23/05/2024

Escolas do Macapá (AP) recebem 1 mil computadores do MCom

Na cidade, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou da solenidade de formação de 600 jovens e adultos.

Na última sexta-feira (03), o Ministério das Comunicações (MCom) realizou a entrega de 1 mil computadores a escolas da cidade de Macapá (AP) para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ainda pblistarticipou da solenidade de formação de 600 jovens e adultos que foram capacitados em cursos promovidos pelo Computadores para Inclusão (CRC) da Unifap.

Crédito: Foto: Manoel Barbosa/SME

A formação e entrega ocorreram no Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Roberto Ferreira da Silva, local em que acontecia a Caravana Federativa. “Nós hoje estamos juntos com a Caravana Federativa, aproximando o governo do Estado e os municípios com as ações do governo Federal. E o Ministério das Comunicações se soma aos demais ministérios fazendo a entrega dos computadores para o Amapá”, disse Juscelino.

A parceria entre a Universidade e o Ministério começou em 2022, com o recondicionamento de computadores e formação de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com a entrega dos computadores, o MCom busca ampliar ações de incentivo à conectividade e a formação de novos alunos.

“Hoje trazemos aqui para o estado do Amapá mais oportunidade de Educação. As escolas públicas do Amapá serão conectadas com banda larga para as crianças terem acesso a inclusão digital. E vamos avançar com o programa Computadores para Inclusão, que hoje entregamos 600 diplomas”, destacou o ministro.

O coordenador do CRC do Amapá, Rafael Pontes, ressaltou que os novos computadores vão dar mais oportunidades para as pessoas. “Hoje é um dia espetacular para o Amapá. Os 1 mil computadores vão beneficiar 16 municípios e com isso vamos ampliar a inclusão digital. Essa parceria entre o Ministério das Comunicações e a Universidade Federal do Amapá gera uma política pública de formação e capacitação, que vai mudar a realidade de comunidades vulneráveis e permitir que eles possam desenvolver atividades de capacitação gerando emprego e renda para essas pessoas”.

No programa, os jovens e adultos recebem capacitação básica de informática até assuntos mais avançados como Inteligência Artificial e programação. Até então, já foram formados mais de 36 mil alunos e descartado mais de 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta.

Blitz da Telefonia Móvel

Ainda em Macapá, na última terça-feira (30.04), o ministro das Comunicações participou da Blitz da Telefonia Móvel que foi feita na Praça da Bandeira, na região central da cidade. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério das Comunicações com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que avalia a qualidade do serviço prestado pelas operadoras móveis no país.

Com a Blitz, é possível identificar os problemas de conectividade nas cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, checando a qualidade do sinal e velocidade de download das faixas 4G e 5G.

Ao todo, foram testados 16 pontos entre as cidades de Macapá e Santana. São mais de 635 mil pessoas atendidas pela telefonia móvel nesses municípios.

“Hoje encerramos a Blitz da Telefonia aqui na região metropolitana de Macapá. Junto com a Anatel, foram feitas as medições e vamos conseguir fazer uma fotografia da cobertura e da qualidade do 4G e 5G da região. Isso favorece diretamente o cidadão amapaense, que vai sentir no seu dia a dia uma melhora na qualidade da conexão e na ampliação da cobertura. Isso muda diretamente a qualidade de vida do cidadão”, destacou o secretário de Telecomunicações (Setel) do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários