29/04/2024

Emissão de boletos afeta a ativação do 5G na região Norte; entenda

Cinco capitais poderiam ter o sinal da rede ativado hoje, 06, pelas operadoras, mas o gargalo com as emissões dos boletos atrasou o processo.

A reta final da ativação do 5G nas capitais, que seria finalizado hoje (06), com a disponibilidade da rede em mais cinco cidades, está enfrentando um problema surpresa que envolve a falta de boleto para o licenciamento das estações móveis que serão ligadas pelas operadoras. Acontece que toda antena só pode ser ativada depois que a Fistel fazer pagamento junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o Tele.Síntese, nos últimos meses, as operadoras pediram a emissão de boletos em datas muito próximas da ativação. Com isso, houve até jornada extra de trabalho na Anatel para atender pedidos, com emissão de boleto adentrando a madrugada, uma vez que a área técnica emite, analisa a conformidade técnica de cada pedido e ainda realiza ajuste na cobrança para confirmar a emissão.

Entretanto, nesse último momento, a agência diminuiu o ritmo e o retorno ao cotidiano do trabalho dentro do expediente normal. Ou seja, não haverá hora extra para emissão de boletos pelos técnicos, assim como não poderão conferir se o pagamento caiu.

Dessa forma, ocorreram possíveis atrasos, pois a emissão de boletos está prevista para acontecer hoje, às 14h. Para as operadoras poderem ativar o 5G é necessário esperar a compensação financeira, o que geralmente chega a acontecer no dia seguinte ao pagamento. Ou seja, a ativação do sinal em Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), prevista para hoje, na prática, acontecerá na sexta-feira, 07.

Vale lembrar que mesmo com a liberação do sinal pela agência, as operadoras não têm a obrigação de ativar a rede imediatamente, uma vez que o prazo para tal é até 28 de novembro.

“A decisão da Anatel foi a partir do dia 6, desde que as estações sejam licenciadas. Nesse sentido, o 5G só pode ser ativado com a conclusão do processo de licenciamento, que inclui a compensação bancária. Provavelmente as empresas terão concluído o processo no dia 7. Mas a obrigação editalícia de ativar as estações é apenas a partir de 28/11. Essa data permanece inalterada”, diz a agência ao Tele.Síntese.

A Anatel também ressaltou que não há problema com a emissão de boletos, mas apenas o acúmulo pelo excesso de pedidos. “A Anatel está instruindo os processos de licenciamento para em seguida emitir os boletos. Essa instrução pode ocorrer em 30 dias, mas a área realizável está em uma força tarefa para instruir em 2 dias. A previsão é que os boletos sejam emitidos dia 6 as 14hs. Assim que houver a compensação do pagamento, as estações poderão ser ativadas”, acrescenta.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários