18/12/2025
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Brasil é o pais com mais vítimas de golpes de phishing em 2017

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Golpes são aplicados por e-mail, SMS e principalmente pelo WhatsApp.

Nesta quarta-feira, 22, a Kaspersky, empresa de segurança online, afirmou que o Brasil foi o país mais afetado por golpes de phishing neste ano. Esse tipo de golpe é uma espécie de fraude eletrônica e ocorre quando cibercriminosos tentam adquirir dados pessoais de internautas sem a sua autorização, oferecendo promoções falsas para enganar os usuários. 

Entre janeiro e novembro, o Brasil aparece em primeiro lugar entre os países com mais vítimas em phishing, o que não deve mudar até o fim do ano. Austrália, China, Nova Zelândia e Albânia completam o TOP 5. 



Os golpes de phishing prometem prêmios e descontos falsos e costumam ser aplicados por e-mail, SMS e principalmente pelo WhatsApp. Para formar o ranking, a Kaspersky contabilizou quantos clientes dos programas de segurança da empresa foram alvos desses crimes. 

No Brasil, 28,7% dos usuários da empresa já sofreram com phising. Semanas de promoção como a Black Friday costumam aumentar a intensidade de golpes com o envio de inúmeras promoções falsas que visam ludibriar os consumidores. 

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Vereadores pedem melhorias no sinal de telefonia em Capinzal (SC)

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A cobrança é destinada as operadoras TIM, Oi e Claro que atuam na região.

Nesta terça-feira, 21, os vereadores de Capinzal (SC) aprovaram em sessão na Câmara de Vereadores do município uma moção de apelo referenciada as operadoras TIM, Claro e Oi cobrando melhorias no sinal e cobertura de telefonia móvel, tanto na área urbana como rural da cidade. 

Os autores da proposta, os vereadores Gilmar Junior da Silveira e Bruno Michel Fávero receberam apoio de todos os outros parlamentares. Os executivos afirmam que as operadoras tem a obrigação de prestar um serviço de qualidade no município. 



Silveira afirmou que a moção será encaminhada as operadoras e espera que as companhias se pronunciem para solucionar os problemas que afetam todo a cidade. O vereador também destacou que a má qualidade de telefonia móvel afeta a vida dos cidadãos do município, dificultando a possibilidade de fazer ligações e acessar à internet. 

Fávero afirmou que a instabilidade do sinal é constante e lembrou que outras cobranças já foram feitas, inclusive para a instalação de novas antenas para melhorar e ampliar a cobertura na cidade. 

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TV paga está sumindo ou se transformando? Veja pesquisa sobre o tema

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Assinantes de TV por assinatura são cada vez mais “multitelares”, o que ainda faz ser crescente o tempo gasto em frente à TV, para se informar e entreter.


Você ainda se organiza para assistir às programações de canais da TV paga? Assiste televisão com frequência ou prefere o vídeo sob demanda, utilizado em plataformas de streaming também pelo celular ou pelo tablet?

Apesar da queda em audiência e a perda de assinantes frequentemente, uma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostrou que o consumo médio de TV por pessoa aumentou nos últimos dez anos. Em 2007, a média era de 5 horas e 11 minutos por dia em frente à TV e, em 2016, passou a ser 6 horas e 17 minutos: – um acréscimo de mais de uma hora.


Da mesma forma que serviços como Netflix e Amazon podem ser acessados por outros dispositivos, a TV por assinatura, hoje, também se preocupa em alcançar os usuários em qualquer lugar e não só naquela televisão fixa em sua casa. O conteúdo multitelar, bastante divulgado em 2017 pela NET com o NOW, por exemplo, tem sido uma estratégia cada vez mais forte das operadoras e emissoras.
STREAMING DE VÍDEO
Para complementar a pesquisa, o Target Group Index levantou dados que informam que 20% dos brasileiros já assistem conteúdo sob demanda em vídeo, número nove vezes maior do que o registrado em 2013.
E a verdade é que ainda há aqueles que se programam para assistir às programações na televisão. No total, esse número é representado por 48% dos telespectadores brasileiros.
Nas rodas entre amigos, a televisão ainda é a base de conversas entre muitos brasileiros, além de fonte de informação com programas jornalísticos. A pesquisa apontou que 53% dos entrevistados confiam na televisão para se manterem informados, 44% acreditam que ela é a principal fonte de entretenimento e 54% dizem que a propaganda na TV também é interessante para gerar assuntos com outras pessoas.
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Correios Celular começa a atuar em Florianópolis

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Operadora também vai operar em todas as cidades com DDD 48.

Nesta quarta-feira, 22, a operadora móvel virtual (MVNO) Correios Celular passa a operar em Florianópolis, capital de Santa Catarina e em todas as cidades da região com DDD 48. A cerimônia de lançamento será realizada no Centro Operacional e Administrativo dos Correios em Santa Catarina. O evento vai contar com a presença do presidente dos Correios, Guilherme Campos, e do vice-presidente de canais da empresa, Cristiano Barata Morbach.  

Em parceria com a EUTV, que é responsável pela infraestrutura de suporte da operadora, a empresa já está operando em várias capitais e regiões do país como Brasília (DDD 61), São Paulo (DDD 11), Campinas (DDD 19), Ribeirão Preto (DDD 16), Santos (DDD 13), Rio de Janeiro (DDD 21), Belo Horizonte (DDD 31), Governador Valadares (DDD 33), Sul de Minas Gerais (DDD 35) e Pará (DDD 91). 



Além de Santa Catarina, nesta semana a operadora está lançando seu serviço no Rio Grande do Norte e espera cobrir mais de 3 mil cidades em todo o Brasil até o fim do ano. O Correios Celular também lançou o plano Alô 60, que garante aos clientes 300 minutos para falar com qualquer celular ou fixo de qualquer DDD e 3 GB de internet por R$ 60 mensais. 

Em 2018, a operadora também deve lançar planos pós-pago no mercado. Os usuários podem comprar o chip da operadora em agências dos Correios, nas cidades onde já existe cobertura da companhia. 

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Brasileiro chega a ficar em média 4h por dia conectado no celular

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A conta vale para a geração Z, que acessa o smartphone em todos os momentos do dia. Veja como fica o consumo em cada geração.



Geração Z: nascidos até 2010. Geração Y, até 1995. Geração X, até 1976. Babies Boomers: até 1960. Agora que você já sabe, pode entender o resultado da pesquisa MMA Mobile Report 2017, realizada pela Kantar Ibope Media, que analisou o uso da internet no celular de acordo com cada geração.

E se você acha que a geração Z é a que mais passa o tempo na internet do smartphone, a resposta é exatamente esta. A média é de 4 horas e 17 minutos, seguida de 3 horas e 48 minutos para os Babies Boomers. Ou seja, os dois extremos ficam no 1º e 2º lugar, o que faz o resultado não ser tão óbvio assim.










A entrevista, que reuniu 800 pessoas, sendo 25% de cada geração, ainda mostrou que a geração Y usa a internet do celular por 3 horas e 37 minutos por dia, enquanto a geração X acessa por 3 horas e 20 minutos, na média. 



Os momentos de maior conexão são no começo e no fim do dia, mas a geração Z se conecta o dia todo. Também são as pessoas de 7 a 22 anos, ou seja, nascidas entre 1995 e 2010, que baixam mais aplicativos nos smartphones, com média de nove por mês. Neste caso, segue a ordem de nascimento, sendo que os mais jovens sempre baixam mais aplicativos do que os mais velhos.

Independentemente da idade, porém, todos desinstalam o app após atingirem seu objetivo.

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Nova política de telecomunicações deve ser apresentada ainda em 2017

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Consulta pública ao decreto lançado pelo MCTIC contou com a participação de mais de 370 entidades do setor.

Nesta terça-feira, 21, o secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges fez um balanço da consulta pública sobre as novas políticas de telecomunicações propostas pelo Governo Federal. 

Borges afirmou que o decreto recebeu 89 contribuições que visam atualizar a regulamentação do setor e modificar alguns pontos da Lei Geral de Telecomunicações. Segundo o excecutivo, a expectativa era que cerca de 250 entidades participassem da consulta pública, número que foi superado. Mais de 370 entidades do setor opinaram sobre os temas propostos.



As sugestões recebidas serão analisadas pelo MCTIC para que a proposta final seja formalizada nos próximos 30 dias. Após essa fase, o documento passa pela análise da consultoria jurídica do ministério para poder ser encaminhado para à Casa Civil e o Ministério do Planejamento. O projeto coloca a expansão da banda larga como prioridade das políticas públicas do setor. O governo espera universalizar o serviço no Brasil em até 10 anos.

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Câmara discute relação entre consumidores e operadoras de TV paga

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Deputados debatem queixas contras as operadoras de TV, que lideram os rankings do Procon em todo o país.

Na próxima quinta-feira, 23, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados discute a relação entre consumidores e as operadoras de TV por assinatura. A intenção é propor soluções para inibir os abusos em relação aos usuários

O debate foi proposto pelo deputado Wilson Filho (PTB-PB). O parlamentar afirmou que propôs oa discussão por conta do alto número de reclamações contras as operadoras de TV por assinatura, telefonia fixa e móvel, e internet, que tem liderado os rankings do Procon, na maioria dos estados do país. 



Outro ponto que será discutido é a cobrança do ponto adicional, que está entre as principais queixas dos consumidores ao Procon, além de cobranças indevidas e dificuldade para cancelamento de serviço.

Na última semana, a Proteste iniciou uma campanha contra a cobrança do ponto adicional. Apesar de ser proibida por lei, a entidade afirma que as operadoras continuam cobrando pelo equipamento, de outra forma na fatura dos clientes.

Representantes da Proteste, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Associação Brasileira dos Programadores de TV por assinatura (ABPTA) e da Associação Brasileira de TV por assinatura (ABTA) foram convidados para participar do debate.

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Idosa cai em golpe que usa o nome da Oi para roubar dinheiro

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Senhora de 60 anos acreditou que havia ganhado R$ 7 mil em prêmio da Oi e transferiu quase R$ 1.500 para a conta de golpista.


Um golpe envolvendo a operadora Oi fez uma senhora transferir mais de mil reais para bandidos na segunda-feira (20), em Santa Catarina. A idosa, de 60 anos, procurou a delegacia de polícia quando o golpe já havia sido aplicado.

De acordo com ela, com informações da Rádio Rural, o golpista se identificou como representante da Oi, informando que ela havia ganhado R$ 7 mil. Para receber o prêmio, deveria ir até uma agência bancária para resgatar o dinheiro.


A idosa acreditou e foi até seu banco, a Caixa Econômica Federal, logo dirigindo-se até um caixa eletrônico e seguindo as instruções do atendente, que a fez transferir o valor de R$ 1.498 para a conta de uma mulher com nome de Daiana Paula Moreira Carva. Quando percebeu o golpe, pediu ajuda para o gerente do banco, mas que disse não poder fazer nada após a transferência do dinheiro.
Fica o alerta do golpe. Afinal, por que uma operadora pediria para que a pessoa se dirigisse a um caixa eletrônico para receber um prêmio? Recebeu uma ligação estranha ou conhece alguém que possa acreditar nesse tipo de golpe? É melhor ficar alerta e desconfiar.
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Diretor da Oi que assinar PSA poderá pagar multa de R$ 50 milhões

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Punição severa aos diretores da operadora foi definida pela área técnica da Anatel, mas ainda deve ser aprovada pelo conselho diretor.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não só proibiu a operadora Oi de seguir com o chamado PSA (Plan Support Agreement), uma proposta do plano de recuperação judicial aprovada pela Oi no começo do mês, como parece que vai penalizar os diretores que decidirem assiná-lo agora. Se aprovada a sugestão, serão R$ 50 milhões em multa para cada diretor envolvido.

A punição, nunca antes cogitada pela Anatel para um diretor de operadora, foi indicada pela área técnica da agência nesta terça-feira (21) e deve ser definida pelo conselho diretor nesta quarta (22). Para os técnicos, assinar a proposta que prevê o pagamento de R$ 500 milhões para um grupo de credores (o G6) afetaria a companhia de forma negativa, já que somente depois haveria um retorno de aumento de capital.


Quando soube das intenções da Oi, de seguir com um pré-contrato com alguns credores, a Anatel afirmou que precisaria avaliar o PSA. Pediu, inclusive, provas em 24 horas de que o acordo preservaria o caixa da empresa. Recapitulando: a Oi pediu mais 7 dias para prorrogar explicações, pedido este negado pela Anatel

E agora, depois de apresentado, a agência pode realmente interromper o processo. Também vale lembrar que, junto com a divulgação do PSA, a Oi também nomeou dois novos diretores, necessários para a aprovação do novo plano. O assunto desagradou alguns credores, que alegaram que a ação poderia defender apenas interesses da operadora e de alguns acionistas, como Pharol e Société Mondiale.

Foi por isso que, na última sexta-feira (17), ambos os nomeados, Hélio Costa e João Ribeiro, foram proibidos pela justiça de interferirem em questões relacionadas ao processo de recuperação judicial da empresa.

WiFi Legal leva internet para mais de 3 mil veículos

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Empresa paulista quer levar WiFi para mais de 20 mil veículos em 2018.

A empresa paulista WiFi Legal está levando internet para dentro de veículos. Com foco no mercado corporativo, a companhia já implementou a solução em mais de 3 mil veículos no país. principalmente caminhões e ônibus. Através da instalação de um hotspot plugado ao acendedor do veículo, o usuário possui internet. 

O fundador e CEO da empresa, Wagner Sansevero, disse em entrevista ao Mobile Time, que a WiFi Legal espera ampliar sua carteira de clientes, passando a contar com mais de 20 mil veículos. Segundo Sansevero, a empresa negocia novos contratos com companhias de grande porte. A WiFi Legal trabalha em parceria com a Vivo e utiliza a rede da operadora para prestar serviços. 



A empresa já possui clientes de grande porte como a Volkswagen. Desde da metade do ano, os caminhões da montadora saem de fábrica com a solução implantada e gratuita por 1 ano. A WiFi tem quatro pacotes de soluções de internet, desde a mais simples que utiliza um modem WiFi/4G até a mais robusta que possui bateria própria e suporta até 10 pessoas usando o serviço simultaneamente