20/12/2025
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TV Box não liberado pela Anatel é vendido em lojas online

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Modelo de TV Box não homologado pela Anatel é vendido em lojas como Shopee e Carrefour online. Apesar da guerra declarada da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, alguns marketplaces (lojas online) não estão dando a devida atenção ao assunto. 

Loja online

A página Tilt, do site Uol, que fez a denúncia, relatando depoimento de consumidores que compraram ou encontraram em diversas plataformas online o TV Box MXQ Pro 4K que não é homologado pela anatel, portanto é ilegal no Brasil. 

Segundo o relato feito por Renato Ribeiro, um professor, ele comprou o aparelho pela loja online do Carrefour para agregar valor a TV. Porém, quando conectou notou que estava tendo acesso a canais como Telecine, HBO e filmes que ainda estão no cinema. 

Depois ele percebeu que o aparelho não tinha o selo da Anatel. Então ligou para a loja, que a princípio negou que fosse um produto ilegal, mas posteriomente recolheu o produto, devolveu o dinheiro e retirou do catálogo online. 

O Carrefour continua a divulgar o TV Box não homologado pela Anatel

Apesar do aviso do professor, o Carrefour persiste em anunciar o mesmo modelo de TV Box que foi devolvido por Ribeiro. Entretanto, agora o aparelho é vendido por um vendedor diferente. O modelo Xplus Pro 64 GB com 4 GB de RAM está sendo vendido pelo preço sugerido de R$ 961,93.

Além disso, existem pelo menos outros três links no marketplace da empresa que levam a modelos de caixinhas não homologadas. Um desses modelos é o BTV B13 4K, o mais conhecido do mercado, que oferece uma assinatura vitalícia de canais e conteúdo pirata de plataformas de streaming, por R$ 1.414,50.

Após a publicação da reportagem, o Carrefour enviou um comunicado no qual afirma que os vendedores do marketplace têm diversas obrigações, incluindo a observância das leis vigentes. Além disso, a varejista informou que possui um canal de denúncias e um processo preventivo com atualização de listas de bloqueio de produtos irregulares.

Não é a primeira vez que isso acontece

Em 2021 o Mercado Livre foi alvo de apreensão de diversos produtos não reconhecidos pela Anatel, inclusive aparelhos de TV Box

A Shopee é a empresa que apresenta a situação mais notável, sendo uma gigante do varejo asiático que oferece diversos modelos de TV Box para venda, muitos dos quais não são homologados. 

O modelo mais comum é o MXQPro, uma caixa Android que vem com um controle remoto e pode ser adquirida por um preço que varia entre R$ 125 e R$ 170, dependendo da sua capacidade de armazenamento. Alguns dos aparelhos são comercializados por vendedores brasileiros, enquanto outros são importados da China.

A Shoppe informou que conta com os vendedores que fazem parte da plataforma para não vender mercadorias ilegais e que também mantém colaboração com órgãos como a Anatel para que a plataforma seja cada vez mais segura para todos. 

O que a Anatel diz sobre o assunto 

Quando questionada, a Anatel afirma que a comercialização de produtos não homologados pode resultar em penalidades que variam de uma simples advertência até uma multa significativa, podendo chegar a R$ 30 milhões para empresas de grande porte.

Oi faz eleição do novo conselho administrativo

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A Oi elegeu um novo conselho administrativo na quinta-feira, 16, durante a última assembleia extraordinária. Esse novo grupo deve comandar a administração pelos próximos dois anos. 

administrativo

A única chapa em disputa pelos cargos na mesa diretora da Oi foi eleita, já que a chapa composta por investidores minoritários desistiu de concorrer. 

Essa chapa foi indicada pela própria Oi e incluía os indicados pelo atual comando, que foram eleitos como resultado. 

Entretanto, a eleição só ocorreu porque em outra decisão tomada na mesma assembleia, os acionistas optaram por destituir o conselho responsável pela administração da empresa de telecomunicações. Além disso, houve uma alteração no número de membros da mesa diretora, reduzindo de 11 para nove conselheiros.

O novo conselho de administração da Oi traz como grande novidade a inclusão de Rodrigo Abreu, atual CEO da operadora, como membro da mesa. 

Os demais membros eleitos são Eleazar de Carvalho Filho, Marcos Grodetzky, Claudia Quintella Woods, Henrique Luz, Paulino do Rego Barros Jr, Armando Lins Netto e Mateus Affonso Bandeira. Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana inicialmente fazia parte da chapa, mas decidiu deixar o grupo por questões pessoais. 

Além disso, Raphael Manhães Martins foi eleito separadamente como representante dos acionistas minoritários no conselho de administração, sendo indicado por Victor Adler e VIC Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. A operadora informou sobre a saída de Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana.

É importante ressaltar que Martins já fazia parte do conselho que foi deposto, mas foi apoiado por acionistas que detinham ações preferenciais para manter seu assento na mesa diretora.

A eleição do novo conselho coincidiu com a aprovação do pedido de segunda recuperação judicial da Oi pela Justiça do Rio de Janeiro, com uma dívida de R$ 43,7 bilhões.

A votação poderia ter ocorrido dias antes, mas não houve quórum suficiente na primeira convocação da assembleia. As deliberações foram aprovadas durante uma reunião online realizada na quinta-feira.

De acordo com a Oi, a assembleia contou com a participação de 17% dos investidores que detinham ações ordinárias e 20% dos que possuíam ações preferenciais, totalizando 17,1% do capital social com poder de voto.

Vivo abre novas lojas com novo conceito tecnológico; confira onde

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A Vivo abriu novas lojas, lançando um novo conceito para o atendimento dos clientes. A proposta da operadora é oferecer um ambiente imersivo e tecnológico, com uma nova arquitetura. Após esses dois lançamentos a empresa atinge o número de 1.800 lojas físicas espalhadas pelo país. 

Loja Vivo

Nesta semana, as lojas com o novo conceito foram abertas no Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF), e no shopping Recife, em Pernambuco. A Vivo destaca que juntas essas duas lojas empregam 25 profissionais.

Como são as novas lojas da Vivo

A operadora ressalta que a nova loja do Pátio Brasil, localizada no Piso Térreo, conta com 153m² de área de atendimento diferenciado para ampliar sua presença e reforçar as ações que fazem da Vivo líder de market no País, com 38,9%, atendendo a seus mais de 112 milhões de clientes nas operações móvel e fixa. 

Já na loja no Piso Térreo do Shopping Recife, na capital pernambucana, mais de 160 produtos estão expostos para degustação, reforçando o conceito Tem Tudo na Vivo para oferecer ao cliente uma experiência one stop shop com soluções completas em tecnologia. 

Nas lojas, é possível ter atendimento 100% remoto com o Vivo em Casa, canal digital pelo qual o consumidor tem a comodidade de ser atendido em um ambiente seguro e controlado diretamente por um consultor da loja via WhatsApp, tanto para aquisição de produtos e dispositivos tecnológicos, como para informações sobre seu plano. 

Além disso, é possível contratar e migrar Vivo Fibra, planos pré-pago, controle e pós-pago; e ainda assinar Serviços Digitais e solicitar portabilidade, por exemplo.

A mudança arquitetônica

A Vivo está dando um destaque especial à nova formulação arquitetônica que trouxe para essas duas novas lojas em especial. Segundo a empresa, trata-se de um projeto inovador, diferente e pensado na imersão do cliente. 

A empresa garante que esses detalhes  favorecem a degustação de produtos e serviços, como a ultravelocidade da Vivo Fibra, plataforma de entretenimento Vivo Play, além da vivência no espaço Casa Inteligente, que reproduz o uso e aplicação de dispositivos smarts ao cotidiano, como lâmpadas inteligentes, sensores para portas, gavetas, janelas e cofres, robô aspirador, balança digital com bioimpedância, por exemplo.

O conceito “pet friendly” também é abordado pela Vivo. As lojas oferecem dispositivos que podem auxiliar no dia a dia com os animais de estimação com o alimentador inteligente que dispensa a ração nos horários programados pelo tutor do animal e localizador com funcionamento via Bluetooth para encontrar o pet.

O portfólio conta ainda com câmeras de monitoramento com áudio bidirecional, com conectividade Wi-Fi, que são protagonistas para acompanhar qualquer tipo de rotina, seja com crianças, idosos, pets, ou para uso em pontos comerciais, escolas e empresas. 

Há ainda tomadas adaptadores Wi-Fi que transformam equipamentos comuns – como ventiladores, cafeteiras, máquinas de lavar, abajur, em inteligentes –, além das assistentes de voz movidas por inteligência artificial que, além da função de caixa de som, integram equipamentos conectados a uma rede Wi-Fi que podem ser acionados à distância ou por comando de voz.

Mês do Consumidor: Claro lança ofertas de internet fixa e plano móvel

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Março é o mês do consumidor, onde várias empresas disponibilizam ofertas de produtos e serviços com condições especiais. Para comemorar a data e atrair novos clientes para a sua base, a Claro lançou ofertas de internet banda larga e telefonia móvel.

A operadora oferece duas ofertas de internet banda larga:

  • Internet de 500 Mega: além de ter wi-fi grátis, os assinantes terão acesso aos aplicativos McAffe, Claro Video, Skeelo Book e CNA Library. O pacote pode ser encontrado com valor a partir de R$ 119,90 mensais e se trata de uma oferta exclusiva no site.
  • Leve 350 Mega, pague 250 Mega: além de levar mais velocidade, o plano é um combo com Box Claro TV+ e Telecine, a partir de R$ 119,90/mês. Além disso, o usuário terá acesso aos apps McAffe, Claro Video e Skeelo Book.

Para aqueles que procuram planos móveis no mês do consumidor, a Claro disponibiliza o Controle 25GB (10 GB do plano + 15 GB de bônus) por R$ 59,90 mensais, no débito automático. Entre os benefícios desta acesso ilimitado aos aplicativos WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Waze, Claro Vídeo, Claro Banca e Skeelo, além de ligações ilimitadas para qualquer operadora do país. Entretanto, a oferta do plano móvel tem período mínimo de permanência, que é período de fidelização por 12 meses.

Vale ressaltar que as ofertas de internet banda larga dependem da disponibilidade do serviço na região. Além de que, mesmo se estiver disponível na cidade do consumidor, o valor do plano pode sofrer alterações.

Oferta de smartphone

No site, o consumidor também pode encontrar o Samsung Galaxy A14 5G 128 GB na promoção: de R$ 1.999 por R$ 1.399. O desconto é válido na contratação do plano Controle 25GB. Lembrando que os preços podem variar conforme a forma de pagamento e opção de fidelização.

O dispositivo também pode ser comprado no cartão de crédito em parcelas de 24 ou 21 vezes, mas a opção depende do banco e de um período de disponibilidade da oferta. O parcelamento no cartão de crédito em 21x é exclusivo para o Banco do Brasil até 15/06/2023, Caixa Econômica Federal até 30/06/2023, Santander até 31/12/2023 e Banco Original até 31/03/2023. Parcelamento no cartão de crédito em 24x é exclusivo para o Banco Bradesco Visa/Mastercard/Elo/American Express até 31/08/2023.

Apple é condenada a pagar multa milionária por resistência à água de iPhone

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Além de acumular várias multas por causa da falta de carregadores, a Apple foi multada em R$ 5 milhões por propaganda enganosa referente ao recurso de resistência à água que afirma ter no iPhone 11. O valor da multa será direcionado ao Fundo Nacional de Defesa de Direitos Difusos. A empresa pode recorrer da decisão.

A empresa foi considerada culpada por violar direitos transindividuais coletivos, difusos, individuais e indivisíveis. A decisão condenatória foi emitida pelo juiz Roberto Cézar Oliveira Monteiro, que atua na 7ª Vara Cível e Empresarial de Belém do Pará, após uma ação coletiva movida pela Associação de Educação, Cultura, Proteção e Defesa do Consumidor, Contribuinte e Meio Ambiente do Brasil (ADECAMBRASIL).

A ação coletiva movida contra a Apple teve como base a publicidade enganosa da empresa divulgar que a linha do iPhone 11 é resistente à água, mas muitos consumidores afirmaram terem tido aparelhos danificados após terem tido exposição mínima a líquidos, causando prejuízos aos clientes, uma vez que a garantia não cobre tais danos.

No processo, o grupo pediu uma indenização de mais de R$ 100 milhões pela publicidade enganosa, ressarcimento por danos morais e materiais, sendo que cada consumidor lesado deveria receber R$ 5 mil, além de um pedido de tutela de urgência para que a publicidade relativa a resistência à água do iPhone 11 fosse retirada.

Entretanto, o valor pedido pelos autores não foi aceito, sendo que cada consumidor terá direito a receber R$ 1,5 mil da Apple, mas precisarão comprovar que foram prejudicados e que fazem parte da ação coletiva movida contra a empresa para poder receber a indenização.

O pagamento de danos materiais também não foi aceito pelo juiz por falta de provas de que consumidores tenham sido individualmente afetados. O pedido de tutela de urgência também foi negado, sob a justificativa de que os aparelhos já foram descontinuados, bem como que a publicação da sentença já dá publicidade suficiente à decisão.

Em sua defesa, a Apple afirmou que a ADECAM estaria apresentando uma atitude oportunista e que não teria legitimidade para representar todos os consumidores lesados, já que não anexou uma lista de associados aos autos. A empresa também se defendeu das acusações de publicidade, afirmando que a resistência à água não deve ser confundida com a prova d ‘água. A companhia alega que segue as normas da certificação de resistência à água e poeira NBR IEC 60529:2017.

Starlink lança internet via satélite de roaming global; veja o preço

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O bilionário e fundador da Spacex, Elon Musk, anunciou na quinta-feira (16), o lançamento do serviço de internet via satélite da Starlink na modalidade de roaming global. Ou seja, o assinante que optar pelo pacote poderá ter conectividade em qualquer lugar do mundo onde o serviço estiver disponível.

De acordo com o anúncio, o plano é destinado para as pessoas que estejam “viajando para locais onde a conectividade não é confiável ou completamente indisponível“. A internet global custará US$ 200 por mês. Entretanto, para ter acesso ao serviço é necessário adquirir um hardware portátil que custa US$ 599. Mas a conectividade não funcionará quando o veículo estiver em movimento, só quando estiver parado em uma área com cobertura da Starlink.

O Standard Starlink foi projetado para uso portátil em qualquer destino onde o Starlink tenha cobertura ativa. Com uma configuração e desmontagem fáceis, o Starlink oferece acesso à Internet de alta velocidade e baixa latência em minutos e faz as malas rapidamente quando é hora de ir para o seu próximo destino. O Standard Starlink não é feito para uso em movimento”, disse o site.

Para ter acesso a internet via satélite da empresa em um veículo em movimento, será necessário comprar o terminal Flat High Performance de US$ 2.500.

A Starlink anunciou a novidade mês passado, mas na época, explicou que os serviços globais de roaming estão “dependentes de aprovações regulatórias”, porque ainda não tem autoridade para oferecer conectividade à Internet em alguns países como a Índia.

A Starlink começou a enviar e-mails sobre uma próxima opção de roaming global no mês passado. Ele disse na época que os serviços globais de roaming estão “dependentes de aprovações regulatórias”, porque ainda não tem autoridade para oferecer conectividade à Internet em alguns países, como a Índia. No entanto, está disponível em partes dos EUA, Canadá, Europa Ocidental e Austrália.

Além disso, também explicou que o usuário pode experimentar “breves períodos de conectividade ruim ou nenhuma“, enquanto trabalha para expandir sua rede de satélites para obter mais cobertura.

Confira o tweet:

Paramount+ lança plano mais barato exclusivo para dispositivos móveis

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Enquanto uns extinguem planos mobile de seus streamings, outros lançam modalidades com preço mais acessível. É o que pretende fazer a plataforma Paramount+, que anunciou o lançamento de um novo modelo de assinatura mais barato, o Plano Básico. Segundo o anúncio, a novidade chegará ao Brasil no dia 18 de abril pelo preço de R$ 14,90.

Além de ser um plano mais acessível, os clientes poderão aproveitar todos os benefícios do planos padrão, como usufruir de todo o catálogo do serviço sem qualquer mudança. A única diferença é que o acesso ao streaming só poderá ser realizado exclusivamente em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

De acordo com Marco Nobili, executive vice president and international general manager do Paramount+, o novo plano tem o objetivo de oferecer mais possibilidades de escolha para os consumidores ao mesmo tempo em que considera a forte penetração dos smartphones e de seu uso entre a população brasileira.

“O Brasil está entre os quatro ou cinco principais mercados mais importantes do mundo”, declarou Nobili, em entrevista ao Meio & Mensagem.

Além dos lançamentos do novo plano mobile, a Paramount+ também anunciou reajuste nos preços do plano anual do plano padrão. Confira:

  • Plano Básico, Mensal: R$ 14,90
  • Plano Básico, Anual: R$ 133,90
  • Plano Padrão, Mensal: R$ 19,90
  • Plano Padrão, Anual: R$ 178,90

A nível de comparação, o novo plano mobile faz com que o streaming seja mais competitivo em relação aos seus concorrentes. Seu valor de R$ 14,90 baterá de frente com a Apple TV+ e o Prime Video que custam o mesmo preço, embora não restrinjam o acesso a dispositivos móveis e tenham resolução 4K. Em relação ao plano mais barato da Netflix, que é o Básico com Anúncios, também sairá mais em conta, já que custa R$ 18,90.

Sobre a Paramount+

A Paramount+ é um serviço online de streaming norte-americano relançado em 2021, de propriedade e operado pela Paramount Streaming. Atualmente, esteve em alta com o filme Wolf, a série The Handmais Tale, o reencontro de iCarly, além da transmissão de esportes ao vivo, como a Conmebol, a Libertadores e a Premeier League.

Operadora móvel do ator Ryan Reynolds é comprada pela T-Mobile

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A Mint Moblie, uma operadora de telefonia móvel que tem como investidor e fundador o ator Ryan Reynolds, foi comprada pela T-Mobile por R$ 1,35 bilhão (R$ 6,8 bilhões), sendo que 39% do valor será pago em dinheiro e outro 61% em ações. A transação deve ser concluída ainda este ano.

Entretanto, o valor real do negócio está sujeito a ajustes de capital de giro, desempenho do grupo durante determinados períodos, além de outras reservas contratuais.

Em comunicado, a T-Mobile, que é a segunda maior provedora dos Estados Unidos, informou que está adquirindo a Ka’ena Corporation e suas subsidiárias, que incluem a Mint Mobile, Ultra Mobile e a Plum, uma atacadista. Segundo a empresa, o plano é usar seus relacionamentos com fornecedores e escala de distribuição para fazer a companhia crescer e oferecer preços competitivos, além de possuir maior estoque de dispositivos para um número maior de consumidores.

A Mint Mobile foi fundada em 2016 pelo ator canadense, David Glickman e Rizwan Kassim. Com o negócio, Ryan Reynolds continuará em seu papel criativo e manterá “uma participação acionária contínua” na empresa, onde possui cerca de 25% de participação, tendo ganhando aproximadamente US$ 337,5 milhões com o negócio. Enquanto que os outros dois executivos continuarão na T-Mobile para gerenciar a marca.

Por não ter lojas físicas, a Mint Mobile vende seus aparelhos e planos móveis de forma online, sendo que o serviço é fornecido pela própria T-Mobile, como parte de um acordo de compartilhamento de rede. “Mint Mobile é o melhor negócio em wireless e as notícias de hoje apenas aumentam nossa capacidade de entregar para nossos clientes”, afirmou Reynolds em um comunicado conjunto.

“Estamos tão felizes que a T-Mobile venceu uma oferta agressiva de última hora de minha mãe Tammy Reynolds, pois acreditamos que a excelência de sua rede 5G fornecerá um ajuste estratégico melhor do que as habilidades de mahjong [jogo virtual] ligeiramente acima da média de minha mãe. Estou tão orgulhoso de toda a equipe do Mint e muito animado com o que está por vir”, brincou o ator.

Além da carreira de ator e da operadora móvel, Ryan Reynolds também tem negócios em outros ramos. Em 2020, a Diageo adquiriu sua empresa de bebidas alcoólicas Aviation Gin – na qual ele tinha uma “participação minoritária não especificada”.

Ele também dirige a produtora Maximum Effort. Em 2021, o criador de Reynolds e Always Sunny in Philadelphia, Rob McElhenney, comprou um clube de futebol, Wrexham AFC, por US$ 2,5 milhões.

CNN Brasil já está disponível na TV aberta, saiba qual canal

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Assim como cogitamos há algumas semanas, o canal de notícias CNN Brasil já está disponível na TV aberta em todo o território nacional. O sinal é transmitido via satélite para os domicílios que possuem o kit de recepção digital da banda Ku (composto por antena parabólica e caixa receptora). O canal pode ser encontrado pelo número 577, que é a mesma numeração determinada nas operadoras de TV por assinatura.

A programação é a mesma oferecida nos canais pagos e no digital, no seu canal no YouTube e no Prime Video. A vice-presidente de Gestão e Novos Negócios da CNN, Jerci Castro, explica que “Este é mais um importante passo para a CNN Brasil, que vai ampliar o seu alcance e levar jornalismo da mais alta qualidade para um público cada vez maior e diverso”.

Com a abertura do sinal do canal de notícias, a CNN Brasil pode alcançar cerca de 50 milhões de pessoas que recebem o sinal de televisão aberta pelo sistema de antenas parabólicas, de acordo com estimativas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Desde que o 5G chegou no Brasil, a faixa da Banda C, que sintoniza o sinal do sinal das antenas parabólicas convencionais, foi direcionada para o uso da tecnologia para as operadoras de telefonia. Com isso, as transmissões da TV aberta passaram a ser realizadas pela banda Ku, que fica entre 10.7 GHz e 18 GHz. Sua antena é menor que a parabólica convencional.

De acordo com Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, a banda Ku também é utilizada por outros órgãos, como a polícia. E, ao longo dos próximos anos, além das capitais, ela chegará a cidades médias e pequenas. “O Brasil é um dos países do mundo onde a Banda C é e foi a mais popular”, cita.

Sobre a CNN Brasil

A emissora chegou oficialmente em 2020 no Brasil, sendo que em 2022 passou por reestruturações, com a saída da CEO Renata Afonso, cujo cargo foi extinto no país. João Carlos Camargo foi anunciado como o chairman executivo e também como sócio do canal de notícias.

Confira também os canais que estão ou estarão com o sinal aberto na TV por assinatura.

Justiça aceita pedido da Oi, que entra oficialmente em nova recuperação judicial

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Por meio de Fato Relevante divulgado na madrugada desta sexta-feira (17), a Oi anunciou que o seu pedido de recuperação judicial foi deferido pelo juiz Fernando Viana, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em sua solicitação, a empresa de telecomunicações alegou dificuldades financeiras e incapacidade de quitar dívidas
que venceriam mês passado, no valor de R$ 43,7 bilhões.

O escritório Wald Administração de Falências e a K2 Consultoria Econômica foram os dois administradores judiciais nomeados. Lembrando que a primeira empresa foi responsável pela administração da primeira recuperação judicial da Oi.

Com o deferimento do pedido, Viana suspende os prazos para cumprimento de obrigações financeiras da empresa e quaisquer execuções legais contra a empresa por parte de credores. Nenhum credor pode reter, penhorar bens da Oi, nem sob mandado judicial, além de proibir a liquidação de dívidas dadas pela empresa para as dívidas.

O juiz também suspende quaisquer cláusulas de contratos firmados até hoje com credores que funcionem como gatilho para pagamento antecipado caso houvesse nova recuperação judicial. Ficam fora da recuperação dívidas de até R$ 20 mil da operadora com credores.

Na decisão também foi reiterado que a empresa não seja impedida de participar de processo licitatórios abertos. Ou seja, Petrobras, SAEB, Banco do Brasil, Agência Goiana de Habitação, Defensoria Pública do Acre e ESP-MG devem aceitar a Oi como competidora, e que não precisa apresentar certidões negativas para participar em disputas futuras enquanto estiver em recuperação.

Além disso, ainda rebateu argumentos de bancos sobre o novo pedido de recuperação judicial, onde alegaram que a Oi não podia pedir um novo processo, uma vez que segundo a lei é necessário um espaço de cinco anos entre cada solicitação. “É de se destacar que a concessão da 1ª recuperação judicial se deu por decisão proferida em 05/02/2018, sendo que a presente e 2ª recuperação judicial foi requerida em 01/03/2023, atendido, portanto, o quinquênio legal de intervalo entre a concessão da 1ª recuperação judicial e o novo pedido”, afirmou Viana.

Agora, a Oi tem o prazo de 60 dias para apresentar um plano de recuperação judicial. Por fim, a empresa ”reafirma a sua confiança de que, com o apoio de seus credores financeiros, com os quais chegou a um acordo sobre os principais termos comerciais para a restruturação de suas dívidas financeiras e um financiamento de longo prazo a ser concedido para suportar suas operações de curto prazo”.