15/12/2025
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Justiça prorroga prazo para TIM, Vivo e Claro pagarem valor retido à Oi

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Após recorrer da decisão da 7ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, em que difere pedido cautelar da Oi para a TIM, Vivo e Claro deposite dentro de 48 horas o valor obtido da venda da Oi Móvel, o mesmo tribunal conheceu liminar favorecendo as três compradoras, prorrogando prazo para pagamento para 10 dias.

Em sua decisão, o juiz Fernando Viana, que conduz a Recuperação judicial da Oi e que lidera a 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro disse que “Atento aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, tais requerimentos devem ser acolhidos, pois os valores envolvidos são de grande monta, o que dificulta a sua escrituração contábil e disponibilização no exíguo prazo de 48 horas”.

Viana explica que o tema envolvendo as operadoras é de interesse público, já que são as principais empresas de telecomunicações do Brasil, além de que “indiretamente do interesse de milhares de credores concursais e não concursais no âmbito do processo de recuperação judicial do grupo Oi”. O juiz da RJ da Oi decidiu também pedir a manifestação prévia do Ministério Público sobre a disputa.

Desse montante, R$ 515.565.143,11 deve ser depositado pela Vivo (Telefônica), R$ 342.705.888,62 pela Claro e R$ 669.530.680,03 pela TIM, em conta vinculada ao processo de recuperação judicial, onde ficará acautelado até decisão do Juízo Arbitral. Se a medida for descumprida pelas compradoras, elas estarão sujeitas a multa no valor equivalente a 10% do montante a ser depositado.

“O Juízo da Recuperação Judicial também determinou a imediata instauração de procedimento de mediação, com vista à tentativa de composição amigável do litígio entre a Oi e as Compradoras, a ser realizada e concluída no prazo de até 60 dias”, informa o comunicado.

Entenda o caso

A TIM, Vivo e Claro estão em disputa com a Oi pelo valor pago pela venda da unidade móvel, sendo de um total de R$ 3,18 bilhões, a quantia de R$ 1,44 bilhões depositada em juízo, que deveria ser repassado após a conclusão da última etapa da operação de compra da Oi Móvel, foi retido pelas três compradoras alegando que a vendedora não entregou tudo que estava previsto no contrato da transação.

Em sua defesa, a Oi nega a acusação e em fato relevante divulgado nesta quarta-feira, 05, informou ao mercado que iria buscar o que entende ser seus direitos pelas vias negociais e judiciais. Nesse mesmo dia, a empresa também informou que foi determinado pela Justiça que as três operadoras depositassem o valor retirado em 48 horas.

Entretanto, as compradoras recorreram da decisão e conseguiram prorrogar o prazo para 10 dias, cujo valor ficará em juízo até que o processo de arbitragem seja concluído.

De novo? DIRECTV GO faz reajuste de preço em seus planos mensal e anual

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De forma silenciosa e sem muito alarme, a DIRECTV GO realiza pela segunda vez no ano reajuste em seus preços dos planos mensal e anual. Após o relato de um leitor do Minha Operadora, verificamos que realmente houve um aumento nas assinaturas, deixando os pacotes mais caros, causando certo espanto pela falta de aviso sobre a mudança.

Atualmente, o plano mensal da DIRECTV GO está saindo por R$ 89,90 mensais, um aumento de R$ 10, uma vez que o valor anterior era de R$ 79,90/mês, cujo preço passou a ser praticado em fevereiro deste ano quando houve o primeiro aumento. O plano anual, com pagamento único pelos 12 meses, passou a ser R$ 1.049/ano, sendo que o valor praticado antes era de R$ 799 conforme o reajuste feito também em fevereiro.

Além de oferecer mais de 70 canais ao vivo, jogos de futebol, filmes de sucesso e séries exclusivas, a DIRECTV GO também permite que seus usuários contratem outras plataformas como HBO Max, Telecine, Conmebol TV, Disney+, Star+, Premier, ESPN, Combate e Lionsgate+. Ao contrato, o cliente passa a ser cobrado valor adicional pelo serviço, cujos valores constam na hora da contratação.

Plano mensal versus anual: qual o melhor?

Embora a DIRECTV GO classifique o plano anual como a melhor oferta, é possível observar a desproporcionalidade nos dois planos, uma vez que assinar anualmente acaba não sendo tão vantajoso assim. A assinatura durante 12 meses, com pagamentos mensais, custaria para o usuário R$ 1.078,80, diferença de apenas R$ 29,80. Sem mencionar que no plano anual, o pagamento é feito de forma única e não parcelado, como é o mensal.

O período de teste para degustação praticado pelo streaming é de apenas três dias. No entanto, é importante ressaltar que mesmo após esse período de teste, o consumidor continua tendo sete dias corridos para desistir da assinatura, conforme dita o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ou seja, depois dos três dias de degustação, o usuário tem mais 4 dias para poder cancelar o serviço, sendo que o valor cobrado até o momento deve ser totalmente restituído.

Bancos se manifestam na Justiça e questionam capacidade da Oi de pagar dívidas

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Além da arbitragem envolvendo a venda da sua unidade móvel para a TIM, Vivo e Claro, a Oi enfrenta mais problemas em relação aos bancos aos quais fazem parte da lista de credores no âmbito do seu processo de recuperação judicial. Acontece que esses bancos entraram com manifestação na Justiça questionando o futuro financeiro da operadora.

O caso envolve os bancos Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que têm cerca de R$ 7,4 bilhões a receber da Oi, onde questionam a capacidade financeira da empresa em arcar com os compromissos assumidos para o pagamento das dívidas.

De acordo com o processo acessado pelo O Globo, os credores alegam que a Oi está com “graves incertezas” e pode não conseguir utilizar o excedente de caixa com a venda de ativos para honrar compromissos. As manifestações do banco ocorreram em paralelo ao processo em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisa o valor das dívidas que a Oi deve aos bancos.

As instituições financeiras querem que a operadora apresente os critérios para a composição da “Receita Líquida dos Eventos de Liquidez”. Isto quer dizer que a empresa precisa informar quanto será direcionado aos credores com o recurso proveniente da venda de ativos.

O Itaú e a Caixa Econômica pedem que a Oi reserve 30% do produto da venda de determinados imóveis. A Caixa também afirma que a manifestação não anula o processo que está em andamento no STJ, onde é questionado o corte de 55% do total da dívida durante o aditamento do plano de recuperação, em 2020.

Já o Banco do Brasil pede a apresentação da Oi de um laudo econômico-financeiro e demonstre a capacidade de arcar com os compromissos nos próximos anos “a fim de se afastar de qualquer discussão quanto à possibilidade de convolação da presente recuperação judicial em falência”.

Em sua defesa, a Oi classificou a manifestação do banco como “ataques”. Já sobre o processo, a empresa espera que os pedidos sejam “indeferidos, especialmente os de reserva de todos os recursos provenientes das vendas de ativos”, em especial o de reserva de recursos das vendas de ativos.

Desde que entrou em processo de recuperação judicial em 2016, a Oi vem se desfazendo de operações para pagar dívidas no valor estimado em R$ 16 bilhões. A operadora já vendeu sua unidade de telefonia móvel, parte da sua de fibra óptica para os fundos do BTG. Somente essas duas operações estão avaliadas em cerca de R$ 24 bilhões.

Globo reduz preço mensal do Telecine e cria plano anual

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Na tentativa de atrair novos assinantes e manter os atuais, a Globo reduziu o preço da assinatura do Telecine em cerca de 21%. Além disso, a empresa também criou o plano anual para o streaming, que antes não existia, mas já era regra em outros produtos comercializados pelo aglomerados de mídia.

Com isso, a empresa também espera manter a arrecadação anual dos canais, que ultrapassa R$ 100 milhões. Os novos valores e o novo plano anual já podem ser encontrados na vitrine do Globoplay.

Anteriormente, o Telecine custava R$ 37,90 por mês, agora passa a ser R$ 29,90. O novo valor vale tanto para novos assinantes, quanto para os antigos, que já estão sendo comunicados por e-mail.

O plano anual Telecine deixará a assinatura ainda mais barata, uma vez que o usuário irá desembolsar anualmente R$ 286,80, o que sairá por R$ 23,90 por mês. Com isso, a redução na mensalidade é ainda maior, quase 40%.

De acordo com a Notícias da TV, ainda não há redução da assinatura no pacote para TVs por assinatura, mas existem negócios com operadoras, como a Claro e SKY, para baixar o preço, com o intuito de praticar um preço mais competitivo e convidativo para novos assinantes.

O portal também explica que a Globo decidiu reduzir o valor do Telecine por causa da concorrência com a plataforma de streaming, que retirou direitos de filmes de outras empresas para exibir em sua própria plataforma como é o caso da Disney que retirou o direito de exibição de filmes da Marvel, assim como a Paramount que reduziu seu cardápio cedido ao Telecine para priorizar seu próprio streaming.

Atualmente, o Telecine conta com cerca de 250 mil usuários ativos, incluindo os assinados pelas TVs por assinatura. A arrecadação do streaming pela Globo é de R$ 9,475 milhões por mês, enquanto que por ano alcança até R$ 113,7 milhões, considerando que há variáveis relacionadas a cancelamentos ou adesões.

[ATUALIZAÇÃO – 07/10/2022 14H00]

A assessoria do Telecine entrou em contato com o Minha Operadora com o seu posicionamento sobre o novo preço do streaming. Confira na íntegra a nota.

“A partir dos dados de consumo e da nossa audiência, testamos e adaptamos a programação, buscando oferecer com amplitude a pluralidade da indústria. E é exatamente seguindo esse conceito que a marca mantém seu portfólio em constante renovação, adicionando novos parceiros para trazer produções do mercado alternativo até blockbusters e franquias de sucesso para o público.

Entendemos que, diante de um universo com tantas possibilidades, a redução do preço é uma estratégia de mercado que visa tornar o produto mais acessível para o público. Os valores do Telecine para novos assinantes já estão vigentes, seja através do Globoplay ou todas as operadoras, inclusive Claro e SKY”.

Brasil passa a ter uma nova operadora virtual, a Rico Telecom

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Chega no mercado de telefonia celular mais uma operadora móvel virtual (mobile virtual network, ou MVNO), a Rico Telecom. A nova empresa foi criada pela BHolding, dona da varejista Casa do Celular, que possui franquias que comercializam celulares, smartphones, tablets e acessórios em 170 lojas espalhadas por 24 estados.

A Rico Telecom recebeu investimento inicial de R$ 1 milhão para lançar suas atividades na cidade de Santarém (PA), mas há planos para expandir pelas regiões Norte e Nordeste, sendo que espera ultrapassar a marca de 100 mil assinantes dentro de dois anos.

“Nossa meta é conquistar uma base de 100 mil clientes nos próximos 24 meses. A partir de agora, isso será possível”, afirma o presidente da BHolding, Hugo Casasanta Garcia.

Nesse primeiro momento, somente as lojas físicas da Casa do Celular serão o principal canal de vendas da operadora virtual, onde serão comercializados chips e um plano de voz e dados da Rico Telecom.

Inicialmente estão sendo comercializados planos pré-pago e controle, cujas vendas já começaram há cerca de 13 dias. Nesse período, já foram ativadas mais de 1 mil chips. Por enquanto, a prioridade de venda é nas regiões Norte e Nordeste, onde há lojas da Casa Celular, mas até o começo de 2023 todas as 170 filiais estarão comercializando os chips.

Hugo Casasanta, presidente da BHolding, explica que é possível aproveitar uma sinergia entre a operadora virtual e a loja varejista, uma vez que os consumidores podem sair das lojas com aparelho de celular novo e um plano móvel da Rico Telecom.

“Os vendedores da Casa do Celular auxiliam os clientes em tudo o que eles precisam para utilizarem o celular como desejam, seja para o entretenimento, trabalho ou acesso à internet. A instalação do chip complementará esse set up inicial do aparelho que estava faltando”, explica, em nota.

Uma rede virtual funciona por meio do uso da infraestrutura de rede de outra operadora. No caso da Rico Telecom, ela utilizará a cobertura nacional da TIM, por meio de um contrato com a Datora.

Guigo TV anuncia fusão com empresa chilena e troca de nome

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A Guigo TV e a Zapping, operadora chilena de TV por streaming, vão se unir. Nesta quarta-feira (05), as duas empresas informaram que o serviço do Chile comprou a plataforma brasileira e que em breve será lançada uma nova marca resultado da união, que passará a se chamar Zapping Brasil. A operação dá o pontapé inicial da expansão da plataforma chilena.

Com a fusão, o CEO da Zapping, Gustavo Morandé, continuará em seu cargo, enquanto que o CEO da Guigo TV, Renato Svirsky, será Country Manager da nova plataforma. Em entrevista dada a Tavi Latam, Morandé falou que

“Somos um grande complemento. Por um lado, toda a parte de desenvolvimento tecnológico e experiência do usuário que a Zapping fez e, por outro, o conhecimento do mercado, as negociações e os contratos de conteúdo que a Guigo TV possui. Temos a oportunidade de criar uma empresa muito grande que vai impactar o mercado brasileiro”.

Já Svirsky explicou que “Em território brasileiro vamos lançar o Zapping Brasil como um produto diferente da Guigo TV. Serão novos planos e novos conteúdos. Não será uma migração”. “Talvez por algum tempo as duas marcas coexistam em paralelo“, acrescentou.

Os negócios dos dois serviços operaram separadamente por quatro anos com os principais canais do mundo, transmitindo televisão online sem cabos e antenas nas residências chilenas e brasileiras. Ambas as startups empregam processos centrados no usuário de forma mais próxima ao público.

A Zapping Brasil já nasce com mais de 60 mil usuários ativos, mais de 200 canais e receita de mais de 10 milhões de dólares anuais. Além disso, a empresa que já conta com investidores de nacionalidade suíça, espanhola e chilena, está finalizando sua rodada de investimento Série A, com o intuito de fortalecer sua expansão na América Latina.

Segundo Morandé, o objetivo é lançar a nova plataforma antes do final do ano e aos poucos, ir ampliando seu alcance para todo o território brasileiro. “Quando chegar a hora, vamos avançar. Sempre indo país a país, porque no Zapping sempre demos muita importância ao conteúdo local“, destaca Morandé.

“A união da Guigo TV com o Zapping trará importantes melhorias tecnológicas e promoverá uma melhoria significativa na experiência do usuário”, afirma em nota à imprensa.

Emissão de boletos afeta a ativação do 5G na região Norte; entenda

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A reta final da ativação do 5G nas capitais, que seria finalizado hoje (06), com a disponibilidade da rede em mais cinco cidades, está enfrentando um problema surpresa que envolve a falta de boleto para o licenciamento das estações móveis que serão ligadas pelas operadoras. Acontece que toda antena só pode ser ativada depois que a Fistel fazer pagamento junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o Tele.Síntese, nos últimos meses, as operadoras pediram a emissão de boletos em datas muito próximas da ativação. Com isso, houve até jornada extra de trabalho na Anatel para atender pedidos, com emissão de boleto adentrando a madrugada, uma vez que a área técnica emite, analisa a conformidade técnica de cada pedido e ainda realiza ajuste na cobrança para confirmar a emissão.

Entretanto, nesse último momento, a agência diminuiu o ritmo e o retorno ao cotidiano do trabalho dentro do expediente normal. Ou seja, não haverá hora extra para emissão de boletos pelos técnicos, assim como não poderão conferir se o pagamento caiu.

Dessa forma, ocorreram possíveis atrasos, pois a emissão de boletos está prevista para acontecer hoje, às 14h. Para as operadoras poderem ativar o 5G é necessário esperar a compensação financeira, o que geralmente chega a acontecer no dia seguinte ao pagamento. Ou seja, a ativação do sinal em Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), prevista para hoje, na prática, acontecerá na sexta-feira, 07.

Vale lembrar que mesmo com a liberação do sinal pela agência, as operadoras não têm a obrigação de ativar a rede imediatamente, uma vez que o prazo para tal é até 28 de novembro.

“A decisão da Anatel foi a partir do dia 6, desde que as estações sejam licenciadas. Nesse sentido, o 5G só pode ser ativado com a conclusão do processo de licenciamento, que inclui a compensação bancária. Provavelmente as empresas terão concluído o processo no dia 7. Mas a obrigação editalícia de ativar as estações é apenas a partir de 28/11. Essa data permanece inalterada”, diz a agência ao Tele.Síntese.

A Anatel também ressaltou que não há problema com a emissão de boletos, mas apenas o acúmulo pelo excesso de pedidos. “A Anatel está instruindo os processos de licenciamento para em seguida emitir os boletos. Essa instrução pode ocorrer em 30 dias, mas a área realizável está em uma força tarefa para instruir em 2 dias. A previsão é que os boletos sejam emitidos dia 6 as 14hs. Assim que houver a compensação do pagamento, as estações poderão ser ativadas”, acrescenta.

Acesso a telefonia móvel cresceu no Brasil, segundo Anatel

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Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, mostram que os acessos à telefonia móvel chegaram a 261,3 milhões em agosto. Isso representa alta de 0,4%. E se comparado com o ano inteiro o avanço é de 5,2%. 

Telefone celular

Neste mesmo recorte, na região Sul, foi registrado um recuo de acesso à telefonia móvel, 4,6%. Já na região Sudeste os registros foram positivos, com alta de 1,8%. 

Do total analisado, 206,4 milhões são referências à internet móvel 4G e 3,3 milhões da internet móvel 5G DSS. Para as outras tecnologias de internet móvel foram 27 milhões para o 3G e 24,5 milhões para o 2G, sendo que esses dados são pelas outras linhas ativas. E o número de planos com acesso à banda larga é de 236,1 milhões. 

Com a incorporação da operadora Oi Móvel para as outras operadoras para as quais foi vendida (Vivo, Claro e TIM), a Vivo chegou em agosto com 100,2 clientes e com participação de 38,3% no mercado. 

Já a Claro registrou 86,1 milhões de clientes com 33% de participação no mercado. Por fim, a TIM, mostrou ter 69 milhões de assinantes, com apenas 26,4% de participação no mercado. 

E as empresas menores, consideradas operadoras de pequeno porte, quem mais se destaca é a Algar. Ela tem 4,2 milhões de clientes de telefonia móvel durante o mês de agosto e representa 1,6% do mercado. 

Na sequência tem a Surf Telecom, integradora de MVNOs, que tem 977, 1 mil contratos com pessoas físicas e 0,4% de participação no mercado. 

Logo depois tem a Next Level Telecom, que possui 473,1 mil clientes, com 0,2% de participação no mercado. E, para fechar, tem na quarta posição a operadora Americanet, que possui 144,7 mil contratos com pessoas físicas e 0,1 de market share (expressão usada para representar a participação no mercado).

SKY Fibra Óptica chega a 21 novas cidades

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ASKY anunciou que está ampliando o seu serviço de banda larga de fibra óptica. Agora a operadora está servindo internet em 20 cidades de todas as regiões do Brasil, sendo que seu principal local de atuação é o estado do Rio Grande do Sul, onde já havia iniciado o trabalho de implementação da internet.

SKY-Fibra

A empresa tem crescido os seus serviços de oferta de internet e desde agosto ampliou seu portfólio para internet de fibra óptica. A ideia da empresa é levar sua conexão para 60 cidades até o final do ano. 

Em comunicado para a imprensa, o diretor da Banda Larga da SKY, Rodrigo Fernandes comentou que começou em nove cidades e a implantação do serviço tem seguido o planejado.

“Iniciamos com três municípios no Rio Grande do Sul e nosso calendário de expansão do serviço segue dentro do que planejamos. Até o fim desse ano, teremos pouco mais de 60 municípios alcançados”, afirmou. 

Em apuração feita pelo Minha Operadora, as 21 cidades onde a SKY implementou a sua rede de fibra óptica foram: Garibaldi, Carlos Barbosa, Nova Petrópolis, Torres, Taquara, Dois Irmãos, Ivoti, Capão da Canoa, São Marcos, Ribeirão das Neves, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Garanhuns, Parnamirim, Flores da Cunha, Osório, Tramandaí, Veranópolis, Xangri-lá, Concórdia.

Como funciona a fibra óptica da SKY 

A internet de fibra óptica da SKY é ofertada em duas velocidades – 200 Mbps e 400 Mbps. A empresa destaca como diferenciais alta velocidade e qualidade, sem oscilações, atendimento 24h, sem franquia de dados e taxa de adesão ou pagamento antes da instalação.

A SKY já fornecia internet, mas era a mesma de celular, portanto o serviço não era tão interessante para o consumidor. Durante esse ano anunciou essa novidade em parceira com a Fibrasil. A operadora de TV por assinatura usa a infraestrutura de rede neutra da Vivo. 

A empresa também afirmou que tem como maior intuito levar uma conexão de qualidade para o seu cliente, e a fibra óptica é o melhor caminho para isso. E, por outro lado, essa nova oferta também agrega valor aos serviços que são ofertados pela SKY.

“A tecnologia de fibra ótica oferece uma conexão mais segura e com alta velocidade.
Isso só agrega e fortalece ainda mais todo nosso portfólio de produtos e de excelência
no atendimento ao cliente”, disse Fernandes.

Do login ao PIX: Nubank cai e clientes não conseguem fazer transações

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O Nubank enfrenta instabilidade durante a semana e nesta quarta-feira tem grande número de reclamações. Às 12h houve o maior pico de reclamações no site Downdetector, foram 5094. Logo depois começou a diminuir, mas após às 15H ainda havia queixas. 

Nubank

90% das reclamações no Downdetector, até às 15H, eram sobre o login no aplicativo do celular, 7% sobre o PIX e apenas 3% se queixaram do cartão de crédito. 

Parecer do Nubank 

Ainda não há explicações para o que pode ter acontecido que tenha causado a instabilidade. Mas o banco emitiu nota oficial explicado que tem trabalhado para resolver os problemas o quanto antes.

Os clientes cobraram o banco nas redes sociais 

No Twitter, o maior palco de reclamações, até pelo contato direto com a empresa, muitos clientes se queixaram dos problemas que estavam enfrentando com o banco digital e até fizeram algumas piadas. 

Esse usuário, por exemplo, brincou com a urgência que tem em pagar o aluguel, mas o aplicativo do banco não estava cooperando com essa necessidade. 

Reclamação no Twitter

Esse outro perfil também fez outro comentário parecido, se referindo as contas que precisa pagar hoje, mas não está tendo sucesso graças ao bug do Nubank 

Reclamação no Twitter

No Downdetector também teve chuva de comentários negativos sobre o banco digital

Por lá também tem muitos comentários de clientes insatisfeitos e irritados com os problemas que o Nubank tem apresentado. Reclamações sobre PIX e também sobre a tentativa de acessar o aplicativo e não ter sucesso algum. 

Reclamação no Downdetector

Quedas  do aplicativo do Nubank durante a semana 

No decorrer desta semana outros usuários já reclamaram de problemas com o aplicativo, porém foi em menor incidência. Hoje os clientes se queixaram que essa teria sido a terceira vez apenas nesses últimos dias de Outubro.