19/12/2025
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Além de site, ‘Não Me Perturbe’ agora tem aplicativo para Android e iOS

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A Conexis Brasil Digital, associação que representa as operadoras de telecomunicações, anunciou o lançamento do aplicativo ‘Não Me Perturbe’ para os dispositivos Android e iOS, onde os consumidores podem cadastrar e bloquear ligações de empresas de telecom e ofertantes de crédito consignado. Até então, a plataforma era disponibilizada apenas pelo navegador.

O ‘Não Me Perturbe’ é uma iniciativa que visa a diminuição do número de chamadas de telemarketing indesejadas recebidas pelos consumidores. O app está disponível para download gratuito nas lojas da App Store e Google Play.

José Bicalho, diretor do SART (Sistema de Autorregulação das Telecomunicações), explica que “O aplicativo é uma opção a mais para o usuário que quiser aderir à plataforma e se cadastrar para não receber mais ligações indesejadas com ofertas de serviço de telecomunicações e oferta de crédito consignado. O mais importante nessa iniciativa das empresas é dar opção de escolha para os consumidores”.

Com o aplicativo disponível para acesso mais facilitado para os consumidores, Conexis espera que ocorra mais cadastro no ‘Não Me Perturbe’, evitando assim o incômodo de receber chamadas indesejadas.

Para utilizar o aplicativo, basta baixar o app, fazer um cadastro com número de telefone e e-mail. Em seguida, fazer o login e clicar em “Novo bloqueio”. Depois insere o seu telefone e escolha os serviços de telecomunicações e instituições financeiras que deseja bloquear as ligações de telemarketing. Por fim, clique em “Enviar”. Após o cadastro na plataforma, o aplicativo alerta que a efetivação do bloqueio pode levar até 30 dias após a solicitação.

Atualmente, mais de 11 milhões de pessoas são cadastradas no ‘Não Me Perturbe’. Entretanto, vale ressaltar que a plataforma só funciona para as empresas que aderiram à iniciativa, que podem ser conferidas no portal.

Depois que o consumidor faz o bloqueio, seja no site ou no aplicativo, os Bancos (e/ou seus respectivos Correspondentes (Consignados) selecionados) e as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações participantes do serviço, não poderão realizar qualquer oferta de operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado (Bancos) ou oferta de Telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet (Prestadoras) para esse telefone.

Roku Express 4K já pode ser vendido no mercado brasileiro

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Os brasileiros já podem contar com mais um dispositivos para aproveitar os conteúdos de streaming transformando sua televisão em Smart TV. Acontece que o Roku Express 4K recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ser comercializado no mercado nacional. O dispositivo foi lançado em 2022 no exterior e somente agora chega ao país.

Fabricado pela americana Roku Inc, o gadget de streaming obteve a homologação da Anatel em 23 de março e tem validade indeterminada. A Roku Comércio de Produtos Eletrônicos Ltda. foi a requerente da solicitação. O dispositivo tem código de produto 3940X2, uma possível variação de região, enquanto o modelo americano é conhecido como 3940.

O modelo brasileiro conta com uma marca da Zona Franca de Manaus que aparece junto ao selo da Anatel no dispositivo, já que a fábrica da Roku está localizada na região. O dispositivo funciona como as “tv boxes”, tirando a parte da pirataria.

O Roku Expressa 4K vem com uma qualidade de imagem superior ao modelo anterior, com resolução de até 4K (3840 x 2160) e HDR10+, proporcionando imagens de alta qualidade e cores mais fiéis à realidade. Além disso, ainda conta com saída de HDMI, entrada micro USB para energia e um botão de Reset para reinicialização rápida.

Para mais comodidade do consumidor, o dispositivo vem com um controle remoto que possui os botões comuns como play e pause, mas também para acesso rápido às plataformas de streaming, como Netflix,  Disney+, Apple TV+ e Globoplay, no modelo brasileiro. Enquanto que no modelo americano, o serviço da Rede Globo é substituído pela Paramount+. 

Por enquanto, ainda não há um preço oficial para a venda no mercado brasileiro. O modelo padrão do Roku Express pode ser encontrado por cerca de R$ 209, mas a versão em 4K importada é vendida por cerca de R$ 368.

Intel anuncia venda da participação de mercado no modem 5G para MediaTek

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AIntel anunciou a venda da sua participação no mercado de modem 5G para MediaTek. Essa é uma das principais mudanças que a empresa fará nos seus modos de negócios nos próximos tempos. 

Intel

A proposta da Intel é focar em uma estratégia que evite desencontros ou investimentos em setores onde já há grande competição de mercado e ela não tem grande participação ou desponta na liderança. 

É hora da Intel dizer adeus aos modens 4G e 5G

A Intel vem cogitando descontinuar suas atividades na área de redes de área sem fio (WWAN) há algum tempo, o que implicaria na interrupção da produção de modems 4G e 5G. 

Em 2019, a empresa já havia vendido parte de sua operação de modems de smartphones e tablets 4G e 5G para a Apple, e agora está vendendo o restante para a MediaTek. 

A MediaTek pretende utilizar essa tecnologia para oferecer soluções de conectividade para o portfólio de dispositivos de seus clientes, que inclui desde dispositivos IoT simples até ultrabooks poderosos.

Apesar de ter vendido uma parte de sua participação no mercado 4G/5G para a Apple, a Intel ainda detém as patentes mais importantes do segmento, e por isso se associou com a MediaTek e a Fibocom para a fabricação de modems.

Agora, a MediaTek e a Fibocom terão acesso à tecnologia da Intel, que ainda irá ajudar a MediaTek com uma pequena equipe para garantir que os clientes da empresa não sejam prejudicados. A transferência de operação deve ser concluída até o final do segundo trimestre de 2023.

Eric McLaughlin, vice-presidente da GM Wireless Solutions, Intel, afirmou que essa foi uma decisão difícil, mas que eles estão trabalhando para fazer uma transição tranquila para os parceiros e clientes. 

“À medida que continuamos a priorizar os investimentos em nossa estratégia de IDM 2.0, tomamos a difícil decisão de sair de nossos negócios de clientes WWAN para LTE e 5G.Solutions, Intel, em um comunicado divulgado. Estamos trabalhando com nossos parceiros e clientes para facilitar uma transição perfeita para apoiar seus negócios em andamento e garantir que nossos clientes continuem a ter soluções para o segmento de PC conectado”.

Além disso, o comunicado que anunciou a novidade da Intel em relação ao 4G e 5G afirmou também que a MediaTek tem bom histórico nesse segmento de produtos. 

“A MediaTek tem um forte histórico de fornecimento de soluções sem fio globais e continua a fazer investimentos em seu portfólio de modem sem fio além do smartphone em PCs e outros dispositivos”.

A Intel não considerava o segmento 4G e 5G como o mais lucrativo, pois competia com a Apple e a Qualcomm nesse mercado, tendo inclusive vendido uma parte de sua operação para a primeira. Agora, é responsabilidade da MediaTek seguir adiante com essa operação e competir nesse mercado.

Apple e Google são denunciadas por práticas anticompetitivas no mercado de apps

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Nesta segunda-feira (27), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recebeu denúncias contra as empresas Google e Apple por práticas anticompetitivas no mercado de distribuição de aplicativos. No momento, há uma investigação em andamento no órgão, mas envolve apenas a concentração na distribuição de aplicativos da fabricante do iPhone, aberta pelo Mercado Livre.

No novo processo, o advogado Olavo Chinaglia, ex-conselheiro e ex-presidente interino do órgão, denuncia ambas empresas, sendo que entre as denúncias estão as cobranças de comissões abusivas pela venda de conteúdo digital e interferência na relação entre desenvolvedores e clientes.

Ele explica que “O mais racional seria aproveitar o ensejo do inquérito já instaurado e ampliar o escopo, incluindo também as ações do Google“. Chinaglia atuou como conselheiro do Cade entre 2008 e 2012, sendo presidente interino no primeiro semestre do último ano.

De acordo com o advogado, a distribuição oficial de aplicativos apenas pelas lojas digitais da Apple e Google permite a essas empresas controlar o mercado. “Isso cria condições estruturais e incentivos econômicos para que exerçam essa posição de forma abusiva“, afirma Chinaglia.

Com isso, permite que as mesmas pratiquem preços abusivos, uma vez que, além de distribuir os aplicativos, ainda os produzem, podendo realizar cobranças “supracompetitivas”. Dessa forma, conseguem interferir na relação entre desenvolvedores e consumidores, inclusive coletando dados para uso próprio.

Além disso, ainda há a denúncia de venda casada, onde a Apple e Google exigem que o processamento de todo pagamento por conteúdo digital aconteça exclusivamente por intermédio dos seus próprios processadores de pagamentos.

Agora, os próximos passos dependem da decisão da autarquia, se pretende arquivar a apresentação feita pelo advogado ou abrir uma nova investigação. Segundo o portal Terra, que tentou contato com a Apple e Google, ambas não se pronunciaram sobre o assunto.

Vale lembrar, que ambas empresas são alvos de investigações do tipo em outros países, como Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália. “Com essa denúncia, a expectativa é colaborar com uma investigação que já é tardia aqui no Brasil“, afirma.

5G deve superar o 4G em 2024, aponta GSMA; veja onde

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O 5G deve superar o 4G logo em 2024, na China, aponta relatório da GSMA. A projeção das estimativas mais próximas é que o país asiático vai dominar a internet de última geração nos próximos meses. 

5G 4G no celular

De acordo com a GSMA, a associação global de operadoras móveis, a China deve alcançar 1 bilhão de conexões de quinta geração móvel até 2025. 

Em seu relatório anual sobre o país asiático, divulgado durante um evento em Pequim no domingo (26), a GSMA prevê que as conexões 5G atingirão 1,6 bilhão em 2030, representando 88% dos dispositivos conectados na região.

A associação informou que, no final do ano passado, a China continental deteve 60% das conexões de quinta geração móvel em todo o mundo. Além disso, o número de estações compatíveis aumentou em cerca de 900 mil, totalizando mais de 2,3 milhões.

Por outro lado, prevê-se que a adoção do 4G diminua de 64%, registrado no final de 2022, para menos de 50% neste ano.

Crescimento econômico que deve haver na China com a evolução do 5G

Segundo a GSMA, a nova geração de tecnologia móvel, conhecida como 5G, pode trazer um impacto significativo para a economia da China, adicionando cerca de US$ 290 bilhões (aproximadamente R$ 1,51 trilhão) até 2030. 

Além disso, uma previsão indica que as conexões IoT celulares licenciadas podem dobrar, passando de 1,8 bilhão em 2022 para 3,6 bilhões até o final da década.

Para impulsionar essa nova tecnologia, espera-se que as principais operadoras móveis invistam em torno de US$ 291 bilhões (R$ 1,52 trilhão) entre 2023 e 2030, com grande parte desses recursos sendo destinados a projetos baseados na tecnologia 5G.

E a América Latina: qual a estimativa para o outro lado do mundo?

A GSMA divulgou um relatório sobre a América Latina, no qual destaca que a adoção do 5G deve atingir 11% da população da região até 2025, embora atualmente representa apenas 1% dos usuários móveis. 

Em contraste, o 4G continuará a crescer, passando de 59% em 2021 para 70% em 2025, em desacordo com as projeções da China. A associação enfatizou que o 5G ainda está em estágio inicial na América Latina e que 36% da população da região que vive em áreas de cobertura não utiliza conexões móveis, devido a barreiras como preço e falta de habilidades digitais. 

A GSMA enfatizou que é necessário um esforço conjunto da indústria móvel e de seus parceiros para superar essas barreiras.

Crime: marcas de smartphones mais roubados e furtados em São Paulo

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Não é nenhuma novidade que o roubo e furto de smartphones é uma das práticas mais comuns de quem anda pelas cidades brasileiras, especialmente aqueles que andam de transporte público e que ficam exposto também nos pontos de ônibus. O Monitor da Violência do G1 trouxe dados importantes sobre o crime.

Entre os fabricantes de celulares, a Samsung e a Apple são as marcas com maior número de registros de roubo e furto na cidade de São Paulo em 2022, conforme apontam dados da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo analisados pelo G1. O ranking fica da seguinte forma:

  • Samsung – 68 mil
  • Apple – 60 mil
  • Motorola – 40 mil
  • Xiaomi – 15 mil
  • Outros – 12 mil
  • LG – 3 mil

No total, foram 202 mil notificações no ano, das quais 63,5% envolvem as duas fabricantes. Em relação a localização geográfica, as duas marcas dominam em regiões distintas, enquanto que a Apple tem maior presença na zona central da cidade e em regiões de alto poder aquisitivo, a Samsung fica na parte mais periférica da cidade paulista.

Entretanto, vale ressaltar que a Samsung possui maior participação no mercado, com 40%, na região em comparação a Apple, que tem próximo a 5% de mercado. Segundo o G1, os casos ocorrem mais nos distritos policiais dos Campos Elíseos e Sé, com 11,4 mil e 10,2 mil casos, respectivamente.

Nesses dados, o Monitor da Violência também apontou que um smartphone é roubado ou furtado a cada 3 minutos. Ou seja, mais de 200 mil ocorrências na capital paulista em 2022, representando uma alta de 12% em comparação ao ano anterior, que teve 179 mil ocorrências registradas.

Entre os horários que acontecem mais esses tipos de ocorrências, o período da noite registra 31,6% dos casos, seguido por 20% dos casos em “hora incerta”. No ranking, a tarde contabiliza 18,2%, manhã com 17,7% e a madrugada com o menor índice, de 12,5% dos casos.

Banda larga fixa no Brasil chega a 45 milhões de assinantes

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A banda larga fixa no Brasil passou a marca de 45 milhões de assinantes, segundo os últimos dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Os números da entidade mostram que ainda em 2022 o serviço cresceu em clientes por todo o país. 

Banda Larga Fixa

Depois de uma primeira revisão dos dados, a agência atualizou novamente as informações sobre o segmento, elevando o número de contratos de banda larga fixa para 45,1 milhões até dezembro do ano passado. 

Embora tenha permanecido estável em janeiro, o número de acessos reportados caiu para 44,4 milhões em fevereiro. No entanto, essa queda mensal pode estar relacionada à subnotificação de acessos por parte de provedores menores, o que é comum na divulgação de informações sobre banda larga. Nos próximos meses, é provável que o número de acessos em fevereiro seja ajustado.

Dos 44,4 milhões de contratos reportados no segundo mês do ano, mais da metade (22,3 milhões) pertencem ao segmento dos provedores de pequeno porte (PPPs). Além disso, a tecnologia de fibra óptica atendia um total de 31,2 milhões de acessos.

Como ficaram as operadoras dentro desses novos números da banda larga no Brasil 

No que diz respeito à aquisição de novos clientes pelos principais grupos, destaca-se a Brisanet por ter somado 13 mil novos acessos em fevereiro, totalizando quase 34 mil novos clientes no primeiro bimestre. Atualmente, a empresa conta com 1,113 milhão de assinantes.

Em contrapartida, a Claro continua sendo a líder no mercado de banda larga, com 9,77 milhões de clientes. No segundo mês do ano, a empresa adicionou pouco mais de mil contratos, totalizando 26 mil em 2023, após quase 25 mil novos acessos registrados em janeiro.

Por sua vez, a Vivo adicionou 9 mil novos acessos em fevereiro e outros 11 mil em janeiro, totalizando cerca de 20 mil novos contratos nos dois primeiros meses do ano. A base de clientes da empresa é de 6,49 milhões.

A Oi registrou uma diminuição no número de clientes em fevereiro, resultando em uma queda líquida de 43 mil acessos e totalizando 5 milhões de assinantes. 

Até mesmo a base de clientes da fibra óptica sofreu uma redução de 4 mil. No entanto, no mês anterior, em janeiro, a base total da Oi permaneceu praticamente inalterada, enquanto a base óptica cresceu mais de 40 mil acessos. Em fevereiro, a Oi Fibra contabilizou um total de 4,27 milhões de assinantes.

Justiça do Mato Grosso condena a Vivo por propaganda enganosa

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A Justiça do Mato Grosso condenou a Telefônica Brasil (Vivo), a pagar R$ 80 mil com juros e crescimento por dano moral por causa de uma propaganda enganosa veiculada na televisão. A decisão é assinada pelo juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas.

De acordo com a ação do Ministério Público Estadual (MPE), a operadora foi condenada por propaganda enganosa, que foi veiculada no período de 16 de março a 30 de abril de 2015, onde a empresa Global Village Telecon S/A (GVT), posteriormente incorporada pela Vivo, veiculou em meio televisivo o serviço de banda larga de 15 Mega pelo valor mensal de R$ 29,90.

Entretanto, quando ia contratar o serviço, o consumidor era surpreendido com a informação de que a assinatura exigia período de fidelização, além de está condicionado a contratação de um pacote de internet e serviço de telefonia fixa.

“A publicidade desenvolvida pela ré ofertou serviço em condições de preço e fruição não condizentes com a realidade, revelando-se um instrumento de atração dos consumidores, certamente para que, após o desempenho de sua equipe no convencimento dos ‘relutantes’, quem sabe sucumbissem à aquisição em condições diversas ou então a outro qualquer que lhe fosse oferecido”, diz trecho da ação.

Segundo o juiz, as informações veiculadas na propagadas não eram claras e adequadas, tendo a empresa consignando “de forma obscura dados essenciais do produto ofertado, induzindo o consumidor ao erro”. “Ademais, além da informação da aquisição combinada não ter sido apontada de forma precisa, não foi informado com o mesmo destaque do valor de R$ 29,90, seja de forma escrita, seja de forma audiovisual, o valor que, de fato, seria pago pelo consumidor, tampouco a necessidade de fidelização, deixando de evidenciar de modo adequado as condições necessárias à fruição das vantagens ofertadas”, escreveu.

“Deste modo, infere-se que, na verdade, nos três primeiros meses o consumidor iria pagar o valor R$ 109,90, recebendo desconto apenas na internet e desde que aderisse ao compromisso de fidelidade por 12 meses, informações essas que, além de não terem ficado devidamente claras e precisas, induziram o consumidor a erro por informar de modo realçado o custo mensal de R$ 29,90”, acrescentou.

A Vivo se defendeu, alegando que “simples análise da publicidade questionada revela não só que a menção da contratação dos pacotes está direta e claramente vinculada ao preço, como demonstra que foi respeitado o tamanho de fonte proporcional, que permite sua perfeita e clara compreensão daquilo anunciado”.

Além dos R$ 80 mil, que será destinado destinados ao fundo previsto no artigo 13 da Lei de Ação Civil Pública, ou similar, caso não tenha sido criado, a Vivo também foi condenada a reparação dos danos materiais e morais aos consumido enganados pela propaganda, sendo que cada cliente deverá comprovar o prejuízo em fase de liquidação de sentença do processo.

MCom promove evento sobre conectividade e letramento digital

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A Conectividade Significativa e o Letramento Digital foram os assuntos levantados no Dia Nacional da Inclusão Digital, que foi fomentado em evento pelo Ministério das Comunicações, o MCom, nesta segunda-feira, 27, em Brasília. 

Conectividade Significativa e o Letramento Digital

Especialistas do setor de telecomunicações se encontraram no auditório do Ministério das Comunicações para discutir a pauta fundamental para o crescimento do país, em celebração ao Dia Nacional da Inclusão Digital. O evento teve como foco esses dois temas: conectividade significativa e letramento digital.

Nomes como Maximiliano Martinhão estiveram presentes na discussão sobre Conectividade Significativa e Letramento Digital 

O Secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, ressaltou a relevância de discutir a questão dentro do Ministério das Comunicações

Ele enfatizou que o letramento digital é fundamental para o processo de conectar indivíduos que ainda não estão conectados, enquanto a conectividade significativa visa não apenas ajudar aqueles que não possuem acesso à internet, mas também melhorar o acesso para aqueles que já possuem.

“O foco do letramento digital é muito importante dentro do processo de conectar aqueles que não estão conectados, e o foco da conectividade significativa é o de nos preocuparmos não só com aqueles que não tem, mas também o de melhorar de quem tem o acesso à internet”.

Em seguida, o Diretor de Inclusão Digital do MCom, Rômulo Barbosa, apresentou os programas da pasta que fornecem conectividade para aqueles que estão excluídos digitalmente, como o Wi-Fi Brasil, Norte Conectado, Digitaliza Brasil e Computadores para Inclusão.

O primeiro painel discutiu a “Conectividade Significativa” e foi moderado pelo Diretor de Investimento e Inovação, Pedro Lucas Araújo. A conversa enfatizou as mudanças e o aumento do uso da internet, que atualmente é liderado pelo celular.

O último debate foi moderado pela Diretora de Política Setorial, Nathalia Lobo, e os palestrantes convidados discutiram os avanços tecnológicos que podem ajudar a fornecer conectividade para áreas remotas que atualmente não têm acesso à internet.

“A nossa vida digital precisa ser como a nossa vida real, ter a capacidade de trabalhar, estudar, de se entreter no mundo digital e que a qualidade dessa conexão tenha todos os parâmetros técnicos necessários para que isso ocorra, então o dia de hoje é para isto”, disse o secretário de Telecomunicações.

Também estiveram presentes participando do encontro a secretária-Executiva do MCom, Sônia Faustino; o presidente da Telebras, Jarbas Valente; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; e o diretor Regional da UIT para Américas, Bruno Ramos.

TIM expande cobertura 5G em cidades de São Paulo e Rio de Janeiro

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Na semana passada, com a proposta de oferecer uma maior e melhor cobertura de telefonia móvel para seus clientes, a TIM anunciou a ativação de sua rede 5G em Guarulhos, São Bernardo, Osasco e Santo André em São Paulo (SP); e em Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo, no Rio de Janeiro (RJ).

Desde a chegada do 5G no Brasil, a operadora tem trabalhado para expandir sua cobertura e disponibilizar a rede nas cidades que foram liberadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em São Paulo, a TIM afirma ter cobertura em 85% dos bairros em cada novo municípios, contabilizando 167 bairros cobertos: 33 em Guarulhos; 41 em Osasco, 21 em São Bernardo do Campo e 72 em Santo André. Já no Rio de Janeiro, por enquanto, a TIM conta com cobertura 5G em metade dos bairros, cobrindo 27 bairros em Belford Roxo; 28 e, Duque de Caxias; 39 em Niterói; 51 em Nova Iguaçu; 64 em São Gonçalo.

Segundo a operadora, desde a chegada do 5G, já ativou mais de 4.300 antenas no país, sendo que hoje conta com mais de 1,4 mil sites no estado paulista e mais de mil no estado.

Com a tecnologia 4G, a TIM afirma cobrir todos os bairros de São Paulo, sendo a primeira operadora a atingir a marca. Na capital paulista, outros investimentos em rede, como o “Massive MIMO” e “Street Level Solution (SLS)”, com antenas camufladas em locais como pontos de ônibus e postes. Enquanto que no Rio de Janeiro, embora a operadora não tenha cobertura em todas as cidades, nas capitais a cobertura já chega a 100%.

Além da cobertura 5G nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, clientes da TIM também contam com cobertura móvel da operadora em bairros de todas as capitais, conforme a obrigação determinada pela Anatel.