25/04/2024

Elon Musk planeja lançar foguete da SpaceX para pousar em Marte

Ideia do bilionário não é mais colocar humanos no planeta, pois tem outras previsões tecnologicamente ambiciosas para a Starship.

Elon Musk, fundador da SpaceX, está com planos ambiciosos para os seus negócios. Na semana passada, durante a sua participação por videoconferência no Congresso Astronáutico Internacional no Azerbaijão, ele afirmou que a empresa pode pousar uma espaçonave em Marte dentro de três a quatro anos. Ele também falou sobre o progresso da Starship, foguete está desenvolvendo.

“Acho que é algo viável nos próximos quatro anos fazer um teste de pouso não tripulado lá”, disse Musk a Clay Mowry, presidente da Federação Astronáutica Internacional.

O bilionário já tinha mencionado antes um foguete chamado Sistema de Transporte Interplanetário, em um Congresso Astronáutico Internacional em Guadalajara, México, em 2016, com previsão para pouso não tripulado em Marte em 2022, com o tripulado para 2024.

Entretanto, até agora só houve um voo teste da Starship, em abril deste ano, sendo que houve perda de controle do veículo e foi dada uma ordem para detoná-lo minutos após o voo. Musk disse que uma segunda Starship está pronta, aguardando a emissão de uma nova licença de lançamento pela Agência Federal de Aviação americana (FAA, em inglês), possivelmente ainda neste mês.

A ideia do bilionário não é mais colocar humanos em Marte, pois tem outras previsões tecnologicamente ambiciosas para a Starship no próximo ano. Ele também afirmou que a próxima geração de satélites Starlink da SpaceX poderia começar a ser lançada no próximo ano em versões descartáveis do estágio da Starship que não são reutilizadas.

Pouso na Lua

Entre as perguntas e conversas, foi citado o programa Artemis da Nasa para enviar astronautas de volta à Lua. Uma versão da Starship, da SpaceX, levará dois astronautas da agência americana para um pouso na região do polo sul do satélite durante a missão Artemis 3. “Você está fazendo uma versão de pouso lunar, certo?” Mowry perguntou.

Embora tenha reconhecido, Elon Musk não tocou muito no assunto, afirmando que estava construindo para a Nasa incluiria apenas modificações menores em relação a uma espaçonave projetada para pousar em Marte. A missão Artemis 3 está programada para o final de 2025, mas integrantes da Nasa já indicaram que essa data provavelmente será adiada para 2026, pelo menos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários