15/07/2024

Starlink cresce e atinge a marca de 200 mil acessos no Brasil

Entre abril e maio, a empresa ganhou 38 mil novos clientes, superando a rival HughesNet, que conta com 179 mil acessos ativos.

A Starlink, empresa de serviço de internet via satélite do bilionário Elon Musk, se tornou, oficialmente, a maior operadora do mercado em número de clientes no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) relativos ao mês de maio, a companhia lançou o maior número de clientes direto no Brasil, atingindo 200 mil acessos ativos.

Imagem: Fundo – Vit-Mar – Shutterstock / Arte: Flávia Correia – Olhar Digital

Entre abril e maio, a empresa ganhou 38 mil novos clientes, superando a rival HughesNet, que conta com 179 mil acessos ativos, após registrar uma leve queda no mesmo intervalo, uma vez que em abril registrou 180 mil clientes ativos. No comparativo anual, a queda é ainda maior, pois a empresa tinha 195 mil usuários. Já a Starlink, na época, tinha apenas 57 mil assinaturas, ainda conforme dados da Anatel.

Com esses números, a Starlink passa a corresponder 42,5% do mercado de banda larga via satélite, enquanto que a HughesNet corresponde a 38,1% de participação.

Nesse cenário, a situação da Telebras tem um cenário negativo, perdendo 7 mil acessos e fechando o mês de maio com 20 mil clientes. No mesmo período, a Claro ficou com 19 mil acessos, já que perdeu pouco mais de mil em relação à abril.

No total, o resultado do Brasil para maio deste ano foi de 471 mil assinaturas de internet via satélite, registrando uma alta de 29%. No mesmo mês de 2023, eram 364 mil assinaturas. Desse número, cerca de 70 mil (14,8%) estão concentrados em Minas Gerais, em seguida vem São Paulo com 51 mil acessos (10,8%). Os estados da região Norte: Pará e Amazonas aparecem com 40 mil e 32 mil assinaturas ativos, respectivamente.

Destacando a Starlink, o maior número de clientes da empresa também está no estado de Minas Gerais, com 23,3 mil acessos em maio de 2024. Em seguida o Amazonas, que já deteve a maior quantidade de assinantes, mas agora ocupa a segunda posição com 23,1 acessos. São Paulo fica em terceiro lugar (22 mil), seguido por Pará (21 mil) e Mato Grosso (18 mil).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários