17/12/2025
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Nextel é a melhor operadora do Brasil?

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Anatel divulgou que o número de reclamações da Nextel foi o que mais caiu durante o mês de fevereiro.

Como você definiria uma boa
operadora? Um bom serviço é sempre o mais desejado, porém, nem sempre
alcançado. No mês de março, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), informou que as reclamações que recebeu contra as operadoras de telefonia caíram 16,1%
no total, e a Nextel saiu na frente com uma queda de 22,2% em comparação com o
mesmo período de 2016.

Menos reclamações significam melhores serviços? Nem sempre. Veja, por exemplo,
uma comparação com a Vivo, que teve a menor queda nas reclamações. Segundo dados de acessos móveis da Anatel referentes a fevereiro de 2017, a Nextel tinha 2,627 milhões de linhas ativas contra 73,913 milhões da Vivo. Assim, o total de reclamações foi de 10,1 mil e 38,7 mil, respectivamente. Isso quer dizer que 0,03% dos clientes da Nextel se queixaram do
serviço da operadora, contra apenas 0,005% clientes da Vivo.

E o que isso tudo quer dizer? No final das contas, a melhor operadora sempre
depende de onde o consumidor mora, quais serviços usa, quais as exigências e
necessidades dele. No momento a Nextel está se esforçando para nos prestar um
serviço cada vez melhor, enquanto outras, mesmo com esforço, estão apenas
regredindo, se é que isso é possível.

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Claro vai deixar de cobrar por ligações em todos os planos pós-pagos

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Ligações locais e longa distância para qualquer operadora serão ilimitadas e sem custo.
A Claro não vai mais cobrar por chamadas de voz nos seus planos pós-pagos, inclusive as realizadas para números de operadoras diferentes. A decisão é inédita no mercado de telefonia brasileiro e é uma das mudanças impulsionadas pelo novo conceito “Tô Dentro”, lançado na semana passada pela operadora. A informação é do jornal O Globo.

“É uma mudança radical. É um marco. As ligações são ilimitadas. O cliente só vai escolher o quanto quer de internet”, afirma o diretor de marketing da Claro, Márcio Carvalho.
Ainda de acordo com Carvalho, os planos Claro Pós começarão com 5GB de internet e vão até 25GB. Franquias menores poderão ser encontradas em planos controle.



Não foi divulgado a partir de quando as novidades estarão disponíveis ao mercado.

No começo de abril, o grupo América Móvil, controlador da Claro Brasil, anunciou que Paulo César Teixeira era o novo Diretor Executivo da área de telefonia celular da Claro. Teixeira, ex-diretor geral da Vivo, deixou o mercado em alerta ao dizer que sua equipe vai “com muita energia buscar a liderança de mercado”.

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As transformações na telefonia: o que mudou de lá para cá?

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As empresas de telefonia deixaram de oferecer a principal função, que é serviço de voz, para ampliar a atuação em TV por assinatura e internet banda larga.

Recentemente as operadoras inovaram em suas promoções, oferecendo minutos entre suas concorrentes e uma maior franquia de internet móvel. Mas e você, pensou que viveria para ver essas transformações acontecendo, até poucos anos antes, inimaginável? 


Pois é, não foi só nossa tecnologia que evoluiu, mas as operadoras de telefonia deixaram de oferecer sua principal função, que é serviço de voz, para também ampliar sua atuação em TV por assinatura e internet banda larga.



Mesmo assim, o foco continua sendo as chamadas convencionais. Porém ela está perdendo força, começando pela linha fixa, que perde assinantes a cada ano. Em contrapartida, as conexões via banda larga fixa estão aumentando nos lares brasileiros.


É curioso lembrar que até um tempo atrás, não muito distante, os brasileiros tinham que esperar a instalação ser feita pela operadora, até então estatal, e pagar um valor muito elevado na época para ter direito a uma linha telefônica, e quem não tinha condições recorria a um telefone público, conhecido popularmente como “orelhão”.



Com a privatização, o mercado brasileiro ganhou novas operadoras que herdaram a infraestrutura do sistema Telebrás, e assim começaram a engatinhar. A telefonia móvel chegava aos poucos, timidamente.

Com o passar dos anos, o celular foi ganhando força, mas quem ainda reinava era o telefone fixo, e junto consigo, as altas tarifas praticadas pelas companhias, chegando a cobrar R$ 4,00/min numa ligação interurbana, fazendo o consumidor medir e cronometrar suas palavras ao falar no telefone para não pagar muito caro no fim do mês.




O mundo em constantes mudanças, começávamos a nos familiarizar com a internet, hoje tão indispensável como água e luz em nossa casa, mas que na época era uma opção a mais para se comunicar com qualquer pessoa, inclusive em outros países. 


Sabendo que essa ferramenta poderia ter um ótimo retorno financeiro, as operadoras começaram a investir e modernizar suas redes, instalando as tecnologias mais recentes, e incentivando seus clientes a experimentar e comprar aparelhos que navegassem com internet 2G/3G. Logo, os consumidores gostaram e passaram a usar celulares com essa função, mas como a franquia era pouca e cara, o método de comunicação barato e instantâneo foi o torpedo SMS.

Com uma disputa para conseguir quantidades máximas de clientes, as operadoras começaram a ficar agressivas em suas promoções, uma delas chegando a oferecer ligações, internet e torpedos ilimitados por dia, considerados uma revolução na época, o que obrigou as rivais a seguir com a mesma estratégia para não espantar seus clientes.


Sendo assim, o termo “ilimitado” passou a fazer parte do vocabulário das telefônicas em suas propagandas, e se uma delas teimasse em retroceder ou fizesse alguma “pegadinha”, era boicotada pelos clientes e “linchada” pelas concorrentes.


Se tornando um caminho sem volta, e vendo seus consumidores sendo cada vez mais exigentes, as demais operadoras aos poucos começaram a lançar promoções, mas não muito inovadoras, apenas com o objetivo de manter seus clientes nas suas bases o máximo de tempo possível. Mas isso estava perto de terminar.



O que realmente deu uma reviravolta nas promoções das teles foi o avanço da internet e o surgimento de aplicativos instantâneos como Skype, WhatsApp, entre outros, que eram desconhecidos e restritos, mas que ganharam expansão junto com a internet. 


Celulares comuns foram deixados de lado e deram lugar aos smarthphones, que além de carregar funções semelhantes a um computador, foram incorporados rapidamente na vida das pessoas, e assim, vários apps foram lançados, utilizando a rede das operadoras para enviar mensagens, fazer ligações e chamadas de vídeo.

A evolução dos smartphones fez as receitas de voz e SMS caírem drasticamente durante os anos. Preocupadas, as telefônicas tentaram achar alternativas para barrar essa queda, até uma delas declarou “guerra” a esses aplicativos, mas como percebeu que iria perder a razão, acabou tendo que se conformar e seguir o exemplo de suas rivais, cada uma com promoções semelhantes à outra.

Não restando opções, e seguindo o modelo utilizado em outros países – com a ajuda do governo -, as operadoras se renderam e passaram a oferecer minutos para qualquer celular e fixo do Brasil, o que era sonho de muitos brasileiros.


Recentemente, também vem aumentando as franquias de internet, além de oferecer torpedos e ligações ilimitadas on-net, ofertas essas já estabelecidas por todas as companhias. Com isso, quem ganha novamente é o consumidor, com mais opções e poder de escolha.

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TIM Geek – o novo serviço para a galera Nerd

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Assinante do serviço terá acesso exclusivo a programas, artigos, listas, livros e matérias do site de cultura pop Omelete.

Novidade para os Nerds: a operadora TIM anunciou o “TIM Geek”, seu mais novo serviço para aproximar a galera que ama filmes, séries, HQs e games.



O serviço é ideal para aqueles que querem entretenimento, que não perdem um filme no cinema ou aquela série preferida, além de músicas, quadrinhos e temas diversos que esse universo oferece. Para garantir a qualidade do conteúdo, a curadoria responsável pelo aplicativo fica por conta do pessoal do canal Omelete.



Além de tudo isso, o assinante do serviço terá acesso exclusivo a programas, artigos, listas, livros e matérias do Omelete, podendo opinar e comentar, tudo em um só lugar.
Para assinar o serviço é preciso ser cliente TIM e enviar um SMS com a palavra “GEEK” para o número 4288. Como todo serviço da operadora, o usuário terá 7 dias de acesso totalmente gratuito para poder testar o serviço e, logo após o 7º dia, o serviço será tarifado no valor de R$ 3,99 por semana.

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Presidente da Venezuela acusa dona da Vivo de aplicar golpe contra ele

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Nicolás Maduro ordenou a abertura de uma investigação imediata contra a empresa Telefónica.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou que a companhia espanhola Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, está sendo paga por políticos opositores para tentar derruba-lo do governo. De acordo com Maduro, a operadora de celular Movistar enviou mensagens de texto para os clientes convocando-os para os protestos antigoverno que começaram na última quarta-feira (19) no país.


“A cada duas horas a empresa Movistar envia milhões de mensagens via telefone e internet”, afirmou o socialista. “Assinei denúncia e pedi uma investigação, porque [a operadora] se juntou para uma convocatória golpista contra o país. Não é a sua função. A Movistar deve saber, não é sua função”, bradou o político em discurso transmitido em rede nacional de rádio e televisão.
 
Assista ao vídeo:
 


A Movistar Venezuela foi criada em 2005, depois que a Telefónica comprou a operação da mexicana Telcel no país. Atualmente a operadora detém na Venezuela e nos países da América Central (Guatemala, Panamá, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica) um total de 22,6 milhões de clientes na telefonia móvel, 1,2 milhão na telefonia fixa, 478,1 mil na TV por assinatura e 13,7 mil de internet banda larga.
 
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Aprenda como descartar corretamente baterias e celulares

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Você sabia que o descarte incorreto de baterias e celulares em lixo comum é prejudicial à saúde e ao meio ambiente?



O descarte incorreto de baterias
e celulares em lixo comum é prejudicial à saúde
e ao meio ambiente. Esses equipamentos possuem materiais que
não podem entrar em contato com o meio
ambiente e causam risco à saúde humana. Saiba abaixo como devem ser descartados.

Os telefones móveis ou fixos que contenham composições químicas prejudiciais
à saúde devem ser entregues aos estabelecimentos que os comercializam ou à
rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias.

As baterias de celulares que contenham composições químicas prejudiciais
à saúde e ao meio ambiente devem ser entregues ao fabricante, importador ou distribuidor da bateria.

Lojas, revendas e agentes autorizados das operadoras podem terpostos de coleta para celulares antigos e baterias. Entre em contato
com a sua operadora para saber onde fica o mais perto de você.

Também é possível conferir se onde você mora existem iniciativas pararecolher lixo eletrônico. Em algumas cidades, é possível entregar o lixo
eletrônico em postos de coleta localizados em supermercados, órgãos
públicos e até restaurantes.

Aparelhos eletrônicos e suas baterias podem conter chumbo,
cádmio, mercúrio e seus compostos. O reaproveitamento desse material deve ser processado de forma
tecnicamente segura e adequada, evitando riscos à saúde humana
e ao meio ambiente.

Com informações de Anatel.

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Está chegando SKY Play, serviço de filmes da Sky

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Serviço chega em dois meses e também estará disponível para clientes Sky Pré-Pago.

A operadora de televisão por assinatura Sky está preparando a
chegada do aplicativo “Sky Play“, serviço de vídeo on-demand. A novidade foi revelada pelo
vice-presidente de marketing e programação da empresa, Agricio Silva Neto, durante
participação no evento NexTV Series, realizado em São Paulo.
O Sky Play será lançado em dois
meses, com 5 mil atrações. Adotando o conceito multi-tela, vai exibir a
programação de canais lineares do line-up, permitindo que o cliente assista a
Sky fora de casa: no notebook, tablet ou smartphone.

Ainda de acordo com Neto, o público usuário do “Sky Pré-Pago” também
vai poder logar no app. “Os últimos três anos de recessão econômica
fizeram com que todos nós revíssemos nosso consumo. O pré-pago, que a gente
sempre achou que seria algo dedicado apenas à classe baixa, hoje atinge muita
gente, é usado também por quem tem uma segunda casa”, garantiu.

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Grupo Oi tem falência decretada na Holanda

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Operadora garante que decisão não afeta o processo de recuperação judicial que está em andamento no Brasil.

A Corte de Apelação da Holanda decidiu, nesta quarta-feira (19), decretar a falência de duas empresas do grupo brasileiro de telecomunicações Oi, Oi Brasil Holdings Coöperatief UA e Portugal Telecom International Finance B.V.
Em dezembro do ano passado, os credores das empresas no país haviam solicitado a falência das subsidiárias, mas a Justiça local havia recusado o pedido. Os solicitantes recorreram da decisão e dessa vez tiveram as reivindicações atendidas.
Por meio de comunicado ao mercado e aos acionistas em geral, o Grupo Oi informa que a decisão não interfere em absolutamente nada no processo de recuperação judicial das empresas que tramita no Brasil e que segue negociando com os credores. “Estas decisões de hoje da Corte de Apelação Holandesa estão restritas à jurisdição e lei holandesas, não são definitivas e serão objeto de recurso por parte da Oi Brasil Holdings e PTIF perante a Suprema Corte Holandesa”, afirma a empresa.
No momento da publicação desta reportagem (próximo às 13h), as ações preferenciais da Oi apresentavam queda de 4,27% e eram cotadas R$ 3,59. As ações ordinárias estavam sendo vendidas por R$ 4,43, queda de 4,73%.
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Canais de atendimento da TIM enfrentam problemas

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Clientes da TIM não estão conseguindo comprar pacotes de internet, recarregar o celular e nem ser atendidos na central de atendimento da empresa.



Os clientes TIM estão enfrentando uma quinta-feira (20) de problemas. A central de atendimento TIM (*144 e 1056), site tim.com.br, sistema de lojas, aplicativo Meu TIM, aplicativo TIM beta, canal de atendimento via USSD (*144#), serviço de compra de recarga, consulta de saldo e aquisição de pacotes de internet e voz estão indisponíveis.


Site da TIM apresenta tela de erro ao ser acessado.

Atendimento dos canais USSD
também estão indisponíveis.

Ao entrar em contato com o SAC da operadora, uma mensagem informa que os sistemas da TIM estão em manutenção. A gravação, no entanto, não estabelece prazo para retorno.




O site caiutudo.com, que monitora a queda dos serviços das principais empresas de comunicação e tecnologia, ligou o alerta vermelho para a TIM. Desde às 8h da manhã, o site já recebeu mais de 2 mil relatos de problemas com a empresa de telefonia.



[ATUALIZADO – 20/04 16H20]:

Por meio de nota, a TIM confirmou a falha e afirma estar trabalhando no restabelecimento dos serviços ainda hoje.


“A TIM informa que seus sistemas de lojas, site e call center apresentam instabilidade nesta quinta-feira, 20. A operadora está trabalhando para o restabelecimento dos serviços e espera normalizar os sistemas ainda hoje”.

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TIM suspende adesão ao TIM Pré Facebook

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Empresa informou ao Minha Operadora que pacote de internet nunca foi lançado oficialmente.

Desde o começo desta semana, o pacote “TIM Pré Facebook“, que oferecia 15GB de internet para usar de madrugada (entre 0h e 8h) e acesso ao Facebook grátis, sem descontar da franquia, sumiu dos canais de atendimento da TIM.

No dia 11 de abril, o Minha Operadora noticiou com exclusividade que a TIM estava oferecendo o benefício. Vários clientes relataram que haviam conseguido comprar o pacote e estavam utilizando normalmente.

Por telefone, a assessoria de imprensa da TIM informou ao Minha Operadora que o TIM Pré Facebook não havia sido lançado oficialmente, e fez parte apenas de um teste realizado pela equipe técnica da empresa. Por isso, nenhum regulamento foi divulgado. Ainda segundo a TIM, não existe prazo para o lançamento oficial da oferta.

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