aumento de 16% no volume comparado com o semestre anterior.

O segundo estado com o maior número de furtos e roubos de cabos é o Paraná, onde houve quase 488 mil roubos do tipo, registrando um aumento de 29% frente ao semestre ano e alta de 113% na comparação com o primeiro semestre de 2021. Em seguida vem Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Em todo os pais, foram levados mais de 2,3 milhões de metros de cabos de telecom, o que equivale a quantidade suficiente para cobrir duas vezes a distância em linha reta entre as cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre. A entidade explica que esse número representa uma alta de quase 30% em relação ao segundo semestre do ano passado.

Conforme dados da Conexis, além do prejuízo financeiro causado às empresas de telecomunicações, os furtos e roubos de cabos de telecom deixaram mais de 4 mil clientes sem acesso aos serviços de telefonia e internet. Daniela Martins, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e de Comunicação da entidade, afirma que essa alta vem causando preocupação tanto na Conexis quanto nas empresas.

Com isso, ela afirma que tem levado ao estreitamento do diálogo com as autoridades da área de segurança e do judiciário. Daniela Martins ainda afirma que tanto a entidade quanto as teles defendem a aprovação urgente de um projeto de Lei Federal, para tipificar e aumentar as punições de tal prática.

Além disso, a executiva ainda ressalta que é preciso discutir uma punição mais exemplar para as empresas e pessoas físicas que compram cabos proveniente da prática de furto e roubo, além de alterar a regra que penaliza as operadoras quando ocorre a interrupção do serviço causado por tais práticas criminosas.

O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, afirma que “O setor de telecomunicações reconhece o esforço conjunto das autoridades estaduais, por meio das secretarias de segurança pública e das polícias, na implementação de iniciativas de combate a furtos, roubos e receptação de cabos e equipamentos“.

“Defendemos políticas públicas de combate aos furtos, roubos e receptação de cabos e equipamentos e a aprovação urgente do PL 5846/16, que aumenta a punição para esses crimes”, completou.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários