13/12/2025
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Qualidade dos serviços deve focar em banda larga, diz Anatel

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Para presidente da agência, todos os outros serviços de telecomunicações estão ligados à banda larga.

Durante o Encontro do Grupo de Desenvolvimento da Qualidade dos Serviços da UIT (União Internacional de Telecomunicações), o presidente da Anatel, Juarez Quadros, afirmou que o regulamento de qualidade deve privilegiar o acompanhamento da banda larga fixa e móvel.

Para Quadros, os serviços de telefonia fixa e móvel e TV por assinatura estão ligados à banda larga de uma maneira inevitável. O executivo também afirmou que a regulação de qualidade ganhou destaque na Comissão de Estudos do setor de padronização da UIT.



O encontro que termina na próxima quarta-feira, 29, reúne mais de 100 participantes de diversos países e tem como foco estabelecer um modelo ideal para a regulação mundial dos serviços de telecomunicações. 

Em julho, as principais operadoras do país pediram que o novo medidor de qualidade tenha um número menor de indicadores e foque mais claramente no desempenho prestado pelas empresas. A agência lançou o novo regulamento em consulta pública que vai até 8 de dezembro.  A proposta prevê uma maior participação dos consumidores na avaliação dos serviços.

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Claro TV deve ganhar unidade de negócios própria na Claro Brasil

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A Claro TV é vinculada à NET e deve ganhar mais independência com a divisão.

A Claro TV deve ganhar uma unidade de negócios específicas para suas operações. Atualmente, a empresa que é controlada pela Claro Brasil, tem sua atuação ligada à NET, outra operadora controlada pelo grupo.

A intenção é ampliar as possibilidades de negócios, já que a empresa trabalhar com o DTH (TV por assinatura via satélite), diferente da NET que oferece o serviço via cabo, como também funciona a banda larga da operadora. 



Segundo informações do Teletime, será montada uma equipe para comandar a nova operação, que deverá ser liderada por Ricardo Miranda, ex-presidente da SKY. 

Claro Brasil passou a ser o nome oficial da América Móvil, empresa mexicana, no Brasil desde junho de 2017. No país, a companhia é dona das operadoras Claro, NET e Embratel, atuando na maioria dos serviços de telecomunicações, principalmente em TV por assinatura, banda larga e telefonia móvel.

Mesmo com a mudança de nome, a América Móvil não quis unificar os serviços, determinando que cada operadora continuasse atuando dentro do seu segmento.

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5G deve ter cerca de 1 bilhão de usuários até 2023

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Relatório da Ericsson aponta que nova tecnologia deve se expandir mais rápido do que o 4G.

Nesta semana, a Ericsson destacou em seu novo relatório de mobilidade que em 2023, o 5G já deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de usuários pelo mundo. A tecnologia ainda está sendo desenvolvida e não tem um padrão mundial definido.

A tecnologia 5G promete atingir velocidades de 10 Gbps e ser mais estável do que as tecnologias 4G, 3G e 2G. Outro ponto que foi destacado no relatório é que o número de assinaturas deve dobrar de 2022 para 2023. 



A primeira versão do 5G deve ser lançada em 2019 e a princípio, a tecnologia será aprimorada até 2030. O chefe de marketing do segmento de redes da Ericsson, Patrik Cerwall, afirmou que metade dos usuários da tecnologia serão da Ásia

O executivo também destacou que já em 2018, devem surgir os primeiros assinantes de 5G, mesmo em desenvolvimento, e que a tecnologia deve ser expandir pelo mundo ainda mais rápido do que o 4G. 

De acordo com a consultoria Ovrum, até o fim do ano devem ser registradas cerca de 2,5 bilhões de conexões 4G em todo o mundo. Os avanços rápidos no 4G são importantes para montar uma infraestrutura de suporte para o 5G. 

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Goiás vai estabelecer nova regulamentação para o setor de telefonia

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Novas regras devem desburocratizar processos para instalação de novas antenas, acelerando a expansão de cobertura telefônica no estado.

Na próxima quarta-feira, 29, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, deve assinar o decreto que estipula novas regras para o setor de telefonia no estado. O novo regulamento foi desenvolvido após reuniões que contou com a presença de técnicas da prefeitura, representantes das operadoras e do Sinditelebrasil (Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal)

A principal mudança é a desburocratização do licenciamento para a instalação de novas torres e antenas. Nas novas regras, a implantação de novos equipamentos será feita em um único processo, o que deve reduzir em até 90%, o tempo médio para autorização e instalação dos aparelhos, acelerando a expansão da cobertura de telefonia em Goiás. 



O secretário estadual de planejamento urbano e habitação, Agenor Mariano, afirmou que o prazo médio para o processo de licenciamento de novas torres e antenas era de 36 meses e com a nova regulamentação deve ser reduzido para cerca de 60 dias. 

Outras cidades brasileiras como Porto Alegre também estão projetando mudanças na regulamentação, após a reclamação por parte das operadoras de telefonia. Segundo as companhias, para que o avanço da cobertura de banda larga e 4G no Brasil seja mais efetivo, será preciso simplificar os processos para a instalação de novos equipamentos. 

*Com informações de Mais Goiás.

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WhatsApp começa a liberar atualização que facilita envio de áudios

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Com o novo recurso, usuários não precisam mais ficar segurando a tela para gravar um áudio no aplicativo.

Nesta terça-feira, 28, o WhatsApp começou a liberar o novo recurso de gravação de áudio que promete facilitar o envio da mídia no aplicativo. Com a nova funcionalidade, os usuários não vão mais precisar ficar segurando a tela para enviar um áudio. 

Por enquanto, o recurso foi liberado para iOS (iPhone), mas pode ser lançado para celulares com sistema Android ou Windows Phone a qualquer momento.  



Enviar um áudio no aplicativo ficou mais prático com a atualização. Agora, os usuários devem iniciar a gravação tocando no ícone do microfone e logo depois deslizar o dedo para cima em direção ao cadeado, para trancar o áudio. Para terminar, basta tocar no botão de enviar.  Bloqueando a gravação no cadeado, o usuário pode falar sem ter de ficar pressionando a tela do aparelho. 

A nova atualização também conta com um recurso para que os usuários consigam assistir vídeos do Youtube dentro do aplicativo, mas de acordo com informações do site MacRumors essa função está disponível somente para usuários americanos no momento e deve chegar a todos os usuários do aplicativo. Os novos recursos faz parte da versão 2.17.81 do WhatsApp.

Pequenos credores da Oi tem até quinta-feira para fechar acordo

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Segunda fase do Programa de Acordo com Credores da Oi se encerra no próximo dia 30.

A Oi anunciou que a 2° fase do Programa de Acordo com Credores será encerrada na próxima quinta-feira, 30. Os credores que estiverem interessados devem acessar o site do programa ou realizar o agendamento para comparecer em um dos Centros de Atendimento disponibilizados pela operadora nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Goiânia.

Na primeira fase do programa encerrada no dia 19 de outubro , a operadora anunciou o fechamento de mais 25 mil acordos com pequenos credores. A Oi tem mais de 55 mil credores, mas a grande maioria, cerca de 53 mil, são considerados pequenos tendo a receber no máximo R$ 50 mil da empresa. 



O programa foi retomado em 16 de novembro. O presidente interino e diretor jurídico da empresa, Eurico Teles, destacou que até o momento, a companhia já fechou mais de 28 mil acordos e desembolsou R$ 196 milhões. 

O pagamento dos débitos é realizado em duas parcelas. Os credores recebem 90% do valor devido em até 10 dias úteis após a assinatura do acordo e os 10% restantes serão pagos após a homologação do plano de recuperação judicial da empresa, que será votado na Assembleia Geral de Credores, marcada para o dia 7 de dezembro

Os credores podem tirar dúvidas acessando o website da Recuperação Judicial da Oi ou ligando para o número 0800-644-3111.

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Venda de celulares e tablets foi destaque na Black Friday 2017

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Claro, Vivo, TIM e Oi também colocaram smartphones em promoção, mas muitos não ofereciam grandes vantagens. Veja os dados e a comparação!



A Black Friday 2017, que aconteceu na última sexta-feira (24) e se estendeu para o final de semana, fez sucesso entre os consumidores, mas, principalmente, para as empresas de e-commerce. De acordo com o levantamento da Ebit, o faturamento foi de R$ 2,1 bilhões, um aumento de 10% em relação a 2016.


Desse total, 26,5% das compras foram de smartphones e tablets, cada dia mais visados e que, consequentemente, aumentam o lucro das operadoras de telecom, como as populares Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo. E o valor de faturamento com os dispositivos móveis na Black Friday? Foi de pelo menos R$ 556 milhões.



Em 2016, esse número foi menor, de cerca de 20% da receita total, o que chegou a R$ 380 milhões. Foram 176 milhões a menos de faturamento em relação a este ano, o que mostra o aumento gradual da venda desses aparelhos, impulsionados pela expansão do acesso ao 3G e 4G no Brasil. Em 2015, a porcentagem nas vendas era de apenas 9% e, em 2013, pouco mais de 4%.
Entre os pedidos mais vendidos on-line durante a ocasião, estiveram, em primeiro lugar, os eletrodomésticos (23%) e, em segundo, os telefones celulares (21%). Em seguida vêm os eletrônicos (17%), produtos de informática (10%) e de casa e decoração (10%).

OFERTAS DAS OPERADORAS
Apesar da Vivo ficar de fora quanto às ofertas de planos de celular, todas as principais operadoras, sem exceção, participaram da Black Friday para vender smartphones por preços mais baratos. Claro, com a combinação celular + plano + fidelidade. A boa notícia foi que, com as promoções especiais, os planos também ficaram atrativos. 
A Claro, por exemplo, abaixou o preço de smartphones em até 97%. O Samsung Galaxy J5 Prime foi de R$ 999 para R$ 29 e o LG K4 saiu por R$ 99. O Samsung Galaxy S7 estava por R$ 499.
Com exceção do Moto E4, que ficou por R$ 19, a Vivo escolheu aparelhos mais caros para colocar em promoção. O S7, que custa cerca de R$ 1.500, ficou ainda mais barato que na Claro, no valor de R$ 299.
A TIM também ofereceu descontos especiais, inclusive sem exigir a contratação de um plano pós-pago, mas eles não foram tão significativos assim. O Moto G5s, por exemplo, estava saindo por R$ 780 no plano TIM Controle de 3GB. Mas a média de preço dele mesmo após as promoções é de R$ 700, ou seja, mais em conta até mesmo agora. Já no pós, o LG G6, que passa de R$ 1.700, abaixou para R$ 899.
Quem optou pela Oi pôde aproveitar a promoção a partir do Oi Mais Intermediário, mas os principais destaques faziam o cliente desembolsar pelo menos mil reais para adquirir um celular novo. O Samsung Galaxy S8 ficou cerca de R$ 300 mais barato, saindo por R$ 2.399, e o iPhone SE, aparentemente sem vantagem, por R$ 1.499.
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Reconhecimento facial de clientes de telecom será testado na Austrália

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Dados seriam enviados pelo governo para combater fraudes e confirmar as identidades dos clientes.

Você aceitaria que qualquer empresa tivesse acesso a uma base com os seus dados a partir do reconhecimento facial? Na Austrália, o Sistema de Verificação Facial (FVS) já é uma realidade e, agora, o governo negocia com empresas de telecomunicações e também bancos para testar, em 2018, o uso privado do serviço.

A ideia é que as empresas possam combater fraudes e confirmar as identidades de todos os seus clientes, sendo que, para funcionar, as operadoras teriam que obter uma autorização e garantir que não estariam violando nenhuma lei de privacidade. As informações são da publicação The Guardian, que teve acesso aos documentos do escritório do Ministério Público australiano.


O receio de muitos australianos, no entanto, é que os dados pessoais passem a ser compartilhados com outras pessoas e empresas, com o perigo da ferramenta não ser 100% confiável. Mas vale lembrar que, em 2017, o país começou a utilizar o reconhecimento facial em alguns sistemas, como de aeroportos. Ao invés de mostrar o documento e o passaporte, nesses casos, basta passar pelo reconhecimento no sistema e os seus dados aparecem todos ali.
O serviço para operadoras e bancos funcionaria com uma abordagem semelhante à de verificação de documentos atual, na qual as empresas pagam uma taxa toda vez que procuram verificar informações de documentos, como carteira de motorista ou passaporte.
Ainda não se sabe se a ferramenta irá para frente em outros segmentos, já que seria preciso uma avaliação mais profunda sobre privacidade e a garantia do governo de que os dados estariam seguros com essas empresas. Afinal, estariam mesmo ou poderiam ser vendidos? Seria uma obrigação se o cliente quisesse contratar determinado serviço? Se a discussão avançar, seria importante que, antes, todos esses questionamentos fossem respondidos.
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Vivo também entra no Índice de Sustentabilidade exaltado pela TIM

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Telefônica Brasil aparece no ISE da bolsa de valores pelo sexto ano consecutivo, com destaque para ações financeiras, ambientais, sociais e de governança.


Depois da TIM exaltar sua participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (antiga BM&FBOVESPA), a Vivo também anunciou seu destaque na nova carteira, que foi divulgada pela bolsa de valores na quinta-feira (23) e vai vigorar de 8 de janeiro de 2018 a 4 de janeiro de 2019.

Trata-se de uma carteira que divulga as empresas mais bem avaliadas nas dimensões econômico-financeira, ambiental, social e de governança corporativa do Brasil. Desta vez, ela reuniu 33 ações de 30 empresas diferentes, que somam R$ 1,28 trilhão em valor de mercado.


A Telefônica Brasil apareceu na lista pelo sexto ano consecutivo, atrás no setor de telecomunicações somente da TIM, que já está no índice há dez anos. Para entrar no índice, a Vivo foi avaliada através de um questionário com mais de 300 perguntas.
Para a empresa, a carteira em 2018 tem ainda mais rigor nos critérios de seleção da B3, uma vez que é composta por 30 empresas, quatro a menos do que na última, e o que valoriza ainda mais a conquista. “Este é mais um êxito importante para a empresa, pois confirma o seu compromisso e adequação a uma demanda cada vez maior de investidores e acionistas que valorizam companhias que atuam conforme as melhores práticas em sustentabilidade e governança, com projetos e ações voltadas para sua cadeia de valor”, escreve a Vivo.
A Telefônica aproveita para ressaltar o destaque na “Melhores da Dinheiro” na categoria “Responsabilidade Social e Ambiental”, em setembro. O reconhecimento foi promovido pela revista IstoÉ Dinheiro. 
MAIS SOBRE O ISE
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é uma iniciativa pioneira na América Latina, criada em 2005, que tem como objetivo promover um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade e estimular a responsabilidade corporativa e a ética por meio de boas práticas empresariais.
A metodologia do ISE foi desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Com informações da Telefônica.
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Claro e NET divulgam promoção de fixo por R$ 20

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Comerciais de “fixo com preço fixo” são praticamente idênticos, e preço dá direito a ligações ilimitadas para qualquer número fixo ou de celular do Brasil.

A Claro Brasil lançou, recentemente, dois comerciais praticamente idênticos para divulgar a promoção do “fixo com preço fixo” da Claro e da NET. O preço promocional é de R$ 20 por mês pelos três primeiros meses, com direito a ligações ilimitadas para qualquer número (fixo e de celular) de todo o Brasil usando o 21.



A oferta é válida pelo menos até o dia 30 de novembro no plano ilimitado “Brasil Total 21” e apenas em alguns estados do país: Acre, Espírito Santo, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia. Após os três meses iniciais, o valor sobe para R$ 40 por mês.



Na realidade, o Claro Fone é divulgado como sendo 10 centavos mais barato, com valor de R$ 19,90 por mês e depois R$ 39,90. Mas, como é possível ver nos comerciais abaixo, ambos os serviços oferecem os mesmos benefícios, abrangendo as mesmas regiões do país.

A ideia é que o consumidor não pague caro ou mais do que o esperado com o telefone fixo tanto com o Claro Fone quanto com o NET Fone. De fato não faz sentido, já que o número de fixo no Brasil continua caindo. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), mais de 1 milhão de linhas foram perdidas no último ano, queda que foi de 30% somente de agosto para setembro.
Segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem quase 64 milhões de casas com acesso à telefonia móvel. Já o fixo? Apenas 34,5% das casas ainda possuem o aparelho nos dias de hoje.

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