21/04/2024

Elon Musk oferece doação milionária para que a Wikipédia mude de nome

Ação de Elon Musk é na verdade uma provoação ao site de pesquisas Wikipedia. O milionário já tem travado uma briga com eles há algum tempo.

Elon Musk fez uma proposta ousada de doação à Wikipedia, mas com uma condição peculiar. O CEO da Tesla e proprietário da X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter, usou suas redes sociais para oferecer uma generosa doação à enciclopédia online, desde que eles concordassem em mudar o nome de seu site.

Wikipedia

Em suas palavras, Musk declarou: “Eu lhes darei um bilhão de dólares se eles mudarem seu nome para Dickipedia”. Ele acrescentou humoristicamente: “Por favor, adicione isso aos emojis de vaca e cocô na minha página wiki. No interesse da precisão.”

Essa oferta inusitada de Musk reflete seu estilo de comunicação peculiar e provocador. No entanto, é importante notar que a Wikipedia é uma plataforma dedicada à colaboração e à produção de conteúdo enciclopédico de qualidade, e mudar seu nome para “Dickipedia” provavelmente não está alinhado com seus objetivos e princípios.

Logo depois, o jornalista Ed Krassenstein também participou e encorajou Musk a realizar uma ação. Musk sugeriu uma “oferta” com um período mínimo de um ano, e Krassenstein respondeu, concordando com a ideia. 

Musk estava reagindo a um tweet anterior em que criticava a Wikimedia Foundation por buscar uma grande quantia de dinheiro, questionando sua necessidade, afirmando que as informações da Wikipedia estão facilmente disponíveis para download. Ele perguntou para que serviria esse dinheiro.

No entanto, a Wikimedia Foundation respondeu prontamente à pergunta de Musk por meio de suas próprias notas da comunidade no aplicativo. Essas notas explicaram que a organização que mantém a Wikipedia lida com uma carga substancial de trabalho, incluindo mais de 25 bilhões de visualizações de página por mês e mais de 44 milhões de edições de página por mês. 

Isso acarreta custos operacionais significativos. Além disso, as notas mencionaram que a Wikimedia Foundation emprega auditores financeiros terceirizados, cujos relatórios são disponibilizados ao público. Portanto, a organização explicou a necessidade do financiamento que estava buscando.

Elon Musk e a Wikipedia já tiveram desentendimentos no passado. Em maio, Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia, criticou Musk por restringir conteúdo no Twitter antes das eleições na Turquia. Segundo a Business Insider, a plataforma de mídia social também se tornou mais disposta a atender aos pedidos de censura e vigilância do governo sob a liderança de Musk. 

Em 2018, Musk mencionou a criação de um site chamado Pravda, que permitiria que o público avaliasse a “verdade central” de artigos e rastreasse a credibilidade de jornalistas, editores e suas publicações.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários