15/12/2025
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Senado aprova Alexandre Freire para o Conselho Diretor da Anatel

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Nesta quarta-feira (23), o Plenário do Senado Federal aprovou a indicação de Alexandre Freire para o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na votação que teve 38 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções. Agora a matéria seguirá para a edição do decreto de nomeação pela Presidência da República.

No mesmo dia, mais cedo, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado havia aprovado a indicação por 17 favoráveis e 1 contrário. Freide ocupará a vaga do conselheiro Emmanoel Campelo de Souza Pereira, que encerrou seu mandato no início de novembro.

Durante a sabatina, o novo conselheiro disse que contribuirá para uma “regulação ágil e responsiva”, destacando que o setor de telecomunicações passa por mudanças e a Anatel deve “acompanhar essa evolução estabelecendo marcos regulatórios”, inclusive, com “competências compatíveis”.

“Poderei contribuir de maneira efetiva para que a Anatel cumpra sua missão institucional, que antes se restringia a regular o setor de telecomunicações, mas agora passou a ser de promover o desenvolvimento da conectividade e digitalização do Brasil em benefício de toda sociedade”, disse Freire.

Sobre Alexandre Freire

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Freire é mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná e graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Além de assessorar o ministro do Supremo, Freire também já atuou como secretário de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE) do STF.

Entre os cargos ocupados pelo novo conselheiro, constam o de coordenador-geral de políticas sociais da subchefia para assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e assessor parlamentar na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional.

Ele também já integrou Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e a Associação Internacional de Direito Processual (IAPL). No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), passou pelo Comitê Executivo da Rede Nacional de Cooperação Judiciária e Comitê Gestor da Conciliação, além do Grupo de Trabalho destinado à elaboração de estudos e de propostas voltadas ao fortalecimento dos precedentes no sistema jurídico e ampliação do acesso à Justiça.

‘Ganhamos várias decisões judiciais no Brasil’, diz Apple novamente

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A Apple conseguiu recurso judicial para voltar à venda dos seus aparelhos smartphones. Durante os dias 11 a 17 de novembro foram recolhidos iPhones, em várias lojas, pelo Procon do Distrito Federal. A ação fez parte da Operação Descarrega, feita pela Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor. 

Carregador do iPhone

No dia 22, última terça-feira, a Apple conseguiu liberação judicial, após recurso, e pôde ontem voltar às vendas dos seus aparelhos iPhone. 

Por volta de 600 celulares da Apple foram retirados das lojas. As apreensões aconteceram em lojas Claro, Vivo, Fast Shop e iPlace. No total foram 17 lojas, sendo que seis foram em Brasília.

Em apenas uma loja a ação do Procon retirou por volta de 300 aparelhos. Os iPhones recolhidos são do 11 ao 14, que é o lançamento mais recente e todos esses estão sendo vendidos sem carregador. Tal prática é condenável no Brasil, pois é considerada venda casada. 

O caso da Apple com a justiça brasileira é antigo

Toda essa ação veio de algo maior. A Apple está com um entrave com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

Em 6 de setembro o MJSP determinou que em todo o Brasil fosse suspenso a venda de iPhones sem carregador de bateria. Além disso, a instituição aplicou uma multa à Apple Computer Brasil, na quantidade de R$ 12.275.500. 

Mas em meio a decisões e ações de recolhimento, a Apple tem recorrido sempre que pode. Dessa última vez quem julgou o caso foi o juiz Diego Câmara. Segundo ele, não há nada ilícito em vender o carregador do celular separado do aparelho. Para ele isso não viola o direito do consumidor. 

A Senacon respondeu à decisão mais recente e disse que está avaliando a decisão judicial:

“está estudando os próximos passos, para analisar a interposição de recurso. Com essa decisão judicial, está suspensa a decisão da Senacon, portanto, liberada a venda dos aparelhos, que se encontravam apreendidos junto às próprias lojas.”

Apple se sente confiante diante da justiça e não volta atrás na decisão dos carregadores

A Apple, por sua vez, tornou a dizer que sua medida contra os carregadores é para ajudar na diminuição do lixo eletrônico e outras questões sócio ambientais. E mais uma vez disse que já ganhou muitas decisões judiciais no Brasil:

“Já ganhamos várias decisões judiciais no Brasil sobre esse assunto e estamos confiantes de que nossos clientes estão cientes das várias opções para carregar e conectar seus dispositivos.”

TIM oferece gadgets e acessórios com desconto na contratação de planos pós-pago

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Contratar planos de telefonia móvel com período de fidelização pode ser vantajoso para muitos consumidores, uma vez que em troca da permanência mínima de contrato de uma serviço, as operadoras costumam trazer benefícios para atrair esses clientes. Nesta quarta-feira (23), a TIM anunciou uma ação com esse propósito os planos Black.

A operadora está vendendo gadgets e acessórios com descontos na fidelização de planos pós-pagos. Geralmente, essas ações costumam ser feitas com aparelhos celulares, que ficam com preços promocionais para os usuários que contratam planos com fidelização.

Entretanto, a TIM está iniciando uma nova modalidade, que segundo ela, é a primeira operadora do Brasil a fazer esse tipo de negócio, dando desconto em acessórios, como AirPods e gadgets, Echo Dot, Apple Watches e Galaxy Watches.

Uma das ofertas disponíveis no site e nas lojas da operadora é AirPods por R$ 700 na fidelização de planos pós-pagos, cuja ação operadora aproveitou para lançar no período de Black Friday, mas afirma que continuará mesmo depois dessa época. A oferta está disponível para os clientes TIM Black e TIM Black Família que não contam com fidelização ativa, mas a operadora diz que estuda estender para outros planos, assim como ampliar o portfólio de produtos.

Entre os produtos ofertados com descontos nas fidelizações dos planos estão: Apple Watch SE 40 mm LTE (R$ 1.299, desconto de R$ 2.200), AirPods (R$ 699, desconto de R$ 700) e Samsung Galaxy Watch 5 40 mm LTE (R$ 799, desconto de R$ 1.700). Está disponível também no plano TIM Black Família 100 GB, o Apple Watch SE e o Galaxy Watch 5.

“Temos uma crescente oferta de itens de tecnologia e, ao mesmo tempo, notamos uma demanda reprimida, principalmente, pelos preços. Por isso, decidimos inovar mais uma vez e oferecer benefícios exclusivos também em acessórios e outros equipamentos. Assim, promoveremos acesso mais fácil a smartphones de ponta e também a dispositivos como smartwatches, fones de ouvido, automação para lares, entre outros”, explica Paulo Esperandio, CMO da TIM Brasil.

Na modalidade tradicional com smartphone também tem oferta promocional na fidelização de planos. No plano TIM Black Família, o Galaxy Z Flip 3 sai por R$ 1.299 (preço original é de R$ 5.499). Mas também pode escolher pelo Galaxy S22 por R$ 1.799 (desconto de R$ 4.200) ou Motorola Edge 30 por R$ 1.299 (desconto de R$ 2.700).

ABTA apoia combate à pirataria e certificação de smart TV box

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A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, a ABTA, afirma apoio completo para o combate feito pelo governo à pirataria audiovisual. E nisso inclui a certificação e homologação de smart TV boxes, que foi a pauta que mais se alongou no pronunciamento. O pronunciamento da instituição foi feito nesta quarta-feira, 23. 

TV box

Nesta semana, o modelo atual de certificação desse tipo de dispositivo, que é feito pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, foi taxado como ineficaz pelas prestadoras de serviço que oferecem TV por assinatura

Por isso, as empresas sugeriram medidas mais rígidas, como por exemplo o bloqueio administrativo da conexão em smart TV boxes e mudanças no sistema de certificação. 

O pronunciamento emitido pela ABTA foi feito através de nota enviada à imprensa. Além de dar apoio a todo trabalho feito no combate à pirataria, também parabenizou a atuação da Anatel:

“[A ABTA] apoia integralmente todas as iniciativas de combate à pirataria audiovisual no país e parabeniza o órgão regulador por abrir esta discussão com a sociedade, com o objetivo de coibir a comercialização de produtos irregulares.”

O modo de fiscalização da Anatel, proposto pela agência, é de fazer uma verificação de funcionalidades ligadas à pirataria nos aparelhos de TV boxes, isso antes da homologação. Porém, para as prestadoras de serviço isso não iria mudar o fato da possibilidade de instalação de programas para roubo de conteúdo após a liberação. 

Durante a consulta pública que a Anatel realizou sobre o assunto, a ABTA disse que a certificação e homologação desses aparelhos só poderia ser solicitada por fornecedores que fossem habilitados pelas empresas de TV por assinatura e plataformas over-the-top. 

Para a instituição, seria a melhor forma, afinal, as operações de telecomunicações do Brasil já foram submetidas a regras rígidas de segurança cibernética, até mesmo a Anatel. Sendo assim, seus fornecedores respeitam os altos níveis de segurança. 

Claro libera sinal de 10 canais ao vivo do idioma árabe por 1 mês

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Nas últimas semanas, a Claro tem apresentado diversos benefícios para os seus assinantes e buscando trazer novidades para o seu público. A mais nova é a liberação do sinal do canal OnlyTv Arabe para os usuários Claro acompanharem conteúdos étnicos na sua plataforma de TV por assinatura.

De acordo com a operadora, este é o primeiro produto oferecido de canais do idioma árabe, com conteúdo ao vivo em 10 canais árabes.

A Copa do Mundo 2022 já começou e os clientes poderão acompanhar notícias e programas de TV pelo canal 847 ou por meio do Menu>Apps>OnlyTV Árabe. O sinal aberto do OnlyTV Árabe na Claro estará disponível até o dia 14 de dezembro, com abertura para clientes 4K e Box.

Também pensando na Copa, a Claro junto com a SKY fechou parceria com a Globo para poder transmitir as partidas em 4K, por meio da transmissão ao vivo realizada pelo SporTV, sendo uma opção de qualidade quatro vezes maior do que a transmissão da TV Globo. Assim, os assinantes poderão acessar os canais SportTV para ver os jogos da copa em 4K, incluindo o SportTV, o SportTV 2 e o SportTV 3.

Entretanto, para ter acesso ao conteúdo na tecnologia, os torcedores devem assinar um pacote de no mínimo R$ 99,90/mês, durante três meses, passando para R$ 129,99 nos meses seguintes. Enquanto que na SKY, o plano que oferecerá o conteúdo de máxima resolução é o Connect, que custa atualmente R$ 429,90.

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população.

A operadora oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia.

CCR Metrô Bahia anuncia recarga de cartão de transporte pelo WhatsApp

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ACCR Metrô Bahia anuncia recarga de cartão de transporte no WhatsApp, em Salvador (BA). A novidade foi divulgada nesta quarta-feira, 23. Antes os usuários do metrô na cidade soteropolitana só podiam recarregar por meio de aplicativo ou diretamente nas estações do transporte. 

Trens da CCR Metrô Bahia

Segundo a CCR Metrô Bahia, o serviço não terá custos adicionais para os usuários, ou seja, é gratuito. Veja abaixo como utilizar esse novo recurso de atendimento para mobilidade de Salvador. 

Como fazer a recarga de cartão de transporte CCR Metrô Bahia no WhatsApp

O processo é simples. Primeiramente, adicione o número (71) 9688-0714 nos contatos do celular. Faça normalmente, como qualquer outro número. 

Em seguida, abra o WhatsApp e mande uma mensagem qualquer. Pode ser um “Oi”, que logo depois vai aparecer uma resposta automática. 

Em seguida vão aparecer algumas opções de serviços, enviadas pelo chatbot (uma espécie de robô que faz a conversa com o usuário), o serviço de recarga de cartão é a primeira. 

De tal forma, selecione a opção da recarga e tenha o cartão em mãos, pois ele vai solicitar o número do cartão da CCR Metrô Bahia e o valor que deseja recarregar. E depois, vai mostrar a forma de pagamento. 

Faça o pagamento no Pix

O pagamento será feito via Pix. o chat vai enviar uma chave individual gerada para o pagamento que está fazendo no momento. Assim que a transação for feita a recarga é realizada. 

E pronto, o cartão da CCR Metrô Bahia foi recarregado pelo WhatsApp e já pode ser utilizado. Lembrando que antes é necessário fazer a ativação do crédito, porém isso é feito na hora de passar no metrô, pelas catracas, quando for usar a primeira passagem após recarga. 

Lembrando que, apesar do WhatsApp já ter um sistema próprio de pagamento, esse modo de recarga de cartão de transportes em Salvador é feito apenas via Pix. 

Anatel e Ancine anunciam parceria contra pirataria online

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A Anatel e a Ancine vão anunciar medidas contra a pirataria online. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, anunciou a parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), durante o 36º Seminário Internacional ABDTIC nesta quarta-feira, 23. 

Anatel e Ancine

A iniciativa das instituições contra a pirataria online vai usar a experiência da agência de telecomunicações em bloqueio de IPs nas Eleições 2022. Dessa mesma forma vai bloquear streamings ilegais. 

Baigorri afirmou que o projeto está maduro, já nas fases finais de validação e logo vão fechar um acordo com a Ancine. Além disso, a Anatel deve ter uma abordagem mais estruturada e coordenada sobre a economia digital. 

Alex Braga Muniz, Diretor-presidente da Ancine, disse que assim como a Anatel, eles também se preocupam com a pauta e isso permitiu uma sintonia de trabalho e pensamento entre as instituições. Além disso, afirmou que estão em fase de acelerar processos e estão fazendo estudos. 

Baigorri também disse que pretende fortalecer o trabalho de foi iniciado pelo conselheiro Moisés Moreira. Para ele é importante que exista uma coordenação para que haja acertos no desenvolvimento tecnológico e digital. 

Ele também acrescentou que os pedidos do STF – Supremo Tribunal Federal, para que a Anatel realizasse bloqueios administrativos de IPs ajudou para que a agência tivesse experiência e agora poderá atuar no bloqueio de streamings ilegais da mesma forma. 

O presidente da Anatel deu como exemplo as transmissões ilegais de futebol. Ele lembrou que um jogo de futebol acontece em 90 minutos e nesse tempo não é possível recorrer ao poder judiciário para conseguir fazer algo. Quando houver resposta o jogo e a transmissão já acabaram:

 “Na Copa, em transmissões ilegais de partidas, não dá para recorrer ao judiciário para efetuar o bloqueio porque em 90 minutos o jogo já acabou. Tem que ter celeridade.”

Oi recebe multa milionária por descumprir lista antimarketing

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Embora tenha disponível diversas formas de driblar as chamadas abusivas do telemarketing, algumas operadoras ainda descobrem os recursos que os consumidores costumam recorrer. Descumprir as determinações dessas plataformas pode sair caro. Pelo menos foi o que aconteceu com a Oi ao desrespeitar uma lista antimarketing.

A empresa foi multada pelo Procon de Minas Gerais, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em R$1.77 milhão após ter descumprido o Sistema de Bloqueio de Telemarketing, que é mantido e gerenciado pelo órgão no estado. A Oi tem prazo de 10 dias para apresentar defesa.

A multa administrativa foi aplicada após o Procon-MG abrir processo administrativo para apurar os fatos praticados pela empresa. Na decisão, o órgão de defesa do consumidor relata que recebeu várias reclamações da Oi, afirmando que a empresa está realizando marketing direto para consumidores, cujo número telefônicos estavam cadastrados na Lista Antimarketing.

Segundo os relatos, a empresa realizava a prática por meio de ligações de telemarketing ou envio de mensagens curtas de texto SMS. Conforme explica o Procon-MG, foram numerosas a quantidade de queixas, que chegavam de forma constante e sucessiva, demonstrando assim que a Oi estava descumprindo o Sistema de Bloqueio Antimarketing, atingindo assim uma coletividade de consumidores.

Em sua defesa, a Oi afirmou que possui parceiros com acesso a Lista Antimarketing, mas que eles não estão autorizados a fazer o marketing direto ativo. Inclusive, alega que é passível de sanção contratual, caso a regra seja desrespeitada. No entanto, não apresentou provas desses relatos.

Segundo a decisão do Procon-MG, nesse caso, a operadora não pode ser eximida da sua responsabilidade, mesmo que seja uma conduta abusiva praticada por um parceiro que age em seu nome. “A tese da operadora afronta a responsabilidade solidária entre os fornecedores de serviços”, explica o órgão pró-consumidor.

Medidas contra telemarketing abusivo

Nacionalmente, há diversas medidas que tentam inibir o telemarketing abusivo, como a plataforma “Não Me Perturbe”. Entretanto, ainda é necessário novas ferramentas para evitar tal prática.

Inclusive, há outras determinações tomadas pela Anatel, como o bloqueio das operadoras para as empresas que realizaram mais de 100 mil ligações feitas por robôs, além do uso do prefixo 0303 para empresas que oferecem serviços de telecomunicações e crédito consignado, assim como o prefixo de 0304 para uso das companhias que realizam cobranças.

Embratel lança Bot Inteligente com Inteligência Artificial para empresas

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A Embratel anunciou um Bot Inteligente com Inteligência Artificial e Machine Learning. A inovação serve para melhorar o atendimento de empresas. O produto fornece um conjunto de funcionalidades que interagem com os usuários, simulando um atendimento humano de forma simples e transparente, segundo a companhia. 

Inteligência Artificial

Sendo assim, as conversas podem ser feitas com textos, imagens, voz e outros recursos de acordo com a necessidade de quem utilizar. 

Andrea Mannarino, Diretora de Operações e Soluções Digitais da Embratel, disse que esse produto é implementado em empresas de acordo com o perfil que ela tem, deixando atendimentos automatizados, reduzindo assim os custos com esse serviço. 

“O Bot Inteligente da Embratel é implementado com tecnologias que podem ser totalmente customizadas para o perfil de cada empresa, automatizando o atendimento para o formato digital, com assertividade e capacidade de interagir como um verdadeiro bate papo com clientes. Com isso, reduz custos operacionais e ainda oferece a vantagem de contratação conforme o aumento ou diminuição da demanda.”

Antes de implementar a solução nas empresas, a Embratel oferece uma consultoria para que o Bot Inteligente atenda de boa maneira as necessidades dos negócios. 

Após a fase inicial de planejamento, é criada uma Persona do Bot adaptada para o mercado, os produtos e as necessidades das empresas, incluindo roteiros de vendas pré-desenhados. A linguagem do Bot Inteligente pode ser moldada seguindo as características de cada companhia, padronizando as respostas de forma inteligente, aplicando termos específicos, expressões regionais, expressões formais, informais, entre outras.

“O Bot Inteligente oferece atendimento imediato, sem fila de espera e com alta disponibilidade: 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano”, diz Mannarino.

A operadora anuncia também que a solução permite a configuração de templates de notificação dos chats para indicar promoções e lembretes aos clientes. E o produto está adaptado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e às demais leis de atendimento aos consumidores.