17/12/2025
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Fim do ‘X’ está perto? Threads começa a ter mais usuários que antigo Twitter

O Threads, o novo aplicativo de mídia social do Meta, está ganhando popularidade e superou X em número de usuários diários nos EUA desde dezembro de 2023. Lançado no verão passado com base na tecnologia do Instagram, Threads continua a crescer consistentemente desde então, enquanto X tem lutado para manter sua base de usuários desde que foi adquirido por Elon Musk há cerca de 18 meses.

De acordo com estimativas da Apptopia, Threads é atualmente o terceiro aplicativo gratuito mais baixado na App Store da Apple e o 12º na Google Play Store, enquanto X ocupa posições mais baixas em ambas as plataformas.

Em abril até agora, Threads teve em média cerca de 28 milhões de usuários ativos diários, um aumento de 55% desde dezembro, quando tinha aproximadamente 18 milhões. Já X teve uma média de 22 milhões de usuários ativos diários neste mês, 21% menos que Threads. Os números do X têm se mantido estáveis nos últimos três meses, mas aumentaram desde dezembro, quando tinha 17 milhões de usuários diários ativos.

Os usuários do X permanecem em queda global em comparação com o período anterior à aquisição por Musk. De acordo com a Sensor Tower, uma empresa de pesquisa de mercado, estima-se que o número diário de usuários do aplicativo X tenha diminuído 19% em todo o mundo em comparação com outubro de 2022, mês em que Musk assumiu a plataforma. Além disso, os usuários diários ativos do X em todo o mundo caíram 14% em relação ao mesmo período do ano anterior no primeiro trimestre deste ano.

Apesar disso, Threads ainda precisa avançar para superar X como o aplicativo de microblogging mais popular e alcançar a meta do CEO do Meta, Mark Zuckerberg, de 1 bilhão de usuários – e trabalhar em parceria com Taylor Swift pode não ser a melhor estratégia.

Quando Swift usou Threads pela primeira vez na semana passada para promover seu novo álbum – e recebeu várias funcionalidades personalizadas para isso – a Sensor Tower afirmou que Threads não teve um aumento perceptível de usuários. Uma estimativa de usuários diários da Apptopia para a semana também mostrou que não houve ganho de usuários.

Os usuários ativos mensais do X nos EUA superam significativamente os do Threads. Enquanto o Threads teve cerca de 100 milhões de usuários mensais nos EUA nos últimos três meses, o X tem mais de 140 milhões. Apesar disso, Zuckerberg está otimista em relação ao Threads e acredita que ele está no caminho para ser um grande sucesso, destacando a importância de um aplicativo orientado para discussões. O Meta apresentará seus resultados do primeiro trimestre na quarta-feira.

Anatel abre consulta pública sobre ampliação do código 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, deseja consultar opinião sobre o 0303. Desde 2021, empresas de telemarketing ativo são obrigadas a utilizar o Código Não Geográfico (CNG) 303 (conhecido como 0303), conforme determinado pelo Ato nº 10.413/2021 da Agência.

Este prefixo deve ser exibido no visor do consumidor, permitindo que ele identifique a chamada e escolha se deseja atender. Devido ao acompanhamento da Anatel, o Conselho Diretor determinou que o uso do CNG 303 seja ampliado para todas as atividades que possam resultar em um alto volume de chamadas, com o suporte de diversas superintendências.

Após a realização de um estudo pela Anatel, a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação está lançando hoje uma proposta de expansão do uso do código 0303, submetendo-a a uma Consulta Pública.

Essa proposta visa ampliar a aplicação desse código para todas as atividades que geram um elevado volume de chamadas. Isso incluirá não apenas o telemarketing ativo, mas também atividades como cobranças, doações e outras que resultem em mais de 10 mil chamadas em um único dia, durante um período de observação mensal.

Adicionalmente, a Anatel está propondo autorizar o uso de recursos de numeração que permitam a identificação da atividade econômica realizada pelo chamador. Essa medida visa facilitar o monitoramento do uso das redes de telecomunicações, fornecendo uma maior transparência e controle sobre as atividades que utilizam esses recursos.

É fundamental destacar que as empresas terão a opção de utilizar ou não o código 0303, conforme estabelecido pela Anatel. Esta escolha estará disponível para aquelas que adotarem um sistema de autenticação e validação de chamadas aprovado pela Agência. Este sistema permitirá que, além do número de telefone, o nome da empresa que está realizando a chamada seja exibido para o consumidor.

As diretrizes para esta regulamentação estão delineadas no texto da Consulta Pública nº 23/2024. Este documento estará acessível ao público em geral para que possam fazer contribuições e observações. Para participar, os interessados podem acessar o sistema Participa Anatel clicando aqui. O prazo para apresentação de contribuições é até o dia 16 de maio.

Novos tempos: publicada portaria que ‘organiza’ os jogos online; confira

A partir das novas diretrizes estabelecidas pela Portaria SPA/MF nº 722 e publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em 6 de maio, as empresas que operam jogos online no Brasil estão sujeitas a regras específicas em relação ao armazenamento de dados e operação de sistemas de apostas.

Segundo a legislação, é obrigatório que tais empresas mantenham suas centrais de dados dentro do território nacional, seguindo padrões técnicos e de segurança estabelecidos pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda (MF).

Esta determinação visa garantir a segurança e a integridade dos dados relacionados às atividades de apostas online, bem como assegurar a conformidade com as normas brasileiras de proteção de dados. No entanto, há uma exceção prevista para casos específicos, nos quais as centrais de dados podem estar localizadas em países com os quais o Brasil possui acordos de cooperação jurídica internacional. Essa exceção está sujeita a critérios detalhados estipulados pela legislação.

Em resumo, a Portaria estabelece um quadro regulatório que busca promover a transparência, a segurança e a conformidade das operações de jogos online no Brasil, ao mesmo tempo em que permite uma margem de flexibilidade para casos excepcionais de cooperação internacional.

Segundo a portaria em questão, os agentes que operam plataformas de apostas esportivas e jogos online, popularmente conhecidas como “bets”, devem fornecer à Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda uma série de informações relacionadas às apostas realizadas, aos apostadores, suas contas, às obrigações legais, e outros detalhes operacionais. Estas informações devem ser enviadas de acordo com os prazos e formatos determinados pela portaria.

Além disso, a resolução estipula que os operadores devem garantir acesso completo aos seus sistemas de apostas a qualquer momento às unidades e agentes responsáveis pela fiscalização da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda. Isso visa garantir a transparência e o cumprimento das normas estabelecidas para o setor, possibilitando uma fiscalização eficaz das atividades relacionadas às apostas esportivas e jogos online no país.

A portaria estabelece que os operadores de jogos online no Brasil devem elaborar um plano de continuidade de negócios de TI para garantir segurança.

O plano deve incluir cenários de perdas prováveis e responsabilidades designadas para enfrentar situações críticas que ameacem a operação e os dados dos jogadores. O Ministério da Fazenda destaca que isso é crucial para a regulamentação do setor, mas não indica aprovação de operadores, que será determinada futuramente. A previsão é que a regulamentação seja concluída até o início do segundo semestre.

Embratel lança solução de contact center para pequenas e médias empresas 

A Embratel lançou o Atendimento Fácil, uma solução personalizada de central de atendimento em Nuvem para pequenas e médias empresas (PMEs), utilizando o Amazon Connect da AWS. Ele inclui serviços de voz integrados e ferramentas automatizadas para oferecer experiências de assistência de alta qualidade.

Mario Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel, destaca que a nova solução visa ampliar o acesso das PMEs a tecnologias que impulsionem a digitalização de suas operações, permitindo interações mais profissionais com os clientes.

“A Embratel sempre busca ampliar seu portfólio para que estabelecimentos de todos os tamanhos e segmentos tenham acesso a tecnologias que apoiem na digitalização de suas operações. A nova solução é mais uma iniciativa para levar inovação ao mercado. Agora, negócios de menor porte também poderão aprimorar as interações com seus clientes, com contatos mais profissionais”. 

Segundo a companhia, o Atendimento Fácil, da Embratel, oferece soluções de contact center para PMEs no Brasil, ajudando a impulsionar o crescimento econômico, emprego e inovação. Superando obstáculos como falta de conhecimento técnico e percepção de tamanho do negócio como barreira, o serviço simplifica a complexidade do gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Com pagamento mensal fixo e contratação online, uma equipe especializada coleta informações e personaliza a central de atendimento de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

O Atendimento Fácil cria canais de voz com números de telefone inclusos para discagens ativas e receptivas. Inclui uma Unidade de Resposta Audível (URA) com até cinco opções de mensagens personalizadas para uma comunicação eficiente com o cliente. Permite até três perfis de atendentes e mensagens automáticas de boas-vindas, espera e horário de atendimento.

Empresas podem gerenciar todos os atendimentos de forma unificada e automatizada através de uma interface digital. Essa aplicação permite controlar a central de maneira intuitiva, gerenciando fluxos de trabalho, atendentes e roteamentos de chamadas em um único lugar.

Dashboards automáticos fornecem métricas detalhadas, permitindo busca avançada de informações, categorização automatizada de contatos e relatórios diários para uma melhor coordenação das iniciativas pelos gestores. Além disso, a solução armazena dados históricos e possibilita ajustes nas estratégias de comunicação com base nas análises realizadas.

O não investimento em contact center pode levar a uma comunicação fragmentada e ineficiente com os clientes. A falta de uma plataforma digital de atendimento impede o gerenciamento eficaz das interações e a manutenção de um histórico consistente, resultando na insatisfação dos consumidores e perda de vendas.

Por fim, a Embratel destaca que o Atendimento Fácil oferece às PMEs uma melhoria na experiência do cliente e na eficiência operacional, o que contribui para aumentar a fidelidade da clientela.

Correios e Receita Federal se unem para auxiliar desabrigados no RS

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Os Ministérios das Comunicações – MCom e da Fazenda estabeleceram uma colaboração estratégica visando auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em meio a esse esforço conjunto, os Correios e a Receita Federal desempenham papéis cruciais, afirma o MCom.

Mais de 50 toneladas de roupas e calçados, essenciais para a sobrevivência e bem-estar das pessoas afetadas, serão disponibilizadas por meio dessa parceria.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enfatizou a urgência da ação e a prioridade absoluta em salvar vidas. Ele ressaltou que os Correios possuem uma logística ágil e eficiente, o que os torna um recurso valioso para atender às necessidades emergenciais nesse contexto.

“A nossa atuação precisa ser urgente e a prioridade agora é, acima de tudo, salvar vidas. Os Correios contam com uma logística rápida para atender a essa necessidade”.

As mercadorias recolhidas pela Receita Federal serão transportadas gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre com o suporte logístico dos Correios. Após chegarem ao destino, essas doações passarão por um processo de triagem e serão entregues nos locais identificados pela Defesa Civil como prioritários.

Este esforço conjunto visa não apenas mitigar os impactos imediatos das enchentes, mas também oferecer suporte e solidariedade às comunidades afetadas.

Ação da Receita Federal

Os Correios estão programados para transportar uma variedade de mercadorias, além disso, a Receita Federal está coordenando o transporte de 30 toneladas adicionais de cobertores, agasalhos e itens de vestuário originários do depósito em Foz do Iguaçu.

Adicionalmente, a Receita Federal planeja disponibilizar drones para auxiliar a Defesa Civil nas operações de avaliação dos danos provocados pelas chuvas e na localização de pessoas desaparecidas. Esse recurso será fundamental para agilizar e aprimorar as atividades de busca e resgate em áreas afetadas por desastres naturais.

Ação dos Correios

Segundo o MCom, em períodos de emergência causados por desastres naturais, os Correios têm desempenhado um papel crucial na prestação de auxílio às vítimas. Em resposta a tal necessidade, a empresa estatal está mobilizando sua extensa rede de agências nos estados de São Paulo, Paraná e parte do Rio Grande do Sul para coordenar o recebimento de doações destinadas às comunidades afetadas.

As doações solicitadas incluem alimentos básicos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza e itens de vestuário. Ao abrir suas agências para esse propósito, os Correios buscam facilitar a participação e a solidariedade da população na ajuda aos necessitados.

Além disso, os Correios estão contribuindo com doações próprias, fornecendo itens como vestuário e utensílios domésticos para aqueles impactados pelas intempéries. Esses produtos são provenientes de remessas que não foram reclamadas pelos destinatários ou remetentes dentro do prazo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, caracterizados como objetos de refugo após esgotadas todas as tentativas de entrega.

Samsung faz piada da Apple por bug em alarmes de iPhone

Recentemente, a Samsung usou seus perfis oficiais no Instagram para zuar com a Apple por causa de um defeito apresentado no alarme do iPhone. Em publicação (reel) na conta oficial da empresa do Reino Unido, a marca sul-coreana tira sarro da falha em que os smartphones da Maçã ignoram os alarmes pré-configurados.

Imagem: Nextpit

Na postagem, a marca ironiza dizendo que seus celulares sempre respeitam os alertas dos usuários. No reel aparece o texto “Fique tranquilo, nossos alarmes disparam” e mostra um cachorro fofo, usando um chapéu, dançando ao som de uma versão remixada do tom de alarme padrão da Samsung. A legenda do vídeo diz: “Os usuários Samsung acordaram na hora hoje“.

O problema com o alarme dos iPhone teve destaque no fim do mês passado. De acordo com o portal The Verge, vários usuários da Apple relataram que os alarmes configurados não estavam funcionando, incluindo os mais antigos. Ou seja, não estavam disparando e atrapalhando a rotina.

Embora ainda esteja claro qual o alcance do problema, nem o que tem causado o bug, a falha não tem afetado todos os iPhones. A Apple já confirmou que está ciente da situação, e que está trabalhando em uma solução para resolvê-lo com uma atualização de software. Enquanto isso, recomenda que todos os usuários confiram se os alertas estão devidamente habilitados no iPhone.

A rivalidade entre as empresas não é nenhuma novidade, além de que essa não é a primeira vez que a Samsung alfine a Apple. Em 2020, zombou da concorrente que tinha tirado o carregador de dentro da caixa do iPhone 12. Engraçado é que a mesma acabou adotando a medida tempos depois.

Em 2018, zombou da Apple por remover o conector de fone de ouvido de 3,5 mm dos iPhones. No entanto, anos depois também removeu o recurso dos smartphones Galaxy. A Samsung também já zombou da concorrente pela falta de suporte do padrão RCS no iMessage. Na época, a empresa brincou com as diferentes cores do balão de mensagens, mostrando como usuários de diferentes ecossistemas são separados por decisão da norte-americana.

Governo conta com investimento de R$ 28 milhões para expandir conectividade no país

Levar conectividade para todos os brasileiros é um dos principais objetivos do atual governo. Por meio de recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Ministério das Comunicações (MCom) já conta com R$ 28 bilhões em investimentos para expandir a infraestrutura de telecomunicações do país.

Neste domingo (05), dia em que é comemorado o Dia Nacional das Comunicações, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, celebrou a arrecadação dos recursos que serão utilizados para aprimorar o acesso da população à internet móvel, banda larga e sinal de celular. Tudo com foco na inclusão digital.

“São ações importantes para levar conectividade de qualidade aos brasileiros que mais necessitam. Só vamos alcançar a tão almejada inclusão social se houver inclusão digital. Essa é uma das prioridades do governo Lula”, disse Juscelino Filho.

A Infovia 03 entregue nesta última sexta-feira (03) é um dos projetos que fazem parte do novo PAC. Conhecidas também como “estradas digitais”, a infraestrutura conta com cabos de fibra óptica de Belém (PA) a Macapá, passando por cidades do interior do Pará.

O Estratégia das Escolas Conectadas é outro programa do governo que vai conectar com internet de qualidade e de alta velocidade quase 140 mil escolas públicas de ensino básico do país, incluindo wi-fi nas salas de aula. O MCom prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões para conectar os alunos e professores.

A pasta ainda conta com ações do ConectaBR (Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel), que criou critérios mais rigorosos para obter melhor qualidade de sinal do 4G e do 5G. Para isso, junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem realizado blitz em várias cidades brasileiras para testar a qualidade do serviço móvel.

Levar conexão para as localidades também é um foco do MCom, que tem expandido o sinal do 4G para 7,4 mil distritos, vilas e áreas rurais e a cobertura do 5G para 5,5 mil sedes municipais e em 1,7 mil pequenas localidades. Serão R$ 10,9 bilhões até 2026 e R$ 7,6 bilhões após a data.

Para além da conectividade, o Ministério também tem investido na ampliação da oferta de programação de TV digital em municípios com baixa disponibilidade de canais, com a instalação de infraestrutura de transmissão digital, para utilização por emissoras públicas. Até então o investimento foi de R$ 154 milhões.

Vivo, TIM e Claro liberam bônus de internet para clientes no RS

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Além de abrir suas redes para o roaming, a TIM, a Claro e a Vivo estão disponibilizando bônus de internet para os clientes afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. A conexão gratuita está disponível para mais de 100 cidades que foram afetadas pela tragédia.

Fonte: pixabay.com

Para os clientes da Vivo, a operadora está disponibilizando 10 GB de bônus de internet a todos os clientes da modalidade Vivo Pré da região por cinco dias. Por meio da Fundação Telefônica Vivo, a tele também lançou uma campanha de matchfunding para itens de urgência, que está aberta para todas as pessoas.

Além disso, com as associadas da Conexis Brasil Digital, que atuam no estado do Rio Grande do Sul, habilitou sua rede de telecomunicações para que automaticamente os clientes de qualquer operadora possam acessar.

Para os clientes Claro, desde a última quinta-feira (02), a operadora concedeu bônus de 5GB para o Prezão, válido por 7 dias. Já para os clientes Claro Controle e do Claro Flex, o bônus é válido por 30 dias.

De acordo com a operadora, os clientes recebem o bônus gratuitamente, de forma automática. Dessa forma, os usuários poderão se manter conectados e informados. E quem é consumidor do pós-pagos conta com a isenção de multas e juros nos casos de inadimplência neste período crítico.

Além disso, por meio de seu programa Conexão Voluntária, organizado pelo Instituto Claro, a tele mobilizou suas equipes para prestar auxílio emergencial às comunidades afetadas com a arrecadação de donativos para os desabrigados e desalojados. As doações presenciais podem ser feitas em pontos de coleta abertos pela operadora em seus prédios administrativos e nas lojas físicas.

Prédios administrativos Claro:

  • BIT – Rua Gilberto Laste 52 – Morro Santa Tereza – Porto Alegre/RS
  • Prédio Embratel – Rua Engenheiro Afonso Cavalcanti 233 – Bairro Bela Vista – Porto Alegre/RS
  • Prédio Marechal – Rua Marechal Floriano Peixoto, 249 – Centro – Porto Alegre/RS
  • Prédio Claro – Rua Gomes Portinho, 619, Centro – Novo Hamburgo

Já a TIM liberou bônus de internet de 10 GB para seus clientes pré e Controle.

Vale ressaltar que com a abertura das redes para uso do roaming, os clientes precisam habilitar/ativar nos aparelhos celulares a opção “Roaming e Seleção Automática de Operadora. Ou seja, isso permite que a pessoa acesse a rede de outras operadoras quando a sua não tiver sinal.

Ministério da Cultura vai lançar streaming para o audiovisual brasileiro

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O Ministério da Cultura (Minc) está se preparando para lançar um serviço de streaming no segundo semestre deste ano. A plataforma é parte de um projeto idealizado pela Secretaria do Audiovisual (SAV) com a proposta de ser dedicado à produção audiovisual brasileira.

Ministra da Minc, Margareth Menezes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação

Por meio do serviço, o governo pretende disponibilizar gratuitamente conteúdos, como filmes, séries e documentários nacionais. A iniciativa está em fase de finalização. De acordo com a pasta, a plataforma “responde ao compromisso de assegurar o acesso pleno aos direitos culturais”, disposto na Constituição, e “reforçado pela Lei 13.006/2014, que incentiva a exibição de produções nacionais nas escolas”.

“A plataforma visa facilitar o acesso público a obras culturais, e também fortalecer a educação e a identidade nacional através do audiovisual”, completa a nota.

Regulação dos streamings

A regulação das plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime e Max no Brasil é um dos assuntos que está sendo discutido pelo governo. Por exemplo, tramita na comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal um projeto que visa definir regras para a atividade de empresas que controlam os serviços.

Entre as questões envolvendo os serviços está a presença de conteúdos nacionais. Inclusive, em abril, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou em caráter definitivo, o projeto de lei que regulamenta os serviços de oferta de vídeo sob demanda e os obriga a recolher a Contribuição para Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine).

De autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a matéria foi aprovada na forma do substitutivo de Eduardo Gomes (PL-TO) e determina que as plataformas tenham de disponibilizar permanentemente no catálogo quantidades mínimas de conteúdos audiovisuais brasileiros, metade delas de conteúdo nacional independente.

Segundo as regras, as empresas que possuem 2 mil produtos no catálogo, pelo menos 100 terão de ser brasileiros. E para aqueles com 7 mil produtos, no mínimo 300 terão de ser nacionais.

Escolas do Macapá (AP) recebem 1 mil computadores do MCom

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Na última sexta-feira (03), o Ministério das Comunicações (MCom) realizou a entrega de 1 mil computadores a escolas da cidade de Macapá (AP) para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ainda pblistarticipou da solenidade de formação de 600 jovens e adultos que foram capacitados em cursos promovidos pelo Computadores para Inclusão (CRC) da Unifap.

Crédito: Foto: Manoel Barbosa/SME

A formação e entrega ocorreram no Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Roberto Ferreira da Silva, local em que acontecia a Caravana Federativa. “Nós hoje estamos juntos com a Caravana Federativa, aproximando o governo do Estado e os municípios com as ações do governo Federal. E o Ministério das Comunicações se soma aos demais ministérios fazendo a entrega dos computadores para o Amapá”, disse Juscelino.

A parceria entre a Universidade e o Ministério começou em 2022, com o recondicionamento de computadores e formação de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com a entrega dos computadores, o MCom busca ampliar ações de incentivo à conectividade e a formação de novos alunos.

“Hoje trazemos aqui para o estado do Amapá mais oportunidade de Educação. As escolas públicas do Amapá serão conectadas com banda larga para as crianças terem acesso a inclusão digital. E vamos avançar com o programa Computadores para Inclusão, que hoje entregamos 600 diplomas”, destacou o ministro.

O coordenador do CRC do Amapá, Rafael Pontes, ressaltou que os novos computadores vão dar mais oportunidades para as pessoas. “Hoje é um dia espetacular para o Amapá. Os 1 mil computadores vão beneficiar 16 municípios e com isso vamos ampliar a inclusão digital. Essa parceria entre o Ministério das Comunicações e a Universidade Federal do Amapá gera uma política pública de formação e capacitação, que vai mudar a realidade de comunidades vulneráveis e permitir que eles possam desenvolver atividades de capacitação gerando emprego e renda para essas pessoas”.

No programa, os jovens e adultos recebem capacitação básica de informática até assuntos mais avançados como Inteligência Artificial e programação. Até então, já foram formados mais de 36 mil alunos e descartado mais de 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta.

Blitz da Telefonia Móvel

Ainda em Macapá, na última terça-feira (30.04), o ministro das Comunicações participou da Blitz da Telefonia Móvel que foi feita na Praça da Bandeira, na região central da cidade. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério das Comunicações com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que avalia a qualidade do serviço prestado pelas operadoras móveis no país.

Com a Blitz, é possível identificar os problemas de conectividade nas cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, checando a qualidade do sinal e velocidade de download das faixas 4G e 5G.

Ao todo, foram testados 16 pontos entre as cidades de Macapá e Santana. São mais de 635 mil pessoas atendidas pela telefonia móvel nesses municípios.

“Hoje encerramos a Blitz da Telefonia aqui na região metropolitana de Macapá. Junto com a Anatel, foram feitas as medições e vamos conseguir fazer uma fotografia da cobertura e da qualidade do 4G e 5G da região. Isso favorece diretamente o cidadão amapaense, que vai sentir no seu dia a dia uma melhora na qualidade da conexão e na ampliação da cobertura. Isso muda diretamente a qualidade de vida do cidadão”, destacou o secretário de Telecomunicações (Setel) do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius.