19/04/2024

CNN Brasil pode se tornar um canal na TV aberta este mês

Segundo informações, o canal de notícias poderá ser disponibilizado na banda Ku do satélite StarOne D2, mas contará com duas programações.

A CNN Brasil está planejando se tornar uma emissora de televisão aberta ainda este mês, de acordo com uma reportagem do TV Pop. A rede fechou um acordo para ter sua programação disponibilizada na banda KU do satélite StarOne D2. Segundo as apurações, os executivos planejam disponibilizar o sinal aberto a partir de 24 de fevereiro, na frequência 11740.

Devido a facilidade de colocar sua programação em uma transmissão desse tipo, a CNN passa a ter maior chances de fazer acordo de afiliação com emissoras regionais independente, cujo negócio tem crescido nos últimos anos.

A princípio, a ideia era entrar para a TV aberta por meio de arrendamento de alguma concessão já existente. Inclusive, chegou a conversar com a rede para fazer negócio, como a Ideal e a Rede Brasil, mas o alto valor pedido pelas emissoras, que já estavam consolidadas no mercado regional, impediu as negociações. Com isso, a compra de uma frequência no satélite e a negociação com pequenos canais locais se tornaram um modelo de negócio mais econômico.

Para não ter conflitos com as operadoras de TV por assinatura, a Novus Mídia, que administra a CNN Brasil, irá gerar duas programações do canal de notícias de forma simultânea. Enquanto uma continuará em empresas como a Claro e SKY, incluindo plataformas digitais, como YouTube e Prime Video, a outra programação contará com conteúdo produzido em território nacional.

A ideia também é seguir um negócio semelhante ao da Record News e da Jovem Pan News, que é disponibilizar o sinal com a exibição de anúncios exclusivos. Enquanto as duas têm anunciantes premium, como bancos e montadoras de carros, em seu sinal nas operadoras de TV por assinatura, os intervalos sinal satelital têm comerciais de marcas menos nobres, como de títulos de capitalização, compostos de Ômega 3 e de internet via satélite.

A informação de que a CNN Brasil teria um sinal aberto também foi mencionada por João Camargo, atual presidente da empresa, em entrevista ao UOL em 2022, afirmando que se o canal de notícias se converteria em TV aberta “até o segundo semestre de 2023”.

Ao ser procurada pelo TV Pop, a direção da CNN Brasil negou a sua entrada para a TV aberta, ainda completou que “não comenta especulações”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários