05/04/2024

Blitz da Telefonia vai medir sinal móvel em 28 pontos de Belém (PA)

De acordo com o MCom, as medições também foram realizadas nos municípios de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana.

Nesta semana, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi a Belém (PA) para acompanhar ações de conectividade e de inclusão digital. Uma delas foi a medição do primeiro ponto da Blitz da Telefonia Móvel na cidade, que avalia o sinal das antenas das operadoras móveis.

O trabalho para melhorar a infraestrutura de telecomunicações em toda a região continua nesta quarta-feira (13), onde serão realizadas mediações em um total de 28 pontos. Em frente ao prédio histórico Solar da Beira, no Complexo Ver-o-Peso, já passou pelas medições da Blitz da Telefonia Móvel.

A fiscalização também será realizada nos municípios de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana. Os locais em que serão testados durante a Blitz foram definidos em conjunto entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Juscelino explica que após as medições, “A Anatel tem 30 dias para preparar um relatório com os problemas de sinal que forem identificados”, sendo que as “operadoras devem adotar as medidas necessárias para se ajustarem em um prazo de seis meses”. O sinal é medido por técnicos da Anatel, que elaboram um relatório sobre os problemas encontrados na cobertura móvel e envia para as operadoras.

“Belém vai sediar a COP 30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) e o Ministério das Comunicações está dedicado a melhorar a infraestrutura de telecomunicações em toda a região, exigindo sinal de qualidade nas redes 5G e 4G”, diz o ministro.

A Blitz da Telefonia Móvel é uma resposta do Ministério das Comunicações aos problemas na telefonia móvel relatados em todo o país e faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR. Os locais foram escolhidos tendo como base as reclamações feitas pela população dos municípios.

O ConectaBR também tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, que passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.

Esta é a quarta edição da ação. A ação já passou por Cuiabá (MT), São Luís (MA) e João Pessoa (PB). A meta do Ministério das Comunicações é de que todas as capitais recebam a iniciativa até o final deste ano.

Durante sua agenda de compromissos em Belém, o ministro também deu início às obras da Infovia 03, que vai conectar a capital paraense a Macapá (AP) com internet de alta velocidade. Além disso, participou da doação de 1 mil computadores para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) e da formatura de 829 alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).

ViaMCom

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários