26/04/2024

Metas de 4G e 5G propostas pelo Governo já são seguidas pelas operadoras

Ministério das Comunicações lançou um novo programa para regular a qualidade do 4G e 5G, porém as metas já foram batidas.

O Ministério das Comunicações iniciou o programa nacional chamado ConectaBR, que tem como objetivo aprimorar a qualidade da banda larga móvel no país. Através deste programa, o governo estabeleceu metas de qualidade para a conexão de internet via rede celular.

Celular

Curiosamente, as maiores empresas de telecomunicações do Brasil já estão cumprindo essas metas. Isso sugere que essas empresas não terão dificuldades em obter um novo selo de qualidade também criado pelo Ministério das Comunicações. Essa indagação foi feita pelo site Tecnoblog, que procurou a pasta do Governo Federal.

O Ministério explicou que essa medida tem como propósito garantir que todos os usuários do serviço móvel, independentemente de sua renda ou localização, tenham acesso a uma qualidade percebida equivalente.

Segundo a pasta, a intenção é reduzir as disparidades na prestação do serviço entre áreas urbanas e regiões mais afastadas, bem como entre consumidores de diferentes níveis de renda.

5G de 100 Mb/s e 4G de 10 Mb/s e dados da Opensignal

O Ministério das Comunicações do Brasil emitiu uma portaria estabelecendo padrões para a velocidade mínima de internet nas redes 5G e 4G no país. De acordo com essa portaria, a velocidade mínima exigida para a rede 5G é de 100 Megabits por segundo (Mb/s), e essa taxa de download deve ser alcançada em pelo menos 95% das medições realizadas.

No entanto, as principais operadoras de telecomunicações no Brasil já superaram essa exigência do governo. Segundo um estudo realizado pela consultoria Opensignal em outubro, a Vivo lidera, oferecendo uma velocidade média de 409 Mb/s em sua rede 5G. A TIM não fica muito atrás, fornecendo uma média de 351 Mb/s, enquanto a Claro oferece uma velocidade média de 300 Mb/s. Estes números colocam essas empresas como “estrelas ascendentes” no cenário internacional, indicando que estão à frente das expectativas de velocidade estabelecidas pelo governo brasileiro.

Quanto à rede 4G, o padrão estabelecido pelo programa ConectaBR é de uma velocidade mínima de 10 Mb/s. Novamente, as principais empresas do setor já estão em conformidade com essa exigência. De acordo com dados recentemente divulgados pela Ookla, a Vivo lidera a velocidade média com 47,44 Mb/s, seguida de perto pela Claro, com uma média de 46,67 Mb/s, e pela TIM, com 43,34 Mb/s.

Em resumo, tanto na rede 5G quanto na 4G, as operadoras líderes no Brasil estão não apenas cumprindo, mas também superando significativamente as velocidades mínimas exigidas pelos órgãos reguladores. Isso não apenas beneficia os consumidores brasileiros, proporcionando-lhes acesso a conexões mais rápidas e confiáveis, mas também coloca o país em destaque no cenário internacional em termos de infraestrutura de internet de alta velocidade.

Dados da Ookla, onde o Brasil ocupa posição 51 em ranking global de conectividade.

Uma das mudanças mais cruciais introduzidas pela portaria 10.787 é o aumento das obrigações impostas às operadoras de telecomunicações. Atualmente, essas empresas devem oferecer serviços considerados “adequados” em pelo menos 80% da área de cobertura. Com as novas regras, a meta sobe para 95%.

Essa alteração representa um aumento substancial nas exigências, que obrigará as operadoras a realizar investimentos significativos em infraestrutura e aprimorar a qualidade do serviço que oferecem. O Ministro Juscelino Filho enfatizou a importância dessas mudanças, reconhecendo que elas terão um impacto considerável no setor de telecomunicações.

“É uma ampliação significativa que vai impor às operadoras investimentos em infraestrutura e melhorias no serviço”.

A equipe do Minha Operadora também entrou em contato com a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, para saber qual seria o parecer da entidade diante de toda essa questão em relação aos números base do ConectaBR. Porém, até o momento em que essa matéria foi fechada, não houve retorno da agência, caso haja resposta haverá atualização.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários