06/04/2024

‘Ganhamos várias decisões judiciais no Brasil’, diz Apple novamente

Briga da defesa do consumidor com a Apple sobre o carregador dos iPhones serem vendidos separadamente ainda perdura.

A Apple conseguiu recurso judicial para voltar à venda dos seus aparelhos smartphones. Durante os dias 11 a 17 de novembro foram recolhidos iPhones, em várias lojas, pelo Procon do Distrito Federal. A ação fez parte da Operação Descarrega, feita pela Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor. 

Carregador do iPhone

No dia 22, última terça-feira, a Apple conseguiu liberação judicial, após recurso, e pôde ontem voltar às vendas dos seus aparelhos iPhone. 

Por volta de 600 celulares da Apple foram retirados das lojas. As apreensões aconteceram em lojas Claro, Vivo, Fast Shop e iPlace. No total foram 17 lojas, sendo que seis foram em Brasília.

Em apenas uma loja a ação do Procon retirou por volta de 300 aparelhos. Os iPhones recolhidos são do 11 ao 14, que é o lançamento mais recente e todos esses estão sendo vendidos sem carregador. Tal prática é condenável no Brasil, pois é considerada venda casada. 

O caso da Apple com a justiça brasileira é antigo

Toda essa ação veio de algo maior. A Apple está com um entrave com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

Em 6 de setembro o MJSP determinou que em todo o Brasil fosse suspenso a venda de iPhones sem carregador de bateria. Além disso, a instituição aplicou uma multa à Apple Computer Brasil, na quantidade de R$ 12.275.500. 

Mas em meio a decisões e ações de recolhimento, a Apple tem recorrido sempre que pode. Dessa última vez quem julgou o caso foi o juiz Diego Câmara. Segundo ele, não há nada ilícito em vender o carregador do celular separado do aparelho. Para ele isso não viola o direito do consumidor. 

A Senacon respondeu à decisão mais recente e disse que está avaliando a decisão judicial:

“está estudando os próximos passos, para analisar a interposição de recurso. Com essa decisão judicial, está suspensa a decisão da Senacon, portanto, liberada a venda dos aparelhos, que se encontravam apreendidos junto às próprias lojas.”

Apple se sente confiante diante da justiça e não volta atrás na decisão dos carregadores

A Apple, por sua vez, tornou a dizer que sua medida contra os carregadores é para ajudar na diminuição do lixo eletrônico e outras questões sócio ambientais. E mais uma vez disse que já ganhou muitas decisões judiciais no Brasil:

“Já ganhamos várias decisões judiciais no Brasil sobre esse assunto e estamos confiantes de que nossos clientes estão cientes das várias opções para carregar e conectar seus dispositivos.”

ViaUol

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários