19/12/2025
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Pesquisa aponta apps de streamings mais baixados na Google Play

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Um estudo realizado pela RankMyApp apontou quais os aplicativos de streamings que mais foram baixados pelos brasileiros na Google Play, e sem nenhuma surpresa, a Netflix foi a plataforma preferida pelos consumidores, mantendo uma média de quase 1,1 milhão de downloads por mês e cerca de 11 milhões no acumulado de dez meses, representando 59% do total. A análise considera os dados de janeiro a outubro de 2022.

No ranking, na sequência, vem a Amazon Prime Video, com uma média de 335 mil download de 3,3 milhões no acumulado, representando 18% do total. Depois vem a Disney+ com 13% do total (média de 236 mil download e 2.6 milhões no acumulado), HBO Max com 8% do total (média de 147 mil download e 1.4 milhões no acumulado) e Paramount+ com 2% (média de 35 mil download e 287 mil no acumulado).

Podemos observar que, no período analisado há uma dominância isolada da Netflix em relação aos demais aplicativos de streaming. Também vemos períodos de disputa acirrada entre o Amazon Prime Video, HBO Max e Disney+, embora o Amazon Prime Video lidere entre os três na maior parte do tempo, seguido da Disney+ e HBO Max, respectivamente”, diz trecho do relatório enviado com exclusividade à Mobile Time.

Em relação às regiões, a Netflix foi a mais procurada no Centro-Oeste, em especial no estado de Goiás, e a menos procurada no Nordeste, com o Piauí apresentando menor resultado. O Prime Vídeo teve maior presença no Sul e Sudeste, com o Paraná em evidência, mas teve baixo desempenho no Norte, e o Pará na última posição.

O Disney+ teve uma forte presença de buscas no Sudeste e partes do Sul e Nordeste, sendo Rio de Janeiro o mais forte e Piauí o estado com menos buscas. E o app da Paramount+ é bem forte no Sudeste e parte do Nordeste e fraco no Norte com melhor resultado em São Paulo e o pior no Acre.

“As buscas são bem distribuídas ao longo de todos os Estados, os streamings possuem padrões diferentes uns dos outros em relação às suas próprias buscas”, aponta a RankMyApp. “Importante destacar a homogeneidade da Netflix, já que o estado com menor busca apresenta 85 na escala de 0 a 100, sendo que 100 é o estado com maior busca. Na Amazon Prime Video o número do estado com menor busca é 65, Disney+ e HBO Max 60 e Paramount+ apresenta a maior diferença com a busca menor de 50”, diz o relatório.

O estudo também apontou que a Netflix está entre os aplicativos mais baixados no gênero de Entretenimento, ficando na quarta posição no mês de outubro. O Disney+ em sexto, HBO Max em sétimo e Prime Video na 12ª posição. Um ponto positivo é que a Paramount+ foi quem melhorou mais no ranking, da 42ª posição para a 33ª.

Entre os aplicativos que esses consumidores mais interagem estão: Instagram; WhatsApp; Mercado Livre; Shopee; YouTube; TikTok; Facebook; e Subway Surfers.

“Importante observar que na categoria entretenimento da Google Play Store, temos a presença de apps gratuitos como MegaFlix , o TubiTV e o próprio YouTube, que disputam as primeiras posições com os apps analisados neste estudo”, conclui a RankMyApp em sua análise.

Após denúncia do Mercado Livre, Apple é investigada pelo Cade

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A Apple está sendo investigada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do governo federal vinculado ao Ministério da Justiça, após o Mercado Livre (ML) ter feito uma denúncia acusando a fabricante do iPhone de abuso por sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos nos sistemas operacionais iOS.

Até então, a empresa argentina, que era focada primordialmente no comércio e bens físicos, não se incomodava com a restrição da Apple, que exige que desenvolvedores usem a plataforma de pagamento da App Store para compras internas de serviços digitais em software baixados na loja.

Entretanto, o Mercado Livre passou a comercializar produtos digitais, como serviços de assinatura, filmes, músicas, jogos, livros, etc. Com isso, acaba esbarrando na regras da App Store, impedindo que aplicativos distribuam bem e serviços digitais de terceiros, como a comercialização do nível 6 de assinatura do Mercado Pago, o qual inclui serviços de outras empresas (como Disney+, Star+ e HBO Max) de forma gratuita ou com descontos.

Esse foi um dos motivos que motivou o Mercado Livre a entrar com ações contra a Apple, tanto no Brasil quanto no México, já em dezembro do ano passado. Na época, a obrigatoriedade do uso do sistema de pagamentos da norte-americana na venda de serviços digitais (mesmo que da própria empresa) também foi questionado pelo ML.

A Apple chegou a enviar uma resposta ao Cade no início do mês de janeiro, explicando que não tem capacidade de implementar qualquer prática para impedir as atividades do Mercado Livre no Brasil. Além de afirmar que não tem dominância no mercado brasileiro e ocupa menos de 20% de participação de smartphones no país.

Com as ações do ML contra a Apple, o Cade continuará a investigação para verificar se está havendo domínio ou não da norte-americana no mercado. Além disso, também irá investigar a atuação da empresa em outros países, analisando investigações semelhantes.

Coelba corta cabos e equipamentos de telecom; ISPs relatam prejuízos

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De acordo com dados reportados pelo Neoenergia Coelba, em 2022 foi realizado o corte recorde de 200 toneladas de cabos e equipamentos de telefonia, representando um aumento de 260% em relação ao ano anterior. Esses cortes, segundo a empresa, se trata de cabos de provedores que não são autorizados a usar os postes e recomenda que a população contrate serviços apenas de empresas que possuem contrato de uso de postes, consideradas como “regulares”.

No total, são apenas 102 provedores que estão na lista da Coelba dos quase 1 mil autorizados para funcionar no estado e que pode ser acessada no site da distribuidora.

Entretanto, os provedores baianos não estão satisfeitos com as ações, considerando-as, no mínimo, ilegais, arbitrárias e invadem a competência da agência reguladora. Por outro lado, reconhecem que não há muito o que se fazer no setor monopolista.

De acordo com André Costa, presidente do Sindicato dos Provedores de Internet da Bahia, a Neoenergia Coelba leva quase 5 anos para aprovar um projeto de implantação de rede, o que descumpre o prazo legal de 60 dias, além de cobrar até R$ 14 por poste dos pequenos (menos de R$ 1 para a Oi) e diz que empresa regular é a que tem contrato com ela. “Essa é atribuição da Anatel e não de uma distribuidora de energia”, reclama.

Ele também explica que a lista de contratos está desatualizada, além de que não pode ser pública sem a autorização das empresas, uma vez que é uma regra determinada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segundo André Costa, as ações da Coelba ainda são prejudiciais para os ISPs, pois não leva em consideração aqueles que compartilham redes ou usam outra tecnologia para prestar o serviço, como rádio e 4G. Sua empresa, Use Telecom, que presta serviço na cidade de Porto Seguro por meio da rede da Fibrasil, pode ser considerada irregular, embora pague mensalmente R$ 200 mil para a distribuidora de energia.

Para que uma rede seja regularizada, a Coelba impõe condições rígidas, sem possibilidade de recurso pelos provedores, que têm de pagar à vista 30% da dívida. “São valores proibitivos para muitos provedores”, disse Costa.

O executivo afirma que o sindicato, que congrega cerca de 300 ISPs, está buscando soluções para contornar os problemas e buscando alternativas. Uma delas é a construção de uma rede neutra por meio de cooperativa. “Isso nos daria poder de negociação com a distribuidora”, disse. Outra opção é entrar na justiça contra a Coelba em função dos prejuízos que causam aos provedores com o corte dos cabos. “Com seus métodos, a distribuidora cerceia a livre iniciativa”, avalia.

Plano Vivo Pré Turbo ganha franquia dedicada para YouTube

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O Vivo Turbo, plano pré-pago da operadora, está com um novo pacote de internet exclusivo para acessar o YouTube por meio de franquia dedicada. No plano, além dos clientes desfrutarem de benefícios, como ligações ilimitadas, serviços digitais inclusos e WhatsApp à vontade, sem descontar dos dados, eles ganham mais internet para navegar na plataforma de compartilhamento de vídeo.

A novidade foi uma descoberta de um leitor do Minha Operadora, que confirmou a disponibilização da oferta e que pode ser conferida no próprio site da Vivo.

De acordo com a operadora, desde o dia 16 de janeiro, os clientes que renovam a oferta pré-paga aproveitam uma superpromoção com o YouTube. Por R$ 19,90 a cada 15 dias, o cliente terá 5 GB de franquia para usar como quiser, mais 5 GB para navegar na plataforma de vídeo, além de acompanhar live, podcasts, assistir seus youtubers preferidos através da franquia dedicada.

Os serviços digitais disponibilizados são: Skeelo Light, GoRead, Babbel, Vivo Recado e Hube Jornais. Além disso, ainda pode ganhar um bônus de 1 GB de internet, válido por 7 dias, ao acumular R$ 35 em recarga. A promoção será renovada automaticamente a cada 15 dias, basta ter saldo de recarga válido suficiente.

Entretanto, caso o cliente não tenha o saldo de R$ 19,90 para renovar o plano, ele ainda pode usufruir dos benefícios através da renovação parcial, basta ter um saldo a partir de R$ 1,99, e já será possível ter acesso a internet, WhatsApp e minutos ilimitados para Vivo.

Confira os valores e benefícios da renovação parcial:

  • R$ 14,99 – 3GB por 10 dias
  • R$ 9,99 – 2GB por 7 dias
  • R$ 7,99 – 1 GB por 5 dias
  • R$ 5,99 – 750 Mbps por 4 dias
  • R$ 4,99 – 500 Mbps por 3 dias
  • R$ 3,99 – 300 Mbps por 2 dias
  • R$ 1,99 – 150 Mbps por 1 dia

Além disso, vale ficar atento para as normas e regras que a Vivo impõe sobre o Vivo Pré Turbo. Por exemplo: caso a franquia de internet seja 100% consumida antes do término dos 15 dias de validade do pacote, o serviço será interrompido. Para voltar a navegar, o cliente poderá antecipar a renovação da promoção, para isso basta ter saldo de 19,90 e enviar um SMS com a palavra ANTECIPE para 9003. Assim será renovada por mais 15 dias e o cliente receberá todos os benefícios novamente.

Faixa de 450 MHz em redes privadas para aeroportos é liberada pela Anatel

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Em ato publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (18), que foi assinado pelo superintendente de outorga e recursos à prestação (SOR, Vinicius Caram, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o uso da faixa de frequência 450 MHz de redes privadas para aeroportos. O ato prevê que a largura de faixa ocupada no bloco seja “a menor possível, de modo a reduzir a possibilidade de interferência entre canais adjacentes”.

Com isso, a utilização em aeroportos deverá ser feita em blocos de apenas 100 kHz, o que indica uso em aplicações mais simples, como Internet das Coisas (IoT). Ou seja, as faixas são de 451,00625 MHz a 452,00625 MHz e de 461,00625 MHz a 462,00625 MHz.

Embora a faixa usada deva ser a menor possível para não causar interferência em outros canais, os blocos podem ser utilizados de forma agregada, mas para isso precisam respeitar os limites inferior e superior dos blocos de frequências maia baixa e mais alta, respectivamente. Também podem ser utilizados na forma de submúltiplos, com larguras de faixa de 25 kHz, sendo que a autorização de submúltiplos de canalização deve ocorrer preferencialmente de forma adjacente aos canais já autorizados na mesma área.

Para o uso em serviço limitado privado (SLP), as condições técnicas e operacionais são as dispostas nos instrumentos revogados pela Resolução nº 757, de 8 de novembro de 2022, “exceto os arranjos e canalizações aplicáveis aos serviços de interesse coletivo, até que a Superintendência responsável pela administração do espectro de radiofrequências publique os Atos de Requisitos Técnicos e Operacionais específicos para os serviços respectivos“.

A faixa de 450 MHz foi retomada pela Anatel no ano passado, após considerar renúncias das operadoras Oi, TIM, Vivo e Claro por não fazer uso do espectro de forma significativa.

Sobre o 5G nos aeroportos

Em junho de 2022, a Anatel publicou portaria estabelecendo um limite menor de potência das antenas 5G que ficarão ao redor dos aeroportos. A redução das potências será estabelecida pela agência para evitar qualquer tipo de interferência nos equipamentos de bordo dos aviões e a potência das antenas deverá cair dos atuais 75 dBm para 69 dBm.

Oi lança ‘bora-bora’, nova plataforma de comunicação da Oi Fibra

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Em nova programação lançada na internet, a Oi anunciou o lançamento de uma nova plataforma de comunicação para o serviço de banda larga por fibra óptica, o “Bora-bora”. A iniciativa tem o objetivo de mostrar como a empresa pode facilitar a vida das pessoas através da experiência da internet. O conceito é baseado na atitude de empoderar as pessoas para realizarem seus sonhos.

O conceito será mostrado em todos os pontos de contato com seus clientes, nas redes sociais e em filmes para a TV. Criado pelo Oi Hubble, hub do Grupo Dreamers dedicado à marca, o novo conceito, além de ser comunicado aos clientes, também faz parte de ações de trade marketing e comunicação interna da companhia.

É a proposta de incentivar o consumidor a fazer o que quiser por meio do jargão “Bora”. Nos primeiros segundos do vídeo, Whindersson Nunes, garoto-propaganda da Oi Fibra, fala: “Cê conhece bora-bora? Ah, tem que ir! A nossa Bora Bora é um universo“.

Durante toda a propaganda é o narrador incitando os consumidores a irem em busca dos seus desejos e sonhos. Ele fala que o bora-bora é o lugar para virar o que quiser, falando que é a plataforma do “Bora virar um influenciador? Bora! Bora realizar aquele sonho? Bora! Bora ganhar desses caras? Bora!” Nesta última parte, o vídeo foca em um jovem jogando online com outras pessoas.

Por fim, ele fala que “Oi Fibra é assim: Bora? Bora!” e apresenta o plano de internet banda larga por fibra 400 Mega por R$ 99,90, como uma oportunidade para o consumidor aproveitar.

Para passar a ideia de que quem tem Oi Fibra aprova o serviço, Whindersson Nunes termina fazendo a chamada: “Pergunta para quem tem e vem!”, que busca a recomendação da atual base que já desfruta da experiência de ter Oi Fibra e encerram com a tradicional assinatura dos filmes da companhia: Uma criança dizendo Oi!

A nova campanha da Oi Fibra passará por todas as plataformas digitais sob o comando de Whindersson Nunes apresentando aos seguidores o bora-bora, esse lugar na internet onde tudo é possível.

Veja o vídeo:

Sobre a Oi

Atualmente, a empresa lidera o mercado de banda larga por fibra óptica em 16 unidades federativas, de acordo com os últimos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referente ao mês de novembro. A Oi Fibra está disponível em 277 cidades, em todos os estados do país, com ofertas que vão de 200 Mega a 1 Giga de velocidade.

‘2023 New Year Sale’ traz Office 2021, Windows 10 e outros a partir de $ 6!

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Windows, Microsoft Office, várias ferramentas e softwares de computador. A Promoção de Ano Novo de 2023 é uma ótima oportunidade para comprar estes softwares essenciais a um preço com desconto. Por que arriscar obter aqueles Windows e Office gratuitos, mas não confiáveis? O software ativado com uma chave de produto genuína não apenas mantém seu dispositivo atualizado e tem melhor desempenho, mas também oferece mais proteção e segurança. Você obtém atualizações e upgrades constantes.

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Embratel anuncia expansão dos negócios de Cloud

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A Embratel anunciou uma expansão nos negócios de Cloud, após a finalização da compra da startup Ustore e criar uma área para apoiar as diretorias no serviço de soluções de Nuvem para diversos setores da economia. 

Embratel

Segundo a Embratel, o foco dessa estratégia é aumentar a infraestrutura digital dos clientes e investir mais na inovação para empresas de diversos tamanhos. 

Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel, afirma que a Embratel segue em sua jornada de crescimento na área de soluções digitais, com ofertas de Cloud. 

Ele diz também que nos últimos anos a operadora triplicou sua receita em Cloud e a expectativa é continuar nesse ritmo acelerado de crescimento, intensificando ainda mais a transformação digital das companhias nos próximos anos. 

O executivo acrescentou também que  ao finalizar a compra da Ustore, uma empresa nativa digital desenvolvedora de plataformas de programas escaláveis, a Embratel amplia as oportunidades de fornecimento de tecnologias de ponta para o mercado corporativo.  

Segundo informativo que a companhia enviou para a imprensa, a  relação da Embratel com a Ustore é de longa data e o processo de compra da startup começou em 2019.Fundada em 2012, a Ustore nasceu no Parque Tecnológico Porto Digital, de Recife (PE), reconhecido como um dos melhores ecossistemas de inovação para tecnologia da informação no Brasil.

Desde a fase inicial do acordo, firmado há três anos para a compra de 40% da empresa, a Embratel ampliou seu portfólio de soluções de Nuvens com ofertas MultiCloud para gestão de ambientes híbridos, com modelos de fornecimento e implementação flexíveis, simples, rápidos e seguros.  

O portfólio da Ustore foi incorporado ao da Embratel, bem como a  equipe com cerca de 60 especialistas. 

Rodrigo Assad, que era fundador da Ustore, seguirá atuando como Diretor de Inovação da Embratel com o objetivo de acelerar ainda mais o crescimento de ofertas em Nuvem. A partir do anúncio de hoje, novas soluções e projetos serão desenvolvidos, inclusive por meio da integração com o beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, que realiza a conexão entre pessoas e parceiros para criar inovações para diversos segmentos do mercado.  

A nova diretoria de desenvolvimento de negócios de Cloud será comandada por Fabiana Falcone, que era COO da Ustore. A área representa mais um movimento estratégico da Embratel para ampliar o ecossistema de tecnologia dos clientes com novos modelos colaborativos atuando como Digital Service Enabler. 

Ela diz que está muito animada com a novidade, pois se trata de um novo desafio. Além disso, destacou que a Embratel é uma das empresas mais inovadoras do Brasil. 

“Estou muito animada com o novo desafio à frente da diretoria de desenvolvimento de negócios e por levar a cultura de inovação ágil da startup para a Embratel, uma das empresas mais inovadoras do Brasil. Com a aquisição da Ustore e a criação da nova área de desenvolvimento de negócios, consolidamos nossa estratégia que visa garantir aos nossos clientes usufruir dos benefícios da jornada para a nuvem e acelerar sua transformação digital”.

Microsoft vai demitir muitos funcionários, afirma imprensa britânica

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A Microsoft vai demitir muitos funcionários nesse começo de 2023, segundo informações que foram divulgadas pela imprensa na última terça-feira, 17. Todos os corte serão em diversas áreas da empresa. 

Microsoft

Segundo o analista Dan Romanoff, da Morningstar, essa notícia do corte de empregados na Microsoft só reforça que o ambiente do mundo das tecnologias não está melhorando devido à crise. Na verdade, mostra que a tendência é piorar. 

“De uma perspectiva mais ampla, outra rodada de demissões na Microsoft sugere que o ambiente (para a indústria de tecnologia) não está melhorando e provavelmente vai continuar a piorar”.

De onde surgiu a notícia do corte de funcionários da Microsoft

A Sky News, uma TV britânica, afirmou que a Microsoft vai cortar por volta de 5% do seu corpo de colaboradores. Isso equivale a mais ou menos 11 mil funcionários. 

Sendo assim, a big tech deve demitir empregados de diversas divisões de engenharia nesta quarta-feira, 18, segundo o que foi divulgado pela Bloomberg News. E eles ainda afirmam que a empresa deve demitir até um terço da equipe de recrutamento pessoal. 

Até então a Microsoft não falou nada sobre o corte de funcionários. Até 30 de junho de 2022 a empresa tinha 221 mil funcionários em tempo integral. Sendo 122 mil nos Estados Unidos e 99 mil em outros locais. 

Essa notícia de corte de funcionários na Microsoft não é uma novidade recente. Em outubro, o site de notícias Axios publicou que a empresa cortou mil empregados em vários setores. 

Outras empresas estão nesse ritmo 

No ano passado diversas empresas anunciaram demissões em massa, e todas do setor de tecnologia e mundo digital: Meta, Twitter, Amazon e Disney (nas divisões do Disney+). Elas alegam que o setor tem passado por mudanças que impactam diretamente no mercado, sem contar que os danos da pandemia de 2020/2021 ainda estão afetando a vida financeira delas. Por isso a decisão de enxugar o setor pessoal.

Desktop anuncia conclusão da compra da Fasternet

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A Desktop anunciou o fechamento da compra da Fasternet, uma operadora provedora de internet fixa, nesta terça-feira, 17. A empresa já havia divulgado a transação em julho de 2021, porém a conclusão do negócio só vai acontecer em algumas semanas, conforme a nota enviada para imprensa e o mercado. 

Ilustração da compra da Fasternet

Com o encerramento da diligência prévia, a operadora que estava em processo de aquisição foi avaliada no valor de R$ 324,8 milhões. A Desktop comprou 70% da Fasternet e isso corresponde a aproximadamente R$ 226 milhões, diante desse valor de avaliação do começo do negócio. Como é comum nesse tipo de transação, o valor final do negócio pode sofrer alterações.

A Fasternet trabalha no mercado de banda larga por meio de fibra óptica. Está presente exclusivamente no interior do Estado de São Paulo, em mais de 30 cidades, sendo algumas delas: Cerquilho, Amparo, Rio Claro e Itu. 

Durante novembro do ano passado, segundo a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, a operadora de internet fixa do interior de São Paulo tinha por volta de 110 mil clientes ativos. 

Sendo assim, a Fasternet deve encerrar o ano fiscal de 2022 com receita líquida de R$ 116 milhões e Ebitida – Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização,  de mais de R$ 58 milhões. Esses dados foram divulgados pela empresa que adquiriu a operadora, a Desktop. 

Segundo a compradora, a companhia de internet banda larga deve corresponder a 5,55x de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização de 2022. 

A Desktop, além da Fasternet, também anunciou a compra da IDC no segundo semestre de 2022. Fora isso, a empresa também divulgou a notícia de um recente aumento financeiro e o desejo em diminuir o ritmo de construção de redes de fibra óptica até a residência durante o ano de 2023.