14/04/2024

Novo golpe no WhatsApp faz 100 mil vítimas em 24 horas

Suposto cupom da popular rede de lanchonetes Mc Donald’s atraiu muitas pessoas.

Mais uma vez o WhatsApp é usado para espalhar dor de cabeça para os usuários, mesmo os responsáveis pelo aplicativo dizendo que não têm nada a ver com isso. Dessa vez, o bode expiatório foi o McDonald’s e uma suposta promoção, que fez com que o golpe atingisse mais de 100 mil pessoas em menos de um dia.
A oferta era tentadora: você clicava em um link que te direcionava para um site muito parecido com o do McDonald’s, dizendo que você tinha direito a um cupom no valor de R$ 70,00 para consumir na loja, inclusive com um texto na parte de baixo do site dizendo que a promoção vai até 30 de junho, para aumentar a credibilidade.
Regra número um dessas correntes: se a oferta for boa demais para ser verdade, é porque ela realmente não é verdade. Mas isso não impediu de milhares de pessoas acreditarem e clicarem no botão “gerar cupom”, que por si só não faz mal nenhum. O problema é o “preço” a se pagar por esse cupom.
Com um QR Code de fundo e até data para expirar, realmente parece verídico. Mas você só conseguiria o cupom se compartilhasse a promoção com 10 amigos em sua lista do WhatsApp, o que por si só já é suspeito o bastante. Ao compartilhar, os amigos da pessoa recebiam uma mensagem igualmente enganadora, mas que parecia muito ser real.
A única coisa que o compartilhador da promoção conseguiu com isso foi baixar aplicativos maliciosos e fazer cadastros em sites danosos. Como os destinatários normalmente receberam a mensagem de fontes seguras – afinal de contas, é um contato do WhatsApp –, essa fraude viralizou muito rapidamente, fazendo mais de 100 mil vítimas.
Sempre que receber algum cupom de promoção desse tipo, confira duas, três, quatro, quantas vezes forem necessárias para ter certeza de que não se trata de um golpe. Para algo se tornar viral nos dias de hoje não é preciso muito esforço e, explorando uma marca conhecida como nesse caso, se torna mais fácil ainda.
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários