Bolsonaro indica nome de novo diretor da Ancine

Nomeação ocorre com quase dois anos de atraso. Indicação ainda precisa ser referendada pelo Congresso.

Bolsonaro indica nome de novo diretor da Ancine

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) indicou nesta quinta-feira, 24 de junho, o nome de Tiago Mafra dos Santos para compor a diretoria colegiada da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

O nome foi escolhido por Bolsonaro de uma lista tríplice enviada ao governo pela própria Ancine, o qual Mafra era o segundo indicado.

A indicação ocorreu com quase dois anos de atraso, uma vez que o mandato da substituída Débora Ivanov encerrou em outubro de 2019.

Atualmente, Mafra é servidor da Ancine, atuando como secretário de políticas regulatórias.

VEJA TAMBÉM:

–> Criação da Anacom não deve incluir de imediato a absorção da Ancine

–> Servidores da Ancine repudiam revisão da Lei da TV Paga

–> Entidade recomenda unificação entre Anatel e Ancine

O nome do indicado ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, em sabatina realizada pelo Senado.

Atualmente, a Ancine conta com 4 vagas na diretoria, sendo três delas ocupadas por substitutos.

O diretor-presidente é exercido interinamente por Mauro Gonçalves de Barra, no lugar de Alex Braga Muniz, desde maio deste ano.

Já outros dois nomes da diretoria são Vinicius Clay e Edilásio Barra, que vêm sendo reconduzidos irregularmente há um ano e meio, aguardando a indicação de nomes definitivos.

Edilásio (apontado como aliado de Bolsonaro) já tinha sido indicado em fevereiro para o colegiado da Ancine pela Presidência da República, na vaga renunciada por Mariana Ribas da Silva, mas o nome dele foi retirado antes de ser sabatinado pelo Senado.

Outro nome indicado e que foi retirado foi a de Veronica Brendler, uma produtora de cinema evangélica.

Já Clay também aguarda ser referendado pelo Senado para assumir um mandato definitivo, conforme indicação de Bolsonaro em abril passado.

Para outubro, se aprovado pelo Congresso, está previsto o retorno de Alex Braga Muniz para o cargo de diretor-presidente da Ancine, também indicado em abril.

A Ancine é um órgão oficial do governo constituído com o objetivo de fomentar, regular e fiscalizar a indústria cinematográfica no país, inclusive a programação da TV Paga.

A agência está vinculada ao Ministério do Turismo.

Com informações de Telesíntese e Carta Capital.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários