A Paramount+, o principal serviço de streaming da Paramount Global, anunciou que vai lançar níveis de assinatura premium e de publicidade nos principais mercados internacionais. A partir do dia 16 de novembro, o novo plano estará disponível para contratação na Austrália, Canadá, Brasil e México.
Já o plano suportado por anúncios comerciais será lançado, a partir de 2024, primeiro no mercado da Austrália e do Canadá, e depois outros países serão adicionais. Segundo a empresa, o México e o Brasil ficarão de fora do modelo de publicidade e continuarão com a modalidade móvel, que foi lançada em abril.
Marco Nobili, vice-presidente executivo e gerente geral internacional da Paramount+, disse que “Depois de expandir nossa presença para mais de 45 mercados no ano passado, estamos focados em expandir nossos negócios e oferecer opções de escolha ao cliente”.
“Após o lançamento do plano móvel no México e no Brasil, a introdução dos planos premium e com suporte de anúncios nos dará a capacidade de atender melhor a diferentes segmentos de consumidores, fornecendo múltiplas opções de preços e, ao mesmo tempo, aproveitando as oportunidades entre nossa publicidade e parceiros”.
Atualmente, no Brasil, a Paramount+ disponibiliza duas opções de planos: básico, com acesso a apenas uma tela pelo valor de R$ 14,90 mensais ( ou R$ 133,90 anuais); plano padrão, com duas telas e custo de R$ 19,90 mensais (R$ 178,90 anuais). O plano premium será disponibilizado pelo valor de R$ 34,90 mensais, ou R$ 309,90 anuais, afirma a companhia.
Segundo a empresa, o plano premium levará o conteúdo da Paramount+ a “um novo nível”, uma vez que o assinante poderá usar o streaming em quatro dispositivos simultaneamente e assistir conteúdo em formatos de qualidade premium, incluindo 4K UHD, HDR10, Dolby Vision e Dolby Atmos.
No dia 23 de outubro, última segunda-feira, o Ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, recebeu uma delegação do Departamento de Estado dos Estados Unidos na sede do Ministério das Comunicações (MCom), localizado em Brasília. A delegação norte-americana, liderada pela Representante Especial Dorothy McAuliffe, expressou elogios às iniciativas do Brasil no setor de telecomunicações.
Diante de uma plateia composta por mais de 20 chefes e dirigentes de organizações dos Estados Unidos, o Ministro Juscelino Filho destacou que, ao assumir a presidência do G20, o Brasil assumiu o compromisso de promover um diálogo com outras nações de destaque no que diz respeito à inclusão digital e conectividade.
Ele enfatizou a importância desse momento para a tomada de decisões relevantes para os países do grupo, destacando que agora cabe ao Brasil a tarefa de estabelecer parcerias visando o desenvolvimento das iniciativas governamentais nesse âmbito.
“É um momento importante de decisões nesta linha para os países do grupo. Cabe a nós agora a construção das parcerias para o desenvolvimento das iniciativas do governo”.
Durante a reunião, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresentou à delegação norte-americana as políticas públicas e objetivos que estão sendo buscados por meio de programas como o “Norte Conectado,” “Escolas Conectadas,” a implementação de uma rede privativa do governo e o programa “Novo PAC,” o qual prevê um investimento de mais de R$ 28 bilhões até o ano de 2026. O Ministro enfatizou que esses avanços no setor de telecomunicações contribuirão significativamente para uma verdadeira transformação digital na sociedade brasileira.
Ele reconheceu que a concretização dessas metas representa um desafio considerável, e destacou que tanto o setor público como o privado estarão empenhados nesse esforço conjunto. Diante disso, Juscelino Filho demonstrou otimismo em relação ao reposicionamento do setor e à capacidade de atrair investimentos necessários para o sucesso das iniciativas.
Os membros da delegação norte-americana expressaram sua gratidão pela oportunidade de diálogo e se colocaram à disposição para dar início a uma agenda de encontros e reuniões bilaterais. Dorothy McAuliffe, a líder da delegação, celebrou esse encontro como o início de um progresso conjunto para superar os desafios que se apresentam no campo das comunicações e tecnologia.
A Amazon e a Crunchyroll anunciaram uma parceria global para oferecer serviços de streaming de anime, o que significa que os assinantes do Prime Video nos Estados Unidos agora podem acessar diretamente o extenso catálogo de animes da Crunchyroll através do aplicativo da Amazon. Essa colaboração faz parte do programa Prime Video Channels, que possibilita aos assinantes do Prime Video a adição de canais de streaming extras mediante uma taxa mensal adicional.
No caso do Crunchyroll, os assinantes do Prime Video têm a opção de escolher entre dois planos de assinatura: Fan e Mega Fan. Ambos os planos proporcionam acesso sem anúncios ao vasto catálogo de animes da Crunchyroll, além de oferecer a disponibilidade de novos episódios pouco tempo após a estreia no Japão.
O plano Mega Fan, por sua vez, oferece benefícios adicionais, como a capacidade de fazer downloads offline e outros recursos que serão introduzidos em breve.
O plano Fan do Crunchyroll está disponível por US$ 7,99 por mês, o mesmo valor da assinatura independente do serviço. Para atrair novos assinantes, há também um período de teste gratuito de sete dias.
Parceria entre Prime Video e Cunchyroll vai chegar ao Brasil, mas não agora
O serviço de streaming de anime Crunchyroll está prestes a se tornar parte do Prime Video Channels, disponível nos Estados Unidos a partir desta terça-feira, 24 de outubro. Além disso, até o final da semana, ele também estará acessível no Canadá, Suécia e Reino Unido. A Amazon planeja estender a disponibilidade do Crunchyroll para outros territórios ao longo de 2024 e nisso está incluso o Brasil.
Os assinantes interessados em adquirir o serviço Crunchyroll pelo Prime Video Channels terão duas opções de planos mensais: o plano Fan, que custa R$ 14,99 por mês, e o plano Mega Fan, com um valor de R$ 19,99 mensais.
O Crunchyroll se destaca como o maior serviço de streaming de anime do mundo, oferecendo um vasto catálogo com mais de 24 mil horas de conteúdo, incluindo 46 mil episódios e mais de 1.300 séries e filmes de anime.
A plataforma é conhecida por disponibilizar uma ampla variedade de animes, abrangendo desde títulos extremamente populares, como Demon Slayer e Attack on Titan, até séries mais cult e independentes, atendendo a diversos gostos e preferências dos fãs de anime. Com sua chegada ao Prime Video Channels, o Crunchyroll está prestes a alcançar uma audiência ainda maior e a ampliar seu alcance em diversos países.
Elon Musk fez uma proposta ousada de doação à Wikipedia, mas com uma condição peculiar. O CEO da Tesla e proprietário da X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter, usou suas redes sociais para oferecer uma generosa doação à enciclopédia online, desde que eles concordassem em mudar o nome de seu site.
Em suas palavras, Musk declarou: “Eu lhes darei um bilhão de dólares se eles mudarem seu nome para Dickipedia”. Ele acrescentou humoristicamente: “Por favor, adicione isso aos emojis de vaca e cocô na minha página wiki. No interesse da precisão.”
Essa oferta inusitada de Musk reflete seu estilo de comunicação peculiar e provocador. No entanto, é importante notar que a Wikipedia é uma plataforma dedicada à colaboração e à produção de conteúdo enciclopédico de qualidade, e mudar seu nome para “Dickipedia” provavelmente não está alinhado com seus objetivos e princípios.
Musk estava reagindo a um tweet anterior em que criticava a Wikimedia Foundation por buscar uma grande quantia de dinheiro, questionando sua necessidade, afirmando que as informações da Wikipedia estão facilmente disponíveis para download. Ele perguntou para que serviria esse dinheiro.
No entanto, a Wikimedia Foundation respondeu prontamente à pergunta de Musk por meio de suas próprias notas da comunidade no aplicativo. Essas notas explicaram que a organização que mantém a Wikipedia lida com uma carga substancial de trabalho, incluindo mais de 25 bilhões de visualizações de página por mês e mais de 44 milhões de edições de página por mês.
Isso acarreta custos operacionais significativos. Além disso, as notas mencionaram que a Wikimedia Foundation emprega auditores financeiros terceirizados, cujos relatórios são disponibilizados ao público. Portanto, a organização explicou a necessidade do financiamento que estava buscando.
Elon Musk e a Wikipedia já tiveram desentendimentos no passado. Em maio, Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia, criticou Musk por restringir conteúdo no Twitter antes das eleições na Turquia. Segundo a Business Insider, a plataforma de mídia social também se tornou mais disposta a atender aos pedidos de censura e vigilância do governo sob a liderança de Musk.
Em 2018, Musk mencionou a criação de um site chamado Pravda, que permitiria que o público avaliasse a “verdade central” de artigos e rastreasse a credibilidade de jornalistas, editores e suas publicações.
O Ministério das Comunicações (MCom) fez uma apresentação à Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, nesta semana, na última segunda, 23, na qual divulgou uma cartilha contendo detalhes sobre projetos desenvolvidos pelo ministério que são elegíveis para receber emendas parlamentares por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.
Durante a apresentação, Rafaela Calado, chefe de gabinete do MCom, enfatizou a importância de alocar recursos públicos para impulsionar o desenvolvimento, a expansão e o fortalecimento das políticas públicas do Ministério.
Ela destacou que é essencial ampliar as iniciativas que visam aprimorar os serviços públicos de conectividade e comunicação. Calado ressaltou que as emendas parlamentares representam uma maneira democrática de os representantes do povo apresentarem propostas para investir os recursos do Governo Federal, atendendo assim às demandas da sociedade.
“É essencial expandirmos as ações capazes de qualificar ainda mais os serviços públicos de conectividade e comunicação. As emendas parlamentares são a forma democrática de representantes do povo apresentarem propostas para investir os recursos do Governo Federal e atender demandas da sociedade”.
Durante a apresentação, Rômulo Barbosa, diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações (Setel), detalhou o programa “Computadores Para Inclusão”. Esse programa tem como objetivo principal promover a inclusão digital em escolas, associações e telecentros, além de realizar o descarte adequado de resíduos de equipamentos eletrônicos por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), seguindo práticas ambientalmente corretas.
A apresentação proporcionou uma visão abrangente sobre os esforços do MCom para melhorar a conectividade e a comunicação no país, evidenciando a importância de apoio financeiro por meio das emendas parlamentares para garantir o sucesso desses projetos e beneficiar a sociedade como um todo.
O diretor discutiu o programa Wi-Fi Brasil, que visa fornecer acesso à internet de banda larga via satélite com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o Brasil, especialmente em áreas onde o acesso à internet é mais desafiador.
David Penha, coordenador-geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos da Setel, explicou como a internet de banda larga móvel é estendida a áreas sem cobertura ou com cobertura insuficiente. Nesse processo, o Ministério das Comunicações (MCom) implanta a infraestrutura necessária para oferecer serviços de telefonia e banda larga móvel, incluindo as tecnologias 4G e 5G, nas áreas designadas pelos parlamentares que propõem emendas.
Daniela Naufel Schettino, diretora do Departamento de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe), também detalhou o programa de expansão da TV aberta e gratuita em tecnologia digital em municípios com poucos canais disponíveis. Isso visa aumentar a diversidade de programação e é conhecido como o “Brasil Digital”.
A partir desta terça-feira, 24 de novembro, o WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular no Brasil, não estará mais disponível em 35 modelos de celulares Android. Essa informação foi oficialmente confirmada pela Meta, a empresa controladora do aplicativo, por meio de sua página de Perguntas Frequentes (FAQ).
Os dispositivos afetados são aqueles que utilizam a versão 4.4 do Android ou versões anteriores. Para que o WhatsApp continue funcionando nestes dispositivos, é imperativo atualizar para o Android 5.1 ou versões mais recentes.
A Meta esclarece que essa interrupção de suporte é necessária para assegurar a segurança e estabilidade do WhatsApp. Sistemas operacionais mais antigos não recebem mais atualizações contendo as últimas correções de segurança, o que torna os usuários vulneráveis a possíveis ataques cibernéticos. Portanto, essa medida é crucial para proteger a privacidade e a segurança dos usuários do WhatsApp.
Smartphones equipados com Android 4.0 estão atualmente sendo informados sobre o encerramento do suporte. Aqueles que receberem a notificação terão 30 dias para realizar a atualização do sistema ou comprar um novo dispositivo.
Lista de celulares
Veja abaixo a lista de aparelhos que não vão mais receber as atualizações do WhatsApp:
Samsung Galaxy SIII
Samsung Galaxy Nexus
Samsung Galaxy Pocket 2
Samsung Galaxy Young 2
Motorola RAZR HD
Motorola RAZR D1
Motorola D3
Motorola RAZR i
LG Joy
LG L35
LG F60
LG G Flex
LG Optimus G
Samsung Galaxy J1
Sony Xperia E4
Sony Xperia E3
Sony Xperia E1
Identificando se o seu dispositivo móvel está na relação
Para determinar se o seu aparelho móvel encontra-se na relação de dispositivos impactados, caso não consiga identificar na lista acima, simplesmente examine a edição do Android instalada no seu aparelho. A fim de fazer isso, execute as etapas subsequentes:
1. Inicie o painel de configurações do seu celular.
2. Selecione “Dados do telefone” ou “Detalhes do telefone”.
3. Localize a versão do Android na seção intitulada “Edição do sistema”.
Se a edição do sistema Android do seu dispositivo estiver na faixa de 4.4 ou anterior, será necessário efetuar a atualização do sistema operacional ou adquirir um novo dispositivo para manter a funcionalidade do WhatsApp.
Nos últimos anos, a Alcatel-Lucent Enterprise (ALE) experimentou um crescimento significativo no mercado brasileiro, embora de forma relativamente discreta. Esse sucesso pode ser atribuído a uma revisão estratégica, um aumento no foco em segmentos específicos, bem como a conquista de clientes tanto do setor público quanto privado, resultando em um aumento de receita triplo desde 2020.
A estratégia adotada pela ALE, liderada por Sinclair Fidelis, o country manager da empresa no Brasil, desempenhou um papel fundamental nesse crescimento, especialmente em um momento em que a escassez de componentes eletrônicos afetou a produção global.
A empresa adotou o conceito de “first in, first out”, o que significa que o cliente que fez o primeiro pedido seria o primeiro a receber o produto, independentemente de sua origem geográfica. Enquanto isso, concorrentes que também produzem fora do Brasil optaram por priorizar outros mercados. Essa política provou ser vantajosa para a ALE, fortalecendo sua posição no mercado brasileiro.
“Adotamos o conceito de ‘first in, first out’, ou seja, o primeiro cliente a fazer o pedido seria o primeiro a receber o produto, não importava o país de origem do pedido. No mesmo período, concorrentes que também produzem fora preteriram o Brasil. Essa política acabou ajudando a gente”.
Em 2014, uma empresa de investimento chinesa adquiriu a maioria das ações da divisão corporativa da Alcatel-Lucent, que na época fazia parte da Nokia. A Nokia ainda mantém uma participação minoritária nessa divisão até os dias de hoje. Inicialmente, a empresa considerou uma transição para o setor de software, porém, percebeu que a demanda por equipamentos de rede continuaria alta. Como resultado, a empresa optou por desenvolver software de comunicação sem abandonar seu foco principal em equipamentos físicos de rede.
De acordo com Fidelis, a empresa passou a oferecer soluções de comunicação unificada e concentrou seus esforços em identificar oportunidades de crescimento em segmentos específicos. Para isso, estabeleceu quatro áreas verticais de atuação: governo, saúde, educação e transporte/energia.
O objetivo principal da empresa agora é integrar-se completamente com o ecossistema em cada uma dessas áreas, independentemente de os clientes utilizarem exclusivamente os equipamentos da Nokia ou não. Isso significa que a Nokia busca fornecer soluções de comunicação que se integrem perfeitamente às necessidades de seus clientes em setores estratégicos.
A empresa também fechou um acordo com a plataforma de ensino a distância Moodle, criando ferramentas específicas para o ensino online, incluindo tecnologia antifraude utilizada por uma grande universidade de ensino a distância.
A empresa também se destaca como especialista em WiFi, prevendo que o WiFi 7 ganhará força a partir do próximo ano, enquanto o WiFi 6E ainda terá demanda até o primeiro trimestre de 2024. A empresa acredita que a demanda por dispositivos WiFi continuará crescendo nos próximos anos devido à tecnologia.
A Oi (B3: OIBR3, OIBR4; OTC: OIBZQ, OIBRQ), que está passando por um processo de recuperação judicial, realizou um leilão para vender algumas das suas ações. Essas ações foram agrupadas e divididas em partes menores. No leilão, eles venderam 251.741 partes das ações comuns e 27.972 partes das ações preferenciais da empresa, o que resultou em um total de R$212.462,94, após a dedução de taxas.
Eles também disseram através de um comunicado enviado ao mercado que vão realizar outro leilão para vender as partes restantes das ações, mas ainda não disseram quando isso vai acontecer.
Os valores obtidos com a venda das ações nos leilões serão distribuídos aos seus proprietários de acordo com a quantidade de ações que possuem. Isso ocorrerá dentro de 7 dias úteis após a conclusão do último leilão que venda todas as ações. A distribuição será feita da seguinte maneira:
Para um acionista e tem uma conta no Banco do Brasil, o valor será automaticamente depositado em sua conta corrente no Banco do Brasil, desde que ele tenha manifestado o desejo de receber dessa forma e suas informações no banco estejam atualizadas;
Quem possui ações custodiadas na Central Depositária da B3 (ou seja, comprou ações por meio de corretoras), o valor que pertence ao acionista será transferido diretamente para a B3, que cuidará de repassá-lo por meio dos agentes de custódia;
Quem não se encaixa nas duas categorias anteriores, terá que solicitar o pagamento na agência do Banco do Brasil de sua preferência. Será possível escolher receber o valor em dinheiro no caixa ou optar pelo depósito em conta corrente de outro banco, sendo necessário fornecer os dados bancários relevantes. Esses custos de transferência ficam por conta do acionista;
Caso as ações estiverem bloqueadas ou se o acionista estiver com informações desatualizadas, o valor será mantido pela empresa e ficará à sua disposição durante o período de prescrição determinado por lei. O pagamento só será feito após a apresentação dos documentos comprobatórios necessários para desbloqueio ou identificação, dependendo da situação.
Curiosamente, as maiores empresas de telecomunicações do Brasil já estão cumprindo essas metas. Isso sugere que essas empresas não terão dificuldades em obter um novo selo de qualidade também criado pelo Ministério das Comunicações. Essa indagação foi feita pelo site Tecnoblog, que procurou a pasta do Governo Federal.
O Ministério explicou que essa medida tem como propósito garantir que todos os usuários do serviço móvel, independentemente de sua renda ou localização, tenham acesso a uma qualidade percebida equivalente.
Segundo a pasta, a intenção é reduzir as disparidades na prestação do serviço entre áreas urbanas e regiões mais afastadas, bem como entre consumidores de diferentes níveis de renda.
5G de 100 Mb/s e 4G de 10 Mb/s e dados da Opensignal
O Ministério das Comunicações do Brasil emitiu uma portaria estabelecendo padrões para a velocidade mínima de internet nas redes 5G e 4G no país. De acordo com essa portaria, a velocidade mínima exigida para a rede 5G é de 100 Megabits por segundo (Mb/s), e essa taxa de download deve ser alcançada em pelo menos 95% das medições realizadas.
No entanto, as principais operadoras de telecomunicações no Brasil já superaram essa exigência do governo. Segundo um estudo realizado pela consultoria Opensignal em outubro, a Vivo lidera, oferecendo uma velocidade média de 409 Mb/s em sua rede 5G. A TIM não fica muito atrás, fornecendo uma média de 351 Mb/s, enquanto a Claro oferece uma velocidade média de 300 Mb/s. Estes números colocam essas empresas como “estrelas ascendentes” no cenário internacional, indicando que estão à frente das expectativas de velocidade estabelecidas pelo governo brasileiro.
Quanto à rede 4G, o padrão estabelecido pelo programa ConectaBR é de uma velocidade mínima de 10 Mb/s. Novamente, as principais empresas do setor já estão em conformidade com essa exigência. De acordo com dados recentemente divulgados pela Ookla, a Vivo lidera a velocidade média com 47,44 Mb/s, seguida de perto pela Claro, com uma média de 46,67 Mb/s, e pela TIM, com 43,34 Mb/s.
Em resumo, tanto na rede 5G quanto na 4G, as operadoras líderes no Brasil estão não apenas cumprindo, mas também superando significativamente as velocidades mínimas exigidas pelos órgãos reguladores. Isso não apenas beneficia os consumidores brasileiros, proporcionando-lhes acesso a conexões mais rápidas e confiáveis, mas também coloca o país em destaque no cenário internacional em termos de infraestrutura de internet de alta velocidade.
Dados da Ookla, onde o Brasil ocupa posição 51 em ranking global de conectividade.
Uma das mudanças mais cruciais introduzidas pela portaria 10.787 é o aumento das obrigações impostas às operadoras de telecomunicações. Atualmente, essas empresas devem oferecer serviços considerados “adequados” em pelo menos 80% da área de cobertura. Com as novas regras, a meta sobe para 95%.
Essa alteração representa um aumento substancial nas exigências, que obrigará as operadoras a realizar investimentos significativos em infraestrutura e aprimorar a qualidade do serviço que oferecem. O Ministro Juscelino Filho enfatizou a importância dessas mudanças, reconhecendo que elas terão um impacto considerável no setor de telecomunicações.
“É uma ampliação significativa que vai impor às operadoras investimentos em infraestrutura e melhorias no serviço”.
A equipe do Minha Operadora também entrou em contato com a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, para saber qual seria o parecer da entidade diante de toda essa questão em relação aos números base do ConectaBR. Porém, até o momento em que essa matéria foi fechada, não houve retorno da agência, caso haja resposta haverá atualização.
O Instagram recentemente divulgou uma série de recursos com o objetivo de estimular a criatividade de seus usuários. Dentre essas novidades, a empresa está atualmente em fase de testes de uma funcionalidade que possibilita a transformação de objetos presentes em fotos em adesivos utilizáveis nos Stories e Reels.
Essa funcionalidade se assemelha à opção de recorte de fotos introduzida pela Apple no iOS 16. Com esta ferramenta, os usuários conseguem identificar objetos específicos nas imagens de maneira simples e destacá-los, transformando-os em adesivos personalizáveis. Isso amplia ainda mais as possibilidades criativas dos usuários ao permitir que eles incorporem elementos de suas fotos em suas histórias e vídeos de uma forma única e atraente.
Apesar de não ser uma ideia totalmente inédita, o Instagram está inovando ao oferecer aos usuários a possibilidade de criar adesivos personalizados de uma maneira conveniente e exclusiva para a plataforma. Isso adiciona mais uma camada de diversão e criatividade ao processo de produção de conteúdo na rede social.
O diferencial prometido pelo Instagram reside na capacidade de criar adesivos sob medida, destinados apenas ao uso na plataforma. Este recurso proporciona aos usuários uma forma única e divertida de expressar sua criatividade, adicionando uma dimensão adicional às histórias e aos vídeos.
Além disso, Adam Mosseri, CEO do Instagram, revelou que os usuários não serão restritos à sua própria galeria de fotos ao criar esses adesivos. A novidade é que será possível transformar algumas “imagens que você vê no Instagram” em figurinhas personalizadas. Isso implica que fotos de outras pessoas, publicadas na plataforma, poderão potencialmente ser convertidas em adesivos criativos.
Importante notar que, até o momento, não existe uma configuração que desative essa funcionalidade. No entanto, a empresa está atenta ao feedback dos usuários e pode fazer ajustes com base nesses retornos. Atualmente, o teste está sendo conduzido com um grupo seleto de usuários, indicando que a novidade está em fase experimental e sujeita a possíveis alterações antes de ser lançada para todos os usuários do Instagram.
O Instagram também está desenvolvendo uma novidade que permitirá aos usuários ativar um feed exclusivo para contas Meta Verificadas. Esse recurso oferecerá mais controle aos usuários e ao mesmo tempo proporcionará às empresas e criadores uma chance de aumentar sua visibilidade.
O acesso ao novo feed estará disponível ao tocar no ícone do Instagram, no canto superior esquerdo da tela, que atualmente oferece apenas as opções “Seguindo” e “Favoritos”. Essa posição de destaque pode tornar o serviço Meta Verificado, que custa R$45/mês na web, atrativo para aqueles que desejam ampliar sua presença na plataforma.
Embora não tenham sido divulgados detalhes específicos sobre os testes e a disponibilidade desse recurso, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, incentivou os usuários a expressarem seu interesse em utilizá-lo. A data de lançamento geral desse recurso ainda não foi anunciada.