19/04/2024

Primeiras antenas 5G ‘puro” são ativadas pela TIM no Paraná

Curitiba foi escolhida para ser a primeira cidade do Sul a receber os equipamentos da quinta geração de conectividade móvel.

O CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, se reuniu nesta terça-feira (6) com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e anunciou a ativação das primeiras antenas da rede 5G do Paraná, onde os equipamentos ficam em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

As antenas ativas funcionam na frequência de 2,3 GHz SA (standalone), mas a partir de julho, a rede utilizará a faixa de 3,5 GHz, assim como está previsto no cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“A TIM tem investido fortemente na preparação da chegada do 5G. A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G Standalone da TIM reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com cidade e com o Estado”, afirmou o CEO da TIM, Alberto Griselli.

Em março, a TIM havia anunciado a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. O acordo de colaboração (MoU) – com a Huawei – foi assinado durante o Mobile World Congress, em Barcelona. A ideia é implementar o 5G, prevendo a evolução da tecnologia, o aperfeiçoamento na experiência do usuário e o monitoramento de redes. O acordo entre as empresas tem validade de 2 anos (podendo ser prorrogado) e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

“Em 2019, quando modernizamos a regulamentação para a instalação de antenas de telefonia, a cidade viabilizou e tornou mais rápida a operação do 5G, modelo que vai exigir até 10 vezes mais antenas do que o 4G. Agora começaremos a ver os resultados práticos”, afirma o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Atualmente, a TIM é líder do mercado de telefonia móvel no Paraná, com 52,1%, o equivalente a 6,9 milhões de clientes. Possui cobertura 4G em 100% das 399 cidades do estado e rede 4.5G em 235 municípios.

Além disso, a operadora ainda tem a meta de cobrir 2,8 mil km de rodovias que passam pelos estados, 355 distritos e vilas e oito resorts, situados na região. Já foram instalados 180 sites 4G TIM, dos 243 previstos, e outros nove estão previstos para 2022.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários