23/04/2024

Vodafone cria protótipo de ‘roteador 5G’ para uso de usuários comuns

Operadora pretende democratizar a tecnologia 5G para pequenos comerciantes e usuários comuns com preços acessíveis.

Já pensou ter um roteador capaz de entregar alta velocidade de conexão dentro de casa ou em pequenos estabelecimentos? Essa tecnologia está cada vez mais próxima de acontecer. A Vodafone, operadora de telefonia, desenvolveu um protótipo de “roteador 5G” capaz de tal feito, além de ter um preço relativamente acessível.

De acordo com a empresa, a ideia é tornar as Redes Móveis Privadas (MPNs) acessíveis para pequenas e médias empresas em toda a Europa. “Ao combinar o poder da extensa rede de 5G pan-europeia da Vodafone com a simplicidade e versatilidade de um Raspberry Pi, a Vodafone pretende tornar as Redes Móveis Privadas (MPNs) baseadas em 5G mais acessíveis a 22 milhões de pequenas e médias empresas em toda a Europa“, afirma.

O protótipo foi apresentado junto com anúncio da parceria da Vodafone com grandes fabricantes de chipsets, incluindo Intel, Qualcomm, Broadcom e ARM. Além disso, a empresa ainda não apresentou um plano concreto para a distribuição de MPNs.

A empresa quer entregar um provedor de rede 5G com o custo de um roteador Wi-Fi, possibilitando a democratização da tecnologia para pequenos comerciantes e usuários comuns. O projeto consiste de uma Rede Móvel Privada (MPN) montada num Raspberry Pi 4 com uma pequena placa de circuito de rádio definida por software (SDR) compatível com a quinta geração de internet móvel.

De acordo com o diretor de arquitetura de rede da Vodafone, Santiago Tenorio, mesmo que seja uma protótipo, o dispositivo é capaz de levar para pequenas empresas tecnologias de nuvem, inteligência artificial (IA) e big data. “Embora este seja apenas um protótipo, ele tem o potencial de trazer novas tecnologias de nuvem, IA e big data ao alcance de muitas das pequenas empresas que apoiamos em toda a Europa“.

“O próximo passo é levar ideias como essa para um lugar onde possam ser desenvolvidas e eventualmente produzidas”, completou.

Para melhor compreensão, as MPNs se tratam de redes de uso pessoal e criam um ambiente privativo para a conexão de dispositivos. Mesmo estando conectadas e distribuindo sinal da rede de operadoras, não dependem dos equipamentos da empresa, e mesmo assim, é capaz de fornecer vantagens e recursos de uma conexão 5G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários