24/06/2024

WhatsApp ganha recurso que permite o uso do aplicativo sem internet

Ferramenta deve usada quando houver bloqueio ou interrupção de acesso à rede, afetando a comunicação segura e livre entre as pessoas.

Nesta quinta-feira (05), o WhatsApp anunciou que a partir de agora será possível conectar o mensageiro usando um servidor proxy, ou seja, mesmo durante bloqueio ou interrupção de acesso à internet, os usuários poderão usar o aplicativo através dessas redes compartilhadas. No entanto, segundo a empresa, o recurso deve ser usado em situações atípicas, como o que ocorreu no Irã ano passado.

Além disso, a empresa explica que a ideia da ferramenta é que esses servidores sejam criados por organizações e voluntários que trabalham para promover a comunicação segura e livre entre as pessoas em todo o mundo.

O WhatsApp também afirma que o uso de um servidor proxy não altera o alto nível de privacidade e segurança oferecido pela plataforma a todas as pessoas que usam os serviços, pois as conversas e chamadas continuam sendo protegidas com criptografia de ponta a ponta e ficam somente entre os usuários. “Ninguém pode ler ou ouvir o conteúdo das suas conversas, nem mesmo os servidores proxy, o WhatsApp ou a Meta”, disse.

Embora a empresa afirme que o recurso seja usado em casos específicos quando há situações em que impacte os direitos humanos, como em bloqueios feitos durante guerras ou outros conflitos que envolvam ciberataques e controle de acesso. Por exemplo, as interrupções do acesso à Internet e às redes sociais, ocorridos no Irã durante a alta de protestos no país, em 2022.

Entretanto, a novidade pode ser útil em casos onde há queda no funcionamento das operadoras de telefonia móvel ou apagões, uma vez que o WhatsApp é uma ferramenta usada, tanto no aspecto pessoal quanto profissional, e não acessar o aplicativo por falta de internet pode causar prejuízos para os usuários.

Como usar um servidor proxy

No Android

  1. Verifique se você está usando a versão mais recente do WhatsApp.
  2. Na aba Conversas, toque em Mais opções > Configurações.
  3. Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy.
  4. Toque em Usar servidor proxy.
  5. Toque em Definir servidor proxy e insira o endereço do servidor.
  6. Toque em Salvar.
  7. Um tique será exibido se for possível estabelecer a conexão.

No iOS

  • Verifique se você está usando a versão mais recente do WhatsApp.
  • No WhatsApp, toque em Configurações.
  • Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy.
  • Toque em Usar servidor proxy.
  • Insira o endereço do servidor proxy e, em seguida, toque em Salvar para se conectar ao WhatsApp.
  • Um tique será exibido se for possível estabelecer a conexão.

Em ambos casos, se não conseguir enviar ou receber mensagem no WhatsApp depois de definir um servidor proxy, é possível que o servidor tenha sido bloqueado. Toque e segure o endereço do servidor proxy bloqueado para apagá-lo. Em seguida, insira o endereço de outro servidor e tente novamente.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários