A Starlink, empresa de serviço de internet via satélite do bilionário Elon Musk, se tornou, oficialmente, a maior operadora do mercado em número de clientes no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) relativos ao mês de maio, a companhia lançou o maior número de clientes direto no Brasil, atingindo 200 mil acessos ativos.
Entre abril e maio, a empresa ganhou 38 mil novos clientes, superando a rival HughesNet, que conta com 179 mil acessos ativos, após registrar uma leve queda no mesmo intervalo, uma vez que em abril registrou 180 mil clientes ativos. No comparativo anual, a queda é ainda maior, pois a empresa tinha 195 mil usuários. Já a Starlink, na época, tinha apenas 57 mil assinaturas, ainda conforme dados da Anatel.
Com esses números, a Starlink passa a corresponder 42,5% do mercado de banda larga via satélite, enquanto que a HughesNet corresponde a 38,1% de participação.
Nesse cenário, a situação da Telebras tem um cenário negativo, perdendo 7 mil acessos e fechando o mês de maio com 20 mil clientes. No mesmo período, a Claro ficou com 19 mil acessos, já que perdeu pouco mais de mil em relação à abril.
No total, o resultado do Brasil para maio deste ano foi de 471 mil assinaturas de internet via satélite, registrando uma alta de 29%. No mesmo mês de 2023, eram 364 mil assinaturas. Desse número, cerca de 70 mil (14,8%) estão concentrados em Minas Gerais, em seguida vem São Paulo com 51 mil acessos (10,8%). Os estados da região Norte: Pará e Amazonas aparecem com 40 mil e 32 mil assinaturas ativos, respectivamente.
Destacando a Starlink, o maior número de clientes da empresa também está no estado de Minas Gerais, com 23,3 mil acessos em maio de 2024. Em seguida o Amazonas, que já deteve a maior quantidade de assinantes, mas agora ocupa a segunda posição com 23,1 acessos. São Paulo fica em terceiro lugar (22 mil), seguido por Pará (21 mil) e Mato Grosso (18 mil).
Os smartphones modernos possuem uma série de ferramentas para a segurança dos usuários, as quais têm como objetivo proteger dados e informações contidas nos aparelhos. Seja por razões de perda ou roubo, o ideal é que, caso outros encontrem o seu dispositivo, eles não possam acessar o que tem ali.
Os problemas surgem quando esses mesmos recursos acabam sendo utilizados em um contexto onde o próprio usuário é quem está tentando acessar o dispositivo móvel. Não é incomum que senhas sejam esquecidas ou que problemas técnicos e erros humanos causem sua perda, o que traz muitos desafios.
Em alguns casos a recuperação é simples e pede somente o acesso a outra plataforma, dispositivo ou conta; mas há também as situações em que a única alternativa é recorrer a recursos externos, entre apps para smartphones e softwares para computadores. É exatamente sobre isso que vamos explicar!
Durante esse texto vamos falar das múltiplas razões pelas quais um celular pode ser bloqueado, como você pode resolver o programa usando um software chamado Wondershare Dr.Fone e quais outros recursos são úteis para lidar com questões técnicas envolvendo os smartphones, sem ter experiência.
O que causa o bloqueio do celular?
“Celular bloqueado” é um termo genérico que pode significar um bocado de coisas diferentes. Você perdeu o código de desbloqueio da tela inicial? Não consegue acessar uma conta porque se esqueceu da senha? Tentou digitar o password incorretamente muitas vezes e agora não pode tentar de novo?
Como deu para perceber, as razões são variadas. O mais comum é que esse tipo de problema seja a consequência de erro humano, quando simplesmente nos esquecemos do código. Por outro lado, há a possibilidade de problemas técnicos, quando a falta de acesso não é “culpa” do usuário do aparelho.
O Wondershare Dr.Fone, programa que vamos usar para resolver esse problema no tutorial a seguir, é capaz de auxiliar com os seguintes tipos: bloqueio da tela inicial do Android ou do iOS, ativação do iCloud, ID Apple, FRP do Google, MDM do iOS, cartão SIM bloqueado e o bloqueio por tempo de uso.
É interessante mencionar que nem sempre o bloqueio pede a utilização de ferramentas externas: em alguns casos, é perfeitamente possível recuperar o acesso sem recorrer a recursos similares. Apesar disso, ter essa alternativa segura à sua disposição poupa o estresse e não pede experiências prévias.
Como resolver problema de tela desbloqueada com o Wondershare Dr.Fone em 6 passos
Levando em conta a multiplicidade de razões pelas quais a tela do smartphone pode ser bloqueada, o Wondershare Dr.Fone traz mais de um recurso para recuperar o acesso do usuário. Durante o tutorial abaixo nós vamos abordar o problema em suas nuances, a fim de abranger todos os perfis de usuários.
Para seguir o passo a passo, você irá precisar de acesso a um computador com internet e ter o celular bloqueado em mãos. O Wondershare Dr.Fone é pago, o que significa que o desbloqueio pede uma assinatura, mas é perfeitamente possível conferir as ferramentas disponibilizadas de forma gratuita.
1 – Saiba a razão para o bloqueio do seu celular
Em tópicos anteriores nós explicamos sobre as variadas razões para o bloqueio de um celular, e elas vão ter papel fundamental aqui: dependendo da sua situação, um recurso diferente vai ser utilizado. Alguns dos bloqueios pedem a senha anterior para serem removidos, enquanto outros são mais livres.
O Wondershare Dr.Fone é compatível com todas as principais marcas e modelos de dispositivos que usam o Android, assim como o iOS, do iPhone, o que significa que as chances são altas de que possa auxiliar com a sua situação. Tendo tudo isso em mente, podemos seguir para as etapas subsequentes.
2 – Baixe e instale o Wondershare Dr.Fone
O segundo passo consiste, na verdade, em dois: o download e a instalação do software. O primeiro é o mais simples, bastando que acesse o site oficial e clique no botão “teste grátis”. Isso fará com que o instalador do serviço apareça na pasta “downloads” do seu navegador. Encontre-o e clique duas vezes.
A instalação pede somente que você siga os passos indicados na janela e aguarde entre uns segundos e minutos até o processo ser concluído. Ao fim, um ícone do Wondershare Dr.Fone será criado na área de trabalho, o que poderá usar para acessar os recursos. Você também pode abri-lo automaticamente.
3 – Conecte o smartphone ao computador
O terceiro passo pode ser realizado antes do segundo, caso deseje, mas antes de tudo o que vem a seguir, já que, sem a conexão do smartphone ao computador, o Wondershare Dr.Fone não é capaz de desbloquear o celular. Essa conexão entre dispositivos é feita usando um cabo USB e a entrada no PC.
Ao conectar o dispositivo móvel, será necessário autorizar a conexão, o que pode fazer se tiver acesso. Caso não consiga, você deverá desligar o aparelho e colocá-lo no “modo download”, pressionando e segurando o botão volume, home e power simultaneamente. Em seguida, aperte o botão + do volume.
4 – Escolha uma das ferramentas de desbloqueio de tela
Ao abrir o Wondershare Dr.Fone, você perceberá que há mais de uma opção para desbloqueio de tela, tanto na parte inferior da janela quanto na coluna do lado esquerdo. A escolha aqui depende do tipo de problema que está enfrentando, aquele assunto sobre o qual nós falamos durante a primeira etapa.
Para fins desse tutorial, nós vamos seguir considerando que você está com a tela bloqueada de um Android, mas os passos são similares para o iOS e outros tipos de bloqueios, tudo bem? Dito isso, vá até “desbloquear tela”, em seguida clique em “Android” e então em “desbloquear a tela do Android”.
Imagem do Wondershare Dr.Fone
5 – Siga as etapas seguintes indicadas na janela
Seguindo do passo anterior, vamos assumir que o seu problema é em desbloquear Samsung, então você deve escolher a marca dentre a listagem. A partir desse ponto será necessário que realize uma assinatura do Wondershare Dr.Fone ou conecte-se a uma conta que já possui, inserindo os seus dados.
Feito o cadastro, o processo de desbloqueio do celular começará, assumindo que tenha escolhido as opções corretas para o seu problema. Caso tenha tropeços pelo caminho, o mais indicado é fechar o programa e selecionar outra alternativa, sempre prestando atenção nas descrições de cada uma delas.
E é só isso! No geral o processo de desbloqueio leva somente alguns segundos, mas pode se estender para minutos, dependendo da velocidade do seu computador. Nesse meio tempo, você pode executar outras tarefas e utilizar o PC, desde que não interrompa o desbloqueio e não feche a janela do serviço.
Quais são as outras ferramentas do Wondershare Dr.Fone?
Nem todos que buscam o Wondershare Dr.Fone para desbloquear o celular sabem, mas o programa é capaz de realizar outras tarefas, úteis aos principais problemas com smartphones. Tratando-se de um serviço pago por assinatura, todos os recursos estão disponíveis aos usuários que adquirem o serviço.
A localização virtual merece destaque, sendo um recurso muito utilizado para que os usuários acessem conteúdos não disponíveis em sua localização geográfica, como monstrinhos exclusivos no game para celulares “Pokémon Go”. E isso sem mencionar benefícios à segurança dos usuários dos smartphones.
Outras dentre as funcionalidades interessantes do Wondershare Dr.Fone são: reparação do sistema, recuperação de dados, eliminação de dados, transferência de celular, transferência do WhatsApp, gerenciamento de senha e muito mais. Todas elas são executadas de maneira simples e em minutos.
Os recursos do programa podem ser utilizados em conjunto ou como alternativa ao desbloqueio de tela. Após desbloquear o celular, por exemplo, você pode transferir ou eliminar alguns dos dados. Graças a essa interação, o Wondershare Dr.Fone serve como um serviço versátil para quem o busca.
Resolvido o problema de bloqueio do celular, o próximo passo deve ser garantir que isso não voltará a atormentá-lo no futuro. Certifique-se de que todas as suas senhas de acesso estejam seguras e que consiga acessá-las caso se esqueça de um código. Quanto menos chateações tiver no futuro, melhor.
Apesar disso, vale sempre se recordar que o Wondershare Dr.Fone está aí para auxiliá-lo, caso algo de errado aconteça. Por mais cuidadoso que um usuário seja, alguns problemas técnicos são inevitáveis. Isso sem falar nos erros humanos, aos quais todos nós estamos suscetíveis e não devem nos estressar.
Segundo a Conexis, a tributação desses encargos é inconstitucional e aumentaria a carga tributária, que já é uma das mais altas do mundo.
O presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari, além de outros pontos enfatizou a importância de não aumentar a carga de impostos, que atualmente é de 25,4% mais 3,9 pontos percentuais de fundos setoriais, a terceira maior entre os 15 países com o maior número de celulares.
“Para o setor, o mais importante e ponto essencial é que não haja um aumento da carga de impostos atual, que já é uma das mais altas do mundo. Hoje, nossa carga tributária é de 25,4% mais 3.9p.p de fundos setoriais, a terceira maior entre os 15 países com o maior número de celulares, estamos atrás apenas do Paquistão e Bangladesh. Precisamos revisitar a tributação do setor para garantir que a conectividade chegue a todos, incluindo a população mais pobre”.
Para evitar o aumento de impostos no setor de telecomunicações, o setor propõe:
Limitar a vedação do creditamento das operações de uso e consumo pessoal: Ajustar para que a vedação atinja apenas bens e serviços supérfluos.
Absorver as taxas de contribuições ao Fistel, Fust, Funttel, CRFP e Condecine pela alíquota de CBS: Esses valores oneram as operadoras e devem ser incorporados na alíquota da CBS.
Implementar cashback de 50% para CBS e 20% para IBS nos serviços de telecomunicação: Considerando a essencialidade dos serviços de telefonia e conectividade, semelhante ao tratamento dado à energia elétrica, água, esgoto e gás natural.
Melhor definição dos serviços de comunicação por transmissão física: Alterar a redação para garantir segurança jurídica.
Excluir juros, multas e encargos da base de cálculo do IVA-dual: Evitar o aumento da carga fiscal e respeitar a premissa da desoneração dos setores essenciais.
Melhorar a definição dos serviços de comunicação por transmissão física: Ajustar a redação do dispositivo para garantir segurança jurídica ao contribuinte.
A Americanas, buscando se recuperar de sua maior crise, decidiu unificar suas principais marcas de e-commerce. A partir de hoje, os sites e aplicativos da Shoptime e da Submarino, adquiridos pelo grupo, serão integrados sob a marca Americanas, eliminando as outras duas.
A Shoptime, parte do grupo desde 2005, foi a pioneira em “home shopping” na América Latina, vendendo produtos pela TV antes da internet. A Submarino, fundada em 1999, fundiu-se com a Americanas em 2006.
Em maio, equipes da Americanas responsáveis pela manutenção das plataformas online foram informadas parcialmente sobre a unificação, que inclui o encerramento das operações da Shoptime e Submarino, com transferência de seus conteúdos para a Americanas. No entanto, a comunicação completa aos funcionários e ao mercado ainda não foi realizada.
Vale ressaltar que o nome da Americanas está em destaque nos últimos dias pois recentemente, houve uma operação contra o ex-CEO Miguel Gutierrez e a ex-diretora Anna Saicali, ambos acusados de fraudes financeiras.
A notícia da unificação online foi adiantada pelo Jornal O Globo, mas posteriormente, foi confirmada pela Americanas. E nos sites do Submarino e Shoptime já se encontra a novidade anunciada:
Em comunicado, a empresa explicou que a “integração” tem como objetivo principal “fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas”. Isso significa que a empresa está concentrando seus esforços em melhorar e expandir sua presença online sob a marca Americanas, visando um crescimento mais sólido nesse segmento.
A nota também destacou que essa decisão foi tomada em alinhamento com a nova estratégia de negócios da companhia. Essa estratégia busca tornar as operações da empresa mais ágeis, lucrativas e eficientes. Em outras palavras, a Americanas está implementando mudanças para operar de maneira mais rápida e econômica, otimizando seus processos internos para maximizar os lucros.
Além disso, a empresa enfatizou que essas mudanças têm como objetivo proporcionar uma “experiência de compra ainda mais completa” para os consumidores. Isso pode incluir melhorias nos serviços oferecidos, na navegação do site, no atendimento ao cliente, entre outros aspectos que contribuam para uma experiência de compra mais satisfatória e abrangente.
Por fim, a nota menciona que essa alteração “acelera seu plano de transformação e foco”. Ou seja, a Americanas está intensificando seus esforços para se transformar e focar em suas prioridades estratégicas, acelerando a implementação dessas mudanças para alcançar seus objetivos mais rapidamente.
A Netflix está removendo o plano mais barato sem anúncios, iniciando esse processo com os assinantes do Reino Unido e do Canadá. De acordo com postagens nas redes sociais, os usuários desses países terão que escolher outro plano ainda neste mês para continuar acessando o serviço de streaming.
A decisão de descontinuar essa opção visa incentivar a migração para planos com anúncios ou para opções mais caras, possivelmente como parte de uma estratégia para aumentar a receita ou equilibrar custos operacionais. Essa mudança pode impactar muitos assinantes que preferem um serviço mais acessível sem interrupções comerciais.
Após essa data, os assinantes deverão migrar para um novo plano para continuar tendo acesso ao conteúdo da plataforma. Entre as opções disponíveis, o plano com anúncios é o mais econômico, custando US$ 6,99 por mês, equivalente a R$ 20,90 no Brasil.
Até o momento, os usuários que receberam essa notificação estão localizados no Canadá e no Reino Unido. Além disso, a página de preços da Netflix nesses países já informa que o “plano básico foi descontinuado”, confirmando que essa mudança já está em vigor nessas regiões.
É importante mencionar também que em janeiro, a empresa anunciou uma mudança significativa: a eliminação gradual do plano mais básico sem propagandas. Esse processo de transição começou no segundo trimestre deste ano. No entanto, ainda não está claro quando essa mudança será implementada em outros mercados globais.
Por exemplo, a Netflix ainda não especificou quando planeja descontinuar o plano básico para os assinantes atuais nos Estados Unidos. A expectativa é que mais informações sejam divulgadas em breve, à medida que a empresa continua a ajustar suas ofertas de serviços de acordo com a nova estratégia.
Sobre o Brasil, até o momento, a Netflix não divulgou nada oficial que mencione essa mudança para os lados de cá.
Precisa de recarga de créditos mas não tem como pagar agora? Claro, Vivo e TIM tem opções de “Adiantamento de Recarga” que podem ajudar você em um momento de maior urgência ou necessidade de comunicação. Veja abaixo como solicitar o serviço em cada uma dessas operadoras.
Vale ressaltar que essa possibilidade crédito adiantado só pode ser solicitada por quem é cliente da companhia e se encontra sem saldo para realizar alguma comunicação como ligação, envio de mensagem ou conexão com internet, por meio do plano pré-pago.
Claro – SOS Recarga
Os clientes pré-pago da Claro tem acesso ao “SOS Recarga” e ele pode ser contratado de duas maneiras: pelo Aplicativo SOS Recarga ou discando *544# normalmente pelo aparelho celular.
Independentemente da forma escolhida (se por aplicativo ou ligação), assim que tentar acionar ela vai indicar se seu número está apto ou não para solicitação do empréstimo de recarga.
Seguindo as mesmas base de regras que foram mencionadas anteriormente no tópico sobre a Claro, a Vivo oferece como empréstimo de recarga o serviço por nome de “Crédito Antecipado”.
Essa solicitação do cliente pré-pago da Vivo pode ser feita também pelo aplicativo da companhia e por SMS por meio do número 8013 com o envio da palavra “CREDITO”
Como funciona a contratação?
Ao contrário da Claro que oferece cinco opções de “SOS Recarga”, a Vivo tem diversas alternativas de valores para o “Crédito Antecipado” que variam entre R$ 1 até R$ 20,00. De igual forma a taxa também tem uma variação que vai de acordo com o valor solicitado.
Valor do Crédito
Valor da Taxa
R$ 1,00
R$ 0,39
R$ 1,49
R$ 0,59
R$ 1,99
R$ 0,79
R$ 2,00
R$ 0,79
R$ 2,49
R$ 0,99
R$ 2,50
R$ 0,99
R$ 2,99
R$ 1,19
R$ 3,00
R$ 1,29
R$ 3,19
R$ 1,29
R$ 3,49
R$ 1,39
R$ 3,90
R$ 1,49
R$ 3,99
R$ 1,59
R$ 4,00
R$ 1,59
R$ 4,30
R$ 1,69
R$ 4,49
R$ 1,79
R$ 4,50
R$ 1,79
R$ 4,90
R$ 1,89
R$ 4,99
R$ 1,99
R$ 5,00
R$ 1,99
R$ 5,49
R$ 2,19
R$ 5,50
R$ 2,19
R$ 5,90
R$ 2,29
R$ 5,99
R$ 2,39
R$ 6,00
R$ 2,39
R$ 6,49
R$ 2,59
R$ 6,99
R$ 2,79
R$ 7,00
R$ 2,79
R$ 7,49
R$ 2,99
R$ 7,99
R$ 3,19
R$ 8,00
R$ 3,19
R$ 8,49
R$ 3,39
R$ 8,99
R$ 3,59
R$ 9,00
R$ 3,59
R$ 9,49
R$ 3,79
R$ 9,99
R$ 3,99
R$ 10,00
R$ 3,99
R$ 10,49
R$ 4,49
R$ 10,99
R$ 4,39
R$ 11,00
R$ 4,39
R$ 11,49
R$ 4,59
R$ 11,99
R$ 4,79
R$ 12,00
R$ 4,79
R$ 12,49
R$ 4,99
R$ 12,99
R$ 5,19
R$ 13,00
R$ 5,19
R$ 13,49
R$ 5,39
R$ 13,99
R$ 5,59
R$ 14,00
R$ 5,59
R$ 14,49
R$ 5,79
R$ 14,99
R$ 5,99
R$ 15,00
R$ 5,99
R$ 15,49
R$ 5,99
R$ 15,99
R$ 5,99
R$ 16,00
R$ 5,99
R$ 16,49
R$ 5,99
R$ 16,99
R$ 5,99
R$ 17,00
R$ 5,99
R$ 17,49
R$ 5,99
R$ 17,99
R$ 5,99
R$ 18,00
R$ 5,99
R$ 18,49
R$ 5,99
R$ 18,99
R$ 5,99
R$ 19,00
R$ 5,99
R$ 19,49
R$ 5,99
R$ 19,99
R$ 5,99
R$ 20,00
R$ 5,99
E no caso da Vivo a validade dos créditos emprestados não é de acordo com o valor, mas todos tem um prazo de 30 dias. Para mais informações, consulte aqui.
TIM – Crédito Emprestado
Por fim, a TIM oferece o “Crédito Emprestado”, que assim como as concorrentes, pode ser solicitado por meio do aplicativo ou através de ligação para o número *144#. E também nesta operadora todos os clientes estão sujeitos à aprovação de crédito.
Taxas e validade
No caso da TIM não é cobrado um valor fixo de taxa de acordo com crédito solicitado, mas será cobrada uma taxa no valor de 40% do valor total do Crédito Especial concedido pela utilização do serviço, que será descontada da recarga junto com o valor do Crédito Especial contratado.
Para todas as operadoras mencionadas neste momento de solicitação e utilização não será cobrado nada, mas você ficará em débito. Na próxima recarga o valor será automaticamente cobrado e até que essa conta seja paga não será possível solicitar uma nova recarga de socorro.
Mas, o socorro está sempre disponível desde que não haja débito relacionado a esse serviço de empréstimo.
Por fim, é importante acrescentar que todas as companhias também permitem que o crédito seja pedido por meio do site da companhia ou do WhatsApp de atendimento ao cliente. Basta entrar em contato diretamente com cada uma das operadoras.
A Meta deve enviar à ANPD, em cinco dias úteis, uma nova política de dados e documentação que comprove o cumprimento da ordem, além de uma declaração assinada por um representante autorizado. Caso não cumpra, a empresa enfrentará uma multa diária de R$ 50 mil.
No voto nº 11/2024/DIR-MW/CD, aprovado pelo Conselho Diretor em circuito deliberativo, as razões para a suspensão foram: uso inadequado de hipótese legal para tratamento de dados pessoais; falta de informações claras sobre a política de privacidade e tratamento de dados; limitações ao exercício dos direitos dos titulares; e tratamento inadequado de dados de crianças e adolescentes.
A ANPD concluiu que a empresa não forneceu informações suficientes sobre as consequências do tratamento de dados para o desenvolvimento de IA generativa. Além disso, os usuários enfrentaram obstáculos injustificados para acessar informações e exercer seus direitos de oposição ao tratamento de dados pessoais.
A ANPD também considerou inadequada a justificativa da empresa para o tratamento de dados pessoais com base no legítimo interesse, pois essa hipótese não é válida para dados sensíveis. É necessário considerar as expectativas legítimas dos titulares e os princípios da finalidade e necessidade. A ANPD destacou que os dados nas plataformas da Meta são geralmente compartilhados para interações pessoais e não para treinar sistemas de IA, especialmente os dados compartilhados muitos anos atrás.
Por fim, analisou-se que os dados pessoais de crianças e adolescentes, como fotos, vídeos e postagens, foram usados para treinar os sistemas de IA da Meta sem garantias de proteção conforme exigido pela LGPD.
O IDEC também opinou sobre o assunto
O Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec) pediu à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que investiguem e suspendam as mudanças na Política de Privacidade da Meta sobre o uso de conteúdo de usuários para treinar sua inteligência artificial. O Idec quer que essa prática seja proibida até que os termos estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A política da Meta afirma que usa uma combinação de fontes para treinar suas IAs, incluindo informações públicas online e dados licenciados. A empresa também utiliza dados compartilhados em seus produtos e serviços, como publicações, fotos e legendas, mas exclui mensagens privadas.
Quando a Meta coleta informações públicas ou licencia dados, pode incluir informações pessoais, como nomes e contatos de autores de blogs. Esta política foi atualizada em 26 de junho.
O Idec destaca que na Europa essas mudanças foram suspensas pela autoridade irlandesa de proteção de dados, mas continuam em vigor no Brasil.
Com previsão para ser lançado oficialmente no segundo semestre de 2024, o +SBT, serviço de streaming do SBT, promete trazer novidades para os telespectadores, com o compromisso de democratizar o entretenimento audiovisual. Além de reunir um acervo de conteúdos da emissora, a plataforma também promete produções inéditas.
Fotos: Divulgação/SBT
O serviço de IPTV será totalmente gratuito e vai oferecer entretenimento e informação, 24 horas por dia. O +SBT, além de programas consagrados do SBT, terá um catálogo variado on demand, canais FAST e acesso à programação ao vivo da emissora.
O projeto é comandado pelas executivas Carolina Gazal (diretora geral do digital e da plataforma) e Daniela Beyrute (vice-diretora), que já garantiram costa de anunciantes, e conta com o slogan “É STREAMING. É TV. É GRÁTIS”.
A diretora comercial do SBT, Luciana Valerio, afirma que o novo streaming representa uma iniciativa inovadora de atrair uma vasta audiência em comparação com as plataformas pagas. “Lançamos cinco cotas iguais, com o mesmo valor, e concluímos todas as vendas. As marcas reconheceram a oportunidade de se destacarem como parceiras neste projeto tão especial do SBT”, disse.
De acordo com a emissora, a plataforma já está em fase de testes para usuários selecionados de Android. Nesta segunda-feira (1º), ficou disponível a versão para teste do aplicativo para usuários de iPhone, iPad ou Mac. Aqueles interessados em testar o app, basta instalar o Test Flight no celular, abrir o link e iniciar os testes ao clicar no ícone +SBT.
Conteúdos +SBT
Enquanto não lança oficialmente, nas redes sociais, o +SBT tem publicado detalhes sobre o funcionamento da plataforma e destacando os conteúdos que farão parte da programação, que vão desde a transmissão ao vivo a opções de canais próprios, como +Silvio Santos, +Humor, +Saudade, +Pop, +Criança e o +Novelas. O streaming também promete acesso aos programas da emissora, como o “The Noite”.
Em postagem mais recente no Instagram, o +SBT anunciou que seu serviço contará com uma versão do Sítio Sítio do Picapau Amarelo, baseada na obra de Monteiro Lobato.
A TIM divulgou que está expandindo seu serviço de banda larga residencial, a TIM UltraFibra, para 51 novas cidades nos estados de de Bahia, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Nesta segunda-feira (1º), para anunciar essas novidades, a operadora lançou uma nova campanha protagonizada por Marcos Mion.
O filme de 30 segundos, criado pela BETC Havas, o apresentador e embaixador da marca destaca os benefícios do serviço da TIM, a simplicidade dos planos, a liberdade de escolha pelo consumidor e as altas velocidades já consagradas no mercado.
“Queríamos algo que fosse divertido, autêntico e que tangibilizasse os benefícios de ter uma casa “ultra” conectada, além de ressaltar a simplicidade, a liberdade e a velocidade do novo portfólio”, afirma Camila Ribeiro, diretora de advertising e brand management da TIM.
Nas novas localidades, a TIM UltraFibra contempla uma cobertura de mais de 1 milhão de domicílios via fibra óptica (tecnologia FTTH), que proporciona uma conexão direta de ponta a ponta, desde o servidor até a casa do cliente. Os planos da operadora vão de 500 Mega até 2 Giga a partir de R$ 99,99, e incluem uma gama de conteúdos embarcados, como séries, filmes e os principais campeonatos de futebol, como a Champions League, a Conmebol Libertadores e a Sul-Americana, por meio dos serviços Max e Paramount+.
A oferta contempla também conteúdo online de esportes e notícias com Band News e Band Sports, programação infantil dos canais Nickelodeon (via Paramount+) e Cartoon Network (via Max), TIM Games PC, Banca Jornais, audiobooks e curso de idiomas online com a Babbel.
Para comemorar o lançamento das novas cidades, por período limitado, a TIM realizará uma promoção de 500 Mega de ultravelocidade por R$ 99,99 por mês. O plano é de 300 Mega, mas oferecerá uma navegação de 500 mega por um ano. Além disso, clientes móveis que aderirem à oferta também ganham bônus no seu celular.
Veja a lista de novas cidades por estado com a TIM UltraFibra:
Bahia: Barreirinhas, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Porto Seguro, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Goiás: Águas Lindas de Goiás, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Inhumas, Jataí, Luziânia, Morrinhos, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Trindade e Valparaíso de Goiás.
Minas Gerais: Araguari, Cataguases, Caxambu, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, João Monlevade, Lavras, Leopoldina, Muriaé, Paracatu, Patrocínio, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Sete Lagoas, Timóteo, Ubá, Varginha e Vespasiano.
Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Itaguaí, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Pinheiral, Queimados, Resende, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Valença e Volta Redonda.
Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Goiana e Petrolina.
Nesta segunda-feira (1º), o Grupo TIM (antiga Telecom Italia), controladora da operadora brasileira TIM, concluiu a venda da sua unidade de rede fixa, a NetCo, para o fundo norte-americano Kohlberg Kravis Roberts (KKR). A operação foi avaliada em 22 bilhões de euros (cerca de R$ 131,7 bilhões), incluindo earn-outs, ganhos relacionados ao cumprimento de certas condições.
Foto: Reprodução
A data para conclusão do negócio já tinha sido anunciada nas últimas semanas. A empresa italiana explica que o valor da operação vai permitir uma redução da sua dívida financeira, que deverá ser reduzida em aproximadamente 13,8 bilhões de euros. Os custos relacionados à separação e ajustes totalizaram cerca de 400 milhões de euros. Já a desalavancagem após o negócio foi confirmada em 14,2 bilhões de euros (o que ainda depende de ajustes finais).
Com a conclusão, a infraestrutura de rede fixa e as atividades de atacado foram transferidas para a FiberCop, subsidiária da qual o Grupo TIM detinha 58% de participação. Para concluir o processo de venda, a Optics BidCo, subsidiária da KKR, adquiriu todo o capital da FiberCop.
O Grupo TIM informou que continuará tendo relações comerciais com a NetCo, mas por meio de um Contrato Master de Serviço (MAS, na sigla em inglês), com validade de 15 anos e que pode ser renovado pelo mesmo período. “Os serviços abrangidos pelo MSA serão prestados a preços de mercado e sem compromissos mínimos de compra”, diz a operadora, em comunicado.
Novos negócios
De acordo com o grupo, a venda da sua unidade de rede fixa permite “oportunidade” para adotar um novo modelo de negócio para “competir de forma mais eficaz nos mercados de consumo e empresarial” no país europeu e mais focado em serviços direcionados aos mercados de consumo e corporativo.
“A conclusão da transação com a KKR e o Ministério das Finanças Italiano é o resultado de dois anos e meio de intenso trabalho, durante os quais melhoramos a gestão da TIM e identificamos soluções industriais e financeiras que nos permitirão enfrentar os desafios futuros”, afirmou Pietro Labriola, CEO do Grupo TIM.
O negócio resultará na redução do quadro total de funcionários da empresa de 37.065 para 17.281, tendo em vista que a NetCo passa a ter uma nova dona.