28/03/2024

Aplicativo se passa pelo WhatsApp e consegue 1 milhão de usuários

Brasileiros fizeram o download do “Update WhatsApp” pela Play Store porque aplicativo tinha desenvolvedor e logo da marca idênticos ao WhatsApp original.

Não bastava os inúmeros golpes tentados por criminosos através do WhatsApp – com promessa de FGTS, 14º salário, cupons grátis para lojas e até internet grátis da sua operadora –, o próprio download do WhatsApp passou a ser um motivo de preocupação para os brasileiros. Nesta semana, um aplicativo falso da rede de mensagens mais acessada do mundo foi encontrado na Play Store.


E se engana se você pensa que ninguém baixaria o app errado do WhatsApp, uma vez que ele registrou mais de 1 milhão de downloads. Para convencer, o desenvolvedor disponibilizou o app com o mesmo logo e o nome “Update WhatsApp”, produzido pela “WhatsApp Inc.”, incluindo um símbolo Unicode invisível para “se mascarar” para a Play Store e para os usuários.

Mas, ao contrário do que acontece com outros tipos de golpe, este não pretendia instalar nenhum vírus no celular das vítimas. Segundo especialistas, o software mostrava anúncios de outros aplicativos, ou seja, queria, ao invés de roubar dados dos usuários, ganhar dinheiro com os acessos deles.
Após denúncias, o Update WhatsApp, que se passou fácil por uma atualização do WhatsApp original e enganou milhares de brasileiros que, muitas vezes, trocaram de aparelho e não notaram a diferença entre os dois na hora de fazer o download, foi tirado do ar pelo Google. Antes disso, tentou mudar de nome para “Dual Whatsweb Update”, o que só funcionou por um tempo. Agora, ambos estão inacessíveis na lista de aplicativos para download. 
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários