A Agência Holandesa de Concorrência e Mercados (ACM) anunciou nesta segunda-feira (2) que rejeitou os recursos apresentados pela Apple contra as multas impostas à empresapor não cumprir as ordens para limitar sua posição dominante na App Store do país.
De acordo com a ACM, a gigante tecnológica atendeu à maioria das exigências, mas falhou em cumprir um terceiro elemento das condições, cujos detalhes não foram divulgados.
Como penalidade pelo descumprimento das ordens, a agência impôs multas de 5 milhões de euros por semana, totalizando 50 milhões de euros (equivalente a cerca de US$ 53 milhões ou R$ 266 milhões) durante o período em que a Apple não cumpriu as determinações.
A Apple contestou as penalidades, alegando que o regulador havia definido de forma incorreta os mercados relevantes e superestimado o domínio da Apple no mercado de aplicativos de encontros. No entanto, a decisão da ACM permaneceu inalterada, indicando que a empresa não conseguiu convencer a agência de que as multas eram injustas. Assim, a Apple continua obrigada a cumprir as ordens da ACM para limitar sua posição dominante na App Store na Holanda.
“Discordamos da ordem original da ACM, que degrada os incentivos ao investimento e não atende aos melhores interesses da privacidade ou segurança dos dados de nossos usuários. Como a ACM negou o nosso recurso administrativo, recorreremos aos tribunais holandeses.”
Conforme informações da Reuters, a ACM anunciou que divulgará a porção não revelada do procedimento questionado pela Apple caso prevaleça no julgamento.
Vale lembrar que essa não é a única penalidade imposta à Apple na região europeia. Em maio deste ano, as autoridades de competição da União Europeia recorreram ao tribunal mais alto do bloco para cobrar da Apple US$ 14,3 bilhões (aproximadamente R$ 71,5 bilhões) em impostos atrasados na Irlanda.
Na semana passada, a Samsung lançou no Brasil o novo programa “Repara Contigo”, onde permite que usuários de smartphones Galaxy possam realizar consertos nos aparelhos diretamente das suas residências. Com o lançamento do projeto, consumidores brasileiros já podem adquirir o kit de ferramentas disponível à venda no site oficial da fabricante.
De acordo com a empresa, o objetivo do programa é dar aos consumidores uma opção adicional de reparo, além de mais conveniência para que permaneçam com seus dispositivos Galaxy, reduzindo assim o lixo eletrônico.
“A Samsung está trabalhando para incentivar os usuários a experimentarem o desempenho otimizado de seus dispositivos Galaxy pelo maior tempo possível. Esta é mais uma iniciativa neste sentido, expandindo o acesso a reparos e ampliando as possibilidades aos nossos consumidores”, afirma Virgilio Moreira, Diretor Sênior de Customer Service da Samsung América Latina.
No kit de autorreparo, os consumidores terão à disposição os seguintes itens: tela de smartphone ou porta de carregamento ou tampa traseira. Além disso, ainda é possível ter todas as ferramentas necessárias para a realização do serviço e instruções em manuais.
Entretanto, nesse momento, o programa “Repara Contigo” oferece suporte para reparos para modelos específicos de smartphones Samsung Galaxy, incluindo as três versões das linhas de smartphones Galaxy S20, S21 e S22. Os detalhes podem ser encontrados no site de reparo da empresa.
Samsung Contigo e Select+
A empresa também já disponibiliza no mercado brasileiro o programa “Samsung Contigo”, que oferece a reparadores independentes interessados o acesso a peças originais da marca e informações qualificadas, itens fundamentais para a realização de um serviço confiável e duradouro.
Por meio da iniciativa, os profissionais participantes têm acesso a guias e manuais para realizar reparo em produtos da marca, incluindoTVs e eletrodomésticos.
A Samsung também anunciou o lançamento, em toda a América Latina, de um benefício exclusivo aos compradores destes produtos: o Select+, que visa garantir suporte adicional aos usuários de aparelhos premium, por meio de uma experiência de atendimento diferenciada e prioritária.
Além de acesso prioritário a canais de suporte exclusivo e substituição de películas protetoras, por meio do programa, os usuários ainda têm atendimento prioritário nos centros de atendimento da Samsung e no atendimento domiciliar, disponível nas principais capitais e grandes centros metropolitanos dos países da região.
Na última sexta-feira (29.09), em solenidade no Palácio Araguaia, em Palmas, o Tocantins assinou um Acordo de Cooperação Técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para implantação do projeto Infovias que vai levar acesso à internet de alta velocidade via fibra óptica para municípios tocantinenses.
Inicialmente, o projeto Infovias, que consiste na instalação de rede de comunicações por fibra óptica, irá atender 12 municípios do Tocantins: Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Paraíso, Peixe, Santa Fé e São Salvador. No total, são mais de 600 mil tocantinenses (cerca de 40% da população) que serão beneficiados com internet de alta velocidade, equivalente a 100 gigabyte.
Para a realização da rede própria de comunicação do projeto, serão investidos recursos oriundos do Governo Federal no valor de R$ 7 milhões. A rede levará acesso à internet para escolas, postos de saúde, equipamentos de segurança, melhorando o acesso aos serviços públicos.
Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de levar mais educação com a assinatura da MP. “São mais de 600 pontos que nós identificamos nas comunidades mais remotas. São projetos dessa envergadura que são importantíssimos para nós. Agradecemos ao ministro por estar aqui hoje e reafirmo o nosso interesse em trabalhar juntos para criar mais projetos que beneficiem os tocantinenses”, ressaltou.
A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do presidente da Rede Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Simões.
Simões explicou que o projeto Infovias constrói “redes ópticas de longa distância que ajudam a levar conectividade para o interior dos estados, auxiliando a comunidade de ensino e pesquisa”.
“Hoje, locais que têm um acesso muito ruim de internet, que irão receber a rede de internet por fibra óptica, irão melhorar potencialmente a comunicação nesses locais. Assim, alunos de localidades no interior serão assistidos com a mesma qualidade da conexão que chega às capitais”, reforçou.
Já Wellington Dias parabenizou o Governo do Tocantins por levar melhores condições de acesso à comunicação para todo o Estado, que “possibilitará o acesso à internet de alta velocidade em municípios tocantinenses”.
Recentemente, a Apple foi alvo de várias reclamações referente ao superaquecimento da nova linha de iPhone, e neste sábado (30.09), confirmando as acusações, a fabricante anunciou que os smartphones estão ficando muito quentes por causa de problemas relacionados ao software e aos aplicativos.
Agências internacionais informaram que a Apple confirmou que nos primeiros dias de uso, o iPhone está com superaquecimento devido a bug no software iOS 17, o novo sistema operacional, e ao uso de aplicativos de terceiros que sobrecarregam o sistema.
“O dispositivo pode parecer mais quente nos primeiros dias após a configuração ou restauração devido ao aumento da atividade em segundo plano”, diz a fabricante em nota. “Também encontramos um bug no iOS 17 que está afetando alguns usuários e será corrigido em uma atualização de software”.
Embora não tenha especificado uma data, a Apple informou que está trabalhando com os desenvolvedores dos aplicativos que causaram o superaquecimento do iPhone e que as correções devem acontecer em breve. Um porta-voz disse que o Instagram, o Uber e o jogo Asphalt 9 têm causado o aquecimento anormal do dispositivo. O Instagram já resolveu o problema com seu aplicativo em 27 de setembro, relatou a empresa norte-americana.
De acordo com alguns pesquisadores, o superaquecimento dos iPhones pode ter sido provocado por mudanças de hardware no aparelho, uma vez que a empresa adotou uma estrutura de titânio, além de um chip A17 Pro com componente gráfico aprimorado para melhorar os jogos.
Entretanto, a empresa nega que esse seja o problema, afirmando que o novo design resulta em uma dissipação de calor aprimorada em comparação com os dispositivos anteriores de aço inoxidável. Também afirmou que a próxima correção de software não envolverá a desaceleração do processador dos modelos mais recentes.
A Apple também alega que o novo padrão de carregamento USB-C não é a causa do problema, mas alerta que o uso de um adaptador acima do recomendado, com potência superior a 20 watts, pode fazer com que os iPhones fiquem temporariamente mais quentes do que o normal.
A linha do iPhone 15 foi lançada no dia 12 de setembro, com destaque para o fim do carregador exclusivo. A partir desta linha, o iPhone terá uma porta de carregamento USB-C, a mesma usada em aparelhos de outras marcas. A Apple foi obrigada a aderir ao novo padrão, após uma lei ser aprovada pela União Europeia exigindo que todos os celulares, tablets e câmeras vendidos na região usem USB-C para carregamento com fio, com prazo até 28 de dezembro de 2024.
Um projeto do governo de construção de uma usina de dessalinização, onde propõe converter água do mar em potável na Praia do Futuro, em Fortaleza, pode comprometer a internet de todo o país. Acontece que no local há um ponto de conexão de cabos submarinos que ligam o Brasil a outras regiões do planeta (África, Europa e América do Norte e Central).
Apesar da proposta ainda não ter saído do papel, os governantes já estão em embate direto com as empresas do setor de internet. Entretanto, empresas telefônicas temem que a estrutura cause o rompimento de cabos submarinos que fornecem conectividade. Essa localização é estratégica porque Fortaleza fica em um ponto central entre a África, a Europa e os Estados Unidos, que concentram a maior parte dos dados de internet no mundo.
O objetivo da usina é o fornecimento de água para a população de Fortaleza, mas há um problema, pois de acordo com Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esses cabos são responsáveis por 99% do tráfego de dados, e com a construção, pode ocorrer rompimento nos cabos no mar e, principalmente, na terra, o que levaria a um apagão de internet no país.
“O Ceará, em especial a cidade de Fortaleza, é que garante a interconexão do Brasil com o resto do mundo”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na última quarta-feira (27.09).
Ou seja, se houver o rompimento dos cabos, o país inteiro fica off-line ou com a internet bastante lenta. Com isso, a Anatel emitiu uma recomendação contra a construção da usina de dessalinização, adiando o projeto em pelo menos seis meses, antes previsto para ser iniciado em 2025.
Luiz Henrique Barbosa, da Associação de Prestadores de Serviços de Telecomunicações, em entrevista ao Jornal Nacional, explicou que “Normalmente, quando tem uma ruptura de uma infra estrutura dessa demora de 40 a 50 dias para ser restabelecido o serviço, então você imagina o impacto que teria, por hipótese, se houvesse um problema com essa infraestrutura, numa região que são os hubs. Eu não estou falando só de uma subestação. Estou falando de diversas subestações na região“.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável pela construção da usina, diz que é possível realizar o projeto sem prejudicar a conectividade do país.
Neuri Freitas, diretor-presidente da companhia, explicou que a distância entre cabos e outras infraestruturas foi ampliada para mais de 500 metros de onde passam os cabos submarinos, e que o terreno destinado à usina permanece a cerca 50 metros do trecho dos cabos instalados em terra, impedindo quaisquer riscos.
“A nosso ver, isso está totalmente resolvido, não vamos trazer nenhum risco, buscamos a conciliação. A gente acha que não há esse risco já que no continente todos os cabos cruzam com alguma estrutura, como rede de gás, de energia e diversas outras estruturas”, afirmou.
Pela primeira vez, Netflix, Paramount+, Discovery, Disney e outras companhias de streaming se uniram para criar o grupo SIA (Aliança de Inovação de Streamings, em tradução livre), uma entidade com o objetivo de defender os interesses das plataformas diante de outras empresas e órgãos governamentais.
A união dos serviços de streamings “defenderá políticas federais e estaduais baseadas em um mercado de streaming forte, competitivo e favorável ao consumidor”. O foco da SIA é o mercado norte-americano, mas suas ações, conquistas e campanhas poderão ter efeito, seja direto ou indireto, em outros mercados, incluindo a América Latina.
Um dos objetivos da entidade é defender os serviços de streaming integrantes de possíveis “ameaças” de agências reguladoras, assegurando que as redes de streaming não estejam sujeitas aos mesmos padrões legais que as plataformas de conteúdo gerado pelo usuário, como o TikTok e outras redes sociais.
“O streaming é algo novo e diferente e deve ser regido por abordagens inovadoras e personalizadas que reflitam a concorrência, o valor e a escolha sem precedentes que os serviços de streaming do setor privado oferecem”, defende o grupo.
A frente da entidade Streaming Innovation Alliance (SIA) estão o ex-deputado republicano Fred Upton e a ex-presidente interina da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, Mignon Clyburn. Upton destaca que “O surgimento de novos e inovadores serviços de streaming é uma história de sucesso americana que devemos celebrar e encorajar, e não sufocar com regras e regulamentações desatualizadas e inadequadas, projetadas para tecnologias, produtos e modelos de negócios completamente diferentes”.
Entre os outros participantes estão a AfroLandTV, America Nu Network, BET+, Discovery+, For Us By Us Network, Max, Motion Picture Association, MotorTrend+, Netflix, Paramount+, Peacock, PlutoTV, Telemundo, TelevisaUnivision, Vix, Vault e Walt Disney Co. Até então, Apple, Amazon, YouTube e Roku optaram por não participar da aliança.
Carros conectados, sem a necessidade de usar um smartphone, está sendo um dos centros de produção da Chevrolet. Em evento ocorrido na sexta-feira (25.09), ao apresentar a Nova Silverado, a empresa revelou que houve um aumento de 35% para 90% no percentual de veículos que já saem de fábrica com o sistema de conectividade OnStar, provida pela Claro, ano contra ano.
Compatível com o sistema Google Built-In, que dispensa o uso de um smartphone para poder acessar aplicativos, e vem com a assistente de voz Alexa, a Chevrolet espera disponibilizar mais de 500 mil automóveis conectados com o serviço até dezembro no país.
Por meio da tecnologia do Google, o usuário pode realizar atividades de Internet das Coisas (IoT). Por exemplo, ao conectar com residência inteligente, é possível fechar o portão da garagem ou acender as luzes da casa antes de entrar. Ações como pedir para ligar o ar-condicionado e se informar sobre previsão do tempo, a partir do comando de voz para a assistente virtual.
Os carros da Chevrolet vem com antenas externas amplificadas, potencializando um sinal de Internet mais potente. Até sete aparelhos podem ser conectados ao roteador simultaneamente, com distância de até 15 metros. Os veículos com o sistema OnStar contam com um período estendido de gratuidade para experimentação.
São disponibilizados quatro planos: Standard; Protect; Connect; Protect & Connect. Os valores e os conteúdos de cada um deles estão disponíveis no site da Chevrolet, sendo que os benefícios podem variar de acordo com o modelo e a versão do veículo.
A OnStar é uma subsidiária da General Motors (GM) que fornece assinatura de serviços de conectividade para os carros da montadora, e seus serviços funcionam todos os dias da semana, durante as 24 horas do dia. Entre eles está o atendimento humano, acionado de dentro do carro, e que inclui uma célula especializada em emergências.
Presente também em modelos como Onix e até no elétrico Bolt EUV, os serviços Onstar também ficarão disponíveis no Novo Spin, que está em fase de desenvolvimento.
Em parceria com a Claro, a startup Sol vai levar conectividade móvel 4G e 5G, incluindo NB-IoT e CAT-M, para o agronegócio, que compreende aproximadamente 1,5 milhão de hectares, atendendo principalmente áreas de cultivo de soja, milho e algodão, assim como a indústria sucroalcooleira.
Até o momento, a companhia conseguiu instalar 60 torres, mas o objetivo é aumentar para 350 torres dentro de seis a oito meses, assim como aumentar para 9 milhões de hectares cobertos. A informação foi revelada pelo CEO da Sol, Rodrigo Oliveira, em conversa com a Mobile Time.
“Estamos no meio de uma grande expansão. Devemos chegar a 350 torres dentro de seis a oito meses. Esse é o número que já está contratado e que se encontra em fase de execução. Serão 9 milhões de hectares cobertos pela Sol, o que representa mais de 10% da área agricultável do Brasil. Seremos um dos maiores players em novas coberturas do meio rural”, afirma o executivo.
A maior parte da cobertura móvel da Sol está concentrada nos estados do Mato Grosso, Tocantins, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. Importante mencionar que não se trata de conexões de uma rede privativa, mas pública, sendo possível que qualquer pessoa com chip da Claro possa usar a rede.
Em parceria, a Claro e a Sol encontraram um modelo de negócios que viabiliza a implementação da rede móvel em fazendas de pequeno e médio porte. Enquanto a startup cuida da prospecção de áreas do agronegócio onde haja uma quantidade mínima de produtores que viabilize economicamente o projeto e se encarrega da construção das torres, a operadora instala as antenas.
“Os modelos de negócios eram pensados até então para grandes produtores. A gente topou o desafio de criar um modelo que atenda também a médios e pequenos produtores”, comenta Oliveira.
A Sol firma contratos de pelo menos cinco anos de duração com cada produtor. Com isso, o executivo explica que quanto mais produtores forem contratados em uma mesma região, mais barato fica para cada um, fazendo com que haja incentivo dos próprios produtores para contribuírem no processo de convencimento de outros produtores.
Sobre a Sol
Fundada em 2020, a Sol é uma startup do grupo RZK, e oferece também soluções digitais desenvolvidas por ela ou por parceiros, como monitoramento climático, gestão de frota, gerenciamento de equipe de campo, otimização de insumos e da operação do maquinário etc.
“Queremos fechar o gap da digitalização do agro trabalhando com uma visão de ecossistema. Fazemos a ponte entre o mercado de tecnologia e o agronegócio”, resume.
AOi está expandindo suas ofertas de serviços de internet por fibra óptica, conhecidas como Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium, para um total de 46 cidades e 22 cidades em todo o país. Estes produtos foram recentemente lançados e são projetados para atender às necessidades específicas dos clientes mais exigentes, oferecendo soluções exclusivas que agregam maior valor aos serviços de internet e garantem uma experiência de conectividade superior.
Uma das principais características dessas soluções é a ampliação da cobertura Wi-Fi em residências, proporcionando uma conexão estável e de alta velocidade em todos os cantos da casa. Isso é possível graças à criação de uma rede inteligente, conhecida como “mesh”, que forma uma única rede de internet em toda a residência. Com essa rede mesh, os clientes não precisam se preocupar em mudar de senha de Wi-Fi ao se locomoverem pela casa, pois o sinal é uniformemente distribuído para todos os dispositivos.
Além disso, os clientes que optarem por esses produtos também terão acesso ao serviço exclusivo da Oi chamado “Oi Expert Care”. Esse serviço oferece atendimento e suporte técnico diferenciados, o que significa que os clientes podem contar com assistência personalizada. Isso inclui o gerenciamento remoto e proativo da rede, o que permite identificar e corrigir eventuais falhas antes mesmo que o cliente as perceba. Além disso, o serviço também oferece suporte para configurar e utilizar dispositivos como Smart TVs, impressoras, computadores e outros aparelhos, tornando a experiência do cliente mais conveniente e livre de problemas.
“A Oi tem como objetivo ampliar constantemente sua participação no mercado de internet. Para isso, a operadora renovou recentemente seu portfólio apostando em ofertas que vão além das altíssimas velocidades, mas que incluem novos serviços. As novidades foram projetadas para atender cada vez mais as necessidades específicas dos diferentes perfis de clientes, com soluções exclusivas que gerem mais valor ao serviço e continuem garantindo a melhor experiência de internet. E o lançamento e a expansão das ofertas Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium para novas localidades fazem parte dessa estratégia”, afirma Rogério Takayanagi, vice-presidente de Consumidor e Empresarial da Oi.
Oi Fibra X
Segundo a companhia, o Oi Fibra X é indicado para os clientes que desejam atender a demanda de internet da família toda e, por isso, precisam de um bom funcionamento em mais ambientes da casa. Essa solução oferece internet por fibra com 700 Mega de velocidade e cobertura com dois pontos de tecnologia Wi-Fi 5 (roteador + um ponto extra). E ainda é possível adicionar até dois pontos Wi-Fi 5. O produto custa R$ 169,90/mês e cada ponto extra custa R$ 40/mês.
A oferta pode ser contratada por clientes de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Juiz De Fora (MG), Nova Lima (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Ananindeua (PA), Belem (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Araucária (PR) Colombo (PR), Curitiba (PR), Maringá (PR), Pinhais (PR), Niterói (RJ), Rio De Janeiro (RJ), Natal (RN), Cachoeirinha (RS), Canoas (RS), Caxias Do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Balneário Camboriú (SC), Blumenau (SC), Brusque (SC), Chapecó (SC), Criciúma (SC), Florianópolis (SC), Garopaba (SC) Guabiruba (SC), Içara (SC), Indaial (SC), Itajaí (SC), Ituporanga (SC), Joinville (SC), Lages (SC), Navegantes (SC), Palhoça (SC), Rio Do Sul (SC), São Jose (SC), Tubarão (SC) e Palmas (TO).
Oi Fibra X Premium
Já o Oi Fibra X Premium, segundo a companhia, é indicado para os clientes mais exigentes, que valorizam tecnologia de ponta, possuem casa ampla e querem que ela seja super conectada com internet de mais alta performance. Nesse produto, a ampliação da cobertura chega em mais ambientes da casa com a tecnologia inovadora e exclusiva da Oi, Fiber to the Room (FTTR).
O FTTR distribui fibra transparente pelos diversos cômodos da casa, sem necessidade de obra e sem interferir na arquitetura ou na decoração, garantindo a melhor entrega da conexão através da fibra. Essa solução oferece internet por fibra com 1 Giga de velocidade e cobertura com dois pontos de tecnologia Wi-Fi 6 FTTR (roteador + um ponto extra). E ainda é possível adicionar até 14 pontos Wi-Fi 6 FTTR. O produto custa R$ 249,90/mês e cada ponto extra custa R$ 40/mês.
A oferta pode ser contratada por clientes de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Juiz De Fora (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Maringá (PR), Rio De Janeiro (RJ), Natal (RN), Caxias Do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Blumenau (SC), Florianópolis, Itajaí (SC), Joinville (SC) e Palmas (TO).
O uso Wi-Fi público no Brasil apresenta riscos significativos de roubo de dados. Hackers estão realizando um golpe virtual em que criam ou invadem conexões gratuitas para interceptar as transações de dispositivos conectados, conhecido como “packet sniffing”. Sendo assim, isso permite o roubo de informações pessoais, como dados de cartão de crédito e contas bancárias, além da possibilidade de manipular transferências financeiras. Além disso, os hackers podem infectar dispositivos com malware, software malicioso que rouba informações e distribui vírus para monitorar o tráfego do usuário.
Uma pesquisa realizada em agosto de 2023 pelo site MelhorPlano.net, em parceria com o Minha Conexão, revelou que 74,9% dos usuários evitam o uso de redes de Wi-Fi públicas. As razões mais comuns para evitar essas redes são a falta de segurança percebida (26,4%), a ausência de necessidade de conexões abertas (24,1%) e a dificuldade em encontrar redes públicas com frequência (17,4%). Surpreendentemente, 7,1% dos entrevistados não apresentaram motivo para evitar o uso de redes públicas.
Portanto, a recomendação mais segura é não utilizar redes Wi-Fi públicas, especialmente quando não se pode confirmar a origem da rede. No entanto, a pesquisa mostra que 25,1% dos usuários ainda optam por usar conexões gratuitas sem restrições, o que representa um risco significativo para a segurança de seus dados pessoais.
Quais medidas de segurança tomar diante de uma rede Wi-Fi Público
Embora exista o perigo eminete, há também a possibilidadeda necessidade do uso. E dentro isso há algumas formas de driblar os riscos e usar o serviço sem passar por nenhum problema:
Evite transações em Wi-Fi público: não realize transações financeiras nem envie informações confidenciais enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi públicas para evitar roubos de dados;
Utilize uma VPN ou firewall: garanta a privacidade dos dados usando um VPN, como o Opera,por exemplo, que protege a identidade e a transmissão de dados;
Tenha um antivírus atualizado: mantenha um antivírus atualizado no dispositivo, como o Malwarebytes, ajuda a prevenir a execução de programas maliciosos instalados por terceiros, permitindo a detecção e resolução de problemas identificados.
Dica mais importante: utilize o Wi-Fi grátis de operadoras
As grandes operadoras de telefonia oferecem opções de Wi-Fi Público para os consumidores em espaços públicos. As redes estão espalhadas em diversos pontos do país, como aeroportos, estádios, shoppings e restaurantes e oferecem maior segurança na navegação. Veja como fazer login em cada uma das redes:
#NET-CLARO-WIFI
Busque a rede #NET-CLARO-WIFI na seção Wi-Fi do seu dispositivo;
Conecte-se à rede e abra o navegador;
Insira seu login e senha do Minha Claro para se conectar.
É possível acessar a rede da Claro através do aplicativo NET-CLARO-WIFI. Basta conceder permissões no app, escolher o tipo de acesso para o cadastro (Cliente Claro ou Cliente NET) e preencher os dados solicitados.
Oi WiFi Fon
Procure a rede Oi WiFi e clique para se conectar;
Abra o navegador para realizar o cadastro;
Preencha os campos com seu login e senha do Minha Oi para acessar a rede.
O login na rede gratuita da Oi pode ser realizado diretamente pelo app Oi Wifi. Através dele, também é possível verificar o mapa de pontos de acesso disponíveis a fim de encontrar a rede de conexão mais próxima.
TIM Wi-Fi
Clique para se conectar à rede TIM Wi-Fi;
Você será direcionado automaticamente para o Portal TIM Wi-Fi, em que será feito o procedimento de autenticação do seu usuário;
Realize a autenticação via SMS ou fazendo login com sua conta do app “Meu TIM”.
Ao fazer o login pelo aplicativo TIM Wi-Fi, você será conectado automaticamente sempre que estiver em um local público que ofereça conexão gratuita da operadora.