06/04/2024

Telecine cai em audiência e não entrega mais grande número de estreias

Canal Telecine é um serviço premium do Grupo Globo que também tem sido impactado pelas recentes transformações desse mercado.

O Telecine, canal especial de grandes lançamentos de filmes, que é do Grupo Globo, já não gera mais a mesma audiência que antes. A popularização dos streamings tem impactado vários nichos do cinema da televisão. Com esse canal não tem sido diferente. 

Telecine

O serviço da Rede Globo é de qualidade premium, no entanto, a programação especial do canal, em outros tempos, já levou ele às primeiras posições da audiência da TV paga, por causa das estreias de filmes, com o quatro “Superestreia Telecine”. 

Segundo o site Notícias da TV, em 2020, impulsionado pela quarentena da pandemia, “Telecine Pipoca” e o Action” foram alguns dos 20 canais mais vistos. Porém em 2021 houve uma queda e eles foram para a lista dos 30. E neste ano, na lista dos 45. 

Qual o motivo da queda do Telecine?

Assim como tantos outros canais e todo o setor da televisão por assinatura, o Telecine é impactado pelos streamings. Em dezembro, por exemplo, a maior novidade da época foi o filme “Top Gun: Maverick”, que também ficou disponível no Paramount+, que custa R$10 a menos que o serviço de TV fechada. 

Hoje em dia o assinante não tem mais aquela ideia de que o Telecine vai sair na frente e trazer grandes nomes do cinema. E isso leva a outro ponto: mudança nos contratos com as distribuidoras. 

A Disney, por exemplo, não renovou com o Telecine. E só o fato dessa empresa dizer adeus o canal perde produções dos seguintes estúdios: Marvel, Fox, Pixar, LucasFilm e as produções assinadas pela própria Disney. 

A Paramount também não ficou atrás e fez mudanças no contrato que tinha anteriormente, afinal, ela possui um streaming. 

O custo atual com o Telecine 

O serviço hoje está custando R$ 29,90, desde o mês de outubro, antes era mais caro, valia R$ 37,90. Há também a possibilidade de um pacote anual que fica por R$ 286,80, o que fica por mês R$ 23,90. 

A ideia do Grupo Globo é que mesmo com a queda de audiência geral na TV por assinatura, consiga manter uma arrecadação anual nos canais que fique baseada em R$ 100 milhões. 

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários