26/04/2024

Projeto Infovias levará internet via fibra óptica para municípios do Tocantins

Serão construídas redes ópticas de longa distância para levar conectividade para as cidades auxiliando a comunidade de ensino e pesquisa.

Na última sexta-feira (29.09), em solenidade no Palácio Araguaia, em Palmas, o Tocantins assinou um Acordo de Cooperação Técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para implantação do projeto Infovias que vai levar acesso à internet de alta velocidade via fibra óptica para municípios tocantinenses.

Inicialmente, o projeto Infovias, que consiste na instalação de rede de comunicações por fibra óptica, irá atender 12 municípios do Tocantins: Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Paraíso, Peixe, Santa Fé e São Salvador. No total, são mais de 600 mil tocantinenses (cerca de 40% da população) que serão beneficiados com internet de alta velocidade, equivalente a 100 gigabyte.

Para a realização da rede própria de comunicação do projeto, serão investidos recursos oriundos do Governo Federal no valor de R$ 7 milhões. A rede levará acesso à internet para escolas, postos de saúde, equipamentos de segurança, melhorando o acesso aos serviços públicos.

Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de levar mais educação com a assinatura da MP. “São mais de 600 pontos que nós identificamos nas comunidades mais remotas. São projetos dessa envergadura que são importantíssimos para nós. Agradecemos ao ministro por estar aqui hoje e reafirmo o nosso interesse em trabalhar juntos para criar mais projetos que beneficiem os tocantinenses”, ressaltou.

A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do presidente da Rede Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Simões.

Simões explicou que o projeto Infovias constrói “redes ópticas de longa distância que ajudam a levar conectividade para o interior dos estados, auxiliando a comunidade de ensino e pesquisa”.

“Hoje, locais que têm um acesso muito ruim de internet, que irão receber a rede de internet por fibra óptica, irão melhorar potencialmente a comunicação nesses locais. Assim, alunos de localidades no interior serão assistidos com a mesma qualidade da conexão que chega às capitais”, reforçou.

Já Wellington Dias parabenizou o Governo do Tocantins por levar melhores condições de acesso à comunicação para todo o Estado, que “possibilitará o acesso à internet de alta velocidade em municípios tocantinenses”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários